Perdas momentâneas de potência

[:arrow: veículo em análise: Ibiza 6L 1.4TDi FAP 80cv - Stock]

O meu manco de há uns tempos pra cá anda a soluçar perto das 3200 rpm, é como que se momentaneamente (1s) ficasse sem força nenhuma mas de imediato "agarra" de novo e lá vai ele, só reparei para já que isto aconteçe em 4ª ou em 5ª, eventualmente pode acontecer com outras mas não me apercebi de tal.

já pesquisei n o fórum, mas não encontrei nada propriamente parecido com isto.

o carro tem 73000Km, revisões todas na SEAT (apesar de isto não querer dizer nada, claro)
é o 6L de 2008.

Que poderá ser isto?

----------

Actualização 1:

o problema a abaixo descrito não corresponde à realidade, estive mais atento e o que se passa é o seguinte perto das 3000 RPM às vezes mais às vezes menos, qdo tiro o pé do acelerador suavemente o soluço é grande como que se o tirasse por completo rapidamente e por vezes soluça mesmo sem levantar o pé.

Estive com o MiguelTavares que fez a analise por vagcom e o carro não apresenta erro nenhum, que poderá ser isto.

----------

Actualização 2:

Este sábado o MiguelTavares foi comigo dar uma volta e vimos pelo vag com que em autoestrada e a descer o problema também acontecia. Nas 3000 RPM +/- o valor de ar pedido como o que chegava tinha uma quebra substancial.
Como tal hoje limpei a maf por 5,00 Eur num mecânico em Fanzêres e vou ver qual o comportamento e depois actualizo a informação.

----------

Actualização 3:

Hoje o carro começou a soluçar em 3 abaixo das 2000 RPM, em 4 perto das 2400 RPM e em 5 nas 3100 RPM.
Limpei a MAF ontem, já tou a desesperar porque não dou com o problema, digam-me que mais testes posso fazer, obrigado.

A seguir apresento um gráfico com valores da MAF, do Turbo e da Injecção.



----------

Actualização 4:

Agora tenho este cenário, neste fim-de-semana, emprestaram-me uma MAF (medidor de massa de ar) que montei no meu carro, mas pelos visto não funcionou, porque mal entrei na autoestrada o carro não tinha turbo e nem dos 100km/h conseguia passar era um carro atmosférico puro, na volta (outros 100km) desliguei a MAF e o carro nao puxava na mesma, fiz um total de 200km, 100km com a tal MAF marada e outros 100km com a MAF desligada, no final voltei a colocar a minha MAF e o carro ja ficou com o normal andamento (mas com os respectivos soluços); Mas agora aqui é que notei algo, o carro sem o medidor de massa de ar, apesar de andar menos, obviamente, nao deu um unico soluço, nos 200km que fiz.

será que, por esta observação, posso concluir que o problema à partida não será dos injectores?

----------

Actualização 5:

vim hoje ao almoco da seat porque me acendeu a luz do motor, e vim de la com um relatório de 7 erros:
1: erro 00258 - P0102 - medidor de massa de ar G70 - sinal muito em baixo - esporádico
2: erro 00275 - P0113 - transmissor de temp. do ar de admissão G42 - sinal muito alto - esporádico
3: erro 00560 - P0238 - transmissor da pressão de sobrealimentação - sinal muito alto - esporádico
4: erro 00589 - P0243 - válvula solenóide limitadora da pressão N75 - interrupção/curto com terra - esporádico
5: erro 00257 - P0101 - medidor de massa de ar G70 - sinal improvável - esporádico
6: erro 01137 - P0471 - sensor de pressão 1 dos gases de escape - sinal improvável - estático
7: erro 01137 - P0471 - sensor de pressão 1 dos gases de escape - sinal improvável - estático

de notar, que eu desliguei a maf 2 vezes e liguei o carro dessa forma, e desliguei o sensor que encaixa no tubo que vem do IC e liguei o carro, alguns desses erros foi por ter desligado a electricidade desses sensores, penso eu...

hoje à noite após me terem apagado os erros e ficar com o historico num papel, apareceu novo a luz, amanha de manha ja vou a seat a ver quais os erros reincidentes.

----------

Actualização 6:

Boas, ontem à noite acendeu novamente a luz, fui à oficina hoje de manhã e fizeram o scan e eram indicados os seguintes erros:
1: erro 01137 - P0471 - sensor de pressão 1 dos gases de escape - sinal improvável - estático
2: erro 01137 - P0471 - sensor de pressão 1 dos gases de escape - sinal improvável - estático

Por isso, amanhã vai levar com o sensor novo.

Li também algures no forum www.audipt.com que por vezes as falhas de potência e o soluçar podem ser derivadas de problemas ao nivel dos gases de escape.

----------

Actualização 7:

vim agora mesmo da SEAT normotores e mudaram-me o tal sensor 85 Eur +/- preço final, penso que fui um pouco levado, mas queria ver o problema resolvido, agora é esperar e ver se os soluços eram desta cena...

----------

Actualização 8:

Após ter feito 150 Km, tenho a dizer que apesar do sensor de pressão de escape ter sido trocado por um novo o problema da perda momentânea de potência (soluço) ainda se continua a verificar.

=====

Agradeço ajuda, por favor.
Irei actualizar este post sempre que houver novidades.

Obrigado.
 
Last edited:
Posso dizer-te que o meu 6J 1.4 TDI de 80cv faz a mesma coisa mas às 2000 RPM.

Dá a sensação que falha o combustível momentaneamente mas depois volta. Tudo numa fracção de segundo.

