O segundo sensor se não estou em erro é o sensor map, é o que lê temperatura de admissão e pressão do turbo se não estou em erro, e sim é normal haver vestígios de óleo na admissão mas não em excesso, porque tens o ccv ligado á admissão....
Cumprimentos
Peço desculpa pela ausência mas finalmente consegui resolver o meu problema neste último fim de semana.
De facto, o problema era mesmo o sensor da DPF/FAP mas não estava em nenhum dos locais indicados. Se repararem na 1ª foto que tirei ao motor, preso atrás do suporte do filtro de gasóleo está o famoso sensor que mostrei antes de tirar as fotos ao meu IBIZA 1.2 TDI 75cv
Este sim, é o problema. A ref.ª do meu é a 059 906 051 C.
Depois coloco fotos correctas. Infelizmente como foi à pressa não consegui tirar fotos mas é muito fácil substituir o sensor:
1. Desencaixar o suporte do sensor do suporte do filtro de gasóleo.
2. Tirar o parafuso com chave torx (não sei qual o tamanho) que prende o sensor ao suporte do sensor.
3. Este sensor tem 2 tubos presos com abraçadeiras de pressão, um de vácuo e outro que liga à FAP (filtro de partículas). Eu usei um alicate de grifos (alicate de "pressão" para alguns). Basta apertar as molas destas abraçadeiras e deslocá-las para mais abaixo dos tubos. Fazer isto para os 2.
4. Colocar sensor novo.
5. Recolocar os tubos e as abraçadeiras.
6. Colocar o sensor no seu suporte e colocar o parafuso.
7. Colocar o suporte do sensor no suporte do filtro do gasóleo.
8. Verificar se os tubos não estão torcidos ou fora da abraçadeira de plástico.
9. Ligar à máquina para apagar o erro ou se tiverem máquina melhor, dar a informação à centralina de que o sensor foi substituído. eu fiz isto com um Elm 327 mas se tiverem VAGCOM ou Máquina Delphi, por exemplo, de certeza que será bem melhor.
Questiono já agora 2 coisas:
1. Só apagar erro com o Elm 327 resolve ou convém mesmo ser com VAGCOM dar a informação em como o sensor foi substituído?
2. O carro antes de trocar o sensor fez média de 9l :shock: agora, com 350 km tem menos 3 traços no painel pelo que me dá a entender que vai ter o mesmo consumo ou próximo. O que acham que poderá ser?
Obrigado a todos e espero ajudar alguém que tenha ou venha a ter o mesmo problema.
Deixo os sintomas que senti:
:arrow: Luz do painel da luz de gases de escape acesa mas não detectei qualquer sintoma físico a não ser esta luz.
Com o passar do tempo:
:arrow: Luz novamente acesa;
:arrow: Apaguei com o Elm 327 e só uns dias depois acendeu de novo;
:arrow: Começou a beber mais combustível;
:arrow: De repente, começou a perder força nas subidas sendo obrigado a reduzir até 2ª em zonas que ia em 4ª. Sem o turbo disparar não se mexia - sintoma aleatório, tanto acontecia isto 10x em 50km como acontecia 3 ou no mesmo dia não sentia
:arrow: este ultimo sintoma começou a sentir-se bastantes mais vezes, aumentando gradualmente.
Após troca de sensor:
:arrow: único sintoma ao fim de 350 km: consumo de combustível, ganhou mais força do que quando o carro chegou às minhas maos em junho de 2015 (à 4500 km atrás).