Legalizaçao 5 lugares

aqui esta espero ter ajudado:
Declaração de montagem

Eu, .... Pedro Bernardo ...., portador do Bilhete de identidade nº ....., declaro que realizei a montagem dos assentos traseiros (que me foram oferecidos pela Seat) e dos respectivos cintos de segurança do veículo automóvel com a marca Seat Ibiza matricula nº **-**-VM e nº de quadro VSSZZZ6LZ*******.



Braga, ___de_______de 2008
 
aqui esta espero ter ajudado:
Declaração de montagem

Eu, .... Pedro Bernardo ...., portador do Bilhete de identidade nº ....., declaro que realizei a montagem dos assentos traseiros (que me foram oferecidos pela Seat) e dos respectivos cintos de segurança do veículo automóvel com a marca Seat Ibiza matricula nº **-**-VM e nº de quadro VSSZZZ6LZ*******.



Braga, ___de_______de 2008


muito interessante!!

não sabia que dava para ser assim!

tem que se meter que foram oferecidos?

quem te disse? foi na alfandega?

cumpz
 
afinal e preciso o papel da homologaçao da Seat... 195€ po galheiro :(

carro em causa:
-> ibiza 6L 130cvs 2003

o que foi preciso:

-> 200€ acessorios (bancos, cintos, etc...)
-> 95€ inspeçao B
-> 1.5€ em papeis para preencher na Alfandega
-> 195 € Homologaçao Seat
-> 150€ IMTT

total -> 641.5€

cumps
Bem se assim for, fora o que gastaste com os acessórios, isso ficou em 441.5€, pela agência maia ficaria em 538 €..é uma diferença bem grande..

Quanto tempo passou desde o inicio até ao fim do processo?

Eu tenho um 1.9TD de 1994 e ainda não percebi se o ter 14 anos reduz o montante a pagar ou não.

Tenho é receio do valor que possa acusar de CO2 por ter 14 anos... será que se reduzir o débito e gasóleo ao minimo, poderá contribuir para uma redução do nivel de CO2??

Boas curvas :cool:
 
vai por mim... assim tens k apresentar uma factura ou uma prova em como compras te os bancos, e dps tb terias que fazer uma declaração de montagem ...assim poes tudo no mesmo e ja ta( nao da tantos problemas)....
 
Boas

Contactei a alfandega de Braga a pedir uma simulação para passar peu comercial de 1994 para 5 lugares e a resposta foi no minimo surpreendente..

Aqui vai

"Exmº Senhor:

Informo V. Exa que o montante de ISV a pagar é o que resulta da diferença entre o imposto incidente sobre o veículo após a respectiva transformação, atento o tempo de uso entretanto decorrido, (vide tabela de redução para os veículos usados provenientes da UE) e o imposto originariamente pago, excepto nos casos de mudança de chassis, em que o imposto é devido pela totalidade.

Ao montante de ISV apurado é acrescido IVA à taxa legal em vigor.

A fim de proceder à regularização fiscal do veículo deve dirigir-se a uma Alfândega no prazo máximo de 20 dias úteis após a transformação, a fim de apresentar uma Declaração Complementar de Veículo (DCV).

A seguir apresenta-se o resultado da simulação do cálculo do ISV à data actual:

DADOS DO VEÍCULO

País de Origem: União Europeia

Tipo de Veículo: Automóvel ligeiro de passageiros ou automóvel ligeiro de utilização mista. (tabela A)

Estado do Veículo: Usado

Data 1ª Matrícula: <= 1997

Cilindrada: 1896 cm3

CO2: 145 g/km

Tipo de Combustível: gasóleo

Partículas: >= 0,005 g/km

Cálculo do ISV

Imposto Calculado (cm3): 8.058,00€
Parcela a abater (cm3): 4.857,50€
Montante de ISV (cm3): 3.200,50€
Imposto Calculado (CO2): 15.225,00€
Parcela a abater (CO2): 11.800,00€
Montante de ISV (CO2): 3.425,00€
Montante de ISV (cm3 + CO2): 6.625,50€
Redução por anos de uso (%): 80.0%
Redução Particulas - Para veículos a gasóleo: 0,00€

Imposto Sobre Veículos (ISV): 1.325,10€
Imposto Automóvel (IA) pago em 1994: veículo excluído da incidência do imposto

Valor do ISV a pagar pela transformação de veículo: ISV 1.325,10 € + IVA 265,02 €"

Pergunto-me se a pessoa que fez a simulação não pensou que o carro era importado pois ele diz isto "País de Origem: União Europeia ".
Já respondi referindo isso mesmo, vamos ver o que diz

Boas curvas :cool:
 
Last edited:
Boas

...

