Projecto Manco

Sem mais demoras venho partilhar com todos vós, que deste que descobri este forum tem vindo a crescer um bichinho dentro de mim...Pois então, rendi-me e espero contar a vossa colaboração para iniciar esta caminhada :)

Como o título indica tenho um Ibiza 1.4 com 70 cavalinhos (todo de origem) de 06 e com 72 mil km que é o meu carro do dia-a-dia.Gostaria de fazer umas alterações então, pensei em começar pela suspensão para obter mais conforto.Mas estive a penar melhor e vou começar pelo "coração" do Manquinho que é para ver se ele se anima :p

Vou começar por fazer uma Repro que poderá rondar os 90cv e os 110cv nada de especial para ver se fica uma coisa engraçada =) É aqui que a vossa ajuda/ colaboração é importante, até porque tenho algumas ou muitas dúvidas :S, vou fazer uma lista do material que estou a pensar adquirir para introduzir assim que fizer a Repro.

1º Ic Cupra ( se é demais não sei, mas assim já fico preparado para o futuro :p);
2º Turbo ( Dúvida 1749vb or va?);
3º Embraiagem reforçada;
4º Filtro óleo;
5º Filtro gasóleo;

Penso que será esta a ordem de importância de cada material, caso não, é só dizer. Mas ainda tenho uma grande dúvida, li que nos Mancos o seu maior ponto fraco são os colectores (empenam) , posso colocar uns do Fr ou Cuprar para fugir a esse problema? ou alguns mais fortes?

Agradeço a vossa colaboração neste projecto =)
 
1º Coletores PD130 (fr OU cupra) não dão em mancos pois tem um perno a mais xD

2º IC cupra + tubagens originais , é muito bonito mas é em carros pd130 (e mesmo assim...) vais estar a entalar 300/400euros num ic e tubagens onde metade delas são em plástico todas trucidas de origem , é preferível um ic universal e uma boas tubagens em inox o mais diretas possíveis , nada maior que 60mm (e assim já é abuso).

3º Se quiseres um conselho para a ordem do material é estes: (falo por experiência própria, existem ai muitos papagaios que cantam doutra maneira é claro..)

1- TURBO 1756VK ou 1749vb
2- IC + TUBAGENS ( já la tens o turbo assim nao gastas dinheiro duas vezes a fazer tubagens e depois a voltar a refazer por causa do turbo ser outro)
3- Linha Escape inox 60mm ( já la tens o turbo assim nao gastas dinheiro duas vezes a refazer o downp)
4- Injetores PD130 ORIGINAIS
5- Um filtro KN de caixa com uma boa puxada de ar a frente e uma balão de admissão em inox ou um original PD130 em alumínio
6- Depois só mesmo para descarga de consciência radiador de oleo e gasóleo

Com isto tudo se tiveres um chipador minimamente decente tens ai um manco a medir 180/200cv a esgotar 5ª a 220 muito rapido :)
 
Obrigado pela intervenção noliveira91 já tenho aqui informação boa que posso repensar nas coisas ;-) mas vamos por pontos;

Há alguma maneira de reforçar os colectores ou será o que Deus quiser?

IC que tamanho deverei escolher, linhas etc...

E em relação á linha isso não vai berrar muito? Como trabalho por turnos os vizinhos ainda fazem queixa e depois tenho os bolinhas Azuis á perna :-D

Enviado do meu D6503 através de Tapatalk
 
esquece o coletor amigo , o meu é o de origem o carro ja tem 230mil e nunca tive problemas , e tenho tudo ao maximo xD

IC o universal de 140 ja é mais que bom :)
Linha de 60mm com uma panela 60 final magnaflow e fica com um som tipo pd130
 
A minha opinião.... para não te preocuparem mais com os coletores e procurares uma junta de amianto das antigas e nunca mais tens problemas...
Depois tens k definir o objetivo de potência que queres... pk isso vai definir o material a usares...
Só não concordo com o Oliveira na ordem do turbo com o ic... no meu entender devias começar pelo ic, seguido do turbo, a embraiagem, linha e injetores caso os decidas alterar... atenção que um vb não faz 200 cvs em manco...
 
A minha opinião.... para não te preocuparem mais com os coletores e procurares uma junta de amianto das antigas e nunca mais tens problemas...
Depois tens k definir o objetivo de potência que queres... pk isso vai definir o material a usares...
Só não concordo com o Oliveira na ordem do turbo com o ic... no meu entender devias começar pelo ic, seguido do turbo, a embraiagem, linha e injetores caso os decidas alterar... atenção que um vb não faz 200 cvs em manco...


pode montar ic com o turbo original pois pode , so que se nao for ele a fazer a mecanica , e tiver de mandar fazer fora vai gastar duas vezes dinheiro , porque vai fazer tubagens para o turbo original , e depois vai ter de voltar a fazer a tubagens que vai ao turbo, so por causa disso mesmo !
 
topico interessante , pois neste momento tenho o meu manco parado a montar um 1749vb
tem ic megane, radiador oleo e radiador gasoleo, vai levar agora 1749vb e embraiagem
a ver qual vai ser o resultado!
 
Depois partilha aí amigo , eu tenho um va montado [emoji12] quem te afina o carro ?


