Mapas das Ecu´s, chiptuning how to.....

Viva,
Para que o winOLS 1.5 (link do rapidshare que foi colocado pelo carapau no post #77) funcione em modo crackado é necessário que copiem os ficheiros "reg.exe", "loader ols.exe" e o ficheiro "loader reg.exe" que está disponível em http://www.megaupload.com/?d=3GMO3FZD para a directoria onde foi instalado o winOLS através do "setup winols 1.500.exe".

Depois é executar primeiro o "loader reg.exe" que pedirá para introduzir os dados de registo disponiveis no ficheiro "readme.txt".
Para executar o winols têm que usar sempre o ficheiro "loader ols.exe". O winOLS original cria um icon no desktop para inicializar o winOLS, o melhor é ir às propriedades e alterar para que execute o "loader ols.exe" em vez do default "winols 1.500.exe".

Espero ter ajudado.
Inté
 
Last edited:
Parece que estou a ver os participantes neste tópico.... a primeira coisa que fazem quando chegam a casa ou ao trabalho é ver se existem respostas.... pelo menos comigo é o que está a acontecer... LOL

No meu bules cortaram o acesso ao forum...:mad: estou constantemente no me iphoda... a ver se existem respostas novas, não sou nenhum expert nem faço pretensões de vir a ser chiptuner, nas como o chora diz saber não ocupa espaço, e é com este intuito que participo neste tópico! Uns sabem mais que outros mas aquilo que sei gosto de partilhar, foi assim que me ensinaram a trabalhar e é assim que vou continuar a estar na vida por isso o pessoal que sabe e quiser ajudar é bem vindo! Milo0p continua com o bom trabalho, quando chegar coloco o mapa que fiz!

Abraços
 
Last edited:
boas alguem me pode explicar como é que se sabe a que mapa pertence o que? desculpem lá se a pergunta é muito estupida lol mas inda n apanhei essa parte... lolol Cumps

Não sabes.... na versão demo do Winols, ou usas o google para achar informação ou pedes ajuda aqui no tópico! o milo0p já disponibilizou um site aonde podes ler, e pode ser que com as buscas consigas encontrar alguma coisa! É assim que eu tenho feito! Vai seguindo e participa no tópico se tiveres alguma duvida pergunta, ninguem nasceu ensinado!

Abraços
 
Viva!!!

Aqui segue uma versão conservativa do torque map,





Tenham em atenção que este torque map foi modificado tendo em conta que estavamos a pedir 70 mg/r no max no driver wish.

Este Torque map vem então a ser um limitador, vem limitar a quantidade de gasóleo que irá ser pedida para ser injectada, em repros com embraiagens que teimam em não agarrar podemos fazer com que o binario seja entregue mais tarde.

Podemos também permitir uma faixa de rotação útil maior, permitindo IQ maiores até mais tarde. (depois falta todo o necessario para isso... boost etc etc )


Aguardo mais uns coments, e passamos para o mapa seguinte.... Smoke Map


Bom trabalho....

Cumps, Milo.
 
Viva,
Milo0p tens o damos correspondente ao motor ASZ?
Ou és tu que crias a descrição dos eixos para cada mapa?

Inté
 
Viva!!

Tenho por cá uns Damos mas nem sei trabalhar com aquilo, é até um tema de interesse que poderiamos abordar neste topico.

Em relação ao eixos ao inicio, pelo menos comigo, foi a mão 1 a 1, depois so que tiverem o mesmo signature byte o OLS trata deles.

Havendo maneira mais rapida ou melhor, agradeço a dica.


Cumps, Milo.
 
Penso que estão a entrar pela parte mais dificil...penso que os damos dizem onde está cada parte do mapa que queremos alterar...abç
 
Ora aqui está um tópico de topo! =D>

É um assunto k me interessa mas n domino nada. Contudo penso k posso dar aki alguma ajuda. Aos poucos e poucos (e espero k seja antes de 1 milhão) havemos de conseguir perceber minimamente isto. :)

No tal driver wish suponho k tenham posto 7000 para designar 70mg para n ter k usar virgulas. Numa cadeira que tive, Motores de combustão interna, sempre ouvi falar em mg de combustível injectado, por isso faz todo o sentido que assim seja. Em programação aquela artimanha 7000 <=> 70, é uma forma de se ter boa precisão nos valores evitando as virgulas para poupar recursos no processamento de dados.
 
Parece-me bem!!

mas... e o Smoke map onde anda ele?? Daniel..... Luis estão a falhar...... LOL

Aguardo.


Cumps, Milo.
 
Nao tinha reparado que o wifi já tinha dado uma ajuda!!!

