Quickshift num Fr 130cv vantagens e desvantagens?

Eu no meu leon tenho uma shortshift, mas daquelas que só reduz o curso de trás para a frente (e vice-versa)... Há as que reduzem também para os lados...
De início foi necessário habituar-me pois era algo estranho... tinha uma mudança engatada e parecia em ponto-morto ou não sabia bem identificar qual a mudança engatada...
Dps de me habituar é o delírio... Fica tudo mtooo curtinho o que dá um gozo enorme ao conduzir e ao mesmo tempo reduz o tempo perdido na troca de caixa...
 
Em vez de fazeres o curso, por exemplo, em 0.5seg, passarás a fazer em 0.3seg, o k desgastas mais a caixa, em especial sincronizadores!
Foi o peixe k me venderam... :wink:
 
.

PEPSI disse:
LOL! Achas mesmo? Isso nao é assim tao linear.

240 as 4600 dá o meu... e é de caixa longa!


Se calhar querias dizer caixa curta...
o meu é um sport de 2004 q ja veio equipado com caixa curta e digo-t q da 240km\h por volta das 4500rpm´s.
e o sport de caixa longa perde p um fr de stock em ponta e no arranke a menos q a estrada nao tenha inclinaçao...

agora mexidos as estoria é bem diferente... :oops: :oops:

cumps
 
F..R.. Hudgy disse:
Por amor de DEUS!!!
Nota-se tão bem k essa imagem é uma montagem!!!

Essa imagem já foi mais que discutida aqui no forum.
Se é montagem ou não, não sei!
Só não sei qual o interesse no dono deste carro especifico em fazer montagens desdte género quando toda a gente sabe que o carro em questão dá essa velocidade.
 
Re: .

Ice_spirit disse:
PEPSI disse:
LOL! Achas mesmo? Isso nao é assim tao linear.

240 as 4600 dá o meu... e é de caixa longa!


Se calhar querias dizer caixa curta...
o meu é um sport de 2004 q ja veio equipado com caixa curta e digo-t q da 240km\h por volta das 4500rpm´s.
e o sport de caixa longa perde p um fr de stock em ponta e no arranke a menos q a estrada nao tenha inclinaçao...

agora mexidos as historia é bem diferente... :oops: :oops:

cumps
 
Lá volta a história da foto outra vez...

O que se quer aqui é discutir a short shift!

Não percebi essa do esforçar a caixa... mas, não dúvido que possa ser verdade! Faltará é qualquer coisa a essa explicação...

Por acaso gostava de experimentar uma coisa dessas, mas até acho que as mudanças se trocam bem rápido no 6L.
Pelo menos uma vez fui dar uma volta num 130 cá do forum com dump-valve e nem dava tempo para ela disparar!

Isso já há para o 6L? Só conhecia para os 6K.

inté
 
Jarodboy disse:
Em vez de fazeres o curso, por exemplo, em 0.5seg, passarás a fazer em 0.3seg, o k desgastas mais a caixa, em especial sincronizadores!
Foi o peixe k me venderam... :wink:

Se percebi bem o objectivo, ao encurtecer o curso da manete, para a mesma velocidade a que deslocamos o braço/mão conseguimos uma passagem mais rápida de caixa. Mas "não à bela sem se não" :lol: isto consegue-se à custa de um maior esforço "braçal" ou seja a caixa fica com aparencia mais dura...
Ao nivel da mecânica estamos a submeter todo o conjunto (varetas e não sei que mais) a um esforço maior... consequentemente maior desgaste...
Existe ainda outro pormenor já falado que são as anilhas de sincronização existentes na caixa de velocidades e que se não estou errado são responsáveis por assegurar a sincronização das velocidades de rotação dos carretos das diferentes velocidades quando se faz a manobra de mudança de velocidade. Essa irão seguramente sofrer um desgaste prematuro.
No FR/Sport, com a caixa stock quando se faz uma passagem demasiado rápida de 2ª para 3ª já se corre sérios riscos de levar uma arranhadela, o que será se encurtecer o curso :lol:

Bem... os entendidos que se chegem à frente... onde anda o Johnnyboy??? :D
 
FRtdi disse:
Liserd disse:
Murphy disse:
Mas o FR não é já de caixa curta?

:lol: :lol: :lol:
Não é isso...