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
FA8 agradeço a tua intervenção, vou tentar arranjar essa junta, mas não será fácil pois esta fora do mercado por questões ambientais se não estou em erro :/

Em relação ao turbo vou optar pelo 1749vb, visto que pretendo obter maior resposta em baixas.A minha ideia e fazer um motor tipo circuito, não me interessa velocidade de ponta, aproveito para registar que não pretendo passar dos 110cv's porque acredito que serão suficientes para opter uma condução mais agressiva dentro do que procuro =)

E para não haver mais problemas em relação ao IC e Turbo, meto tudo de uma vez, o máximo que vai acontecer é que vou ter de esperar mais um T€mpo para meter esse material no Manco a bombar ;-)
 
eu costumo fazer assim ...juntar um lote de material e depois la vai tudo para o sitio lol acaba por ficar mais barato
 
Aproveito para deixar umas fotos do interior, assim que o tempo permita meto do exterior =)

iq2Y8QH.jpg
[/url][/IMG]



 
Nisso tens razão se bem que se a coisa for bem feita a tubagem fica logo pronta para o turbo que for para colocar...

Tuca eu com um setup igual fiz 153 cvs... fica MT engraçado e os vbs em baixas são o demônio...

Para fazeres 110 cvs não precisas de nada... se quiseres um ic para andares mais fiável mas só repor faz isso...
 
a minha ideia não é tirar o max de cv possivel.
a minha ideia é uma quantidade de cv que tire proveito do material que tenho mas mantendo a maior fiabilidade possivel, evitar o maximo possivel fumo, etc
é carro para o dia a dia, e as vezes la temos pressa... é mesmo a questão de tirar um pouco mais de proveito do carro, visto que tem potencialidade para isso
mas lendo as vossas respostas, penso que vai ultrapassar as minhas expectativas, vamos la ver !
 
Em relação aos carros os azares somos nos que os fazemos(na maioria das vezes), por isso estou como o TuCa, e melhor prevenir que remediar.

FA8 leva o material na mesma ando com o carro durante uns tempos se a coisa estiver a correr bem leva um upgrade a repro, se que é gastar 2x dinheiro em repro's mas assim fico descansado =)
 
Como diz o FA8 para tirares 110cv so tens de fazer electrónica e andas fiável lol

Quando ao material posso dizer que com ic megane linha e turbo original tinha 135cv

Neste momento tenho um 1749va e vou nos 170cv [emoji12]

Por isso é que gostava de ser o resultado do homem que vai montar o vb no manco para comparar [emoji4]


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
a minha ideia não é tirar o max de cv possivel.
a minha ideia é uma quantidade de cv que tire proveito do material que tenho mas mantendo a maior fiabilidade possivel, evitar o maximo possivel fumo, etc
é carro para o dia a dia, e as vezes la temos pressa... é mesmo a questão de tirar um pouco mais de proveito do carro, visto que tem potencialidade para isso
mas lendo as vossas respostas, penso que vai ultrapassar as minhas expectativas, vamos la ver !

Eu tb nao andava no arame... podia ter tirado mais mas fui com a repro com que andava normalmente e posso-te dizer que tinha mais de 150 cvs durante mais de 1000 rmp´s aquilo fazia quase uma linha a direito... lol
Cuidado com a embraiagem... pk mm reforçadas estas embraiagens nao sao grande espingarda e com os kicks de binario elas tem tendecia a patinar...

Como diz o FA8 para tirares 110cv so tens de fazer electrónica e andas fiável lol

Quando ao material posso dizer que com ic megane linha e turbo original tinha 135cv

Neste momento tenho um 1749va e vou nos 170cv [emoji12]

Por isso é que gostava de ser o resultado do homem que vai montar o vb no manco para comparar [emoji4]


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Amigo espero que nao me leves a mal (pk eu ando aqui para partilhar experiencias e não para medir pilinhas) mas acho esse valor mto exagerado para um va... acho que o banco nao está a ser mt realista
 
Eu tb nao andava no arame... podia ter tirado mais mas fui com a repro com que andava normalmente e posso-te dizer que tinha mais de 150 cvs durante mais de 1000 rmp´s aquilo fazia quase uma linha a direito... lol
Cuidado com a embraiagem... pk mm reforçadas estas embraiagens nao sao grande espingarda e com os kicks de binario elas tem tendecia a patinar...

Amigo espero que nao me leves a mal (pk eu ando aqui para partilhar experiencias e não para medir pilinhas) mas acho esse valor mto exagerado para um va... acho que o banco nao está a ser mt realista

Achas que vou levar a mal ? na altura antes de montar material foi contigo que falei , ate foste tu que me deste alguns conselhos e afins :)

Quanto ao banco posso te dizer que não fui medido num banco de afinar escapes como alguns vão medir lá carros:) , é normal o pessoal não acreditar nestes valores , já na altura que andava com turbo gt15 original com 135cv existia aqui iluminados que só pelo facto dos chipadores deles não terem conseguido tirar isso no deles já era impossível LOOL

Quantos aos cavalos que andam la agora , ja se sabe que o carro esta a pegar muito mais tarde , mas não foi só com o turbo que se chegou a esses cavalos :):)
 
Back
Top