Legalizaçao 5 lugares

boas peaple liguei para a alfandega e o valor obtido para transformaçao para 5 lugares foi de 679,29 euros, (discriminado nas rubricas de ISV = 552,27 euros e IVA = 127,02 euros). sendo assim agora tenho de ir a seat pedir autorizaçao mais 123euros , mais ipo b 98euros certo??
 
boas peaple liguei para a alfandega e o valor obtido para transformaçao para 5 lugares foi de 679,29 euros, (discriminado nas rubricas de ISV = 552,27 euros e IVA = 127,02 euros). sendo assim agora tenho de ir a seat pedir autorizaçao mais 123euros , mais ipo b 98euros certo??

vasco tdi,

Já respondi a tua questão via pm mas fica aqui a indicação à tua questão para quem queira tb fazer esta alteração.

"Eu procedi da seguinte maneira:

Enviei para a seat portugal um mail a solicitar o COC do meu carro, eles pediram mais dados (livrete, etc) dps disse o que pretendia fazer e caso o meu carro não possuí-se COC que necessitava de uma declaração por parte deles onde indica-se isso mesmo.

Ou seja, se tivesse COC pagava 123€ e tava feito.
Como não tinha não paguei nada e eles ainda me enviaram a tal declaração.

Após isto fui medir gases à IPO B e ai é que paguei 98€."

Ou seja, na ausência de COC (pagas 123€ caso o carro possua o mesmo) é que pagas 98€ da IPO para medir gases.
Ou um ou outro nunca as duas despesas ;)
 
vasco tdi,

Já respondi a tua questão via pm mas fica aqui a indicação à tua questão para quem queira tb fazer esta alteração.

"Eu procedi da seguinte maneira:

Enviei para a seat portugal um mail a solicitar o COC do meu carro, eles pediram mais dados (livrete, etc) dps disse o que pretendia fazer e caso o meu carro não possuí-se COC que necessitava de uma declaração por parte deles onde indica-se isso mesmo.

Ou seja, se tivesse COC pagava 123€ e tava feito.
Como não tinha não paguei nada e eles ainda me enviaram a tal declaração.

Após isto fui medir gases à IPO B e ai é que paguei 98€."

Ou seja, na ausência de COC (pagas 123€ caso o carro possua o mesmo) é que pagas 98€ da IPO para medir gases.
Ou um ou outro nunca as duas despesas ;)

amigo eu quando enviei pm ainda não sabia de nada como proceder :) acerca disso tudo vou me imformar na seat , sendo assim tenho a dever a alfandega 679euros mais 98euros da ipo b mais 150 dos bancos , ais 165 de alteraçao do livrete dass se for mesmo isto arrisco na mudança com um grandeeee esforço obrigado amigo ruimcf só a resposta da seat e muuitas mais coisas dirá se vale a pena ou não vou seguir para frente e ver onde posso ir abraço
 
boas peaple liguei para a alfandega e o valor obtido para transformaçao para 5 lugares foi de 679,29 euros, (discriminado nas rubricas de ISV = 552,27 euros e IVA = 127,02 euros). sendo assim agora tenho de ir a seat pedir autorizaçao mais 123euros , mais ipo b 98euros certo??

Eu também já te tinha respondido a essa pergunta... Os ligeiros de mercadorias com a primeira matrícula ser portuguesa não têm o COC, a lei europeia epenas obriga a ter o COC nos ligeiros de passageiros...
 
Eu também já te tinha respondido a essa pergunta... Os ligeiros de mercadorias com a primeira matrícula ser portuguesa não têm o COC, a lei europeia epenas obriga a ter o COC nos ligeiros de passageiros...

André não se pode ir logo fazer a ipo B e cagar no COC?
é que a ipo são 98€ e o papel são 123€
ou é mesmo preciso esse papel?
 
André não se pode ir logo fazer a ipo B e cagar no COC?
é que a ipo são 98€ e o papel são 123€
ou é mesmo preciso esse papel?

O caso é o seguinte... se tem COC pagas os 123€ mas não tens que ir a ipo b, caso não tenha precisas na mesma uma declaração oficial da marca a descrever isso mesmo (que não existe COC)... Agora como disse anteriormente a seat não passa o COC a ligeiros comercias tugas devido à lei europeia só o exigir para ligeiros de passageiros, e quando eu digo que os ligeiros comerciais sendo a primeira matrícula portuguesa não terem o COC, é porque há sempre aqueles casos em que se importa carros e ao legalizar legalizam em comerciais para ser mais barato a dita legalização, neste caso à partida terá o COC, visto saírem de fábrica com 5lugares sendo posteriormente transformado em comercial...

