melhorar (?) 1.9d

isto é de rir...augusto olha isto não é nenhum trabalho para a faculdade em que se faz copy paste do k se encontra na net...
fala do que sabes...enfim...
 
Sim, é do site k diceste e nao é fisica mas sim termodinamica
Acredita que nao ia perder tempo a explicar uma coisa por palavras minhas quando já lá está mt bem explicada, muito menos quando parece que ninguem ker saber de nada.
A termodinamica e mais concretamente a 1ª lei já está inventada à mt tempo.
Podes consultar mais alguns se te apetecer e ler aluns dos livros que menciona.
Acredita , o saber nao ocupa espaço :twisted:

http://ecen.com/content/eee7/motoref.htm
http://www.grc.nasa.gov/WWW/K-12/airplane/engopt.html
http://dmoz.org/Science/Technology/Energy/Devices/Internal_Combustion_Engines/


Livros
Internal Combustion Engine Fundamentals
by John Heywood deve custard us 150€

Ford racing engines

Troubleshooting and Repairing Diesel Engines
By: Dempsey, Paul K.

The Internal Combustion Engine in Theory and Practice
by Charles Fayette Taylor

Maximum Boost
By Corky Bell

Tiago, quando falaste que a relaçao de caixa do ibiza é curta e é esse o grande mal, isto nao é totalmente verdade, tudo depende para o k keres fazer.
Quando nao tens potencia entao aproveita a pouca que tens.
Por mais alteraçoes que consigas inventar no maximo consegues mais uns 15 cv do 1,9D e acredita k já gastaste mt tempo.
Quanto a dinheiro isso depende, se souberes fazer entao nao pagas mao de obra, agora se nao perceberes nada prepara entao uns €€€.
Quanto a acompanhar um tdi 90 até aos 140 km/h lembra-te k tem de ser completamente stok.
1º tens de reduzir a relação de transmiçao ainda mais, trocas as belas jantes k tens e poes umas 13 com pneu 175-50-13
agora eskece velucidade de ponta, no maximo uns 155 e já vais bem no red line.
o filtro da admissao podes por o k kizeres, desde k faças akilo k já disse anteriormente.
Avanços da bomba, aumento do debito podes confirmar isso medindo a velucidade do ar na caixa do filtro de ar, se de uma alteraçao para a outra a velucidade aumentar entao estás no bom caminho.
Colectores de admissao fica com o original pk é bastante bom, manda fazer uma desencrostaçao e fica um mimo.
Retira o respiro do motor k liga no colector de admissao, tudo o k nao keremos é ar kente.
Colector de escape e afins, a medida da velucidade do ar dentro da caixa do filtro vai-te dizer se melhorou ou nao.
Podes tirar tudo o k nao te fizer falta da mala, peso é inimigo :twisted:

Claro a teoria nem sempre se verifica na pratica mas se fizeres uns calculos tens um ponto de partida para começares a cortar sem fazer merda, ficas sempre com uma noçao dakilo k tens e onde podes chegar

Como todos devem saber e pelas criticas k este topico teve quase consigo acreditar que este tipo da alteraçoes vendem-se nas lojas em pacotes de 5 unidades.
É preciso trabalhar muito e fazer as coisas.

Porque é que em vez de criticarem quilo k nao sabem nao se juntam e tentam fazer melhor ainda, juntem a inteligencia e o conhecimento de todos e trabalhem em grupo.
Se formos analizar este grupo de amigos " krubs, Tiago e afins eles foram bastante bons na critica do meu trabalho, souberam juntar-se olhem o exemplo do Krubs, foi rapidissimo a encontrar um site para tentar dizer k eu nao percebo nada disto.
Agora digam o k ganharam cm isto?
Tenho quase a certeza k alguem vai fazer akilo que se disse aki apesar de nunca o virem a admitir
Ajudem-se uns aos outos e nao tentem ser melhores k ninguem para ver se isto vai para a frente, afinal de contas vamos todos morrer e seremos comidos por bichos.
Utilizem este forum para akilo k ele foi criado
 
Tiago, quando falaste que a relaçao de caixa do ibiza é curta e é esse o grande mal, isto nao é totalmente verdade, tudo depende para o k keres fazer.
Quando nao tens potencia entao aproveita a pouca que tens.