A imagem está de acordo com uma outra imagem que encontrei e que é dada como mau exemplo de alteração:
emiliogsm02.jpg


Mas o endereço do mapa ("4DCCE") não consta dos meus Potential Maps!!! Ou tou a ver muito mal... ou nem sequer tem outro parecido... Tambem andei às voltas com as ferramentas de "Support Selection" e de "Detect Map"... mas não me safei :(
 
Viva!!!

Não, o mapa não aparece nos mapas que o OLS reconhece..... portanto trabalho á unha, para isso visualizar em 2D........

O mapa está em 4DXXX, bebam umas garrafas que depois isso aparece-vos logo!!!! LOL

Boas entradas, tudo de bom e cumprimentos pra todos!!!!


Milo.
 
Viva!!!

Este está a dar mais luta...... fico surpreendido com tantos vistos e tão poucas respostas..... ;)


o mapa tem de ser "apanhado" em 2D, em 4DBF6 está ele, aumentar ou diminuir o número de colunas com as teclas M e W até ficar com este aspecto: (16 colunas)


smokemap2d.jpg





Escolher a zona prenetndido, clicar em P (preview), ver se corresponde. depois têm de criar um mapa com esse endreço inicial e saber as linhas e colunas pretendidas.

Cumps, Milo.
 
Last edited:
Escolher a zona prenetndido, clicar em P (preview), ver se corresponde. depois têm de criar um mapa com esse endreço inicial e saber as linhas e colunas pretendidas.

Boas milo0p!
Obrigado pelas dicas o melhor que eu consegui até agora foi isto não estou a conseguir meter os valores de rpm e maf no mapa
smokel.jpg


Abraços e continuação de bom ano para todos!!!
 
Se compararem 3 mapas relacionados com a injecção e a sua limitação e olharem para cada ponto de rotação nos 3, veram que não batem certo os valores... Logo por aí não tiram conclusão nenhuma
 
Viva!!

Pits, estás a falar de que mapas em concreto? não bate certo?

Daniel, para os eixos, tens que or no YY o endreço imediatamente a seguir ao numero de colunas, que são 16....... explicando melhor tens o signature byte, nº colunas, ENDREÇO DOS YY
Para o XX é a mesma coisa.

Vê lá se entendes.


Cumps, Milo.
 
Ufff!!! Ta a começar a ficar complicado! :p
Pra começar, o meu Preview nah funcionava. Tive de meter as configurações em default porque ja tinha mechido em tudo que era botao e tava tudo de pernas pro ar...

Digamos que a tecnica de detectar mapas em 2D nao me parece uma ciencia muito exacta! É assim um bocado intragavel, acho eu!
Mas cheguei lá! tou surpreendido comigo proprio!

Ter o mapa com o aspecto correcto é só meia missa...
Oh Milo, tu és tramado!!! :D só daz mesmo umas deixas...
"Daniel, para os eixos, tens que or no YY o endreço imediatamente a seguir ao numero de colunas, que são 16....... explicando melhor tens o signature byte, nº colunas, ENDREÇO DOS YY
Para o XX é a mesma coisa."

Queres dizer que a tecnica é encontrar um mapa em 2D tal como descrito no help, e depois de saber as dimensoes do grafico vamos ao Hexdump encontrar a dimensão, que tá uns bytes antes do inicio do mapa propriamente dito, sendo que a sequencia é 2Bytes para o signature byte, 2Bytes para a nossa dimensão do eixo (ou nº de colunas), seguido de mais 2Bytes para o inicio do endereço do eixo. Depois seguem-se mais coisas que também devem ter significados...
O winOLS depois de preenchidas as propriedades dos eixos marca no Hexdup estes endereços com cor diferente!

Ora para encontrar o numero de colunas no meio do Hexdump faz falta saber que 16 é "0010" e que 13 é "000D"...
Nao sei porquê, mas tava encravado aqui e só me ocorreu depois de ver o Sporting sofrer o 1-1 :D

Assim acho que ficamos com:
------------------------------Signature Byte-----nº Colunas---------Endereço do Eixo---
Eixo dos YY:4DBA4= ---------- F94A----------------0010------------------035D -
Eixo dos XX:4DBC8=---------- DA70----------------000D-----------------0BB8 -


Queria meter aqui as imagens... mas o http://imageshack.us/ nao ta a funcar!!!!:confused:

Quanto à unidade do eixo dos XX's nao faço ideia... nem sei se devo arriscar pq no que toca a unidades inda nao acertei uma...
É um caudal de ar, mas unidades...8-[

Abraços a todos!!!

Smoke_Map_Hexdump.jpg


Smoke_Map.jpg
 
Last edited:
Back
Top