Quantos Kms tem o teu 1.9 TDI 90/110CV?

Golf III 1.9TDi 90cv, 01/1998, comprado há 1 ano com 181000kms, actualmente com 209000. Problemas: Rolamentos de roda e agora uma entrada em safe mode com causa ainda por descobrir.
 
Boas!
Seat Ibiza 6k3 TDi de 90cv de Setembro de 2000, 152.000km com uma box deste os 85.000km, tirando uma MAF aos 80.000km, e o habitual da manutenção no motor não levou mais nada...só gasoleo :).
Pena o resto do carro não ter a mesma qualidade.

Abraço
 
O meu , que tem actualmente 209.300km, estava a pensar trocar para um 10w40 , diesel , mas que tivesse uma formula rica em aditivagem.
Nao sei se o BP visco 3000 estará à altura, como é um GT TDi 110cv.
Talvez o Castrol TXT 10w40 ? Sinceramente nao sei.

Ele nao tem problemas de consumo de oleo, até porque a cada 10.000km so tenho que acrescentar 0,5 litros e está pronto para mais 5.000km e sair tudo fora.
Mas um 10w40 poderia "amaciar" um pouco mais o motor e prepara-lo para outros tantos Km.


E mais, o Óleo que uso é o BP Visco Special V 100% Synthetic Technology Diesel Motor Oil, SAE 5W-40 que excede as especificações VW 505 00/505 01 e a ACEA B3/B4, permitindo intervalos de mudança de lubrificante de 15 000 km ou 1 ano. E mesmo assim, admito, eu não arrisco.
 
O meu , que tem actualmente 209.300km, estava a pensar trocar para um 10w40 , diesel , mas que tivesse uma formula rica em aditivagem.
Nao sei se o BP visco 3000 estará à altura, como é um GT TDi 110cv.
Talvez o Castrol TXT 10w40 ? Sinceramente nao sei.

Ele nao tem problemas de consumo de oleo, até porque a cada 10.000km so tenho que acrescentar 0,5 litros e está pronto para mais 5.000km e sair tudo fora.
Mas um 10w40 poderia "amaciar" um pouco mais o motor e prepara-lo para outros tantos Km.

Mas usas o BP Visco 5000 FE 5W-30 ou o BP Visco 5000 SAE 10W-40?

As explicações que me facultaram são as seguintes:
Ao que parece, tanto um como outro são muito bons e excelentes Lubrificantes, mas infelizmente não cumprem as especificações VW 505 00/505 01 e a ACEA B3/B4, formulação prioritariamente para os motores Diesel de Injecção Directa dos modelos da Audi, Seat, VW entre outros do mesmo Grupo, os quais estejam equipados com o Sistema Injector-Bomba.

O BP Visco 5000 FE 5W-30 é um lubrificante de elevadas performances e foi formulado com uma avançada tecnologia de aditivos e óleos base especiais, combinando uma excelente protecção contra o desgaste, com uma excepcional performance ao nível da economia de combustível.
É recomendado para aplicar nos actuais motores Ford a gasolina e diesel ligeiros mas… não cumpre as especificações VW 505 00/505 01 e a ACEA B3/B4.

O BP Visco 5000 SAE 10W-40, é um lubrificante de base sintética, de qualidade superior para motores, com uma graduação de viscosidade SAE 10W-40. É recomendado para a lubrificação dos motores de todos os automóveis ligeiros de passageiros e veículos comerciais ligeiros Diesel. Pode ser utilizado em todos os motores a quatro tempos, a gasolina ou diesel, de aspiração natural ou sobrealimentados mas…também não cumpre as especificações VW 505 00/505 01 e a ACEA B3/B4.

O BP Visco 3000 Semi-Synthetic Technology Diesel Motor Oil, é um lubrificante Semi-Sintético SAE 10W-40. É um Óleo de elevada performance, recomendado especialmente para a lubrificação de todos os motores Diesel a 4 tempos. Combina bases sintéticas e minerais de elevada qualidade com um conjunto de aditivos criteriosamente seleccionados, tornando-o adequado à lubrificação de motores Diesel de veículos automóveis sob condições severas de utilização. É um Óleo especialmente adequado para a lubrificação de motores Diesel, de aspiração natural ou equipados com turbo-compressor que equipam os modernos veículos ligeiros Diesel de passageiros bem como os veículos comerciais ligeiros, mas…também não cumpre as especificações VW 505 00/505 01 e a ACEA B3/B4.

Na minha humilde opinião…
O BP Visco 5000 FE 5W-30, o BP Visco 5000 SAE 10W-40 e o BP Visco 3000 Diesel Semi-Sintético SAE 10W-40 embora sejam excelentes Lubrificantes, não cumprem a formulação prioritaria para os motores Diesel de injecção directa, equipados com o sistema injector-bomba dos modelos do Grupo VAG (Norma: VW 505 00/505 01 e a ACEA B3/B4).
Eu aconselho o BP Visco Special V 100% Synthetic Technology Diesel Motor Oil, SAE 5W-40 ou qualquer outro Lubrificante 100% Sintético que cumpra as especificações supra mencionadas.
 
