Manometro Pressao do Turbo IGR

boas tardes pessoal.

adquiri ah poucos dias um manometro de pressa do turbo IGR..

em relacao ah montagem do tubo para medir a pressao, a partida parece que esta tudo OK, la tera as suas margens de erro como eh normal mas quanto a isso penso que nao haja muito a fazer.

o meu problema eh a parte electrica. pelo que tenho lido no forum (sim ja andei ah procura de soluçao e por nao ter incontrado iniciei este topico LOL), toda a gente tem o mesmo problema com ele, parece ser geral..ora branquinho com o ponteiro vermelho eh na boa, mas para ficar vermelho quando se ligam as luzes eh que parece que ele nao gosta. ahs vezes da, outras nao, outras da e derepente volta a ficar branco. eh que na minha opiniao aquele branco ah noite eh um bocado encomodativo (pelo menos para mim eh :lol:)

se alguem souber como resolver o problema ate era porreiro e ficava eu e se calhar muita gente agradecida :p

agora esta montado desta forma

:arrow: preto - massa
:arrow: branco e vermelho - igniçao
:arrow: laranja - minimos e medios

quando dou ah chave fica entao branco com o ponteiro vermelho mas quando ligo as luzes acontece o que ja descrevi antes...

cumpts a todos e espero que juntos consigamos resolver este problema ja que andei a pesquisar em varios lados e nada
 
Entao isso é facil eu montei um este fim de semana e está a funcionar bem! essas ligações estão certas

Preto - Massa
Branco e Vermelho chantados - Ignição
Laranja - Minimos

E funciona a 100% a nao ser que o manometro esteja com algum defeito.

So nao percebi uma coisa queres que ele a noite fique vermelho ou Ambar(laranja)?

Abraço
 
Entao isso é facil eu montei um este fim de semana e está a funcionar bem! essas ligações estão certas

Preto - Massa
Branco e Vermelho chantados - Ignição
Laranja - Minimos

E funciona a 100% a nao ser que o manometro esteja com algum defeito.

So nao percebi uma coisa queres que ele a noite fique vermelho ou Ambar(laranja)?

Abraço

boas,

pois pela logica bate certo mas na pratica o gajo da-lhe a maluca e volta sempre ao branco, ou quando passo de minimos para medios ou assim do nada. sera que tem de levar alguma peca electronica?
consegues dizer mais ou menos onde ligaste os fios? (localizacao dos fios na ficha das luzes), para ver se estao nos mesmos sitios que as minhas?

quanto ah luz, sim eh ambar, mas eh muito proximo do vermelho dai dizer vermelho

cumpts e thanks
 
Eu montei isso num 6K2 dai ser diferente do teu mas liguei na caixa dos fusiveis ora bem na caixa dos fusiveis liguei assim:

Vermelho e Branco - Fio do Radio
Laranja - Fio dos ninimos luzes de matricula etc
Massa - Na massa do isqueiro mas como tens um 6L pode ser num parafuso que esteja em contacto com a chapa do carro.

1º tinha feito o teste numa fonte de alimentação e estava a funcionar foi so ligar igual.

Tenta fazer isso com calma ou numa fonte de alimentação para esperimentar.

Abraço
 
Eu montei isso num 6K2 dai ser diferente do teu mas liguei na caixa dos fusiveis ora bem na caixa dos fusiveis liguei assim:

Vermelho e Branco - Fio do Radio
Laranja - Fio dos ninimos luzes de matricula etc
Massa - Na massa do isqueiro mas como tens um 6L pode ser num parafuso que esteja em contacto com a chapa do carro.

1º tinha feito o teste numa fonte de alimentação e estava a funcionar foi so ligar igual.

Tenta fazer isso com calma ou numa fonte de alimentação para esperimentar.

Abraço
Pois a "base" das ligaçoes eh basicamente a mesma, so por dizer que a massa fiz num parafuso...
ja tentei de mil e uma maneiras e nada.. mas li por aqui que houve alguem que teve de por ou um relé ou assim para ficar ah maneira mas ninguem deu a informacao exacta lool ou seja fiquei na mesma.

assim que solucionar o problema vou fazer um DIY aqui no forum a ver mais ninguem anda ahs aranhas...lool
 
tb tive um com a mesma pancada mas acontecia de noite a circular com ele em ambar se chove-se e tivesse de ligar as escovas ficava branco
a solução para isso é um relé e a explicação esta aqui no forum pois foi colocada pelo user igorbrassantos
quando encontrar coloco aqui o link
 
Last edited:
Pois estou a ver que os IGR são senciveis a picos de corrente dai ter de levar o relé. Agora que falaste das escovas ate vou falar com o gajo para ele ligar tudo e desligar a ver se ele se passa :D
 
Pois isso do relé esta correcto para comutar entre branco e vermelho bem me parecia que ele nao podia ser tao sencivel a picos pelo que percebi o user quer laranja de noite e nao vermelho pois vermelho é a cor base do manometro e ele memoriza sempre a 1ª cor ou seja branco ou ambar e so comuta entre essas 2 cores para voltar a vermelho tem que levar relé porque so pode ter o fio vermelho ligado ou seja se ligar em branco tem que desligar e voltar a ligar so com corrente no fio vermelho dai a utilidade do relé.
 
