PELICULAS - Decreto Lei 392/2007 + Despacho IMTT - LEGAL FINALMENTE

um amigo meu que "instala" peliculas ja aplica essas peliculas da llumar (usada na sotermica) que ja tem esse nº gravado na pelicula....
 
Last edited:
Artigo 20.º
Homologação
1 — Aos tipos de películas conformes com o presente
capítulo é concedida a homologação nacional.
2-A homologação concedida nos termos do presente
capítulo é válida por um período de cinco anos a
contar da data da respectiva concessão.
3 — Consideram -se como equivalentes à homologação
nacional as homologações concedidas por outros
Estados membros, válidas.

Em espanha eles estao a homologar pelicula com um autocolante que se mete no vidro uma cena redonda tipo um selo mete-se por traz das letras que o proprio vidro ja tem de homologacao n se nota nada.. pelo menos foi o q percebi kdo tive a falar com o valdemar antes do natal.!! kdo souber algo digo..
 
Bem então cá vai um pouco daquilo que me foi informado, mas ainda vamos ver o que vou receber no papel lol.
Então é assim, o que me foi informado seria que quem estiver com ideias de incluir o vidro da frente no pacote de aplicação terá que ser colocado película de 75% no para brisas e nos restantes de 70%, isto para quem quizer todos (pelo menos para já foi o que me foi informado, vamos ver se é assim ou não)

Entenda-se pilar B dos vidros traseiros para trás e condutor pilar A não confundam, sendo assim do pilar B para tras poderá se colocar película escurecida com a mesma percentagem em todos os vidros do pilar B para tras.

No que respeita ao pilar A frente esta prevista a aplicação de pelicula 70% mas já me falaram de 50% agora ainda falta esclarecerem um pormenor, é no que respeita às percentagens como estão eles a referir-se se é ao normal de 5% como a mais escura à 75% a mais clara, penso que não vale a pena perderem muito tempo com este assunto, eu não perco, vou esperar que chegue a minha <<notificação>> a esclarecer tudo e depois vamos ver realmente o que se vai ter que fazer, pois como sabem a lei pode ser intrepretada de maneira diferente, vamos esperar para ver;)
 
Last edited:
Em espanha eles estao a homologar pelicula com um autocolante que se mete no vidro uma cena redonda tipo um selo mete-se por traz das letras que o proprio vidro ja tem de homologacao n se nota nada.. pelo menos foi o q percebi kdo tive a falar com o valdemar antes do natal.!! kdo souber algo digo..

Nem mais, aliás o Valdemar já tem a película dele homolgada em Espanha à uns anos :D;)
 
Bem então cá vai um pouco daquilo que me foi informado, mas ainda vamos ver o que vou receber no papel lol.
Então é assim, o que me foi informado seria que quem estiver com ideias de incluir o vidro da frente no pacote de aplicação terá que ser colocado película de 75% no para brisas e nos restantes de 70%, isto para quem quizer todos (pelo menos para já foi o que me foi informado, vamos ver se é assim ou não)

Entenda-se pilar B dos vidros traseiros para trás e condutor pilar A não confundam, sendo assim do pilar B para tras poderá se colocar película escurecida com a mesma percentagem em todos os vidros do pilar B para tras.

No que respeita ao pilar A frente esta prevista a aplicação de pelicula 70% mas já me falaram de 50% agora ainda falta esclarecerem um pormenor, é no que respeita às percentagens como estão eles a referir-se se é ao normal de 5% como a mais escura à 75% a mais clara, penso que não vale a pena perderem muito tempo com este assunto, eu não perco, vou esperar que chegue a minha <<notificação>> a esclarecer tudo e depois vamos ver realmente o que se vai ter que fazer, pois como sabem a lei pode ser intrepretada de maneira diferente, vamos esperar para ver;)

boas...
tou a ver o topico desde o inicio e falaram pra ca vires dar umas dicas, ja k tas a ajudar entao, fui eu k coloquei o problema k diz respeito aos vidros para traz do pilar B...
entao pode se por por exemplo pelicula 35% nesses 3 vidros??
independentemente dos da frente??
é k a frente ja percebemos as restrições penso eu, k sao obvias, mas para traz nao vejo o decreto mt esclarecedor...
(por peliculas so por causa dos raios UV nao é pra todos, penso eu, a gastar o gesso é em algo esteticamente apelativo, é o k s procura, bem como conforto para evitar excesso de temperatura e luz no interior, k so s atinge com peliculas mais escuritas k 75%...lol...axo k nos entendemos todos aki!!!)
 
