PELICULAS - Decreto Lei 392/2007 + Despacho IMTT - LEGAL FINALMENTE

a questao é se esses 70% é percentagem de luz retida, ou de luz que passa.

Já leste o Decreto de Lei?

Artigo 24º

O factor de transmissão regular das amostras de vidro, com pelicula colorida afixada do lado interior, medido de fora para dentro, não deve ser:

a) Inferior a 75% para os para-brisas
b) Inferior a 70%, no caso de vidros não destinados a para-brisas, á frente do pilar B.

Ou seja a transmissão de luz não pode ser abaixo dos 70% para para-brisas e 75% para laterais.
 
a lógica será que seja de luz retida...

então agora lá vou eu ter de ligar para Renault..

mas isso das marcas nas peliculas é q é lixado :(

acho q as minhas na têm :(

Não é luz retida, mas sim transmitida, ou seja, a quantidade de luz que passa.
As peliculas não podem reter mais de 25% nos para-brisas e 30% nos laterais.
 
Já leste o Decreto de Lei?

Artigo 24º

O factor de transmissão regular das amostras de vidro, com pelicula colorida afixada do lado interior, medido de fora para dentro, não deve ser:

a) Inferior a 75% para os para-brisas
b) Inferior a 70%, no caso de vidros não destinados a para-brisas, á frente do pilar B.

Ou seja a transmissão de luz não pode ser abaixo dos 70% para para-brisas e 75% para laterais.

ok, tens razao. se calhar nao fui eu k nao vi, mas e os vidros atras do pilar B?

PS: fogo, os vidros da frente nao poderem ser menos de 70% é foleirinho.... :(
 
Não é luz retida, mas sim transmitida, ou seja, a quantidade de luz que passa.
As peliculas não podem reter mais de 25% nos para-brisas e 30% nos laterais.


:( :( :(

pois, já reli.. :(

as minhas são de 50%... ardeu tenda...

mal empregue dinheirinho que tanto me custa ](*,)](*,)

então segundo entendo.. 25% no para-brisas e 30% para os vidros das portas da frente... mas será que se pode colocar mais nos outros vidros?? :D
assim talvez me safe...
 
ok, tens razao. se calhar nao fui eu k nao vi, mas e os vidros atras do pilar B?

PS: fogo, os vidros da frente nao poderem ser menos de 70% é foleirinho.... :(

Eu axo que toda a gente já se poderia dar por contente de se poder meter assim....


Epá agora esta de termos de meter espelhos por meter pelicula no vidro de trás... Lol
D.R. disse:
2 — A afixação de película no vidro à retaguarda do
veículo implica, para todos os veículos em utilização,
a obrigatoriedade de instalação de dois espelhos retrovisores
exteriores, um à esquerda e outro à direita do
condutor, homologados nos termos do Regulamento
Relativo à Homologação de Dispositivos para Visão
Indirecta e de Veículos Equipados com Estes Dispositivos,
aprovado pelo Decreto -Lei n.º 215/2004, de
25 de Agosto, com a última redacção conferida pelo
Decreto -Lei n.º 191/2005, de 7 de Novembro.
 
mas o teu carro ja traz 2, portanto.. fica sem efeito!

a nao ser k tenhas um de 1980 e tais com um so espelho no condutor, e se meteres pelicula vais ter k por outro do lado direito... capixe? :p
 
Eu axo que toda a gente já se poderia dar por contente de se poder meter assim....


Epá agora esta de termos de meter espelhos por meter pelicula no vidro de trás... Lol


Tão mas isso ja tu tens.....espelho retrovisor a esq e dir. :finga:

A carros mais antigos é que só tinham um e penso que seja para esses.
 
amigo...

Se leres com calma... vais entender que... o PARABRISAS também pode ter...... :) desde que a transparencia não seja inferior a 75%... e nos restantes inferiores a 70%...

