Pneus-tudo sobre borracha!

Deixo uma proposta À administração... para que não estejam sempre a abrir tópicos sobre pneus e qual o melhor etc...criei este tópico no âmbito de deixar as experiências que tive até hoje com algumas marcas e modelos de pneus. Assim, deixo minha opinião sobre o que realmente experimentei, e gostaria que todas as pessoas deixem também o seu testemunho, sobre o que lhe passou pelas jantes durante estes anos!
Podemos assim certamente contribuir para que quem procure informações sobre pneus, possa vir aqui e ficar elucidado!

Vou deixar minha opinião sobre o que utilizei, usando como critério os seguintes aspectos:

- Comportamento em seco
- Comportamento em chuva
- Comportamento em curva
- Comportamento em travagem (tanto seco como molhado)
- Comportamento a quente
- Comportamento a frio
- Rigidez estrutural do pneu
- Rigidez lateral do pneu
- Utilização
- Temperatura
- Gasto do pneu (laterais e piso)
- Pressão utilizada
- Medida utilizada

Vou então começar:

Goodyear eagle f1 gsd3

Em seco é um pneu mole demais na minha opinião, no entanto tem limites de aderência bastante aceitáveis.
Em chuva é realmente um bom pneu, escoa muito bem a água, é sem dúvida um bom pneu e uma referência à chuva!
Em curva, mostra-se um pneu muito previsível, sente-se o pneu " a escorregar " e consegue recuperar a falta de aderência, ou aliviando ou com uma ligeira contra-brecagem, pois as paredes moles assim o permitem. Em curva mostra-se um pneu não muito directo, primeiro dobra e só depois segue a trajectória dada pelo condutor.
Em travagem tanto em seco como em molhado é um pneu bom, dado a ser mole e ter paredes moles o pneu "abre" aumentando a superficie em contacto, no caso de chuva apesar de ter maior superficie em travagem, como escoa muito bem a água é também um pneu muito bom em travagens em piso molhado.
Pneu quente mostra-se na minha opinião mole demais para um pneu topo de gama, agarra-se mas chega a um ponto que come borracha de forma abusada, borracha demasiado mole e pouco compacta o que faz por vezes lançar sulcos de pneu.
Pneu frio mostra-se um pneu com aderência boa, tanto em curva como em travagem.
Rigidez, não é nenhuma referência, muito mole.
Laterais muito moles, ficam muito rapidamente lambidas.
Em chuva a sua uilização é uma mais valia.
Temperatura, funciona sempre muito quente, e talvez seja daí o seu problema de ser bastante mole.
Gasto se andarem sempre a patinar u a brincar na crvas desaparece num instante, no entanto, se tiverem uma condução calma, duram alguns kms.
Nas curvas se andarem sempre apertar as laterais simplesmente desaparecem!!
Pressão utilizo 33 frente 31 atrás
Medida que testei 195-50-15 indive V
 
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Bridgestone Potenza s03 pole position

Em seco é um pneu muito directo, reage à minima reacção do condutor ao volante, limites de aderência muito bons.
Em chuva peca por o seu piso não ser muito eficaz a escoar a água, é um bom pneu de chuva, mas não uma referência.
Em curva, muito directo, para onde se apontar o carro em curva ele vai , é estupidamente perfeito em curva, único senão é que agarra, agarra, mas quando solta não avisa...foi e depois para agarrar é bem mais complicado que por exemplo um f1, no entanto em curva e conheçendo o limite do pneu, é para mim simplesmente o melhor pneu em curva que até hoje conduzi!
Em travagem tanto em seco como em molhado é um bom pneu, travagens em curva é muito bom!
Pneu quente demora um pouco a aquecer mas quando aqueçe é altamente viciante, agarra e agarra e agarra no entanto aquece por vezes em demasia e começa a escorregar, cedendo as laterais e perdendo um pouco a rigidez forte que tem.
Pneu frio, é fraco tanto em travagem como em curva! Andamento calmo recomenda-se.
Rigidez pneu muito compacto, muito rijo, muito bom, para quem gosta de sentir que tem realmente uma direcção extremamente directa ao toque, como ao pisar do alcatrão, pois é um pneu com uma rigidez alta!
Rigidez das laterais, é muito boa, em curva mostra-se muito bom, as laterais nunca deixam o carro adornar muito o que permite uma estabilidade enorme em curva!
Utilização em curva, seja a puxar por eles, seja em travagens em curva, tal como sua sensibilidade ao toque do volante é uma mais valia, são de facto muito bons.
Temperatura funcionam a uma temperatura não tão quente quanto os f1, para aquecer demoram um pouco mais devido sua rigidez e boracha mais compacta, no entanto em quente são muito bons, já a frio são fracos!
Gasto do pneu, em utilização calma, duram muito, bem mais k os f1 e não tem nada ver com qualidade da borracha, pois os f1 e os s03 são borracha mole, é sobretudo na rigidez e na temperatura de funcionamento mais baixa que os permite aguentar bem mais quilómetros! As laterais como já disse, são bem rijas, e não se gastam tanto quanto as dos f1!
Sempre utilizei 32-30
Medida que testei 195-50-15 indice zr
 