Não sei se me fiz entender?...
 
O caso é o seguinte... se tem COC pagas os 123€ mas não tens que ir a ipo b, caso não tenha precisas na mesma uma declaração oficial da marca a descrever isso mesmo (que não existe COC)... Agora como disse anteriormente a seat não passa o COC a ligeiros comercias tugas devido à lei europeia só o exigir para ligeiros de passageiros, e quando eu digo que os ligeiros comerciais sendo a primeira matrícula portuguesa não terem o COC, é porque há sempre aqueles casos em que se importa carros e ao legalizar legalizam em comerciais para ser mais barato a dita legalização, neste caso à partida terá o COC, visto saírem de fábrica com 5lugares sendo posteriormente transformado em comercial...

Não sei se me fiz entender?...

sim mas os nossos casos concretos já sabemos que não têm certo?
mas ou seja temos na mesma de pedir a seat um papel a dizer que não tem o COC e a vantagem é que esse mesmo papel não se paga
 
sim mas os nossos casos concretos já sabemos que não têm certo?
mas ou seja temos na mesma de pedir a seat um papel a dizer que não tem o COC e a vantagem é que esse mesmo papel não se paga

Sim joao, sendo o carro um ligeiro de mercadorias com a 1ª matrícula em PT não tem COC...
Exacto a declaração é na mesma necessária, só como disses-te e bem, se não tiver COC essa declaração é gratuita, e também tens a vantagem de tentar um valor de co2 acusado em ipo b mais "modesto" digamos, e consequentemente é provavel pagares menos à alfandega por esse mesmo facto...
 
andrefr peço desculpa pela ignorancia da minha parte em relaçao a isto :s mas não percebo nada disto :s então o valor a pagar a alfandega do meu carro são 679euros , ou seja a minha divida será 679 mais 98 ipo b mais 150 dos bancos mais 165 de alteraçao do livrete certo?desculpem mais uma vez se sou a ser obsessivo ... cumps
 
andrefr peço desculpa pela ignorancia da minha parte em relaçao a isto :s mas não percebo nada disto :s então o valor a pagar a alfandega do meu carro são 679euros , ou seja a minha divida será 679 mais 98 ipo b mais 150 dos bancos mais 165 de alteraçao do livrete certo?desculpem mais uma vez se sou a ser obsessivo ... cumps

Amigo, vamos a ver... Não sei qual o valor de CO2 que estás a fazer as contas, mas se eventualmente te der um valor de CO2 em ipo b superior ou inferior poderás pagar mais ou com um bocado de sorte até menos no caso de te acusar menos co2 em ipo b e também se na alfandega não tiver valores de co2 do teu carro, digo isto porque por lei entre o valor da marca e o que acusa em ipo b pagarás sempre o valor que fôr superior, no entanto a alfandega por norma não tem o índice de valores de co2 dos carros (pelo menos no meu caso não tinham) e assim sendo pagarás somente o que acusar em ipo b.

Sim, são 98€ a ipo b (já está incluído a ipo normal), os bancos não faço ideia mas eu pelos menos dei 250€ com bancos, parafusos, cintos e forras traseiras.
No imtt são 165€ se fores pelo método da marca (com ausência de plano de transformação) em que te exige uma declaração que custa 100€ +iva, mas para te passarem essa declaração têm de ser eles a fazer a montagem dos bancos, ou seja, na altura a mim disseram-me que no total tinha de deixar lá 270€, e o pior segundo me informaram no imtt, podes ainda correr o risco de não ser aceite. Eu optei por fazer o processo com plano que custa 150€, por ser mais barato em tudo e não haver o risco de não dar, eu paguei 50€ por esse plano (preço de amigo), no entanto o preço normal é de 110€. Tens aqui toda a informação para o processo no imtt: http://www.imtt.pt/sites/IMTT/Portu...as/TransformacaoMercadoriaSemPassageiros.aspx

Como podes ver tens 3 processos à escolha, no entanto a meu ver acho que o processo Sem Plano Geral de Transformação, é o melhor dos 3 casos...
 
