Mapas das Ecu´s, chiptuning how to.....

:x
Eu não tenho os conhecimentos que tens Milo0p:roll:
Digo isto á maneira que aprendi, sendo que não tenho o nível de conhecimentos teóricos em metade do teu:ideia:
O Ecm para mim é um amuleto do OLS, sabendo que o meu último dyno dos 270 cvs planos foi feito em parte no Ecm e outra no OLS:roll:
Agradeço a ajuda que me deste para aprender alguma coisa da teoria e dos mapas do Ols=D>
Abraço;-)

O ECM n é mau se for utilizado apenas como um auxilio inicial para começar a brincar com alguns bits aki e ali, mas apenas terás noção de como é incrivelmente limitado kd conseguires compreender o winols e toda a sua potencialidade. O ECM dá t acesso nem a 20% dos mapas necessários a uma reprogramaçao mais exigente. As proprias terminologias k utiliza n serao as mais correctas, abre uma dump d um PD e veras k te aparecem 5 mapas de injeção parcializada, se souberes para o k estas a olhar verás k um é o limitador d fumo e se bem me recordo os outros 4 sao todos de duraçao d injeçao. Mas nem seker pods mudar o factor e offset pelo k nao te serao uteis, pois na prática n saberás kuanto estas a dar, nem tão pouco podes editar os eixos pa mudar estequiometrias ou simplesmente uniformizar os valores d IQ nos mapas k sejam funçao dele... E isto é apenas um pouco de tantas coisas impossibilitadas no ECM ;)
 
a sonda lambda também está ligada ao smoke map ?

Parece m k estas c duvidas em relaçao ao smoke map, tenta pensar assm: ele limita a quantidade de injecçao em relaçao ao ar disponivel. Ou seja se no DW pedes imagina 55mg mas so existe ar suficiente para queimar 40, nc vais passar de 40mg/s. Por esta razão é k este mapa é um dos limitadores de IQ, por mt gasoleo k peças no DW se n tocares neste mapa o carro vai fikar a trabalhar segundo ele. E logicamente o torque limiter tb limitara o IQ, maximo neste caso...
 
Parece m k estas c duvidas em relaçao ao smoke map, tenta pensar assm: ele limita a quantidade de injecçao em relaçao ao ar disponivel. Ou seja se no DW pedes imagina 55mg mas so existe ar suficiente para queimar 40, nc vais passar de 40mg/s. Por esta razão é k este mapa é um dos limitadores de IQ, por mt gasoleo k peças no DW se n tocares neste mapa o carro vai fikar a trabalhar segundo ele. E logicamente o torque limiter tb limitara o IQ, maximo neste caso...


ou seja, não vale a pena dar carga na injecção e no turbo se primeiro não alterar-mos os "limitadores" ?
 
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O ECM n é mau se for utilizado apenas como um auxilio inicial para começar a brincar com alguns bits aki e ali, mas apenas terás noção de como é incrivelmente limitado kd conseguires compreender o winols e toda a sua potencialidade. O ECM dá t acesso nem a 20% dos mapas necessários a uma reprogramaçao mais exigente. As proprias terminologias k utiliza n serao as mais correctas, abre uma dump d um PD e veras k te aparecem 5 mapas de injeção parcializada, se souberes para o k estas a olhar verás k um é o limitador d fumo e se bem me recordo os outros 4 sao todos de duraçao d injeçao. Mas nem seker pods mudar o factor e offset pelo k nao te serao uteis, pois na prática n saberás kuanto estas a dar, nem tão pouco podes editar os eixos pa mudar estequiometrias ou simplesmente uniformizar os valores d IQ nos mapas k sejam funçao dele... E isto é apenas um pouco de tantas coisas impossibilitadas no ECM ;)
Concordo na totalidade do que disseste e conheco os mapas que falas e as diferenças que existem entre Ecm e o Ols:ideia:
Não fiz aquelas linhas do meu gráfico por acaso, mas sinceramente quando faço repros gosto de começar no Ecm e só depois passar para o Ols:clap:
Para mim só Ols não dá, o Ecm facilita mais a vida, mesmo que depois tenha de rectificar no Ols8)
 
Testa das duas formas, só assim é que eu aprendi=D>
És do aço Vasco, mete carga em tudo para dar efeito máximo:D

quando comprar o cabo o meu manco até vai arrancar alcatrão :D


mas por exemplo, uma coisa soft, basta mexer nos limitadores que o motor ganha logo outra alma ? isto em PD, pelo que tenho pesquizado
 
quando comprar o cabo o meu manco até vai arrancar alcatrão :D
mas por exemplo, uma coisa soft, basta mexer nos limitadores que o motor ganha logo outra alma ? isto em PD, pelo que tenho pesquizado
Mete carga amigo:rir:
Com limitadores de torque alterados já deve dar qualquer coisita, mas assume o efeito máximo metendo tudo no ponto=D>
 
estou a usar o Winols, ECM é pa meninos :D


tenho só alterado apartir dos 70% de pedal e aumentado só com percentagens para manter as linhas de orgiem

