Pneus-tudo sobre borracha!

Secalhar depende das casas onde compram os pneus, ja tive de mandar vir online pq a casa de pneus não arranjava stock do que queria e ficou bem mais caro

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boa tarde pessoal, gostava de saber a vossa opinião quanto a relação pneu conforto do carro.

tendo eu pneus 205/40/17 se passasse a usar 205/45/16 haveria alguma diferença relevante ou n?

outra questão

eu tenho os potenza re050a em 205/40/17 que ja por si é um pneu com alguma rigidez nas laterais e leio que a nível de conforto os Eagle F1 Asymmetric 2 são dos mais confortaveis. também será notório?

obrigado a todos boas festas
 
boas pessoal, alguém tem feedback dos uniroyal rainsport 3? preciso de trocar de pneus e falaram-me bem desses pneus, ia meter mabor mas acho que não há em 195/45/16
 
é que eu preciso de por 2 pneus novos, mas não sei o que comprar tava mais inclinado para os mabor sportjet, mas não há na medida que quero, um colega meu falou nesses que eram porreiros, mas não sei
 
Bem, já que estou para mudar os meus aqui deixo o feedback (peço desculpa se sair testamento):
PIRELLI P7- medida 215/40/R17/87V (2009 Ibiza SC)
Em geral, excelentes, desempenho excelente em qualquer condução climatérica incluindo várias vezes chamados ao serviço sobre neve, mesmo alta velocidade (faço cerca de 300 kms de AE semanais) e carregados (dou boleias ao pessoal para minha faculdade pelo que é bem carregado de tralha) e duraram acho que bastante: o primeiro par a ser trocado (o frontal de origem) fez exatamente 50200kms (fez-los quando estava a metê-lo na oficina :p), o segundo que vai ser trocado para a semana (traseiro de original e que foi mudado para a dianteira) já vai nos 61mil e o terceiro par também tem sido excelente (este último adquirido ja depois da produção acabar mas o vendedor ainda tinha em stock).
Em detalhe:
- Comportamento em seco
Muito bom, sobretudo em curva, agarram bem, já abusei ao ponto apanhar uns sustos e a traseira sempre no sitio
- Comportamento em chuva
Também muito bom, um pouco mais molengoes a acelerar mas a curvar nem ha diferença para seco e travagem excelente, única diferença é a habitual a que piso molhado obriga
- Comportamento em curva
Agarram mt bem, de surpreender sobretudo a estabilidade traseira mesmo carro carregado e sem notar diferença de seco para molhado
- Comportamento em travagem (tanto seco como molhado)
Execelente, ja fui chamado a algumas bem bruscas e portaram-se bem, em molhado um pouco mais "lentos" mas creio que é a diferença normal (pelos menos todos outros pneus em piso molhado a tinham e diria que estes ate sao os que melhor se portam)
- Comportamento a quente
O defeito, chegam a colar demais, entao para arrancar nota-se o carro mais pastelão mas depois continua mto bom
- Comportamento a frio
Excelente, talvez até melhor do que a quente, arranca-se e parece que está no ponto
- Rigidez estrutural do pneu
Outro defeito mas pode ser também culpa da suspensão, muito bom em piso regular, mas numa lomba ou piso de terra ou irregular, fica saltitão (e quando maior a pressão usada pior)
- Rigidez lateral do pneu
Creio que boa, embora lado de fora tenha mais desgaste face ao interior e creio que "sensível" pois a unica vez bati com roda numa pedra, foi leve mas ficou logo rasgado na lateral, acabou ser so proteçao da jante mas acho face ao caso nem havia motivo ter rasgado pelo que fiquei pé atras quanto à qualidade do material usado nesse ponto
- Utilização
Diária
- Temperatura
Entre -2 e 20ºC (serra da estrela, what else?), normalmente ficando o carro na rua e não notei envelhecimento agravado devido a factores climatéricos
- Gasto do pneu (laterais e piso)
Piso ficou lisinho, sempre uniforme (penso que o facto ser piucuinhas com distribuição peso e verificação da pressao ajudou) mas a lateral exterior desgasta-se mais que a interior
- Pressão utilizada
90% do tempo, 2.5 bar. SIm, a máxima mas como ando sempre caso cheio tem de ser
- Medida utilizada
215/40/17 (a montar um ibiza sc 6j de 2009)
Já agora deixo feedback por alto de outras marcas: Bridgestone (R16-vw golf) muito bom desempenho(entendo porque na formula 1 se tem saudades deles), também fizeram boa kilometragem mas não tanta como os pirelli (e em condições de uso semelhantes, Michelin (r16-vw)golf e audi a4)- menor desempenho que os bridgestone embora empate a nivel de kilometragem, Dunlop (r16-audi a4)- bom desempenho mas mt menor que bridgstone e tambem furos abaixo dos michelin, achei que nao comprometiam quando se puxava pela maquina mas ficava a desejar, nunca usei bridgestone aqui mas sempre senti o golf com melhor conduçao e face as diferenças de maquina, tal so se justificava pelos pneus serem diferentes (tambem comparativamente a michelin no mesmo audi, ficava abaixo), peloq que podendo ter uma das outras três marcas, nao recomendo esta; Continental (r17-bmw 320d)- muito bom desempenho, o carro rola bem no arranque, a curvar sentem-se bem eles a agarrarem-se ao chão e entao a travar é uma maravilha! Mas face aos defeitos: nivel de conforto, zero, durissimos (qualquer seja a configuraçao da suspensao) e desgaste absurdo (chegam aos 20mil os de tras, os da frente ainda dao até aos 25mil mas ja é serem bem puxados!embora façam muita AE, o carro anda devagar, sem carga e em bons pisos,acho alta velocidade nao é factor que esteja a justificar tamanho desgaste rápido), a somar aos preços, acho má escolha face à mais equilibrada relação qualidade-preço e comparativo de desempenho da concorrência (apenas compramos o 3º par porque o meu pai gosta manter tudo como veio de fábrica e deu-se nova oportunidade mas já se está arrepender).