Recebi hj a resposta da Alfandega em relação ao valor a pagar de legalização para 5 Lugares da minha Fr, lembro k a minha é de 30-05-2007, valor a pagar de 1864,72€!

Pessoal hj resolvi passar pessoalmente na alfandega para tirar uma duvida que tinha, realço k a minha 6l faz 5anos no dia 30/05! e entao pedi na alfandega para me fazerem uma simulaçao para a transformaçao da mesma mas dps de ela fazer os 5 anos, ou seja, em Junho por exemplo.....e para espanto meu deu a pagar no total 1019€!!! em vez dos primeiros 1864,72€, afinal ter mais de 5anos faz diferença!

Em relaçao à montagem dos bancos nao posso ser eu a montar??? ou tem de ser mm na marca ou em alguma oficina?

E na IPO B convem ir com a linha de origem certo?? De resto eles nao vao ver/inspecionar altura ao solo etc???

Cumps Dani
 
pois tb tenho esse problema tenho linha directa se vou la medir o co2 ate me assusto com o preço ke me espetam fixe era ter alguem na ipo b ke desse um co2 bacano
 
Pessoal hj resolvi passar pessoalmente na alfandega para tirar uma duvida que tinha, realço k a minha 6l faz 5anos no dia 30/05! e entao pedi na alfandega para me fazerem uma simulaçao para a transformaçao da mesma mas dps de ela fazer os 5 anos, ou seja, em Junho por exemplo.....e para espanto meu deu a pagar no total 1019€!!! em vez dos primeiros 1864,72€, afinal ter mais de 5anos faz diferença!

Em relaçao à montagem dos bancos nao posso ser eu a montar??? ou tem de ser mm na marca ou em alguma oficina?

E na IPO B convem ir com a linha de origem certo?? De resto eles nao vao ver/inspecionar altura ao solo etc???

Cumps Dani

Lol. Isso não é novidade nenhuma, se tivesses consultado o decreto-lei sobre este assunto (tal como eu fiz) já saberias disso... Eu também fiz a transformação no meu um dia depois de fazer 5 anos para ter direito a um desconto de 52%...

Já várias vezes coloquei aqui este link e vou colocar novamente, pois tem tudo explicadinho sobre este assunto: http://www.dgaiec.min-financas.pt/pt/informacao_aduaneira/Veiculos/transformacao_veiculo/

E está aqui a tabela dos anos de descosto: http://www.dgaiec.min-financas.pt/N...41-40E1-9EFC-A63C992DA0EF/0/Tabela_Usados.pdf
 
Pessoal hj resolvi passar pessoalmente na alfandega para tirar uma duvida que tinha, realço k a minha 6l faz 5anos no dia 30/05! e entao pedi na alfandega para me fazerem uma simulaçao para a transformaçao da mesma mas dps de ela fazer os 5 anos, ou seja, em Junho por exemplo.....e para espanto meu deu a pagar no total 1019€!!! em vez dos primeiros 1864,72€, afinal ter mais de 5anos faz diferença!

Em relaçao à montagem dos bancos nao posso ser eu a montar??? ou tem de ser mm na marca ou em alguma oficina?

E na IPO B convem ir com a linha de origem certo?? De resto eles nao vao ver/inspecionar altura ao solo etc???

Cumps Dani

pois tb tenho esse problema tenho linha directa se vou la medir o co2 ate me assusto com o preço ke me espetam fixe era ter alguem na ipo b ke desse um co2 bacano

Dani_DP,

Os bancos podes ser tu a montar os mesmos, tal como eu fiz, o André@FR fez e mtos outros users ;) não tem nada que saber isso.

Na IPO B apenas medem gases, não querem saber dos vidros escurecidos nem alturas ao solo, claro está que esta inspecção de 98€ eles ao mesmo tempo fazem uma inspecção períodica, ou seja, uma normal mais a B para medir gases apenas.

Sobre a questão da linha directa, convem ir o mais OEM possível e mesmo assim acusa sempre mais gases que o anunciado pela marca de origem.
O que aconcelho a fazerem e caso tenham algum conhecido melhor, é fazer uma "repro" apenas para alterar a quantidade de gasoleo injectada, assim passariam a acusar menos gases.
Eu não fiz isso por falta de conhecimento na altura, mas se fosse hoje arriscava.
 