Pergunto-me se a pessoa que fez a simulação não pensou que o carro era importado pois ele diz isto "País de Origem: União Europeia ".
Já respondi referindo isso mesmo, vamos ver o que diz

Boas curvas :cool:

Essa simulação parece estar correcta e o país de origem nada vai alterar. No teu caso ainda tens de pagar imposto porque os comerciais comprados à alguns anos atrás (exemplo de 1994) estavam isentos de pagar IA, por isso agora tens de pagar o imposto como se fosses importar o teu carro de 5 lugares. No caso dos comerciais mais recentes (nao sei ao certo apartir de que ano 2000/2001/2002???) já pagaram algum IA quando foram adquiridos em novos e agora o imposto para 1 carro de 5 lugares com mais x anos já fica inferior ao que foi pago.
 
Aproveito este tópico para dizer que estou na fase final do processo de transformação do meu ibiza comercial para ligeiro de passageiros.

Tudo começou por ligar para a alfândega do Freixieiro (porto) para saber se tinha ou não imposto a pagar e quais os passos que eu devia tomar. Responderam-me que como o carro já tinha 5 anos e se o valor de CO2 não fosse muito superior ao que eles tinham de tabela (136g/km), já não havia imposto a pagar.
Disseram-me também que para iniciar o processo devia deslocar-me lá á alfândega acompanhado de uma declaração de conformidade da Seat, do resultado da medição do valor de CO2 por parte de um centro de inspecções de categoria B, Documentos do veículo e do proprietário.
Fiz o pedido da declaração à Seat através do concessionário Sporjop que demorou quase 2 meses, fiz a medição do CO2 num centro de inspecções B e com isso desloquei-me á alfândega onde adquiri e preenchi uns impressos pedidos por eles, entreguei tudo e obtive logo a DAV (Declaração Aduaneira do Veículo) para os 5 lugares com validade de 2 meses. Ou seja já podia instalar os bancos e circular com o carro.
Com a DAV e ainda com a Declaração de conformidade da seat, desloquei-me ao IMTT (antiga DGV) e fiz o pedido de alteração dos documentos do veículo para ligeiro de passageiros. Foi-me marcada uma inspecção à instalação dos bancos + cintos a ser realizada nas instalações do IMTT para finalizar o processo.
Não me perguntaram onde adquiri as peças nem onde foi feita a instalação.

Custos:
Declaração de Conformidade da Seat - 36€
Medição de CO2 c/ Inspecção tipo B - 98€
Impressos na Alfândega - 2.6€
Valor pago no IMTT para transformação sem plano geral - 150€

MO - 0€ (uma dor nas costas porque fui eu que fiz a instalação :D )
O material comprei usado já à algum tempo atrás e por isso não sei o valor.

Espero ter ajudado a esclarecer algumas dúvidas.

Cumprimentos
 
Boas

Contactei a alfandega de Braga a pedir uma simulação para passar peu comercial de 1994 para 5 lugares e a resposta foi no minimo surpreendente..

Aqui vai

"Exmº Senhor:

Informo V. Exa que o montante de ISV a pagar é o que resulta da diferença entre o imposto incidente sobre o veículo após a respectiva transformação, atento o tempo de uso entretanto decorrido, (vide tabela de redução para os veículos usados provenientes da UE) e o imposto originariamente pago, excepto nos casos de mudança de chassis, em que o imposto é devido pela totalidade.

Ao montante de ISV apurado é acrescido IVA à taxa legal em vigor.

