[:arrow: veículo em análise: Ibiza 6L 1.4TDi FAP 80cv - Stock]
O meu manco de há uns tempos pra cá anda a soluçar perto das 3200 rpm, é como que se momentaneamente (1s) ficasse sem força nenhuma mas de imediato "agarra" de novo e lá vai ele, só reparei para já que isto aconteçe em 4ª ou em 5ª, eventualmente pode acontecer com outras mas não me apercebi de tal.
já pesquisei n o fórum, mas não encontrei nada propriamente parecido com isto.
o carro tem 73000Km, revisões todas na SEAT (apesar de isto não querer dizer nada, claro)
é o 6L de 2008.
Que poderá ser isto?
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Actualização 1:
o problema a abaixo descrito não corresponde à realidade, estive mais atento e o que se passa é o seguinte perto das 3000 RPM às vezes mais às vezes menos, qdo tiro o pé do acelerador suavemente o soluço é grande como que se o tirasse por completo rapidamente e por vezes soluça mesmo sem levantar o pé.
Estive com o MiguelTavares que fez a analise por vagcom e o carro não apresenta erro nenhum, que poderá ser isto.
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Actualização 2:
Este sábado o MiguelTavares foi comigo dar uma volta e vimos pelo vag com que em autoestrada e a descer o problema também acontecia. Nas 3000 RPM +/- o valor de ar pedido como o que chegava tinha uma quebra substancial.
Como tal hoje limpei a maf por 5,00 Eur num mecânico em Fanzêres e vou ver qual o comportamento e depois actualizo a informação.
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Actualização 3:
Hoje o carro começou a soluçar em 3 abaixo das 2000 RPM, em 4 perto das 2400 RPM e em 5 nas 3100 RPM.
Limpei a MAF ontem, já tou a desesperar porque não dou com o problema, digam-me que mais testes posso fazer, obrigado.
A seguir apresento um gráfico com valores da MAF, do Turbo e da Injecção.

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Actualização 4:
Agora tenho este cenário, neste fim-de-semana, emprestaram-me uma MAF (medidor de massa de ar) que montei no meu carro, mas pelos visto não funcionou, porque mal entrei na autoestrada o carro não tinha turbo e nem dos 100km/h conseguia passar era um carro atmosférico puro, na volta (outros 100km) desliguei a MAF e o carro nao puxava na mesma, fiz um total de 200km, 100km com a tal MAF marada e outros 100km com a MAF desligada, no final voltei a colocar a minha MAF e o carro ja ficou com o normal andamento (mas com os respectivos soluços); Mas agora aqui é que notei algo, o carro sem o medidor de massa de ar, apesar de andar menos, obviamente, nao deu um unico soluço, nos 200km que fiz.
será que, por esta observação, posso concluir que o problema à partida não será dos injectores?
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Actualização 5:
vim hoje ao almoco da seat porque me acendeu a luz do motor, e vim de la com um relatório de 7 erros:
1: erro 00258 - P0102 - medidor de massa de ar G70 - sinal muito em baixo - esporádico
2: erro 00275 - P0113 - transmissor de temp. do ar de admissão G42 - sinal muito alto - esporádico
3: erro 00560 - P0238 - transmissor da pressão de sobrealimentação - sinal muito alto - esporádico
4: erro 00589 - P0243 - válvula solenóide limitadora da pressão N75 - interrupção/curto com terra - esporádico
5: erro 00257 - P0101 - medidor de massa de ar G70 - sinal improvável - esporádico
6: erro 01137 - P0471 - sensor de pressão 1 dos gases de escape - sinal improvável - estático
7: erro 01137 - P0471 - sensor de pressão 1 dos gases de escape - sinal improvável - estático
de notar, que eu desliguei a maf 2 vezes e liguei o carro dessa forma, e desliguei o sensor que encaixa no tubo que vem do IC e liguei o carro, alguns desses erros foi por ter desligado a electricidade desses sensores, penso eu...
hoje à noite após me terem apagado os erros e ficar com o historico num papel, apareceu novo a luz, amanha de manha ja vou a seat a ver quais os erros reincidentes.
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Actualização 6:
Boas, ontem à noite acendeu novamente a luz, fui à oficina hoje de manhã e fizeram o scan e eram indicados os seguintes erros:
1: erro 01137 - P0471 - sensor de pressão 1 dos gases de escape - sinal improvável - estático
2: erro 01137 - P0471 - sensor de pressão 1 dos gases de escape - sinal improvável - estático
Por isso, amanhã vai levar com o sensor novo.
Li também algures no forum www.audipt.com que por vezes as falhas de potência e o soluçar podem ser derivadas de problemas ao nivel dos gases de escape.
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Actualização 7:
vim agora mesmo da SEAT normotores e mudaram-me o tal sensor 85 Eur +/- preço final, penso que fui um pouco levado, mas queria ver o problema resolvido, agora é esperar e ver se os soluços eram desta cena...
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Actualização 8:
Após ter feito 150 Km, tenho a dizer que apesar do sensor de pressão de escape ter sido trocado por um novo o problema da perda momentânea de potência (soluço) ainda se continua a verificar.
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Agradeço ajuda, por favor.