A relação não deixa de ser curta amigo, para arranques é bom mas é o 1º 2º e 3º carreto a partir daí esquece, e em 3ª não vais a 140 ou és outro fenómeno e consegues??? dispenso sites da net

1º tens de reduzir a relação de transmiçao ainda mais, trocas as belas jantes k tens e poes umas 13 com pneu 175-50-13
agora eskece velucidade de ponta, no maximo uns 155 e já vais bem no red line.

pneu 175 50 13????? velocidade de ponta esqueço??? então havia um tópico k discuti ctg e me disseste k o teu carro dava 190 ou 200 ja nao me lembro, e agora tás dizer para esquecer ponta??? então afinal k carro tens tu??? para ponta ou arranque??? vê se te decides.... 155 vais no red line com pneu 175 50 13???? (k nem sequer sei se existe) epá tem juízo!!

o filtro da admissao podes por o k kizeres, desde k faças akilo k já disse anteriormente.

o que quiseres??? olha k existem melhorias de uns kits para outros, ou para ti é tudo areia do mesmo saco???

Avanços da bomba, aumento do debito podes confirmar isso medindo a velucidade do ar na caixa do filtro de ar, se de uma alteraçao para a outra a velucidade aumentar entao estás no bom caminho.

Um avanço da bomba sabes como fazer amigo??? nada tem a ver com caixa do filtro de ar...sabes o k é meter um motor a ponto, rodar bomba...medir os graus de origem ( +-47.5) e depois ver a kto keres por , com aparelhos especificos para regular o grau do ângulo de inclinação, isto é avanço amigo...e sabes o k faz o avanço ...epá nem sequer falo mais, ja tou irritado e o jantar tá na mesa....

Colector de escape e afins, a medida da velucidade do ar dentro da caixa do filtro vai-te dizer se melhorou ou nao.

ora ai está medir a velocidade do ar na caixa e resolve tudo, até a saida de gases....k nem sofre paragens seja pela válvula para admissão, seja para válvula escape, combustão etc...o ar entra a 100 km h ora bem se a válvula deixa passar, depois leva com piston o gasóleo depois abre válvula de escape....se não houver trânsito na cabeça do motor deve chegar aí a 80 km h , fantástico....isto é no minimo hilariante

Claro a teoria nem sempre se verifica na pratica mas se fizeres uns calculos tens um ponto de partida para começares a cortar sem fazer m***a,

o teu motor talvez não pense da mesma maneira...

Como todos devem saber e pelas criticas k este topico teve quase consigo acreditar que este tipo da alteraçoes vendem-se nas lojas em pacotes de 5 unidades.
É preciso trabalhar muito e fazer as coisas.

Então mas tu é k disseste k se podia comprar coisas em boas lojas de competição...

Porque é que em vez de criticarem quilo k nao sabem nao se juntam e tentam fazer melhor ainda, juntem a inteligencia e o conhecimento de todos e trabalhem em grupo.

Sempre fui e serei assim, agora acreditar em coisas irreais, e experiências testadas em ambientes perfeitos, para mim isso não é realidade

Se formos analizar este grupo de amigos " krubs, Tiago e afins eles foram bastante bons na critica do meu trabalho, souberam juntar-se olhem o exemplo do Krubs, foi rapidissimo a encontrar um site para tentar dizer k eu nao percebo nada disto.
Agora digam o k ganharam cm isto?
Tenho quase a certeza k alguem vai fazer akilo que se disse aki apesar de nunca o virem a admitir