Pessoal sei que esta imagem já foi utilizada mas dá jeito nesta situação para ter-se uma ideia dos 70 e 75% referidos no decreto de lei... 70 % já não é mau de todo...



p.s. o que interessa é o filtro aplicado sobre a imagem e não o o escurecimento dos vidros, a faixa à esquerda corresponde à transparencia de um vidro normal... a faixa vertical é que indica o escurecimento (como se estivessemos a ver o monovulome através do vidro do nosso carro)


espero ter ajudado, abraço :)
 
Last edited:
Nem mais, aliás o Valdemar já tem a película dele homolgada em Espanha à uns anos :D;)


Se é assim, podemos meter pelicula num outro estado membro que é válida para Portugal tambem.

Se a pelicula nesse estado membro for mais escura está válida há mesma, certo?

Ou é só para carros matriculados nesse estado membro?

Artigo 20 paragrafo 3
 
Pelo que percebi a homologação noutro estado membro também serve...
só nao sei se podemos homologar por exemplo em espanha com a matricula portuguesa se tiver que registar no livrete....
 
Last edited:
Pelo que percebi a homologação noutro estado membro também serve...
só nao sei se podemos homologar por exemplo em espanha com a matricula portuguesa se tiver que registar no livrete....

ora pois...estes artistas não sao parvos de todo...era bom era...e quem sabe ate pod ser ja que pertencemos a UE nao deveria de haver nenhuma imposiçao quanto a isso...
 
Bem então cá vai um pouco daquilo que me foi informado, mas ainda vamos ver o que vou receber no papel lol.
Então é assim, o que me foi informado seria que quem estiver com ideias de incluir o vidro da frente no pacote de aplicação terá que ser colocado película de 75% no para brisas e nos restantes de 70%, isto para quem quizer todos (pelo menos para já foi o que me foi informado, vamos ver se é assim ou não)

Entenda-se pilar B dos vidros traseiros para trás e condutor pilar A não confundam, sendo assim do pilar B para tras poderá se colocar película escurecida com a mesma percentagem em todos os vidros do pilar B para tras.

No que respeita ao pilar A frente esta prevista a aplicação de pelicula 70% mas já me falaram de 50% agora ainda falta esclarecerem um pormenor, é no que respeita às percentagens como estão eles a referir-se se é ao normal de 5% como a mais escura à 75% a mais clara, penso que não vale a pena perderem muito tempo com este assunto, eu não perco, vou esperar que chegue a minha <<notificação>> a esclarecer tudo e depois vamos ver realmente o que se vai ter que fazer, pois como sabem a lei pode ser intrepretada de maneira diferente, vamos esperar para ver;)

axo k tens td razao.. vamos é ter mais um pouco de calma e ver como é k vao ficar as coisas..:cool:
muito bom ja esto esta.. nuca pensei de eles legalizarem a pelicula em portugal..
 
Els falam de película com homolgação no estrangeiro, porque simples toda ela é fabricada nos estados unidos.
Quanto aos carimbos de outros países sinceramente não sei, mas vou saber:D

Quanto à imagem da monovolume penso ser de rir as 70% deles e 75% é muito escura, ou eles tao a ver ao contrario, a referirem-se a 35% e a 20%.

Vamos esperar para ver pois ate os centros de inspeção ainda não estão preparads para nada.
Sei que no estrangeiro o legal em alguns paises para os vidros frontais é de 35% e até tenhem maquina de control de percentagem que entra no vidro.

Eles aqui em Portugal vão ter que arranjar maneira para os centros de inspeção e policias medirem essa mesma percentagem do vidro.