Yokohama s306

Em seco é um pneu que agarra muito mesmo, limites de aderência muito bons!
Em chuva é um pneu bem inferior, no entanto a sua performance não compromete, mantendo-se estável em piso molhado
Em curva é um pneu que demora a dobrar, tem laterais bem rijas, tem de certa forma um comportamento semelhante aos s03, agarra, agarra e depois lá vai ele, no entanto não é de uma forma tão "bruta" quanto os s03.
Em travagem é um bom pneu, em chuva e apesar de ser um pneu de gama média escoa muito bem a água e aguenta-se muito bem!
A quente é um bom pneu, primeiro que começe realmente a " fritar borracha" demora bem mais que muitos pneus seus concorrentes, consegue dispersar calor muito muito bem.
A frio é um pneu com um corpotamento semelhante aquando está quente, o que não deixa de ser curioso!
Rigidez é um pneu rijo por natureza, pisar firme.
Laterais rijas, demora a dobrar, no entanto quando dobra, não compromete a aderência.
Utilização todo a ano
Temperatura, tanto a quente como a frio são semelhantes, não existe uma grande diferença de performance. Funcionam a temperatura média.
Gasto do pneu, em condução calma duram bem, se apertarmos com eles, tanto quanto agarram também desaparecem.
Pressão 32-30
Medida 175 70 13 indice T acho
QUando tinha jante 13 , agora estão em outro 1.9d que por vezes conduzo, não são toos de gama, mas por exemplo são uma mais valia e são sem dúvida na sua medida os melhores pneus do mercado, se alguém tiver jante 13 opte por colocá-los e não se irá arrepender!
 
obrigado pela info sobre goodyear e bridgestone.

No 1.9d tenho os s306 a frente e realmente sao como dizes, vou ver se ponho 2 atras tambem.
 
excelente post Tiago :clap:
já me assustaste com os eagle f1 pk vou por uns no sábado :lol:



Nao te assustes pois eu tb tenho 4 eagle f1 no meu carro e o carro agarra se mt bem e para mim prefiro k os pneus durem menos mas k sejam eficazes do k comprar pneus k façam o dobro dos kms e n me transmitao segurança..Eagle f1 grande escolha:finga: :finga:
 
Bridgestone Potenza RE720


- Comportamento em seco

É um pneu mole, com muito bons limites de aderência, bem construido

- Comportamento em chuva

Precisão muito boa em piso molhado, mas com falhas em comandos bruscos onde desliza bastante, optimo escoamento da água!

- Comportamento em curva

Pneu com precisão elevada,com padrões de aderência muito efectivos,previsivel ao escorregar, mas quando solta é um pouco brusco.

-Comportamento em travagem (tanto seco como molhado)

optimo em travagens...o compósito da borracha é o suficiente mole para suportar a temperatura do pneu em contacto, não aumentando a temperatura e deslizar...em molhado, acima referido em comando bruscos demora a "adaptar" a borracha...mas sem comprometer o escoamento!