Face ao facto de não haver P7 mais em fabrico, aguardo que o fornecer confirme se ainda tem em stock, senão terei ir para outra marca e estou a pensar nos michelin (depois de pesquisar e ver todas as opiniões aqui), ou a querer pirelli, teriam ter indice velocidade diferente, ora prefiro manter as caraterísticas todas iguais.
Alguém sabe se a nível legal o índice de velocidade pode ser diferente entre eixos? Há diferenças de condução ao usar índices diferentes entre os eixos? Justifica-se meter pneus índice superior?
 
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No meu Ibiza tenho uns 185/60/R15, é aconselhado 2,1 a 2,3 bar de pressão, acho isso muito baixo não?

Amigo, se é o aconselhado no carro, é porque é o ideal.. agora pode variar consoante o que cada pessoa gosta.. mais 0.1 menos 0.1, para mais conforto, mais duro, menos adorno, etc.. mas o ideal é sempre o que eles sugerem, pois fazem testes a sério para aconselhar..
 
Não, usa mesmo isso, as pressões são calculadas e testadas para as várias medidas de pneu, de modo a serem as ideais para máxima aderência e desempenho do carro conforme as variações de carga, podendo a pressão para cada eixo ser diferente conforme distribuição de peso e aerodinâmica do carro! Posso-te dizer que no Golf IV tenho medida 205/55R16 e a pressão indicada é 2,0 bar (para 5 passageiros e bagageira preenchida é que rodas é que diz meter 2,8 atras e 2,3 frente) e como vês é carro maior e pneu maior. No meu 6j a medida é 215/40R17 e indica 2,2 e 2,5 para ambos os eixos e a 2,5 se o carro não estiver carregado já se nota menos aderência e mais "saltitão" em lombas. Mesmo o 320d também é R17, é carro mt maior e mais pesado e os valores só variam 0.2 (e para medidas quer maiores/menores até mantém os valores!)
Para teres noção, o bar é aproximadamente como kg/cm3, portanto vê a "força" que é :cool: essa pressão chega bem para o carro estar bem "apoiado" e rolar bem, se meteres menos é que o pneu já não sustém bem o carro pois caí o peso deste sobre ele, a mais o carro fica "elevado", havendo menos contacto entre pneu e chão, menos aderência e "distorce" a aerodinâmica. Em ambas situações de menos/mais pressão que ideal, o pneu também deforma, o que resulta em desgaste mais irregular ou pode rasgar/rebentar e claro não tem máximo contacto com o solo (ou até contato a mais), fazendo contato desigual entre lateral e centro das rodas. O que se quer é distribuir o peso sobre toda a largura do pneu de forma igual com este em contato uniforme com o solo.
Isto está aqui uma linguagem má mas acho dá entender :p
 
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Até poderá ser a mesma pressão, no manual não tem indicações? Senão algumas bombas dispõem de tabelas com as várias pressões por modelo, é questão de veres se podes consultar antes de encher. Ou pedes a informação à Seat, de certeza saberão dizer.
 
Até poderá ser a mesma pressão, no manual não tem indicações? Senão algumas bombas dispõem de tabelas com as várias pressões por modelo, é questão de veres se podes consultar antes de encher. Ou pedes a informação à Seat, de certeza saberão dizer.

Ok obrigado vou ver então


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