melhorar (?) 1.9d

jotaseat(1.9) kuanto a ti e verdade eu nao precebo nada disto, e ja k tocaste no assunto kuando kiseres exprimentar com um tdi de origem e so dares uma apitadela :wink:
 
Bem, eu falo por experiencia propria, que saudades do meu :twisted:
Ibiza 1.9D 5600rpm e mais alguns cavalos k o original :twisted: que agora já nao existe, só para peças lol

Se o D estiver bem preparado e bem afinado e se for no plano até aos 140 km/h com o tdi 90 de serie era ela por ela :twisted:
Se for a subir entao eskece, ganha o tdi
 
q confusão.....

O imobilizador é uma segurança, não interfere com avanços nem nada disso.... o imobilizador só deixa a bomba trabalhar se o codigo da chave do carro for aceite pq senão a bomba e consequentemente o carro não pega.

Quanto ao avanço há q ter cuidado....

Quanto a tdis, eu pessoalmente gosto mais de mexer num TD d q num TDI, a electronica as vezes deixa-nos ficar mal......
 
augusto disse:
Bem, eu falo por experiencia propria, que saudades do meu :twisted:
Ibiza 1.9D 5600rpm e mais alguns cavalos k o original :twisted: que agora já nao existe, só para peças lol

Se o D estiver bem preparado e bem afinado e se for no plano até aos 140 km/h com o tdi 90 de serie era ela por ela :twisted:
Se for a subir entao eskece, ganha o tdi

Que aconteceu ao teu D? tiveste um acidente?
 
Se o D estiver bem preparado e bem afinado e se for no plano até aos 140 km/h com o tdi 90 de serie era ela por ela

Augusto permita me k te diga uma coisa até aos 140km/h 0 1.9 N/A leva sempre mas sempre na pá do tdi, é k não tem a minima hipotese!

São duas coisas completamente à parte....
um abraço, espero k nao leves a mal, pois já falamos um pouco sobre isto
 
Claro k nao levo a mal, alem do mais cada um sabe o k tem tem dentro do compartimento do motor e o k fez.
Sei perfeitamente que nao há milagres mas há inteligencia e bons e maus mecanicos e claro, tudo depende de quanto se quer gastar.
Espero que nao sejas daqueles que acreditas que se gastou 300€ numa repro num tdi 90 e ele passou a ter 140 cv e dá 240 km/ de ponta :roll:

Para o Leth, não tive nehum acidente mas tive de trocar a junta da colassa e quando abri o meu motor as condutas de água tavam todas comidas e já nao tinha reparaçao.
Como o motor já tinha mts kms e nao compensava tar a comprar uma colassa nova sem mandar rectificar tudo entao resolvi montar um motor novo pois já que tinha de gastar dinheiro e tinha resolvi fazer uma coisa a serio.
Já tá a rolar mas ainda tá em desenvolvimento, montei um motor 1.9TD :twisted: e que ainda tem muito que crescer.
Faltam ainda alguns €€, tempo a paciencia :twisted: :?: :idea:
 
o teu mecânico deve saber muito mesmo, é inédito o que fizeste tu e ele, acompanhar um tdi 90 com um 1.9d é fantástico, pk não vais trabalhar para a seat sport??? epá em mim não passa essa, tenho amigos chegados com 1.9d e com tdi90 inclusivé carros k andam bem e sei bem o k é u 1.9d a andar e sei k não tem a minima hipótese! A partir de um determinado ponto o gasóleo k entra num 1.9 d é desperdicio, e passa a mandar fumo de forma bruta, pois falta lhe ar para o queimar, nem com cabeça trabalhada, lá consegues ir, nem com ram air, compressoras na admissao etc....etc..., nem colectores diferentes, nem governadores da bomba "tirados", nem bombas a 50º, nem injectores do td, nem pressão de gasóleo, nem colectores de admissão trabalhados, nem sequer com throtlle bodies! Por favor....sê humilde e não venhas com teorias de que cada um sabe o k tem debaixo do motor...
 
