Problema Luz de sensor DPF - Ibiza 6J 1.2TDI

Bom dia a todos,
Tenho um problema, acendeu-me a luz no quadrante da EGR (típica luz dos gases, julgo que é assim que se chama). Como já tinha tido pesadelos com uma EGR de um clio II, pensei que neste ia ter o mesmo problema. Bem, lá liguei eu o Elm 327 com o torque e deram os erros P2454, P2453 e P2456. Depois de pesquisar indica que é o sensor DPF.
Pois, agora sim, o meu maior problema, onde está o raio do sensor neste motor?:mad: para ajudar, a parte de trás do motor é de difícil acesso para lá confirmar.
Para ajudar, na passada 6ª feira, o Ibiza não saía das 2000 rpm. Será apenas o sensor ou a EGR?
Já há manuais para este carro? Anteriormente ia a um fórum de espanha que tinha vários manuais completos e detalhados desde como montar / desmontar, desde as ferramentas a usar, etc.
Obrigado.
 
isso é no filtro de particulas...costumas fazer bem as regeneraçoes?
se nao,experimenta fazer uns kms na autoestrada a queimar rotaçoes,por volta das 3000,3500 para ver se o filtro limpa...
 
o sensor se não me engano está na panela do filtro.
não é grave. se te entra em safe das duas uma. ou fazes o sugerido anteriormente e tens a sorte e fica limpo ou então tens de substituir o sensor e deve rondar os 100 euros ja com mão de obra. o sensor peso que anda na casa dos 50/60 euros!
 
Pois, já fiz vários km seguidos na auto-estrada e não faz qualquer regeneração do filtro nem acende mais nenhuma luz no quadrante. Pelo que vi, o sensor é uma peça meia rectangular preta mas o que está na panela do filtro é redonda, semelhante à sonda lambda. Será diferente neste motor?

Segue link da imagem do sensor que indicam que é noutros fóruns:
DPF_Exhaust_Pressure_Sensor_G450_076906051A.jpg
 
Last edited:
É esse sensor mesmo. o meu já levou um. como são cilindrada diferente confere na seat peças. vais lá e perguntas por esse sensor e retiras a referencia.
 
se gasta esse sensor,vao 2 tudos do fap k vao ligar ao sensor,segues os tubos e encontras o dito cujo...
ve se nao ta nenhum tubo roto ou entupido antes de trocares o sensor
 
Boa noite,
Esta tarde consegui ter um tempinho e lá fui eu à procura do tal dito cujo. Encontrei duas coisas, 1º o tal sensor que penso que seja mesmo o sensor DPF e 2º, uma "fuga" de resíduos / óleos junto ao sensor. Mas vamos por partes:

1º Foto do sensor que penso que seja o DPF com refª 037 906 283C:
nISwYG.jpg


g6l2nF.jpg


é este? tanto vejo na net pela referência que é sensor da borboleta como sensor de pressão. Afinal que sensor é este?

2º "fuga" de resíduos / óleo:
NLma76.jpg

dr3zav.jpg

ip5L61EKj


é normal haver uma fuga nestes sensores (Refª 0 281 006 153, penso que seja a MAF, estou certo? )? é que escorre pelo tubo abaixo pela esquerda as imagens (mesmo até ao final do tubo).

Isto não ajudará aos problemas e sintomas que indiquei?

Obrigado
 
Last edited:
O segundo sensor se não estou em erro é o sensor map, é o que lê temperatura de admissão e pressão do turbo se não estou em erro, e sim é normal haver vestígios de óleo na admissão mas não em excesso, porque tens o ccv ligado á admissão....

Cumprimentos
 
O segundo sensor se não estou em erro é o sensor map, é o que lê temperatura de admissão e pressão do turbo se não estou em erro, e sim é normal haver vestígios de óleo na admissão mas não em excesso, porque tens o ccv ligado á admissão....

Cumprimentos

Peço desculpa pela ausência mas finalmente consegui resolver o meu problema neste último fim de semana.

