Qual marca de oleo usam??

Sempre Castrol Edge TD 5w40 - Norma Vw 505.01 no PD75. Aliás, todos os meus carros sempre levaram Castrol, o antigo 1.4 16v (Golf) levava Magnatec 10w40.

Em qualquer um dos carros, nunca beberam óleo exageradamente nem nunca tiveram barulhos nem nada e sempre muito suaves.

Há bem pouco tempo, Edge 4l no Jumbo a 30€...

Troco de 15 em 15 mil quilómetros, é o que a SEAT faz, portanto... Creio que não haverá problemas. Só agora é que notei que o óleo desceu um pouco (quase nada), mas penso que dever-se-á ao facto de ter feito algumas vezes AE a andar bem e no Verão.
 
Last edited:
se puseres 3.80l com filtro nem ves oleo na vareta!

o 1.4tdi AMF e ainda hoje mudei no carro da maria e levou cerca de 4,3l mais coisa menos coisa com filtro e com o nivel de oleo a ficar um nadinha abaixo da parte de cima do picotado da vareta!!
É exactamente isso.
 
No meu manco uso helix hx7 5w-30..
142473_1_10.jpg
 
Ibiza 6L , 1.4 TDI , 235 000 Km/s , de muda a muda (10 000 Km/s) ou um ano, nao adiciono nada.

011.jpg

012.jpg
 
Last edited:
uso o castro edge turbo diesel... mas neste momento tenho motul 5w40.... e a proxima muda sera também motul... eu acho o carro mais solto e menos barulhento com este que com o castrol... em termos de consumo de oleo ainda nao posso dizer. so está la a cerca de 5000km
 
Sailor qual é a diferença do 5w30 para o 5w40? é a viscosidade do mesmo né? logo o 30 sendo menos viscoso devia ser melhor? Então porque que que ambos são recomendados para vw 505 01? digo isto pq o que eu uso é 5w30 e o teu é 5w40..

abraço
 
Last edited:
Os numeros tem a ver com a viscosidade do oleo .
Esses óleos têm dois valores de índice de viscosidade. Por isso, o 5W-40 significa que se trata de um óleo que tem um índice 5 a baixas temperaturas, próprias de um arranque de manhã num clima frio, e um índice 40 a altas temperaturas, indicando uma viscosidade relativa elevada para garantir a adequada protecção a temperaturas mais elevadas. O W vem do inglês Winter, indicando que, mesmo no Inverno, esse óleo garante um índice de viscosidade de 5.Isto significa, em termos práticos que um óleo 5W-40 funciona melhor a baixas temperaturas que um 10W-40. À semelhança disto, um óleo 10W-45 também funcionará melhor que um 10W-40 a altas temperaturas , portanto o segundo valor tem a ver com a resistencia a altas temperaturas .
Quanto a referencia 505 01 , tem a ver com a propriedade do oleo de proteger a cablagem eletrica dos carros com injetor-bomba , ex o 1.4 tdi da Seat / VW - quer dizer que estes motores tem de levar unicamente este oleo porque dentro da tampa de valvulas estao a fichas dos injetores e respetiva cablagem a nadar no oleo . Abraços
 
A mim na seat puzeram-me um bué fodido de encontrar...só se encontra a venda na seat....Shell Helix HX7 AV 5w30....
Vou ter que o trocar.....pois eu cria um 5w40 da Castrol Sport..

Tambem encontras esse Helix no jumbo se não me engano (é o que uso no meu, mas meto-o na oficina não o compro à parte)..
 
Back
Top