Este grupo de amigos tenta semre fazer o melhor seja no carro de um dseja no carro de outro, e temos feito qualquer coisita, sempre com nossa cabeça e aprendendo com QUEM SABE, não com aqueles k pensam saber e nada sabem ! Ganhei muito, pois dou a conheçer o k é ou nao verdade neste tópico!
Fazer o que??? mas tu conheçes o meu carro??? sabes o k aki tenho??? lololll

Ajudem-se uns aos outos e nao tentem ser melhores k ninguem para ver se isto vai para a frente, afinal de contas vamos todos morrer e seremos comidos por bichos.
Utilizem este forum para akilo k ele foi criado

Ajudo muita gente e muita gente me ajuda, muita gente aki do forum precisou da minha ajuda e sempre o fiz, uso-o o fórum para partilhar experiências não uso o fórum para deixar passar k X ou Y enganem este ou aquele, e acima de tudo gosto de elucidar as pessoas para a verdade!

Como engenheiro ou futuro engenheiro, a maneira k escreves, deixa-me a pensar no futuro k irá ser este país...

E chega de falar, já vou atrasado para o funeral de uma amiga que infelizmente como dizes vai ser comida por bichos, mas não pude deixar de escrever isto, pois achei plausivel fazê-lo!

Fui
 
Agora vamo-nos deixar de merdas que nao nos vao levar a lugar nenhum e trabalhar para o objectivo deste topico.
Comprar material para o 1.9D é mt dificil pk tal como sabes e eu tb, não há, logo quando precisamos de alguma coisa temos de a adaptar.
O meu carro nao andava na estrada como o descrevi anteriormente neste topico pois nao fazie sentido, além do mais nao é para fazer corridas.
Em relação a medir a velocidade do ar não é mais do que uma ferramenta que os 1.9D nao tem e os tdis tem.
Qual a sua utilidade, eu pessoalmente utilizo-a quando faço alteracoes para ter uma noçao dakilo que tou a fazer, digamos k bancos de teste de potencia nao os tenho à mao.
Como consigo verificar se estou no bom caminho?
tal como sabes o motor 1.9D tem 4 cilindros e nao fazem a explosao, exaustao e admissao e compressao ao mesmo tempo, ( sei k sabes isto perfeitamente mas pode passar alguem por aki k nao saiba), este processo é feito aos pares, isto é, se dois pistoes estao a fazer a explosao os outros dois vao fazer a compressao e asim sucessivamente.
Quando monitorizas a velucidade dentro da caixa de ar akilo que vês é a velucidade com que o ar está a ser admitido pelos dois cilindros que estao a fazer a admissao e ao saberes esta velocidade facilmente chegas ao caudal real de admissao atravez desta formula
Q=V*A
Q= caudal
V=velucidade real do ar
A=areado tubo da admissao

Se o tubo for redondo A=pi/4*D^2
D=diametro do tubo
Basicamente isto é uma MAF caseira, pois permitenos medir o caudal de admissao real a qualquer rotaçao e permite-nos poupar tempo com calculos bastante chatos.
Axo k há aqui gente que concorda que as aulas de termodinamica e macanica de fluidos foram bastante chatas e dificeis :twisted:

Agora o principal objectivo com qualquer alteraçao ao motor é aumentar o poder de explosao dentro das camaras de combustao, pois isso significa mais potencia.
Independentemente do tipo de alteraçao que façamos, seja avanço da bomba, alteraçao do aangulo das cams, troca de filtro da ar, troca de colectores de escape....
se aumentarmos o poder de explosao dentro das camaras de combustao, vamos ter uma explosao maior dentro dos cilindros, se essa explosao for maior significa que os pistoes vao ter de descer mais depressa e com isso fazer que os outros 2 pistoes subam mais depressa...
Se os pistoes que estao a fazer a admissao descerem mais depressa significa que a velucidade do ar aumentou e como tanto o diametro do colector de admissao e dos cilindros sao constantes, isto é, nao variam entao se a velucidade aumentou significa que se conseguiu aumentar o caudal de ar de admissao que vai ser queimado e com isto aumentarmos a potencia.
Como tb sabemos que o ar que entra no motor = ao k sai no escape, se alterarmos o diamero dos colectores de escape para um maior, essa alteraçao vai ser lida na entrada da caixa de ar pois se aumentamos a velucidade de exaustao do escape tb vamos aumentar a velocidade na admissao
É por isso que é tao importante conseguir monitorizar o caudal de admissao pois ele irá dizernos se as alteraçoes que fazedmos estao no bom caminho ou nao.
Se tens um 1.9D e se fizeres isto e o comparares com um 1.9D stok vais ver k fizeste um bom trabalho.