Agora... tens é de ver se a pelicula que tu tens... serve para poder ser homologada... tanto por quem te a vendeu...como quem a fabricou...como quem a aplicou :)

o pior que pode acontecer.. é teres de tirar... e meter outra :kiss:

calma, diz assim:
parabrisas nunca inferior a 75% e os restantes vidros nao destinados a parabrisas a frente do pilar B, no minimo 70%.
e os de traz do pilar B??
ou seja, la atraz, os 3 vidros restantes k pelicula colocar??
nao vejo especificado!!!:confused:
 
calma, diz assim:
parabrisas nunca inferior a 75% e os restantes vidros nao destinados a parabrisas a frente do pilar B, no minimo 70%.
e os de traz do pilar B??
ou seja, la atraz, os 3 vidros restantes k pelicula colocar??
nao vejo especificado!!!:confused:

Pois ja li reli e nao percebi qual o valor nesses. :confused:
 
É QUE É O SEGUINTE:
antes de sair a lei com o decreto todo por inteiro, fui a uma inspecção com um amigo que tem um carro comercial e perguntamos la tudo sobre as peliculas, eles disseram exactamente que estava prevista a aprovação, ca esta ela mas k, so seria aprovada para os vidros de traz, apenas nos carros comerciais e k teria de ser pelicula completamente opaca, sem ver nada de fora pra dentro, tipo 15% sei la, ou menos ainda, tapado mesmo...
por isso pergunto como é afinal, aqueles tipos pareciam perceber do caso, mas tavam errados acerca de so ser possivel por no vidros de traz e so nos comerciais, afinal dá em todos os carros, desde k respeite a percentagem de transmissao...mas entao, atraz o k s pode colocar????
a frente ta vista, é clarinho, e atraz???tb ja li e reli e nao me parece k especifique...:confused: axo estranho!!!
 
É QUE É O SEGUINTE:
antes de sair a lei com o decreto todo por inteiro, fui a uma inspecção com um amigo que tem um carro comercial e perguntamos la tudo sobre as peliculas, eles disseram exactamente que estava prevista a aprovação, ca esta ela mas k, so seria aprovada para os vidros de traz, apenas nos carros comerciais e k teria de ser pelicula completamente opaca, sem ver nada de fora pra dentro, tipo 15% sei la, ou menos ainda, tapado mesmo...
por isso pergunto como é afinal, aqueles tipos pareciam perceber do caso, mas tavam errados acerca de so ser possivel por no vidros de traz e so nos comerciais, afinal dá em todos os carros, desde k respeite a percentagem de transmissao...mas entao, atraz o k s pode colocar????
a frente ta vista, é clarinho, e atraz???tb ja li e reli e nao me parece k especifique...:confused: axo estranho!!!

Isso dos comerciais sempre assim foi...
 
Visto ter pelicula no meu carro, esclareçam-me uma coisa... no artº 20 a homologação é valida só até 5 anos??? E para homologar tem k se ir a uma IPO B??? Tanta complicação... Tamos em Portugal e basta.. Enfim...
 
depois leio este topico com mais calma, mas eu bem disse ke deste ano nao passava :D Foi mesmo até à ultima, como bom portugues

abraço
 
Visto ter pelicula no meu carro, esclareçam-me uma coisa... no artº 20 a homologação é valida só até 5 anos??? E para homologar tem k se ir a uma IPO B??? Tanta complicação... Tamos em Portugal e basta.. Enfim...

e é mau ser valida por 5 anos????? as IPO vais todos os anos e para uma IPO B vais pagar cerca de 20€ para te verem a película se esta bem instalada, acho que as pessoas é que complicam mais do que é...


ou seja: (penso que seja assim)

->Vais colocar a película;
->O instalador passa-te o certificado;(ou la como se chama)
->Marcas a IPO B;
->Vais a IPO B e se tiver bem instalada ta feito;
->Depois penso que teras de ir a DGV actualizar o livrete mas isso não sei ao certo!!!!!!!!
 
Last edited:
e é mau ser valida por 5 anos????? as IPO vais todos os anos e para uma IPO B vais pagar cerca de 20€ para te verem a película se esta bem instalada, acho que as pessoas é que complicam mais do que é...


ou seja: (penso que seja assim)

->Vais colocar a película;
->O instalador passa-te o certificado;(ou la como se chama)
->Marcas a IPO B;
->Vais a IPO B e se tiver bem instalada ta feito;
->Depois penso que teras de ir a DGV actualizar o livrete mas isso não sei ao certo!!!!!!!!

Hummm tipo entendi mal então... Quando lá dizia IPO B deduzi que iriam ver o carro todo e não apenas a pelicula por isso a minha dúvida... Não k me rale muito com isso mas era so para ficar esclarecida.. Obrigado
 
Back
Top