Obrigado pela resposta.

Eu refiro-me ao Tdi até 99 e nao o 6k2, em que é necessario a norma 505.01, devido à bomba injectora.

O oleo que falei, era o Castrol TXT 10w40 ou BP 5000 10w40 visco Diesel (acho que ja nao se vende).

Se nao encontrar um 10w40 à altura, talvez continue com o BP Visco 5w40 7000 Sport. é um pouco mais caro...

Um abraço
 
Obrigado pela resposta.

Eu refiro-me ao Tdi até 99 e nao o 6k2, em que é necessario a norma 505.01, devido à bomba injectora.

O oleo que falei, era o Castrol TXT 10w40 ou BP 5000 10w40 visco Diesel (acho que ja nao se vende).

Se nao encontrar um 10w40 à altura, talvez continue com o BP Visco 5w40 7000 Sport. é um pouco mais caro...

Um abraço


A Norma: VW 505 00/505 01 e a ACEA B3/B4, depreende que as Propriedades e Viscosidade do Óleo, é concebida expressamente para os Motores Diesel de Injecção Directa, equipados com o Sistema Injector-Bomba dos modelos do Grupo VAG.

Segundo a Marca Espanhola, a Pouca Viscosidade pode eventualmente passar pelo Injector e "afoga-lo" em óleo; e muita Viscosidade pode eventualmente nem Lubribicar o Injector pois pode nem lá chegar.
Cumps
 
Ok, talvez me fique a mesma pelo BP visco sport 7000 5w40.

Mas gostaria de futuro de passar para 10w40.

Obrigado.



A Norma: VW 505 00/505 01 e a ACEA B3/B4, depreende que as Propriedades e Viscosidade do Óleo, é concebida expressamente para os Motores Diesel de Injecção Directa, equipados com o Sistema Injector-Bomba dos modelos do Grupo VAG.

Segundo a Marca Espanhola, a Pouca Viscosidade pode eventualmente passar pelo Injector e "afoga-lo" em óleo; e muita Viscosidade pode eventualmente nem Lubribicar o Injector pois pode nem lá chegar.
Cumps
 
GT TDI de 98 (110 cv) ...

300 000 km

a lista de prob é longa ...nao sei se tenho o dia todo!

agora tá com o escatel da cambota moido. vou colocar um motor reconstruido!

hehe....


PS: a lista tb nao é assim tão longa. desde os 150000 aos 300000 km

nao teve nada ..apenas manutenção.
 
Barometer tenha atenção ao seguinte:

O BP Visco 7000 Sport 5W-40 é simplesmente Excelente.
É um Lubrificante 100% Sintético de Alta Performance. Ele oferece uma elevada protecção para todos os motores a Gasolina ou Diesel com ou sem Turbo-Compressor e de Injecção Directa.
É um óleo recomendado para motores de automóveis sujeitos a esforços da maior severidade, como é o caso de viaturas de competição.
Oferece também, uma superior protecção contra o desgaste dos motores, quando comparado com outros produtos de base Mineral ou Semi-Sintética, especialmente a muito baixas ou muito elevadas temperaturas, pois permanece fluído até à temperatura de -40 °C, permitindo uma excepcional facilidade no arranque a frio e protegendo o motor contra o desgaste neste período critico de funcionamento.
De igual modo, a excelente estabilidade térmica das bases sintéticas, assegura que a protecção óptima seja mantida a temperaturas a que outros lubrificantes começam a oxidar e a degradar-se.

Mas se reparar no Rotulo, ele não cumpre a Norma VW 505 00/505 01 e a ACEA B3/B4, o que se depreende que as suas Propriedades de Viscosidade do Óleo, não foi concebida sito, a Pedido pelo Grupo, expressamente para os Motores Diesel de Injecção Directa, equipados com o Sistema Injector-Bomba dos modelos do Grupo VAG.
Como tal, se eventualmente tiver um problema no Motor ou seus componentes, a Marca pode-se desvincular desse problema alegando o que foi supra mencionado.

Cumps
 
Last edited:
O meu hoje deixou-me apeado...rolamento do alternador saltou fora, correias saltaram e a temperatura começou a subir...

reboque , taxi, carro de substituição, uma manhã perdida, mas logo deve tar pronto...:finga: :finga: :finga:
 
Charutos... eu já de disse que tens de andar, SEMPRE, com a carrinha funerária. Isso sim é máquina. Abraços.

Acredita....:respect: :respect: :respect:

Ao fim do dia fui buscar o carro, já pronto e ao caminho de casa bloqueou o rolamento traseiro esquerdo, ia-me esepetando no eixo Norte Sul...

Resultado-->mais 3h30 entre reboques, oficinas, e taxis para casa...:cryy: :cryy: :cryy:

FINAL-> Ter duas avarias no mesmo dia, no mesmo carro, perder 8horas entre reboques, telefonemas, oficinas, carros de substituição e taxis...de certeza que tava um bando de cabrões lá em cima a mamar uns copos e a gozar comigo...:redcard: :redcard: :redcard:

PS: Quem quer ser enterrado hoje?...:rir: :rir: :rir:
 
Obg pela descrição ;)

De qualquer forma, o BP visco 7000 5w40 Sport tem as homologações 505.00 e 502.00. Posso confirmar, porque em principio vou comprar outro.
Nao tem de facto 505.01 , mas isso penso que so é importante para o 6k2 , porque tem um sistema de injecção diferente. Estou certo ?

