Mapas das Ecu´s, chiptuning how to.....

Viva!!!

Aleluia temos repostas dentro do tópico, sim Daniel o mapa é esse, mas agora esses eixos....... estão mal...... ora pensa, o boost aumenta conforme o aumento do IQ e não da Rot. tens os eixos ao contrário.

Corrige isso, e apresenta propósta de Mod.

Cumps.
 
OK. Então a pressão do gasóleo desce abaixo de "x" porque a bomba injectora deixou de receber ordem da ECU para dar pressão ao gasóleo, ou simplesmente porque a pressão dentro do injector vai baixando naturalmente com o decorrer da injecção, até que deixa de ser suficiente para vencer a força da mola, apesar da bomba continuar a fazer pressão?
(parece-me mais lógica a primeira opção...)

Bem, passaram ao lado desta questao... mas certamente é a primeira opção.
agora gostava de perceber é se depois de ultrapassar a pressão de abertura do injector a pressão do gasóleo continua a subir até ao valor pré-estabelecido pela tensão da bomba...

Outra questão é: a duração de injecção é determinada pela electronica numa tabela do tipo injection duration=func(pump voltage, IQ) e adicionalmente haverá um mapa do tipo pump voltage=func(RPM,IQ).
 
VP30%20pump%20cutaway.jpg


O "plato de levas" é o conhecido por "camplate", que é um prato com o número de lóbulos correspondentes ao número de cilindros que a bomba vai alimentar. Numa bomba com cabeça de 12mm, essa camplate tem lóbulos maiores, pressurizando uma quantidade maior de gasóleo.

Depois temos a "electrovalvula de accion rapida ..." que doseia quanto desse gasóleo pressurizado vai chegar à tubagem que alimenta os injectores. Depois, tal como o TdiSportR explicou, dependendo da pressão de abertura do injector, temos mais ou menos quantidade injectada.

Na ilustração, onde temos "piston" é o conhecido êmbolo que se aumenta para ter mais quantidade de injecção.

A pressão que o gasóleo atinge não é, em altura nenhuma, regulada pela ecu (neste tipo de injecção). A tal tensão da bomba é o que define a abertura da tal "electrovalvula de accion rapida ...".
 
Last edited:
Contributo

Boas, venho aqui prestar também a minha participação. Antes de mais, acho muito mal vir para aqui pessoal dizer que quem quer que seja nao deva fazer o que bem entender no seu carro, subentendendo que a pessoa em questão nao perceba de mecanica, electronica e informatica. Ninguem aqui está a vender serviços, mas sim a pedir ajuda. Se é um pedido de ajuda ou pedido de conhecimento, penso que quem cá vier dizer algo, que seja nesse sentido, caso contrario, para desmotivar como já tenho visto nao é grande ajuda. Ninguem aqui vai por-se a mexer a parva no seu carro, pelo menos penso eu. E quem quiser mexer dessa forma no seu carro é responsabilidade de si mesmo.
Conheço quem tenha começado neste mundo das repros desta forma, a ver os outros, a ver ficheiros feitos e comparando com o file stock e até em alguns casos, pessoal de oficinas que aproveitavam quando aparecia algum carro reprogramado e faziam o chamado "Filejacking". Pessoas essas que hoje em dia pedem mais de 200euros por uma repro, quando começaram como as pessoas que estao aqui neste topico, isto é, investigando, descobrindo, testando alteraçao de parametros e ir para a estrada ver a diferença.
Em relaçao a pessoas que dizem "ah e tal ainda partes o turbo/bloco etc etc", tudo parte até de origem, nao é por se por mais gasoleo ou mais pressao de turbo(dentro do aceitavel como é obvio) que as coisas vao partir, simplesmente teem uma probabilidade maior dependendo do pé e consciencia do utilizador. Mas como toda a gente sabe, qual foi a casa de reprogramaçoes onde nunca se partiu um turbo num carro stock? Conheço tantas, repros feitas hoje e amanha turbo para o lixo. Deixem-se de cenas..

Desculpem o testamento, em relaçao ao file do pd130 mapa de pressao de turbo é o 56926 como ja foi dito, sendo pd130 com kkk penso que um valor fiavel será a volta de 1.45bar das 2250 até as 3500, crescente das 1750 até 1,45b as 2250 e decrescente das 3500.
 
Boas,
Nott, estou plenamente de acordo contigo!!!!!! Voltando ao que interessa acho que o mapa de Boost deverá ficar assim:
boostfactofiq.jpg


Vamos lá dar lume a este tópico, que bem precisa! Saber não acupa espaço!:cool:

Abraços
 
Não modificam nos axis? Tanto cálculo para obter um AFR idealizado por vocês e agora não entram com eles?
 
Last edited:
Boas,
Nott, estou plenamente de acordo contigo!!!!!! Voltando ao que interessa acho que o mapa de Boost deverá ficar assim:
boostfactofiq.jpg


Vamos lá dar lume a este tópico, que bem precisa! Saber não acupa espaço!:cool:

Abraços

Onde tens mg nao é antes carga no pedal? de 0 a 100
 
VP30%20pump%20cutaway.jpg


O "plato de levas" é o conhecido por "camplate", que é um prato com o número de lóbulos correspondentes ao número de cilindros que a bomba vai alimentar. Numa bomba com cabeça de 12mm, essa camplate tem lóbulos maiores, pressurizando uma quantidade maior de gasóleo.

Depois temos a "electrovalvula de accion rapida ..." que doseia quanto desse gasóleo pressurizado vai chegar à tubagem que alimenta os injectores. Depois, tal como o TdiSportR explicou, dependendo da pressão de abertura do injector, temos mais ou menos quantidade injectada.

Na ilustração, onde temos "piston" é o conhecido êmbolo que se aumenta para ter mais quantidade de injecção.

A pressão que o gasóleo atinge não é, em altura nenhuma, regulada pela ecu (neste tipo de injecção). A tal tensão da bomba é o que define a abertura da tal "electrovalvula de accion rapida ...".


Boas
mas essa "electrovalvula de accion rapida..."no 1.9 tdi esta noutro sitio ?
essa bomba é um pouko diferente da d 1.9 tdi ?
Abc
 
Boas, tenho uma duvida... alguém já chipou a centralina de ref: 045 906 013 D ???
Pois é esta que tem o meu manco de 2008 ...

E já agora, o código para login do Vag-com qual é??
 
Boas, tenho uma duvida... alguém já chipou a centralina de ref: 045 906 013 D ???
Pois é esta que tem o meu manco de 2008 ...

E já agora, o código para login do Vag-com qual é??

Isso é EDC17, receio que o código login não seja o mesmo. Em todo o caso não testei ainda.

Abraço
 
Back
Top