- Comportamento a quente

Eficaz, a borracha tem um aquecimento rápido mas é estavel na temperatura, não tem muito aquecimento...muito por culpa do rasto espaçado e em V...é mole por natureza...

- Comportamento a frio

Como a borracha deste pneu é mole por natureza, as prestação são boas, embora deslize mais enquanto não aquece...mas é um intervalo muito curto!

- Rigidez estrutural do pneu

pneu muito bem desenhado! mostra-se resistente aos buracos e piso sinuoso!o piso não cria Balão, por isso está sempre totalmente assente no asfalto!Com um rasto espaçado e bem desenhado...

- Rigidez lateral do pneu

A lateral deste pneu é incrivel...com uma rigidez estupidamente eficaz...muito por culpa da protecção do rebordo da jante...não forma balão,encontra-se sempre direita, mesmo em curva, logo não dobra nem compromete a aderencia em curva!

- Utilização

É um pneu com vertente desportiva...boas performances, aumenta um pouco o consumo devido ao atrito,não são ruidosos (mesmo que sejam moles)!Em chuva são muito bons mas não comparados como em seco!

- Temperatura

O rolamento do pneu não provoca uma temperatura elevada...dissipa bem o calor, mas mantem-se mole em qualquer situação, em limite de aderência ou em travagem!

- Gasto do pneu (laterais e piso)

Cerca de 30 000 Km, em condução normal, gasto uniforme...quer no verão como no inverno, as laterais são pouco afectadas devido à rigidez e ao reforço na protecção da jante (Parede direita e não forma balão)


- Pressão utilizada

utilizava 33 frente 31 trás

- Medida utilizada

185-55-14 indice V
 
Nao te assustes pois eu tb tenho 4 eagle f1 no meu carro e o carro agarra se mt bem e para mim prefiro k os pneus durem menos mas k sejam eficazes do k comprar pneus k façam o dobro dos kms e n me transmitao segurança..Eagle f1 grande escolha:finga: :finga:

sim o que me assusta é a durabilidade :(
Logo eu que gosto de esgalhar em curva :lol:
 
Eu por mim continuo contente com os dunlop sp sport 2000E ke vieram de origem com carro,voltei a por uns iguais e estou contente com eles, isso da duração dos pneus depende de muitos factores e não só da borracha.:D
 
Bridgestone Potenza RE720


- Comportamento em seco

É um pneu mole, com muito bons limites de aderência, bem construido

- Comportamento em chuva

Precisão muito boa em piso molhado, mas com falhas em comandos bruscos onde desliza bastante, optimo escoamento da água!

- Comportamento em curva

Pneu com precisão elevada,com padrões de aderência muito efectivos,previsivel ao escorregar, mas quando solta é um pouco brusco.

-Comportamento em travagem (tanto seco como molhado)

optimo em travagens...o compósito da borracha é o suficiente mole para suportar a temperatura do pneu em contacto, não aumentando a temperatura e deslizar...em molhado, acima referido em comando bruscos demora a "adaptar" a borracha...mas sem comprometer o escoamento!

- Comportamento a quente

Eficaz, a borracha tem um aquecimento rápido mas é estavel na temperatura, não tem muito aquecimento...muito por culpa do rasto espaçado e em V...é mole por natureza...

- Comportamento a frio

Como a borracha deste pneu é mole por natureza, as prestação são boas, embora deslize mais enquanto não aquece...mas é um intervalo muito curto!

- Rigidez estrutural do pneu

pneu muito bem desenhado! mostra-se resistente aos buracos e piso sinuoso!o piso não cria Balão, por isso está sempre totalmente assente no asfalto!Com um rasto espaçado e bem desenhado...

- Rigidez lateral do pneu

A lateral deste pneu é incrivel...com uma rigidez estupidamente eficaz...muito por culpa da protecção do rebordo da jante...não forma balão,encontra-se sempre direita, mesmo em curva, logo não dobra nem compromete a aderencia em curva!