Cumps



Barometer tenha atenção ao seguinte:

O BP Visco 7000 Sport 5W-40 é simplesmente Excelente.
É um Lubrificante 100% Sintético de Alta Performance. Ele oferece uma elevada protecção para todos os motores a Gasolina ou Diesel com ou sem Turbo-Compressor e de Injecção Directa.
É um óleo recomendado para motores de automóveis sujeitos a esforços da maior severidade, como é o caso de viaturas de competição.
Oferece também, uma superior protecção contra o desgaste dos motores, quando comparado com outros produtos de base Mineral ou Semi-Sintética, especialmente a muito baixas ou muito elevadas temperaturas, pois permanece fluído até à temperatura de -40 °C, permitindo uma excepcional facilidade no arranque a frio e protegendo o motor contra o desgaste neste período critico de funcionamento.
De igual modo, a excelente estabilidade térmica das bases sintéticas, assegura que a protecção óptima seja mantida a temperaturas a que outros lubrificantes começam a oxidar e a degradar-se.

Mas se reparar no Rotulo, ele não cumpre a Norma VW 505 00/505 01 e a ACEA B3/B4, o que se depreende que as suas Propriedades de Viscosidade do Óleo, não foi concebida sito, a Pedido pelo Grupo, expressamente para os Motores Diesel de Injecção Directa, equipados com o Sistema Injector-Bomba dos modelos do Grupo VAG.
Como tal, se eventualmente tiver um problema no Motor ou seus componentes, a Marca pode-se desvincular desse problema alegando o que foi supra mencionado.

Cumps
 
Acredita....:respect: :respect: :respect:

Ao fim do dia fui buscar o carro, já pronto e ao caminho de casa bloqueou o rolamento traseiro esquerdo, ia-me esepetando no eixo Norte Sul...

Resultado-->mais 3h30 entre reboques, oficinas, e taxis para casa...:cryy: :cryy: :cryy:

FINAL-> Ter duas avarias no mesmo dia, no mesmo carro, perder 8horas entre reboques, telefonemas, oficinas, carros de substituição e taxis...de certeza que tava um bando de cabrões lá em cima a mamar uns copos e a gozar comigo...:redcard: :redcard: :redcard:

PS: Quem quer ser enterrado hoje?...:rir: :rir: :rir:

Manda é isso para abate!!
 
tdi 90cv de 07/97

270000km

9 afinações travão de mão
2 alternadores
1 rolamento alternador
2 bateria
2x rolamentos frente
1 rolamento traseiro esquerdo
2x rolamentos traseiros
1 junta carter aos 100000km e outra aos 270000km
1 elevador pendura
1 peça plástica que leva a água para o bloco
1 conjunto sinoblocos porwerflex aos 250000km(excepto eixo traseiro e apoios motor)
1 conjunto bilstein b4 aos 120000km
1 conjunto molas weitec -3.5cm
1 conjunto bilstein b8+eibach seat sport -1.5 cm aos 220000km
12 pneus 185/60/14
1 taco
10 pneus 195/50/15
1 remendo
4 jantes BSA 6.5*15
1 conjunto pinças tdi sport aos 200000km
1 filtro KN aos 200000km
4 conjuntos discos e pastilhas 256mm
2 conjuntos discos e pastilhas 280mm
2 conjuntos distribuição completos
1 parafuso cambota 200000km(preventivo)
1 rolamento qq acho que da cambota aos 200000km(preventivo)
2 correias alternador
1 bomba água aos 200000km(preventivo)
1 relé 109
1 sensor pedal travão
1 limpeza intercoler e tubagens IC aos 150000km
2x troca de liquido radiador
2x troca liquido travoes
1 barra AA omp aluminio aos 150000km
1 barra AA inferior OMP aos 200000km
1 conjunto chapas matricula
1 conjunto bicos powerplus 520 aos 200000km
1 conjunto de tapetes
1 conjunto de capas dos pedais

agora de consumiveis assim por alto::whistle: :whistle:
28 filtros gasóleo
28 filtros óleo
10 filtros ar
10 filtros gasóleo
9 filtros impurezas
120 litros óleo 10W40 semi sintéctico
15200 litros gasóleo
1 limpeza maf
1 produto limpeza radiador
varios minimos, medios, luzes presença, stops...ai 5 por ano

devido a um toque há 4 anos:
1 transmissão, barra estabilizadora e uma jante dianteira reparada...

agora vai levar brevemente:rolleyes: :
1 manometro pressão turbo
1 manometro temperatura óleo
1 varias luzes interiores que se foram fundindo...
5 litros liquido anticongelante motul depois da lavegem do sistema
1 lavagem motor
1 lubrificação motor vidro pendura
1 lubrificação motor arranque(se o descobrir...)
 
Last edited:
Back
Top