Aqui nao se trata duma questao de humildade, axo k se trata mais de uma questao de atitude.
No teu caso parece que há ipossíveis, na minha filosofia nao há impossíveis mas sim há dificeis.
Quando falas pareces que sabes tudo acerca do motor 1Y da VW, mais conhecido por 1.9D N/A, mas só te vejo falar dakilo mais banal que se pode comprar numa boa loja de competiçao. Muito possivelmente nem sabes calcular a velucidade e turbolencia do ar dentro de uma conduta de admissao!!!! Acredita que é necessário
Não fui eu k fiz sozinho, felizmente tenho um grupo de amigos que nas horas vagas se dedica a brincar com os tais impossiveis e que os leva muito a sério, não para ser maior ou melhor que os outros mas sim pelo simples e brilhante facto do conhecimento.
Basicamente pensa-se, invemta-se, melhora-se akilo que pode ser melhorado, faz-se mts contas e trabalha-se muito e aí é que está a piada da coisa.
Aprender mais e mais cada dia que passa e acredita, quando pensas que sabes tudo chegas à brilhante conclusao que ainda nao sabes nada, precisas saber muito mais.
Quanto a trabalhar na seat sport, nunca se sabe, talvez um dia consiga chegar lá, porke nao ?
Nunca disse aki k se tratava de um simples 1.9D, nem o peso do ibiza, nem o tipo de caixa, nada...
Simplesmente disse que é possivel desde k o ibiza 1.9 TDi esteja stock.
Logo nao sei qual é o teu problema.
Não tou cá para ser melhor que ninguem, para vender nada, simplesmente para aprender, ensinar e partilhar experiencias.
Tu é que se soubesses o k é ser humilde davas o beneficio da duvida e perguntavas como tal era possivel.
Não me vou alongar mais na conversa , axo k já deu para reparar que o dom do conhecimento parece que é teu, parece que já sabes tudo sobre motores .
Abraços
 
Sim leth, já meti um td, tava na hora de brincar com este apesar de sentir saudades do meu 1.9D.
Sabes como é, foram 4 anos a melhorar akilo :twisted:
que saudades de ver o ponteiro das rotaçoes a chegar bem longe, este só pelo colector de admissao perde muito, é demasiado apertado, recebe demasiado calor do turbo e do motor e ainda por sima o meu soldador avariou.
Tb nao posso puxar mt com este pk ainda tou a fazer a rodagem ao bixu :twisted:

Ps: Pai Natal, se estiveres a ler este topico, fica a saber que para o natal gostava de receber um soldador TIG novo e alguns €€ no sapatinho lol lol
 
só te vejo falar dakilo mais banal que se pode comprar numa boa loja de competiçao.

Material de lojas de competição para o motor 1.9d sabes bem k o k arranjas de jeito é 0! Dá me morada de uma loja que venda material especifico para o 1.9d

Muito possivelmente nem sabes calcular a velocidade e turbolencia do ar dentro de uma conduta de admissao!!!!

bota aí a fórmula......e já agora a medida interior do colector de admissão do 1.9d e de cada conduta, tal qual, a quantidade de ar que tens, tanto para um filtro de caixa x ou y e entrada x ou y a buscar ar em local diferenciado( se dizes k tá tudo optimizado, deves ter estudado várias hipóteses)

Aprender mais e mais cada dia que passa e acredita, quando pensas que sabes tudo chegas à brilhante conclusao que ainda nao sabes nada, precisas saber muito mais.

ou então que o que fizeste foi de facto mal feito e o melhor k tens a fazer é não mexer naquilo que entendes, tal como escrito por ti aconteçeu isto ao teu motor....e passo a citar "
tive de trocar a junta da colassa e quando abri o meu motor as condutas de água tavam todas comidas e já nao tinha reparaçao." ( dois posts acima)


Nunca disse aki k se tratava de um simples 1.9D, nem o peso do ibiza, nem o tipo de caixa, nada...