Para já esta legalizado, não é mau, vamos esperar pelo rsto e não vale a pena mais bater no ceguinho pois a debatermos aqui cada um para seu lado não resolvemos nada, aliás criamos ainda mais duvidas:D;)
 
quanto à imagem, há que fazer uma ressalva...

o que interessa é o filtro aplicado sobre a imagem e não o o escurecimento dos vidros, a faixa à esquerda corresponde à transparencia de um vidro normal... a faixa vertical é que indica o escurecimento (como se estivessemos a ver o monovulome através do vidro do nosso carro)

penso que seja assim Audi...:)

abraço
 
quanto à imagem, há que fazer uma ressalva...

o que interessa é o filtro aplicado sobre a imagem e não o o escurecimento dos vidros, a faixa à esquerda corresponde à transparencia de um vidro normal... a faixa vertical é que indica o escurecimento (como se estivessemos a ver o monovulome através do vidro do nosso carro)

penso que seja assim Audi...:)

abraço

exacto não vejo dificuldade em perceber isso...
 
é so malta sem calma:D:D
eu por enquanto ando assim com pelicula nos 4 vidros.. se me disserem alguma coisa pregunto mas eu pensava k era lega sr bofia.. e dp falo na lei nova e tal.. pd ser k passe sem multa. :D
 
exacto não vejo dificuldade em perceber isso...

A difculdade, é: eu estar farto de ver carros películados pelo exterior e sei que a imagem nao corresponde à verdade, os meus olhos não usam photo shop, tenho aqui na loja um exemplificador real para o pessoal ver na montra as diferenças quer por dentro e fora e a imagem simplesmente não corresponde, mas cada uma tem a sua opiniao, eu tenho a minha;)
 
A difculdade, é: eu estar farto de ver carros películados pelo exterior e sei que a imagem nao corresponde à verdade, os meus olhos não usam photo shop, tenho aqui na loja um exemplificador real para o pessoal ver na montra as diferenças quer por dentro e fora e a imagem simplesmente não corresponde, mas cada uma tem a sua opiniao, eu tenho a minha;)

E em termos de preços, como vai ficar isso?
Não vai haver aumentos?
Abraço.
 
Eu por mim vou tentar manter os preços, mas acho que vem por aí um aumento, quase de certeza, aliás já à testemunhos aqui no forum de terem orçamentos de 150€ e pela mesma casa receberem outro orçamento em 250€, nota-se que o aumento dessa casa pelos vistos foi em 100€€
Agora pode bem acontecer o pessoal, à e tal esta é que é homolgada por isso é mais cara etc etc vamos é ver como se vão safar dos clientes os que publicitaram no mês passado a legalização de películas para aumentar a rentabilidade e venderam películas sem jeito e de todas as percentagens.

Por mim enquanto eu não for aumentado tudo continua na mesma, exepto a garantia que a aumentei para a eternidade lol, garantia vitalicia;)
 
ker dizer...ainda ha poucos meses para legalizar as jantes tive ke pagar um livrete novo. Agora para a pelicula tenho ke voltar a pagar mais um? se for assim é uma grande merd@
 
Ela devem-se ter enganado com certeza

Artigo 22.º
Especificações de instalação
1 — As películas não podem ser afixadas em vidros de
veículos que estejam marcados como ‘saída de emergência’,
ou qualquer outra marca de significado equivalente.

2 — A afixação de película no vidro à retaguarda do
veículo implica, para todos os veículos em utilização,
a obrigatoriedade de instalação de dois espelhos retrovisores
exteriores, um à esquerda e outro à direita do
condutor, homologados nos termos do Regulamento
Relativo à Homologação de Dispositivos para Visão
Indirecta e de Veículos Equipados com Estes Dispositivos,
aprovado pelo Decreto -Lei n.º 215/2004, de
25 de Agosto, com a última redacção conferida pelo
Decreto -Lei n.º 191/2005, de 7 de Novembro.


entao mas as ambulancias nao tem pelicula nos vidros e nao nao dizem lá saida de emergência ou "qualquer outra marca de significado equivalente"

Já me cheira a esturro, mas pronto é portugal.
 
Last edited:
Back
Top