Um conselho, nc mexas no k n conheces e se tiveres duvidas pergunta antes. Trabalhar por percentagem nc é vantajoso, tens de entender k todas as reprogramações são um compromisso, vários parâmetros relacionados em harmonia para a máxima eficácia. Claro k dps d entendido o principio básico é uma questão de bagagem e experimentação. Sim tiras 10cv, apenas com o torque e smoke limiter map se lhes souberes mexer, mas são cavalos um pouco cansados... Em relação ao boost, em ECM nc vais cnsguir passar de 2100mbar por mt incremento k dês, pois existem limitadores a k n tens acesso e o mais importante limita a pressão relativa a 1.1bar no ficheiro do teu carro, se a memória não me falha...
 
Um conselho, nc mexas no k n conheces e se tiveres duvidas pergunta antes. Trabalhar por percentagem nc é vantajoso, tens de entender k todas as reprogramações são um compromisso, vários parâmetros relacionados em harmonia para a máxima eficácia. Claro k dps d entendido o principio básico é uma questão de bagagem e experimentação. Sim tiras 10cv, apenas com o torque e smoke limiter map se lhes souberes mexer, mas são cavalos um pouco cansados... Em relação ao boost, em ECM nc vais cnsguir passar de 2100mbar por mt incremento k dês, pois existem limitadores a k n tens acesso e o mais importante limita a pressão relativa a 1.1bar no ficheiro do teu carro, se a memória não me falha...

eu no winols já identifiquei o boost limit e aumentei cerca de 15% e no boost map também aumentei 15% com uma curva ligeiramente mais linear que a de orgiem, ou seja, está a fazer um pouco menos de pressão em baixas e nas altas faz mais pressão e um bocado até mais á frente. Agora falta trabalhar o smoke map e o DriverWish.

Outra cena, o tempo de injeção é o tempo em que o injector está aberto ?
 
eu no winols já identifiquei o boost limit e aumentei cerca de 15% e no boost map também aumentei 15% com uma curva ligeiramente mais linear que a de orgiem, ou seja, está a fazer um pouco menos de pressão em baixas e nas altas faz mais pressão e um bocado até mais á frente. Agora falta trabalhar o smoke map e o DriverWish.

Outra cena, o tempo de injeção é o tempo em que o injector está aberto ?

Em relação à pergunta do tempo de injecção sim, é o tempo em que o injector está aberto.

Em relação aos mapas de boost e boost limit aumentares 15% poderá ser muito e como poderá ser pouco, trabalhar com percentagens por vezes é inglorio. O melhor é alterares para valores mais baixos, e ires aumentando a pouco e pouco. e ires sentindo a resposta das alteração que fizeste. (isto sem fazer contas não conheço os mapas em questão). se vais alterar o boost em baixas, vais perder a graça do carrro :twisted: Mais vale deixar estar o boost em baixas e alterares só as altas.

Cumps,
 
Então como é que vais ter mais gasóleo?
Tens é que saber o que alterar como alterar e em que situações alterar Nestes mapas se não sabes mesmo pergunta, os valores que aparecem, nestes mapas precisam de factor e offset para saberes quando tempo vão estar abertos em º.

Cumps,
 
Então como é que vais ter mais gasóleo?
Tens é que saber o que alterar como alterar e em que situações alterar Nestes mapas se não sabes mesmo pergunta, os valores que aparecem, nestes mapas precisam de factor e offset para saberes quando tempo vão estar abertos em º.

Cumps,

ja cheguei a ter +50% de tempo de injecção no meu pd130, ficou um petroleiro autentico, aconselho a só chegar a estes valores depois de remover o cat porque +gasoleo = +EGTs
 
Em relação à pergunta do tempo de injecção sim, é o tempo em que o injector está aberto.

Em relação aos mapas de boost e boost limit aumentares 15% poderá ser muito e como poderá ser pouco, trabalhar com percentagens por vezes é inglorio. O melhor é alterares para valores mais baixos, e ires aumentando a pouco e pouco. e ires sentindo a resposta das alteração que fizeste. (isto sem fazer contas não conheço os mapas em questão). se vais alterar o boost em baixas, vais perder a graça do carrro :twisted: Mais vale deixar estar o boost em baixas e alterares só as altas.

Cumps,

Também aconselho a manter o boost stock em baixas, só assim um bocadinho de gasoleo para sustentar um pouco mais o overboost, mas nada exagerado, porque as embraiagens nao aguentam muito mais que de origem e ainda por cima vem aí o inverno.

Baixas é para o dia-a-dia, altas é para o aço, num 100-200kms/h a fundo quanto tempo circula o ponteiro abaixo das 2500rpms? A potencia está lá em cima.
 
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