 
augusto disse:
Se formos analizar este grupo de amigos " krubs, Tiago e afins eles foram bastante bons na critica do meu trabalho, souberam juntar-se olhem o exemplo do Krubs, foi rapidissimo a encontrar um site para tentar dizer k eu nao percebo nada disto.
Agora digam o k ganharam cm isto?

Nada disso. A teoria que desbobinaste aí tou eu farto de a dar nas cadeiras da faculdade.. E o site aonde foste buscar as cenas..ja eu o sei de cor e salteado, por tanta vez o usar..aquele e outros..para trabalhos.

A tua intençao é boa. Baseares-te nos principios básicos dum funcionamento dum motor para o melhorares.. mas a teorica e a pratica por vezes sao um pouco disfuncionais.

Este é um topico aonde se pode aprender alguma coisa..mas as teorias e formulas que usas, deviam ser evitadas..até porque para o user normal sem conhecimentos basicos de leis de termodinacas, leis de gases e afins..sao completamente chinesas e só vao baralhar..

Se metesses ai que, mudei o colector de origem para um de diametro X, meti um volante de motor de peso X, e por ai a fora.. era bastante mais útil para todos.

Entendes onde quero chegar augusto?

E aqui somos todos amigos. Tamos aqui para ensinar e aprender.
 
Augusto é na boa, não tou aqui para me chatear com ninguém, já é a 2ª vez k falamos de forma "acessa" sobre os 1.9d e sempre acabou bem, e assim é k deve ser! Ficamos cada um com sua opinião e cada um sabe o k sabe sobre o motor em causa, o que me dizes eu conheço, tal como o que te digo a ti, tu tb conheçes, e acima de tudo, nunca se levou isto para a ofensa, o que é bom! Gosto sempre de uma boa luta, mas neste caso não houve nem vencedor nem vencido, isto na minha opinião, se tens outra diz!
Força nisso um abraço
 
augusto :arrow: espero que entendas este meu comentário cmo uma critica construtiva e nao destrutiva.

"tal como sabes o motor 1.9D tem 4 cilindros e nao fazem a explosao, exaustao e admissao e compressao ao mesmo tempo, ( sei k sabes isto perfeitamente mas pode passar alguem por aki k nao saiba), este processo é feito aos pares, isto é, se dois pistoes estao a fazer a explosao os outros dois vao fazer a compressao e asim sucessivamente."

Bom é o seguinte, ou eu nao percebi o que estavas a dizer ou nao te explicaste bem, mas segundo o que escreveste disseste que enquanto dois pistoes fazem admissão, dois fazem explosao, isto está errado. Na realidade um motor a 4 tempos de 4 cilindros funciona com quatro fases, a admissão, compressão, explosão e escape. E nenhum dos quatro cilindros está na mesma fase, ou seja, enquanto um faz compressão, outro faz admissão, outro escape e outro explosão. Se tal nao se verificasse, estariamos a perder rendimento num motor.

Não leves a mal este comentário.

P.S. - Se me enganei em algo corrijam-me!


