Mapas das Ecu´s, chiptuning how to.....

Agora uma ajudinha aqui ao pessoal, principalmente ao pessoal cuidadoso com o boost e o frio

existe um map que limita a leitura de caudal de ar para o smoke map consoante a temperatura de motor,

uma boa forma de baixar o IQ a baixa temperatura quando o caudal já vai alto, que por sua vez vai baixar o boost, porque o boost depende do IQ

abraço ;)
 
eu no winols já identifiquei o boost limit e aumentei cerca de 15% e no boost map também aumentei 15% com uma curva ligeiramente mais linear que a de orgiem, ou seja, está a fazer um pouco menos de pressão em baixas e nas altas faz mais pressão e um bocado até mais á frente. Agora falta trabalhar o smoke map e o DriverWish.

Outra cena, o tempo de injeção é o tempo em que o injector está aberto ?

sim o tempo de injecçao é isso mm, mas atençao k n é assm tão simples. É como te disse por PM, s keres aprender metodicamente, estuda o ciclo diesel, termodinâmica, eficiência de combustão, etc, para compreenderes como é gerada a energia e como maximizar o trabalho realizado. Dps ainda em relaçao ao injector, tens mapas de duraçao, inicio, e de quantidade de injecçao. Tudo isto tem de ter um compromisso entre eles, e tb em relaçao a rotaçao do motor. Como te disse o daniel, precisas d saber os offsets e factor, isso posso t dizer, a kestão é k se te disser por exemplo k às 4000rpm a load 100 tenhu SOI 29º BTDC e Duration 35º terei EOI 6º ATDC, tu n percebes nada, mas o miloop e o daniel perceberam exactamente o k kis dizer e sabem como mexer nestes mapas, k sao mts akredita. Por isso antes de mexer mt, vai estudar p ter a noçao do k estas a fazer e experimentando aos poucos. E nc mexes no boost por percentagem, até pk é mt facil d saber k pressoes fazes. Exemplo: pressão absoluta- 2100mbar k corresponde a pressão relativa d 1.1bar, fácil
 
mas eu posso aumentar a entrada de combustivel atravez do driver wish que é a quantidade de injecção ??


relativamente ao tempo de injecção, quanto mais alta for a rpm mais curto tem de ser o tempo de injecção porque se não o ciclo fica descontrolado ??

EDIT: o meu turbo actualmente já está a fazer cerca de 2200mbar
 
mas eu posso aumentar a entrada de combustivel atravez do driver wish que é a quantidade de injecção ??


relativamente ao tempo de injecção, quanto mais alta for a rpm mais curto tem de ser o tempo de injecção porque se não o ciclo fica descontrolado ??

EDIT: o meu turbo actualmente já está a fazer cerca de 2200mbar

no DW geralmente já está atibuido o maximo que os injectores debitam,
na tabela de TI o valor é rpm x IQ, e IQ é por stroke, portanto, o tempo de injecção é o tempo que é debitado gasoleo por stroke, não tem que ser mais curto, nao descontrola, pode é criar uma tensão maior nos pistons e um aumento significativo nas EGTs
 
quando mais combustivel for injectado maior vai ser a compressão na camara logo mais calor ??

O k procuramus obter c a alteraçao dos parametros de combustao n sera directamente mais calor. Pesquisa o k conseguires sobre racios de compressao, tenta entender pk o ciclo diesel é diferente do otto. Existe uma altura logica para a injecçao acontecer, e para acabar, kd e pk? Isto sao tudo saberes importantes, necessitas d ter uma noçao se keres perceber como dar potência a um diesel, PD neste caso. Isto exige trabalho e ng vai dar explicaçoes detalhadas sobre como e porquê se faz isto e akilo, pk kem o sabe perdeu mt mt tempo e a maioria ate pagou para isso. Arranja uns livros d mecanica, abre o google, e dps divorcia t ou mete uns patins à namorada, vende os filhos e es capaz d começar a evoluir ;)
 
Last edited:
após uma breve pesquisa sobre o ciclo diesel :D

o injector começa a pulverizar o combustivel antes de antigir a compressão máxima, assim que atinge a compressão máxima o ar já tem uma temperatura suficientemente alta para fazer a combustão e após isto o injector continua a pulverizar, alimentando a combustão, quase até o piston atingir o ponto morto inferior.
 
após uma breve pesquisa sobre o ciclo diesel :D
o injector começa a pulverizar o combustivel antes de antigir a compressão máxima, assim que atinge a compressão máxima o ar já tem uma temperatura suficientemente alta para fazer a combustão e após isto o injector continua a pulverizar, alimentando a combustão, quase até o piston atingir o ponto morto inferior.
Estás de parabéns, ao melhor nível e já me passaste em teoria:-o:rir:
 
Boas


estive a mexer no offset no drive wish meti um valor de 0.01 e 2 de precisão, agora quando meto o gráfica em 3D ele aparece todo em "baixo"










estou a fazer alguma coisa mal :confused:
 
Back
Top