O Fr tràz caixa curta ou seja atinge menos vel.ponta que os de caixa longa, no entanto tem um melhor comportamento em arranques e recuperações que os de caixa longa.

Isto é só um encurtamento do curso da manete, logo ganhas tempo nas mudanças de caixa.

Ora nem + :wink:
So um aparte os Fr stock e sport stock dao exactamente a mesma velocidade de ponta :wink:
Cumps


tens toda a razão... mas se fores só ver a 1 revista... o sport desaparece-me da vista... o fr coitadinho.... chega aos 215 e já tá no red
 
Costumam andar pelo ebay a vender:

http://cgi.ebay.es/ws/eBayISAPI.dll?ViewItem&item=4588181323&rd=1&sspagename=STRK:MEWA:IT&rd=1


Eu sempre tive no meu Mini mas porque tenho caixa close-ratio de dentes direitos. Num carro stock não vejo vantagens.... mas até gostava de experimentar!

Não força a caixa, como dizem aqui, mas torna-a mais dura (a alavanca, nas passagens de caixa, não a caixa!).

Custa a habituar mas depois....não se quer mais nada! :wink:

Desvantagem que notei mais? Neste último motor que tenho vou ter que mudar de prensa de embraiagem pois como se troca muito rápido o motor não "cai"... e os cavalos ficam lá todos! Resultado? Parecem passagens de caixa "à maçarico"!!! :D
 
Beto disse:
FRtdi disse:
Liserd disse:
Murphy disse:
Mas o FR não é já de caixa curta?

:lol: :lol: :lol:
Não é isso...

O Fr tràz caixa curta ou seja atinge menos vel.ponta que os de caixa longa, no entanto tem um melhor comportamento em arranques e recuperações que os de caixa longa.

Isto é só um encurtamento do curso da manete, logo ganhas tempo nas mudanças de caixa.

Ora nem + :wink:
So um aparte os Fr stock e sport stock dao exactamente a mesma velocidade de ponta :wink:
Cumps


tens toda a razão... mas se fores só ver a 1 revista... o sport desaparece-me da vista... o fr coitadinho.... chega aos 215 e já tá no red
:shock: :?:
 
Beto disse:
tens toda a razão... mas se fores só ver a 1 revista... o sport desaparece-me da vista... o fr coitadinho.... chega aos 215 e já tá no red
Não kerendo abrir nenhuma guerra novamente mas o FR a 215 ainda vai mto mas mto longe do redline........
A 215 vai a volta das 4100/4200. Ora o redline só está às 5000....... vai lá vai (vai a descer mas vai lá!)
 
Beto disse:
FRtdi disse:
Liserd disse:
Murphy disse:
Mas o FR não é já de caixa curta?

:lol: :lol: :lol:
Não é isso...

O Fr tràz caixa curta ou seja atinge menos vel.ponta que os de caixa longa, no entanto tem um melhor comportamento em arranques e recuperações que os de caixa longa.

Isto é só um encurtamento do curso da manete, logo ganhas tempo nas mudanças de caixa.

Ora nem + :wink:
So um aparte os Fr stock e sport stock dao exactamente a mesma velocidade de ponta :wink:
Cumps


tens toda a razão... mas se fores só ver a 1 revista... o sport desaparece-me da vista... o fr coitadinho.... chega aos 215 e já tá no red

Quem te contou essa piada :?:
Epah desculpa mas nao sabes o que estás a dizer!
O meu Fr a 220 vai na ordem das 4200 rpm e tu dizes que a 215 vai no redline :?:
Dizes isso por conhecimento de causa ou contaram-te :?:
Se te contaram devia ser um que já deve ter andado tanto num Fr como tu :lol:
Isto se disserem que o sport caixa longa é capaz de fazer mais velocidade de ponta que o Fr qdo se reprogramam é uma coisa,agora stock nao divergem!
QQ dia ainda há de vir um dizer que o Fr a nem dá 200 :evil:
Fr e Sport sao ambos pd 130 cv e tem o mesmo motor :wink:
Fr= Formula sport é o modelo que veio substituir o sport :wink:
Mete um sport stock com um Fr stock e dps vao ver se o sport foge em ponta do fr como dizes que faz!Secalhar ainda tens uma supresa :twisted:
 
Back
Top