- Utilização

É um pneu com vertente desportiva...boas performances, aumenta um pouco o consumo devido ao atrito,não são ruidosos (mesmo que sejam moles)!Em chuva são muito bons mas não comparados como em seco!

- Temperatura

O rolamento do pneu não provoca uma temperatura elevada...dissipa bem o calor, mas mantem-se mole em qualquer situação, em limite de aderência ou em travagem!

- Gasto do pneu (laterais e piso)

Cerca de 30 000 Km, em condução normal, gasto uniforme...quer no verão como no inverno, as laterais são pouco afectadas devido à rigidez e ao reforço na protecção da jante (Parede direita e não forma balão)


- Pressão utilizada

utilizava 33 frente 31 trás

- Medida utilizada

185-55-14 indice V

bom post, abraço
 
Tiago, bom tópico.

Concordo quase a 100% com a tua descrição dos S03 PP e F1 GSD3, mas para mim os GSD3 são a perfeição em piso molhado, enquanto que em piso seco apesar de terem as laterais mais fracas, não comprometem, deixando assim pouca margem para gozo. Não consegui atá agora soltar a traseira com os GSD3.

S03 PP? Quase perfeitos... Performance em molhado não me agradou muito, se bem que em travagem molhada até surpreendem.
Em Seco, curvam maravilhas. Não concordo quando dizes que ao atingir o limite em curva, custa muito recuperar...

Quanto a desgaste, curiosamente os S03 PP foram-se mais depressa que os F1 GSD3 e mesmo assim já depois de bem "lambidinhos" os S03 deram-me muito gozo enquanto que os GSD3 ainda mostravam a eficácia tanto em seco como em molhado. Surpreendente!!!

RE720, para mim, gama média. Duraram muito, mas apanhei alguns sustos.
Depois de bem quentes agarram bem, mas quentes em demasia até assustam.
Em molhado, cuidadinho com eles...

Recentemente precisei de meter mais 4 à pressa por causa da inspecção e voltei aos GSD3, mas acho que depois de derreter estes 4, acho que vou perder a cabeça e se conseguir, experimento uns S02 PP. Isso sim, borracha a sério.
 
_Max_ se arranjares s02 na tua medida (dado que já não se fabricam em medidas pequenas) sem dúvida, nem hesites, é comprar e montar! São mesmo brutais!
 
ja agora se souberem me dizer prestacoes dos nankang 205/40/17 ouvi dizer que alguns uzers teem metido desta marca e que sao bastante razoaveis o que acham.
 
ja agora se souberem me dizer prestacoes dos nankang 205/40/17 ouvi dizer que alguns uzers teem metido desta marca e que sao bastante razoaveis o que acham.

Então pessoal fala tudo bem dos Nankang mas ninguém quer deixar o testemunho?
Va la, tb tava a pensar meter uns desses mas já agora queria a confirmação de que são mesmo bons.
 
Re720 a imagem diz tudo ,preço qualidade :respect: os pneus são os k vinham nas jantes k comprei ao ROYAL lololo:D claro k não estavam assim
A condução k foi usada é do tipo "não dá mais acho k me vou cravar no separador:D "




Gostaria de dizer apenas k o relato do pneu de cada openião de user´s se baseia no limite de condução com o stage de ligação ao solo presente......tirando alguns promenores......
Gostaria de experimentar o gsd3 mas acho k não vale a pena dado ao relato do tiago e não so pelo k tenho visto em varios tipos de condução o pneus são bons PARA OS RICOS:D
 
goodyear eagle f1 gs-d3

- ja usei muito pneu, porke tenho o seat tdi sport vai fazer 3 anos tive-o reprogramado, e keimava muito mesmo, usei muitas marcas porque na altura estudava em viseu, e a gita era curta para tudo, mas ainda assim usei 2 pares dos gs-d3 e gostei muito, agora estou em casa "sao miguel Açores" e tenho a minha conta melhor mas pedem-me 200€ :eek: :cryy: :finga: por pneu e em viseu dava apenas 130€ :brilho: :respect: por pneu, mesmo assim ando a por kumho ecsta sport por 160€ cada, medidas 205/45/16
 
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