Tinhas o ibiza descascado, tinhas capon e mala em carbono, pois posso supor pelo k aki está, ou tinhas mesmo tudo em carbono??, se for esse o caso diz me aí a casa onde te fizeram isso pois eu e aalguns amigos procuramos peças em carbono para ibiza e não encontramos...
No caso da caixa, tinhas uma caixa ainda mais curta? este carro já tem uma caixa muito curta principalmente primeiro o segundo e o terceiro carreto, a partir daí existe um poço no quarto e melhora em quinta, ou será do motor que não tem força para o puxar? pois mal destes carros...daí em termos de caixa se dizes k ganhavas a um 1.9tdi não vejo k com uma caixa mais longa consigas lá ir, pois motor não a puxa...

Logo nao sei qual é o teu problema.

Nenhum, só que me possas responder ao que te pergunto sff


Tu é que se soubesses o k é ser humilde davas o beneficio da duvida e perguntavas como tal era possivel.

Quem me conheçe, sabe como sou, sou humilde quanto baste, não sou é Parvo!!

Não me vou alongar mais na conversa , axo k já deu para reparar que o dom do conhecimento parece que é teu, parece que já sabes tudo sobre motores .

O dom do conhecimento anda por aí, por ti e pelos teus amigos, pois vocês conseguem bater engenheiros com curso , Parabéns!


Um abraço
 
com 270mil km nao há milagres.
Tiago,todos os engenheiros que conheças e tenham carteira proficional tem de fazer parte da ordem dos engenheiros, logo sao meus colegas :twisted:
Devias pensar melhor antes de falar
 
Tiago,todos os engenheiros que conheças e tenham carteira proficional tem de fazer parte da ordem dos engenheiros, logo sao meus colegas

Isto vem a que propósito ??? continuo à espera da resposta Às perguntas k te fiz...
 
Tudo bem Krubs :D

Agora para o Tiago

Volume de um cilindro
V= 2piRh
Equaçao de um gas ideal Pv=nRT
onde p é a pressão, V o volume, n o número de moléculas, e T a temperatura do gás. A constante R possui valor 8.314 J/mol.K. Esta equação pode ser usada para resolver problemas com gases ideais quando existe uma quantidade desconhecida.

Como um motor nao é um sistema ideal deves utilizar a equação de estado para um gás de van der Waals, já que este modelo leva em consideração as interações devidas ao tamanho finito e as interações das moléculas do gás. a equação de van der Waals é
[p + a(n/V)2] (V/n - b) = RT
onde a equação foi escrita de forma a se reduzir a equação dos gases ideais quando a e b vão a zero. O termo a(n/V)2 é um efeito da força intermolecular (devido aos momentos de dipolo elétricos induzidos, que levam a uma pequena força de atração entre as moléculas. A pressão do gás deve aumentar devido a essas forças. Ela deve crescer com a densidade (n/V) de moléculas. Encontra-se um crescimento na forma quadrática com a densidade quando o efeito é levado em consideração microscópicamente. Como as moléculas possuem um tamanho finito, o volume por molécula (V/n) deve ser diminuido do volume da própria molécula. Esta é a razão para o segundo termo, b, no segundo parênteses.
Trabalho em sistemas térmicos, diagramas p-V
O trabalho realizado por um gás ideal quando vai de um estado A para um estado B é