Já o levei à oficina, visto que esta dentro da garantia e eles disseram que ligaram à máquina e está tudo bem.
Hoje em dia justificam tudo com o ligar à máquina, mas enfim....

Acontece sobretudo se vou descontraidamente nas 2000 RPM de forma constante ou se acelero a partir daí.

Alguém sabe o que poderá ser?

Abraço.
 
Posso dizer-te que o meu 6J 1.4 TDI de 80cv faz a mesma coisa mas às 2000 RPM.

Dá a sensação que falha o combustível momentaneamente mas depois volta. Tudo numa fracção de segundo.

Já o levei à oficina, visto que esta dentro da garantia e eles disseram que ligaram à máquina e está tudo bem.
Hoje em dia justificam tudo com o ligar à máquina, mas enfim....

Acontece sobretudo se vou descontraidamente nas 2000 RPM de forma constante ou se acelero a partir daí.

Alguém sabe o que poderá ser?

Abraço.


Eles têm a mania de responder dessa forma, porque infelizmente se o problema não for muito sério levam-te até ao final da garantia a dizer que não é nada e depois quando o problema já é maior e fora da garantia eles já sabem que problema tem e como repara-lo, claro agora pagamos nós do nosso bolso....

emfim
 
Eu tenho o mesmo problema no meu 106 Quicksilver. O antigo dono diz que lhe modou o filtro de gasolina, e eu já tive a limpar a borboleta mas ainda faz. Pouco mas faz..........e irrita-me de tal maneira!!!!:mad:
 
Tenho um amigo meu que o punto dele faz a mesma coisa, ele falou-me que era das velas, ou dos cabos das velas, isto pelo que ele me disse. eu de mecanica sou pouco entendido.
 
Ninguém me consegue dar uma ajudinha por favor estou mesmo a desesperar com a situação porque não tou a ver solução, obrigado.

nova actualização no 1º Post.

Tks.
 
Quando for à revisão dos 45.000 km vou puxar por eles para me resolverem esse problema. E não adianta me dizerem que meteram à máquina e não deu nada! O carro já vem assim desde que o comprei.

Se está dentro da garantia e não é normal de um motor fazer esse poço, eles só têm que solucionar o problema.
Depois deixo aqui o resultado.

Abraço.
 
Apresenta o caso á seat portugal por carta registada com aviso de recepção a explicar toda a situação ao pormenor, visto que é um carro em garantia,
não és tu que tens de arranjar o carro plas "próprias mãos". E diz o concessionário seat onde não souberam resolver o problema.
Provavelmente é um problema com admissão, ou outra coisa qualquer...
Mas quem tem de descobrir é a marca, que dá garantia dos seus produtos.
 
Last edited:
E só agora surgiu esse problema? Tinha a ideia que ainda tava dentro da garantia...
 
Last edited:
vim hoje ao almoco da seat porque me acendeu a luz do motor, e vim de la com um relatório de 7 erros:
1: erro 00258 - P0102 - medidor de massa de ar G70 - sinal muito em baixo - esporádico
2: erro 00275 - P0113 - transmissor de temp. do ar de admissão G42 - sinal muito alto - esporádico
3: erro 00560 - P0238 - transmissor da pressão de sobrealimentação - sinal muito alto - esporádico
4: erro 00589 - P0243 - válvula solenóide limitadora da pressão N75 - interrupção/curto com terra - esporádico
5: erro 00257 - P0101 - medidor de massa de ar G70 - sinal improvável - esporádico
6: erro 01137 - P0471 - sensor de pressão 1 dos gases de escape - sinal improvável - estático
7: erro 01137 - P0471 - sensor de pressão 1 dos gases de escape - sinal improvável - estático

de notar, que eu desliguei a maf 2 vezes e liguei o carro dessa forma, e desliguei o sensor que encaixa no tubo que vem do IC e liguei o carro, alguns desses erros foi por ter desligado a electricidade desses sensores, penso eu...

hoje à noite após me terem apagado os erros e ficar com o historico num papel, apareceu novo a luz, amanha de manha ja vou a seat a ver quais os erros reincidentes.
 
Boas, ontem à noite acendeu novamente a luz, fui à oficina hoje de manhã e fizeram o scan e eram indicados os seguintes erros:
1: erro 01137 - P0471 - sensor de pressão 1 dos gases de escape - sinal improvável - estático
2: erro 01137 - P0471 - sensor de pressão 1 dos gases de escape - sinal improvável - estático

Por isso, amanhã vai levar com o sensor novo.

Li também algures no forum www.audipt.com que por vezes as falhas de potência e o soluçar podem ser derivadas de problemas ao nivel dos gases de escape.

Quando tiver novidades aviso aqui.

Fiquem bem.
 
Boas, ontem à noite acendeu novamente a luz, fui à oficina hoje de manhã e fizeram o scan e eram indicados os seguintes erros:
1: erro 01137 - P0471 - sensor de pressão 1 dos gases de escape - sinal improvável - estático
2: erro 01137 - P0471 - sensor de pressão 1 dos gases de escape - sinal improvável - estático

Por isso, amanhã vai levar com o sensor novo.

Li também algures no forum www.audipt.com que por vezes as falhas de potência e o soluçar podem ser derivadas de problemas ao nivel dos gases de escape.

Quando tiver novidades aviso aqui.

Fiquem bem.

Isso é um ECO? É o sensor diferencial de pressão dos gases de escape.
 
vim agora mesmo da SEAT normotores e mudaram-me o tal sensor 85 Eur +/- preço final, penso que fui um pouco levado, mas queria ver o problema resolvido, agora é esperar e ver se os soluços eram desta cena...
 
Back
Top