Cumpz
 
Tiago, assim é que se fala.
Espero que ao fazeres a MAF caseira te possa ajudar a desenvolver mais o teu motor, vais ver que é uma ajuda preciosa.
Krubs, quanto a dizer aki k meti isto e akilo tornava as coisas demasiado faceis para todos, posso dizer que o volante o motor ficou com menos 1 kilo, tb gosto bastante dos filtros KN e de certeza qua aki alguem vai dizer k nao valem nada e k os da marca y é k sao bons.
è preferivel dizer como se faz do k dizer ponham isto e akilo, a internet e as bibliotecas estão xeias de livros e informaçao para quem kizer aprender.
Alem do mais a maior parte das pessoas k por aki passam nao sabem distinguir a diferença entre uma chave de fendas e um alicate de pressao, logo tb nao o iam fazer em casa.
Muitas das coisas k aprendeste na faculdade podias perfeitamente aprender em casa.
Eu nao vejo aki " auto pamplona e empresas afins" a dizer k tipo de parametros alteram nos tdis, qual a tolerancia das coisas.....o k fazem para aumentar a potencia e de k maneira.
Tb axo k fui o 1º aki a dizer como se aplica e utiliza um medidor de caudal do ar em tempo real sem ter de se fazer mts calculos e ter montes de parametros xatos e dificeis de calcular.
Tb nao vou dizer aki o k alterei pois tenho a certeza k muito boa gente com conhecimento se ia aproveitar para ganhar dinheiro com akeles k nao percebem nada do assunto e alem do mais tal como o Tiago e eu já dissemos nao há nada para comprar para o 1.9D, tens de ser tu a fazer ou entao a pagar para que alguem faça, logo tal como eu, o Tiago e mts outros que gastam mt tempo a estudar alteraçoes, essas mesmas pessoas k o façam tb, axo k é bastante justo para o dinheiro k cobram pela mao de obra.
Fui eu k fiz praticamente tudo no meu motor e tive de fazer as continhas todas e queimar as pestanas para saber por onde começar, descobrir todas as tolerancias e limetes do motor.
Espero que me entendam, já disse aki mt para fazer alteraçoes e mts parametros para alterar e como verificar essas alteraçoes.
tenho a certeza que há aki mais pessoal k tem mais qualquer coisa para acrescentar, logo k falem tb.
 
not_found disse:
augusto :arrow:
"tal como sabes o motor 1.9D tem 4 cilindros e nao fazem a explosao, exaustao e admissao e compressao ao mesmo tempo, ( sei k sabes isto perfeitamente mas pode passar alguem por aki k nao saiba), este processo é feito aos pares, isto é, se dois pistoes estao a fazer a explosao os outros dois vao fazer a compressao e asim sucessivamente."

Bom é o seguinte, ou eu nao percebi o que estavas a dizer ou nao te explicaste bem, mas segundo o que escreveste disseste que enquanto dois pistoes fazem admissão, dois fazem explosao, isto está errado. Na realidade um motor a 4 tempos de 4 cilindros funciona com quatro fases, a admissão, compressão, explosão e escape. E nenhum dos quatro cilindros está na mesma fase, ou seja, enquanto um faz compressão, outro faz admissão, outro escape e outro explosão. Se tal nao se verificasse, estariamos a perder rendimento num motor.

Não leves a mal este comentário.

P.S. - Se me enganei em algo corrijam-me!


Cumpz

Pois, é isso mesmo :) explikei-me mal, o k eu keria dizer é que quando dois pistoes estão a descer, há outros dois que estao a subir, um a fazer a compressao e o outro a fazer o escape.
Este motor funciona assim

mas percebeste o k acontece quando conseguimos aumentar o poder de explosao dentro dos cilindros, isto é, a força gerada dentro dos cilindros é maior, logo o pistao que estiver a fazer a admissao tb vai ter mais poder de sucçao do ar atmosferico.
Logo quanto mais conseguirmos melhorar este processo melhor rendimento teremos
 
augusto disse:
Krubs, quanto a dizer aki k meti isto e akilo tornava as coisas demasiado faceis para todos, posso dizer que o volante o motor ficou com menos 1 kilo, tb gosto bastante dos filtros KN e de certeza qua aki alguem vai dizer k nao valem nada e k os da marca y é k sao bons.
è preferivel dizer como se faz do k dizer ponham isto e akilo, a internet e as bibliotecas estão xeias de livros e informaçao para quem kizer aprender.