A fim de proceder à regularização fiscal do veículo deve dirigir-se a uma Alfândega no prazo máximo de 20 dias úteis após a transformação, a fim de apresentar uma Declaração Complementar de Veículo (DCV).

A seguir apresenta-se o resultado da simulação do cálculo do ISV à data actual:

DADOS DO VEÍCULO

País de Origem: União Europeia

Tipo de Veículo: Automóvel ligeiro de passageiros ou automóvel ligeiro de utilização mista. (tabela A)

Estado do Veículo: Usado

Data 1ª Matrícula: <= 1997

Cilindrada: 1896 cm3

CO2: 145 g/km

Tipo de Combustível: gasóleo

Partículas: >= 0,005 g/km

Cálculo do ISV

Imposto Calculado (cm3): 8.058,00€
Parcela a abater (cm3): 4.857,50€
Montante de ISV (cm3): 3.200,50€
Imposto Calculado (CO2): 15.225,00€
Parcela a abater (CO2): 11.800,00€
Montante de ISV (CO2): 3.425,00€
Montante de ISV (cm3 + CO2): 6.625,50€
Redução por anos de uso (%): 80.0%
Redução Particulas - Para veículos a gasóleo: 0,00€

Imposto Sobre Veículos (ISV): 1.325,10€
Imposto Automóvel (IA) pago em 1994: veículo excluído da incidência do imposto

Valor do ISV a pagar pela transformação de veículo: ISV 1.325,10 € + IVA 265,02 €"

Pergunto-me se a pessoa que fez a simulação não pensou que o carro era importado pois ele diz isto "País de Origem: União Europeia ".
Já respondi referindo isso mesmo, vamos ver o que diz

Boas curvas :cool:

amigo colemauro, pelo k m parece algo nao pode estar bem aí... no teu caso se calhar é melhor contactares as empresas k fazem esse tipo d serviço, tens os contactos neste post nas paginas anteriores...
 
Sim acho muito esquesito ter que pagar isto tudo para legalizar o carro para 5 lugares..na verdade tava a contar com menos que o pago pelo poster inicial deste tópico.. por o carro ser bem mais velho.

Vou contactar a Agência Maia e depois posto o resultado desse contacto.

Boas curvas :cool:
 
Bem liguei agora para a Agência Maia e além do atendimento muito sofrivel da pessoa do outro lado do telefone o resultado foi ainda mais desolador.

Para um nivel de CO2 de 150 teria a pagar 2.120€.. parece que até 1994 os veiculos comerciais não pagavam imposto algum dai este valor..

Acho que se fosse de 1995 não haveria problemas..

Fiquei :mad: pois andei a arranjar bancos, cintos para nada..

Agora já sabem..para veiculos anteriores a 1995 esqueçam..

Boas curvas :cool:
 
Last edited:
estes valores altos estão correctos

porque é os de 1994 como já foi dito não pagaram IA!

logo, tem de pagar o IA todo como se o comprassem de 5Lugares mais o IVA sob o IA.

o que acontece nos comerciais de 1999 por exemplo, é que como já pagaram IA quando forma comprados, agora só pagam a diferença mais o IVA sob a diferença!

Imaginemos que o Ibiza X pagou 1200€ de IA como comercial, e que se fosse de 5 lugares teria de ter pago 1500€. Ora o que se vai pagar agora são os 300€ de diferença mais o IVA sob esses 300€.

espero ter esclarecido quem ainda não tinha entendido ou tinha alguma duvida.

PS: também se tem de ter em atenção que o valor de CO2 pode ou não ter influencia sob o imposto
 
Boas pssl...

Então é assim... Lembram-s do meu ultimo post?!?
Em relação a comversa que tive com o Sr.Garrido...