Boa noite, gostaria de saber se alguem fez transformaçao de cormecial para 5 lugares?
É que estou com essa ideia porque nasceu meu filho a poucos dias e como preciso de um carro de 5lugares e nao queria vender a minha seat porque tambem ainde devo ao banco porque so tenho o carro a um ano e meio.
Se alguem me poder ajudar o carro em questao e um Ibiza 6k2 19TDI 110cv do ano 2000 mes03.
 
Boa noite, gostaria de saber se alguem fez transformaçao de cormecial para 5 lugares?
É que estou com essa ideia porque nasceu meu filho a poucos dias e como preciso de um carro de 5lugares e nao queria vender a minha seat porque tambem ainde devo ao banco porque so tenho o carro a um ano e meio.
Se alguem me poder ajudar o carro em questao e um Ibiza 6k2 19TDI 110cv do ano 2000 mes03.

Boas,

Amigo não te sei dizer o valor ao certo mas nesse modelo já não compensa a transformação.
Penso que anda na volta dos 2500 a 3000 e tal €.

Os unicos que ainda vai compensando são os 6L e mesmo assim já não é como era até entrarmos em 2012.
 
Boas pessoal pedi valores para a minha carrinha q é de 98 tdi sport, e fiquei assim meio desanimado!Alguem já fez para a 6K?Abraços
Bom dia, conforme o teu pedido da alteração do Seat, os valores serão aproximadamente os seguintes:

Nota: Não se sabendo ao certo o valor de CO2 que o veículo emite, apresentamos as contas baseados em 140g/km de Co2, sendo que só mais tarde saberemos ao certo esse valor.


Pagou em 1998: 1361.48 €
Paga agora: 4059.79 (com 500 € do agravamento das partículas) Paga (4059.79-1361.48)= 2698.31 + IVA= 4853318.92


Custos:

Declaração da marca +/- 100

Se a declaração disser que este carro está homologado em Portugal com 5 lugares para:
- Taxas IMTT 165
- Serviço 120
- Registo 80
 
Boas pessoal pedi valores para a minha carrinha q é de 98 tdi sport, e fiquei assim meio desanimado!Alguem já fez para a 6K?Abraços
Bom dia, conforme o teu pedido da alteração do Seat, os valores serão aproximadamente os seguintes:

Nota: Não se sabendo ao certo o valor de CO2 que o veículo emite, apresentamos as contas baseados em 140g/km de Co2, sendo que só mais tarde saberemos ao certo esse valor.


Pagou em 1998: 1361.48 €
Paga agora: 4059.79 (com 500 € do agravamento das partículas) Paga (4059.79-1361.48)= 2698.31 + IVA= 4853318.92


Custos:

Declaração da marca +/- 100

Se a declaração disser que este carro está homologado em Portugal com 5 lugares para:
- Taxas IMTT 165
- Serviço 120
- Registo 80

Boas,

Como já tinha sido referido em posts anteriores, ibizas anteriores à 6L (6K e 6K2) este tipo de transformação não compensa.
Já mesmo quando elas eram novas os valores de legalização desta transformação nunca foram semelhantes aos praticados para a ibiza 6L.
No caso das 6k e 6k2 os valores praticados são astronómicos, chegando como no teu caso aos 4900€.
Nestes dois modelos os valores situam-se na casa dos 3000 a 5000€.

Apenas no 6L o valor é mto mais baixo, dependendo sempre do CO2. No máximo neste modelo penso que pagaria 2000€ isto com valor de CO2 bastante elevado e dependendo do ano do mesmo.
 
Estou a precisar de um carro com 5 lugares, depois de ler, falar com a alfândega e com a Seat, creio que vou avançar para a transformação.

O meu carro é um 1.4 tdi de 11/2002.

Ainda tenho que confirmar o valor de CO2, se for 120 g/km, na alfândega pago à volta de 590€.

Na Seat pediram-me 200€ pelo certificado de homologação (esqueci-me de perguntar se tinha o CO2), mais 90€ para a montagem dos bancos.

Depois tenho que ir ao IMTT com a papelada e largar mais 165€ para ter um livrete novo.

Tenho que comprar uns bancos e uns cintos (espero encontrar numa sucata, aí pelos 100€).

Sendo assim fico com um ligeiro de passageiros por 590+200+90+165+100 por 1145€.

Se alguém ajudar em alguma coisa, agradeço, quando estiver tudo tratado, faço nova exposição!
 
Back
Top