Estas muito errado augusto. O fórum serve mesmo para isso..para com as nossas experiencias e erros podermos mostrar aos outros os caminhos errados , e os realmente certos..a seguir!
Faceis? nada na vida é facil..e quando parece que é, no passo asseguir as coisas mudam, e complicam.

Se alguem vem ou nao dizer se presta, isso ja é problema de cada pessoa..os conselhos podemos sempre da-los..segui-los já ta na escolha de cada um..

Nem todos têm conhecimento para conseguir aprender certos e determinados aspectos dum funcionamento dum carro.. E se todos formos pensar dessa maneira, entao ninguem ensina a ninguem o que já aprendeu na vida...
Acrescenta ai na tua lista..os fórums..eles servem para isso. Para aprender.

Nao entendo o porque do egoismo de tanta gente de nao querer ensinar e explicar aos outros o que fazer e como fazer nos carros!´
Se um gajo experimentou qualquer coisa no carro e viu que funcionava, porque nao dize-lo? Vai-se nao dizer só para fazer os outros passar pelo caminho todo que já se percorreu? Nao tem lógica os caminhos estarem a ser percorridos tanta vez..A logica está em que quando alguem percorre, faz um mapa..o que vem asseguir usa-o e consegue ir mais alem..fazendo asseguir um mapa do que percorreu..

Se todos assim fizessmos, estariamos sempre mais além. E este mundo nao seria tao egoista como é.
 
Krubs disse:
Nem todos têm conhecimento para conseguir aprender certos e determinados aspectos dum funcionamento dum carro.. E se todos formos pensar dessa maneira, entao ninguem ensina a ninguem o que já aprendeu na vida...
Acrescenta ai na tua lista..os fórums..eles servem para isso. Para aprender.

Nao entendo o porque do egoismo de tanta gente de nao querer ensinar e explicar aos outros o que fazer e como fazer nos carros!´
Se um gajo experimentou qualquer coisa no carro e viu que funcionava, porque nao dize-lo? Vai-se nao dizer só para fazer os outros passar pelo caminho todo que já se percorreu? Nao tem lógica os caminhos estarem a ser percorridos tanta vez..A logica está em que quando alguem percorre, faz um mapa..o que vem asseguir usa-o e consegue ir mais alem..fazendo asseguir um mapa do que percorreu..

Se todos assim fizessmos, estariamos sempre mais além. E este mundo nao seria tao egoista como é.


Assino por baixo!
 
Concordo em parte com o k disseste e com outra parte nao.
Se assim fosse nao sei pk é k iamos para a universidade e passavamos lá 5 anos para tirar um curso, era bem mais facil ires logo para o 5º ano e davam-te o diploma, para quê "perder tempo", os teus professores já tiraram o curso, logo nao precisavas de o tirar tb, era só darem-te o diploma e dizerem-te o k fizeram.
Ista nao é uma ciencia exacta.
Imagina que o teu medico nao tinha tirado um curso de medicina, só tinha ido ao hospital e alguem lhe tinha dito que para operar alguem era só cortar aki e ali, coser ista parte e akela e tava tudo, podia ir k tava formado, já era medico.
Eu já dei algumas ferramentas e soluçoese, kem as experimentar já tem mt k bulir, tal como o Tiago já falou tb em algumas soluçoes.
Agora que ponham as maos na massa e depois que venham cá dizer como ficou, talvez até tenham reparado em alguma coisa k nos tenha passado ao lado, isto tá sempre a evoliuir.
A mim já me é dificil dizer alguma coisa pois já estou num novo projecto de motor e tenho praticamente de começar do zero pois as coisas tem de fazer sentido para eu as alterar se axar k é necessario.
Se me tivesse a lixar para saber mais e mais agora teria de estar à espera que alguem fizesse alguma coisa no motor AAZ para poder alterar tb.
Pelo menos a mim da-me mt mais gozo fazer as coisas e depois poder dizer " fui eu k fiz" e nao fui à casa x, deixei lá uma pipa de €€€ e nao faço a minima do k lhe fizeram, mas anda melhor.
São pontos de vista diferentes, pessoalmente axo k ambos sao aceitaveis.