Pois isso do relé esta correcto para comutar entre branco e vermelho bem me parecia que ele nao podia ser tao sencivel a picos pelo que percebi o user quer laranja de noite e nao vermelho pois vermelho é a cor base do manometro e ele memoriza sempre a 1ª cor ou seja branco ou ambar e so comuta entre essas 2 cores para voltar a vermelho tem que levar relé porque so pode ter o fio vermelho ligado ou seja se ligar em branco tem que desligar e voltar a ligar so com corrente no fio vermelho dai a utilidade do relé.


o manometro não é para acender vermelho pois isso é a cor do ponteiro
o relé serve perfeitamente para comutar entre o branco (dia) e o ambar (noite) sem que nos picos de corrente volte do ambar para o branco como era o meu caso cada vez que ligava as escovas limpa vidros
 
Last edited:
Sim mas ho joao pelo que vios IGR ao ligar nao é so o ponteiro que esta vermelho mas sim o manometro todo depois ou liga em ambar ou branco comutando entre si e nisso nao vejo problema. Agora comutar de branco ou ambar para vermelho nao será possivel sem o relé.

Penso eu que seja assim e pelo link que mandaste no esquema que tem um DIODO se reparares o fio laranja nao ligou a nada ou seja comutava entre branco e vermelho deixando o ambar de fora.

Se estiver engado corrigeme SFF.

Abraço
 
Sim mas ho joao pelo que vios IGR ao ligar nao é so o ponteiro que esta vermelho mas sim o manometro todo depois ou liga em ambar ou branco comutando entre si e nisso nao vejo problema. Agora comutar de branco ou ambar para vermelho nao será possivel sem o relé.

Penso eu que seja assim e pelo link que mandaste no esquema que tem um DIODO se reparares o fio laranja nao ligou a nada ou seja comutava entre branco e vermelho deixando o ambar de fora.

Se estiver engado corrigeme SFF.

Abraço

vê na pagina 3 que ai é que esta o esquema certo
o manometro fica todo vermelho por acaso visto que desmantelei o meu e tinha 2 leds vermelhos pequeninos (mais pequenos que os smd) na zona do meio onde está o ponteiro e em volta é que aparecem os smd em laranja (ambar) e os brancos para assim darem a devida iluminação
 
vê na pagina 3 que ai é que esta o esquema certo
o manometro fica todo vermelho por acaso visto que desmantelei o meu e tinha 2 leds vermelhos pequeninos (mais pequenos que os smd) na zona do meio onde está o ponteiro e em volta é que aparecem os smd em laranja (ambar) e os brancos para assim darem a devida iluminação

Ok chefe parece que o senhor tem razão entretanto vou verificar no que montei a ver se tem algum problema desses.

Desculpa la qualquer coisa :oops:

Estamos sempre a aprender.

Abraço
 
bons dias meus amigos...

desde ja o meu obrigado ao joao mateus pelo link, parece que eh desta que vai ficar tudo a funcionar como deve de ser :D
ainda nao li o topico mas vou ja dar uma olhadela. eu bem que procurei mas pelos vistos passou-me ao lado este LOL.

quanto ahs cores, sim eu quero branco de dia e laranja de noite, visto que em vermelho mal se ve pois, penso eu, o vermelho eh mesmo so do ponteiro e por isso mesmo ilumina pouco pensando eu que essa iluminacao vermelha no manometro em si eh "pura coincidencia" LOL :lol:
 
pois eh pessoal.

ja li e fiquei mais ou menos ilucidado. ja tirei a referencia do rele e penso que vou conseguir safar a situacao. so tou com um problema. eh que nao tou a conseguir ver as fotos dos esquemas, ou pelo menos do esquema certo, nao sei porque.

se houvesse uma alma caridosa que copiasse a foto e me enviasse para o mail eu agradecia =D>

se poderem enviem para: ali3ncorp@msn.com

eu nunca meti nenhum rele em lado nenhum mas parece-me bastante logica a explicacao que esta no topico. digamos que a corrente do vermelho tem de ser permanente e depois ha-de haver mais dois pinos em que num ligamos o branco e no outro o laranja e o rele faz o resto, ou seja, ora passa corrente no branco ora no laranja conforme o que se pretende.

outra info que acho curiosa e que descobri eh que o manometro nunca acende nada se o fio vermelho nao estiver ligado, ou seja, se ligar-mos so o branco ou o laranja (nao falo na massa porque penso que seja logico que tem de estar sempre ligada LOL), ele nao acende luz nenhuma a nao ser que liguemos tambem o vermelho. dai eu na ligacao que fiz (e que nao resultou), ter feito um chante com o branco e o vermelho ligado ao fio que passa corrente quando se da ah chave, e o laranja ao fio que passa corrente quando se ligam as luzes. isto pela logica devia funcionar (branco de dia quando se da a chave e mudar para laranja assim que se ligam as luzes) mas como ja vimos ha uns truques a aplicar 8) ou melhor, resulta, mas so quando lhe apetece LOL :?

bem se poderem entao enviar a foto do topico com o esquema certo agradecia porque nao sei porque mas nao me aparece nada :oops:

thanks
 
coloquei aqui o esquema
este esquema pertence ao user igorbrassantos e os creditos são para ele, eu apenas indiquei o caminho

 
Last edited:
ja agora..para que servem os outros 2 pernos da bobine??na se liga la nada??

p.s. joaomateus enviei-te um mail com uma duvida e um esquema, (que se estiver certo ponho aqui para ser ainda mais explicito, ou seja, para quem como eu nao percebe assim muito disto)
 
Back
Top