Pneus e pessoas
Não existem pneus melhores e pneus piores em abstrato. A qualidade do oneu depende da pessoa que o utilize. Por exemplo, os eagle F1 serão uma má escolha para um SDI, mas já serão uma boa escolha (provavelmente) para um Cupra.
Por isso, e para não induzir em erro os restantes membros, quando se refere a experiência que tivémos com pneus devemos salientar a máquina e a pessoa que os utiliza.
Quanto à minha experiência:
- Sempre a abrir e com fins-de-semana na Serra de Sintra (Cabo da Roca) e sempre a abrir. Problemas que daqui resultam: gasto de pneus exessivo nas laterais (e no depósito
)
- Ibiza 6K2, 110 cv:
Michelin Exalto 1: gostei do comportamento em seco (muito bom) e em chuva tem eficácia média... desgaste médio.
Michelin Exalto 2: melhor em chuva do que o exalto 1 e melhor em seco (mais ruidoso). Desgaste mais rápido.
- Ibiza FR comercial, 130 cv (205/45R16), e barra AA.
Bridgestone Toranza: muito mau: foge nas curvas com piso seco. No molhado era um pouco melhor, mas não muito. Perde para qualquer dos Exalto.
BF Goodrich G Force: disseram-me que eram idênticos aos Exalto 1 mas melhores em piso molhado. De facto são melhores em piso molhado (quase idênticos ao Exalto 2 mas não tão bons). Contudo, em piso seco, quando piso, o controlo de tracção vai ligado... e continua ligado
. Por isso também tem menos desgaste.
Tem 2 vantagens: mais barato que o Exalto e mais uniforme no desgaste (tenho as laterais gastas mas o piso tb o está, isto com 40.000 km - nada me irrita mais do que ter de deitar fora pneus com as laterais lixadas mas o piso ainda aproveitável).
Agora vou trocar de pneus. Em princípio volto para os Exalto 2... mas gostava de ouvir opinião de pessoal com FR (gasóleo por causa do binário) e Cupras que tenham o mesmo estilo de condução.