Tb ainda nao vi ninguem aki dizer k trokei isto e akilo e ficou melhor a nao ser eu e o Tiago.
K comecem todos a falar, nem k tenhamos de fazer um motor novo.
Eu tenho em casa algumas peças do 1.9D.
 
Fazes do carro a tua vida? É que vais para a faculdade estudar, para usares o curso para a tua vida..

O carro é um hobbie..caso nao sejas mecanico.. e os forums, usandos uma metafora, sao as nossas universidades..nós somos professores e alunos ao mesmo tempo..aprendemos e ensinamos.

Mas ninguem te obriga a ir pa faculdade, assim como ninguem obriga ninguem a frequentar forums ou a modificar os carros..mas já que cá tamos por gosto, porque nao ajudarmos-nos ao maximos uns aos outros?
 
augusto disse:
Pelo menos a mim da-me mt mais gozo fazer as coisas e depois poder dizer " fui eu k fiz" e nao fui à casa x, deixei lá uma pipa de €€€ e nao faço a minima do k lhe fizeram, mas anda melhor.
São pontos de vista diferentes, pessoalmente axo k ambos sao aceitaveis.

Tb ainda nao vi ninguem aki dizer k trokei isto e akilo e ficou melhor a nao ser eu e o Tiago.
K comecem todos a falar, nem k tenhamos de fazer um motor novo.
Eu tenho em casa algumas peças do 1.9D.

PAra que te vale isso? para dizeres.."fui eu que fiz??". E quando alguem perguntar como e porque..tu vais dizer..vai ler nos livros e pesquisa que talvez consigas fazer tambem?

Eu quando faço alguma coisa, nao o faço pa dizer q fiz..faço porque gosto, e faço porque é uma nova experiencia que mais tarde posso partilhar e contar..
Ainda nao viste ninguem? entao pesquisa topico a topico, pois em quase todos os topicos abertos ha sempre alguem que da uma explicaçao ou uma opiniao do que ja passou..
 
Mas eu já disse alguma coisa, já falei sobre o volante do motor, disse k o colector de admissao é bastante bom, logo nao alterar, polimento das condutas, filtro de ar, o tiago já falou de avanços da bomba injectora, angulo das cams, podem alterar coelctores de escape e afins mas depois nao se queixem k nao passou na inspeçao, eu pessoalmente nao o fiz pk nao axei ser necessario gastar os €€ a fabrica-lo para os ganhos k ia ter........
Tanta gente k tem 1.9D e passa aki no forum e parace k só eu e o Tiago sabemas alguma coisa
Se tiveres algo mais a crescentar diz, aumenta aí a lista de alteraçoes k se podem fazer, eu pessoalmente axo k já nao está mal
 
Muitas alterações já foram ditas, é tudo uma questão de tempo (€'s). É certo é que se partilharmos essas alterações alguns podem ou não vir a segui-las mas ao menos já têm uma opinião sobre esse assunto e se vale ou não a pena fazer essa mod. :)
 
A minha maneira de estar num forum é aprender e partilhar. As alterações que fiz no meu carro disse o que renderam, como fiz, onde fiz e quanto €€€ custou.....mas isso sou eu que não ando aqui para ganhar €€€ e não me importo que os outros partindo das minhas dicas evoluam mais que eu.... :wink:
 
tenho uma duvida o colector de admissao e bom e se meter um turbo mantem-s o mesmo ou mete-se o colector do td ???
 
Back
Top