onde é necessário saber exatamente como a pressão muda em função do volume para calcular o integral. A fórmula possui uma origem simples. Considerando um gás empurrando um pistão com pressão p, a força sobre o pistão é o produto da pressào do gás e a área do pistão. Se o gás desloca o pistão de Dx, o trabalho realizado é o produto da força sobre o pistão e a distância que o pistão se moveu, W = pADx = pDV, onde DV é a variação de volume do gás (o pistão foi empurrado para trás, permitindo que as moléculas de gás ocupem mais espaço). Lembra-te que se o volume do gás aumenta ele faz um trabalho positivo no ambiente externo. Se o gás for comprimido, ele faz um trabalho negativo (por outras palavras, tens que realizar trabalho para comprimir um gás. Isto é a razão da dificuldade de se encher um balão, ou um pneu de bicicleta).
Uma boa maneira de visualizar o processo para fazer o integral acima é desenhar um gráfico da pressão em função do volume e traçar o caminho do estado A (um ponto no diagrama p-V) ao estado B (um outro ponto). A área embaixo da curva é o trabalho realizado pelo gás. Também é possível voltar ao estado A. Esta é chamada de transformação cíclica, já que ela te leva de volta ao estado de origem. Se voltares ao longo do mesmo caminho, o trabalho feito pelo gás é nulo, já que a área positiva no primeiro caminho cancela a área negativa do segundo caminho. No entanto, é possível seguir uma rota totalmente diferente ao ires de B para A, como mostra a figua abaixo. Se o caminho seguir o sentido dos ponteiros de um relógio, o trabalho feito pelo gás no ambiente externo é justamente a área dentro do caminho. Se a rota segue o sentido contrário aos ponteiros do relógio, o gás faz um trabalho negativo no ambiente externo.




Taxa de compressão CR

CR = SV+CCV+HGV+DHV+EDV
CCV+HGV+DHV+EDV
CR = compression ratio
CCV = combustion chamber volume
HGV = head gasket volume
DHV = deck height volume
EDV = effective dome volume
SV = swept volume


Para medir a velocidade do ar dentro de uma conduta e como ela não foi desenhada por mim torna-se um processo bastante complicado, logo utilizando a inteligência podemos tornar este processo bastante mais simples, basta utilizar um medidor da velocidade de ar , colocá-lo na entrada da caixa de ar e ligado a um computador consegues facilmente tirares valores da velocidade do ar de admissão conforme a rotação do motor, depois basta utilizar o Excel e fazeres uns gráficos.
Podes alterar tipos de filtros, diâmetros das tubagens até ficares satisfeito.
Com estes valores podes alterar tubagens, escape, colectores, alterar o avanço da bomba e ver se a velocidade de admissão aumenta ou diminui, a que rotação isso acontece.
Só com isto já tens muito com que trabalhar.
Como disseste não há nada para o 1.9D e não admira pk com tantos e bons tdis, ninguém perde tempo com o 1.9d, logo tudo o que quiseres ou alteras do tdi ou então fabricas tu próprio.
Há, podes alterar o volante do motor para um de alumínio k é bem mais leve mas esqueece em comprar pk não há, tens de o maquinar tu.
Acredita que só com esta alteração o motor parece outro.
Atenção ao maquinar o volante, se ficar mal equilibrado a cambota vai à vida.
Agora vai lá fazer isto tudo e depois vem contar à gente como correu :twisted:
 
granda aula de termodinamica B, ja vi isso em algum sitiu ... Bom esquema desse Ciclo de Otto :D :D :D

augusto :arrow: não te eskeças k nem smp a teoria é comprovada na pratica...

Cumpz
 
HUmmm...fisica! muitas dores de cabeça na faculdade..

augusto, podias ter dado o link do site..era mais facil e escusavas de ter tido tanto trabalho a copiar as cenas..

http://www.if.ufrj.br/teaching/fis2/calor/calor.html

Deixa ca ver...
augusto disse:
O trabalho realizado por um gás ideal quando vai de um estado A para um estado B é

onde é necessário saber exatamente como a pressão muda em função do volume para calcular o integral. A fórmula possui uma origem simples. Considerando um gás empurrando um pistão


Verdade.. mas como tu disseste tás a calcular o trabalho realizado por um gás ideal.. certo? Ora entao..como podes aplicar isso num sistema que é desenvolvido por gases reais?
Como tu deves saber as diferenças entre um gás ideal e um real sao bem diferentes.

Tou de férias man, e ainda me fazes tar a relembrar fisica! :evil:
 
Não me apetece estar a discutir física mas digo:

UM 1.9D ACOMPANHAR UM TDI ATÉ AOS 140KM/H NÃO ME PARECE MUITO FÁCIL DE ACONTECER.... :roll: :roll: :roll:
 
Back
Top