Pois é... Decidi esperar até ter os bancos e só depois, ai sim, voltar a Seat Arrabida!
E esse dia foi hj...
Fui buscar os bancos e segui directamente para Setubal...
Estive a conversa com o mm Sr.(black), ele voltou a ensistir no mm. Que ele so dava inicio ao processo quando eu leva-s o papel da IPO B...
Foi então nessa altura q eu lhe falei no Sr.Garrido e que o mesmo me tinha dito que para passar a Declaração ñ necessitava do papel da IPO B com o nivel de Co2...
Então nesse momento esse Sr. tento me "enrolar" com conversas... sim penso que tenha sido isso... Ao dizer:
"-O Sr.Alfredo Garrido é despaxante oficial da Seat, mas ñ é ele q passa a declaração! Quem passa a declaração é a Seat Portugal!"
Foi ai que eu falei/dei o exemplo de quando Legalizei as Jantes! Q tinha sido o Sr.Garrido q tnh passado a Declaração! Então o Sr. pediu-m a matricula do carro, o meu nº tlm e disse q ia mandar 1 mail a colega dele sa Seat Portugal... E disse q m contactava quando soubece d alguma coisa...

Entretanto ja la tnh xegado 1 amigo meu, q tinha la ido ter cmg... E q ñ s tnh apercebido mt bem o q s tava a passar... A saida eu contei-lhe, e qual ñ fi o meu espanto q ele me conto q ele o ano passado tinha la ido para transformar o carro do pai, e que o mesmo Sr. ñ lhe tinha pedido papel nenhum da IPO B com niveis de Co2, tinha lhe pedido sim 150€ para lhe tratar do resto da papelada... Ou seja, Conclusão a q eu xego, se eu la tive xegado e tivece pedido para serem eles a tratarem-m d tudo ñ era preciso papel nenhum da IPO B, mas sim pagar 150€! Agora como sou eu q esto a querer tratar das coisas por Mim ja é...

Amanha vo a outro concessionario a ver o q me dizem...
No entanto vo ficar a espera do contacto do Sr.(black) Chefe la da Seat Arrabida... E se ate 6ªf ñ me disser nada, vo voltar a ligar pro Sr.Garrido a perg s deu la entrada no escritorio dele alguma coisa com a minha matricula...

Abraços
 
Last edited:
Boas pssl...

Pois é...
Afinal não foi preciso esperar muito!

O Sr. José Castro (black Chefe la da Seat Arrabida, é este o nome do Sr.) lá se foi informar, e...
Contactou-m hoje de manhã a Informar-m que afinal podemos dar inicio ao processo sem o papel da IPO B!
Comb ir la amanha de manha para isso mesmo (entregar os documentos necessarios, do carro e meus e etc)... Depois quando xegar a Declaração de Homolegação comb o dia para a montagem dos bancos. Eles montam-m os bancos, dão-m a Declaração, eu pago os tais 196€ ta feito!

Caso a Declaração traga os niveis de Co2... é so ir à Alfandega e ao IMTT...


Abraço
 
Last edited:
Boas pssl...

Pois é...
Afinal não foi preciso esperar muito!

O Sr. José Castro (black Chefe la da Seat Arrabida, é este o nome do Sr.) lá se foi informar, e...
Contactou-m hoje de manhã a Informar-m que afinal podemos dar inicio ao processo sem o papel da IPO B!
Comb ir la amanha de manha para isso mesmo (entregar os documentos necessarios, do carro e meus e etc)... Depois quando xegar a Declaração de Homolegação comb o dia para a montagem dos bancos. Eles montam-m os bancos, dão-m a Declaração, eu pago os tais 196€ ta feito!

Caso a Declaração traga os niveis de Co2... é so ir à Alfandega e ao IMTT...


Abraço

e nao pagas mais nada?
 
e nao pagas mais nada?

Na Seat?!?
Ñ...
Pq... segundo o Sr. Castro, se fosse eu a montar os bancos eles teriam que ir verificar a montagem (apertos, tensões dos cintos, etc) a ver s estava tudo como deve de ser... Então eles preferem ser eles a montarem, assim so tem 1 trab... e ja sabem q esta tudo bem montado...

Fui la hj a Seat Arrabida e agora é so esperar pela Declaração q deve demorar + - 6/7dias...
Dpx é so comb o dia para la ir montar os bancos... e da parte de Seat ja está tudo!

Abraço
 
Last edited:
Back
Top