Irei actualizar este post sempre que houver novidades.
Obrigado.
O meu manco de há uns tempos pra cá anda a soluçar perto das 3200 rpm, é como que se momentaneamente (1s) ficasse sem força nenhuma mas de imediato "agarra" de novo e lá vai ele, só reparei para já que isto aconteçe em 4ª ou em 5ª, eventualmente pode acontecer com outras mas não me apercebi de tal.
já pesquisei n o fórum, mas não encontrei nada propriamente parecido com isto.
o carro tem 73000Km, revisões todas na SEAT (apesar de isto não querer dizer nada, claro)
é o 6L de 2008.
Que poderá ser isto?
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Actualização 1:
o problema a abaixo descrito não corresponde à realidade, estive mais atento e o que se passa é o seguinte perto das 3000 RPM às vezes mais às vezes menos, qdo tiro o pé do acelerador suavemente o soluço é grande como que se o tirasse por completo rapidamente e por vezes soluça mesmo sem levantar o pé.
Estive com o MiguelTavares que fez a analise por vagcom e o carro não apresenta erro nenhum, que poderá ser isto.
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Actualização 2:
Este sábado o MiguelTavares foi comigo dar uma volta e vimos pelo vag com que em autoestrada e a descer o problema também acontecia. Nas 3000 RPM +/- o valor de ar pedido como o que chegava tinha uma quebra substancial.
Como tal hoje limpei a maf por 5,00 Eur num mecânico em Fanzêres e vou ver qual o comportamento e depois actualizo a informação.
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Actualização 3:
Hoje o carro começou a soluçar em 3 abaixo das 2000 RPM, em 4 perto das 2400 RPM e em 5 nas 3100 RPM.
Limpei a MAF ontem, já tou a desesperar porque não dou com o problema, digam-me que mais testes posso fazer, obrigado.
A seguir apresento um gráfico com valores da MAF, do Turbo e da Injecção.

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Actualização 4:
Agora tenho este cenário, neste fim-de-semana, emprestaram-me uma MAF (medidor de massa de ar) que montei no meu carro, mas pelos visto não funcionou, porque mal entrei na autoestrada o carro não tinha turbo e nem dos 100km/h conseguia passar era um carro atmosférico puro, na volta (outros 100km) desliguei a MAF e o carro nao puxava na mesma, fiz um total de 200km, 100km com a tal MAF marada e outros 100km com a MAF desligada, no final voltei a colocar a minha MAF e o carro ja ficou com o normal andamento (mas com os respectivos soluços); Mas agora aqui é que notei algo, o carro sem o medidor de massa de ar, apesar de andar menos, obviamente, nao deu um unico soluço, nos 200km que fiz.
será que, por esta observação, posso concluir que o problema à partida não será dos injectores?
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Actualização 5:
vim hoje ao almoco da seat porque me acendeu a luz do motor, e vim de la com um relatório de 7 erros:
1: erro 00258 - P0102 - medidor de massa de ar G70 - sinal muito em baixo - esporádico
2: erro 00275 - P0113 - transmissor de temp. do ar de admissão G42 - sinal muito alto - esporádico
3: erro 00560 - P0238 - transmissor da pressão de sobrealimentação - sinal muito alto - esporádico
4: erro 00589 - P0243 - válvula solenóide limitadora da pressão N75 - interrupção/curto com terra - esporádico
5: erro 00257 - P0101 - medidor de massa de ar G70 - sinal improvável - esporádico
6: erro 01137 - P0471 - sensor de pressão 1 dos gases de escape - sinal improvável - estático
7: erro 01137 - P0471 - sensor de pressão 1 dos gases de escape - sinal improvável - estático
de notar, que eu desliguei a maf 2 vezes e liguei o carro dessa forma, e desliguei o sensor que encaixa no tubo que vem do IC e liguei o carro, alguns desses erros foi por ter desligado a electricidade desses sensores, penso eu...
hoje à noite após me terem apagado os erros e ficar com o historico num papel, apareceu novo a luz, amanha de manha ja vou a seat a ver quais os erros reincidentes.
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Actualização 6:
Boas, ontem à noite acendeu novamente a luz, fui à oficina hoje de manhã e fizeram o scan e eram indicados os seguintes erros:
1: erro 01137 - P0471 - sensor de pressão 1 dos gases de escape - sinal improvável - estático
2: erro 01137 - P0471 - sensor de pressão 1 dos gases de escape - sinal improvável - estático
Por isso, amanhã vai levar com o sensor novo.
Li também algures no forum www.audipt.com que por vezes as falhas de potência e o soluçar podem ser derivadas de problemas ao nivel dos gases de escape.
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Actualização 7:
vim agora mesmo da SEAT normotores e mudaram-me o tal sensor 85 Eur +/- preço final, penso que fui um pouco levado, mas queria ver o problema resolvido, agora é esperar e ver se os soluços eram desta cena...
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Actualização 8:
Após ter feito 150 Km, tenho a dizer que apesar do sensor de pressão de escape ter sido trocado por um novo o problema da perda momentânea de potência (soluço) ainda se continua a verificar.
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Agradeço ajuda, por favor.
Irei actualizar este post sempre que houver novidades.
Obrigado.
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