De facto, o problema era mesmo o sensor da DPF/FAP mas não estava em nenhum dos locais indicados. Se repararem na 1ª foto que tirei ao motor, preso atrás do suporte do filtro de gasóleo está o famoso sensor que mostrei antes de tirar as fotos ao meu IBIZA 1.2 TDI 75cv

DPF_Exhaust_Pressure_Sensor_G450_076906051A.jpg


Este sim, é o problema. A ref.ª do meu é a 059 906 051 C.

Depois coloco fotos correctas. Infelizmente como foi à pressa não consegui tirar fotos mas é muito fácil substituir o sensor:

1. Desencaixar o suporte do sensor do suporte do filtro de gasóleo.
2. Tirar o parafuso com chave torx (não sei qual o tamanho) que prende o sensor ao suporte do sensor.
3. Este sensor tem 2 tubos presos com abraçadeiras de pressão, um de vácuo e outro que liga à FAP (filtro de partículas). Eu usei um alicate de grifos (alicate de "pressão" para alguns). Basta apertar as molas destas abraçadeiras e deslocá-las para mais abaixo dos tubos. Fazer isto para os 2.
4. Colocar sensor novo.
5. Recolocar os tubos e as abraçadeiras.
6. Colocar o sensor no seu suporte e colocar o parafuso.
7. Colocar o suporte do sensor no suporte do filtro do gasóleo.
8. Verificar se os tubos não estão torcidos ou fora da abraçadeira de plástico.
9. Ligar à máquina para apagar o erro ou se tiverem máquina melhor, dar a informação à centralina de que o sensor foi substituído. eu fiz isto com um Elm 327 mas se tiverem VAGCOM ou Máquina Delphi, por exemplo, de certeza que será bem melhor.

Questiono já agora 2 coisas:
1. Só apagar erro com o Elm 327 resolve ou convém mesmo ser com VAGCOM dar a informação em como o sensor foi substituído?
2. O carro antes de trocar o sensor fez média de 9l :shock: agora, com 350 km tem menos 3 traços no painel pelo que me dá a entender que vai ter o mesmo consumo ou próximo. O que acham que poderá ser?

Obrigado a todos e espero ajudar alguém que tenha ou venha a ter o mesmo problema.

Deixo os sintomas que senti:
:arrow: Luz do painel da luz de gases de escape acesa mas não detectei qualquer sintoma físico a não ser esta luz.

Com o passar do tempo:
:arrow: Luz novamente acesa;
:arrow: Apaguei com o Elm 327 e só uns dias depois acendeu de novo;
:arrow: Começou a beber mais combustível;
:arrow: De repente, começou a perder força nas subidas sendo obrigado a reduzir até 2ª em zonas que ia em 4ª. Sem o turbo disparar não se mexia - sintoma aleatório, tanto acontecia isto 10x em 50km como acontecia 3 ou no mesmo dia não sentia
:arrow: este ultimo sintoma começou a sentir-se bastantes mais vezes, aumentando gradualmente.

Após troca de sensor:
:arrow: único sintoma ao fim de 350 km: consumo de combustível, ganhou mais força do que quando o carro chegou às minhas maos em junho de 2015 (à 4500 km atrás).
 
Hey. Boa tarde.. Ainda sobre este tema... Estou com o mesmo problema. Luz de filtro de partículas acesa... Ora bem, lá encontrei o sensor dpf (parte fácil). Há um tubo que realmente vem do filtro de partículas... Mas o outro tubo liga a parte nenhuma. É suposto!? Sou completamente leiga no assunto
 
Hey. Boa tarde.. Ainda sobre este tema... Estou com o mesmo problema. Luz de filtro de partículas acesa... Ora bem, lá encontrei o sensor dpf (parte fácil). Há um tubo que realmente vem do filtro de partículas... Mas o outro tubo liga a parte nenhuma. É suposto!? Sou completamente leiga no assunto

Vanessa faz a tua apresentação conforme regras do fórum na zona indicada.
 
Back
Top