Koni ou KW?

Obrigado!
As suspensões eram para ter chegado hoje mas infelizmente não...
vou ter que esperar para a semana... qnd chegarem digo algo pq de certeza que aparecem mais dúvidas!
Qnd for a montagem é que elas devem aparecer...ainda te peço o teu número de tlm!!!! :whistle:
 
Hmmm, não me recordo de nada assim muito excepcional a fazer. Tens de a instalar no sentido inverso da desmontagem da original, e verificar as medidas iguais em cada via do mesmo eixo.

Podes explicar melhor isso de a instalar no sentido inverso da desmontagem da original? é que o meu colega não está a ver bem como as colocar à frente...
 
É fazer o inverso de como ele retirar a original.

Desapertar em baixo na manga de eixo, mover os tubos de travão, tirar amortecedor fora da manga de eixo, desapertar a suspensão nos cabeçotes e está fora, retirar os cabeçotes originais para colocar na KW. Pegar na KW, retirar os limitadores, colocar os cabeçotes, colocar no carro, prender os cabeçotes, colocar na manga de eixo, fixar à manga de eixo, colocar os tubos de travão, medir ambos os lados do mesmo eixo. Eixo traseiro, desapertar amortecedores no eixo, desapertar o "cabeçote", desapertar o amortecedor do cabeçote, impar bem a superfície do eixo onde vai ficar o regulador de altura. Fixar este. Colocar o cabeçote no amortecedor, apertar o amortecedor, apertar à carroçaria, colocar a mola no regulador, subir, apertar amortecedor ao eixo. Regular ambos os lados deste eixo.
Andar com o carro para ver se está tudo ok.

Acho que é só isso :-k

Abraço
 
Desculpa tanto que escrevi mas se puderes explica aí algumas coisas...

Dúvidas eixo frontal:

Na suspensão da frente posso tirar já os dois limitadores adicionais, de cor preta com 15mm cada um, e regular depois à altura que quiser, sem o risco da barra estabilizadora bater na transmissão? É que ainda não tenho a barra estabilizadora da KW.

O batente de cor amarela é que é para ficar sempre não é?

Regulável em compressão e descompressão não é?

Dúvidas eixo traseiro:

Numa folha da autoforum diz que ao instalar o amortecedor traseiro, os batentes de suspensão originais deverão ser instalados desde que em perfeitas condições de amortecimento, caso contrário substituir por novos. Mas acho que os amortecedores traseiros da kw já trazem uns batentes amarelos! Instalo a suspensão assim ou tenho que retirar algum batente da original para a da kw?

Regulável só em descompressão não é?

Ajuste Robound:

Este ajuste regula a descompressão não é?

O ajuste é feito antes ou dp da suspensão estar instalada?

Para afinar este parâmetro ajusto o parafuso para Full hard e depois é que coloco na posição recomendada por fábrica que vem nos papéis não é?

Ajuste Bump/compression:

Este ajuste regula a compressão não é?

O ajuste é feito antes ou dp da suspensão estar instalada?

Para afinar este parâmetro ajusto o parafuso para Full hard e depois é que coloco na posição recomendada por fábrica que vem nos papéis não é?

Parâmetros recomendados por fábrica para iniciar o uso da suspensão:
Que quer isto dizer? Por exemplo para o primeiro (1.50), tenho que abrir uma volta e meia? Como faço essa medição?

Eixo frontal:
Rebound: 1.50 Turns Open
Bump: 1.00 Turns Open

Eixo traseiro:
Rebound: 2.00 Turns Open
Bump: 1.00 Turns Open
Porque é que aqui falam em “turns open” e no que está escrito a seguir vem em clicks open?

Parâmetros recomendados por fábrica para depois alterar:
Que quer isto dizer?

Eixo frontal:
Rebound: 9 clicks open
Bump: 1.00 Turns Open

Eixo traseiro:
Rebound: 12 clicks open
Bump: 1.00 Turns Open
 
Desculpa tanto que escrevi mas se puderes explica aí algumas coisas...

Dúvidas eixo frontal:

Na suspensão da frente posso tirar já os dois limitadores adicionais, de cor preta com 15mm cada um, e regular depois à altura que quiser, sem o risco da barra estabilizadora bater na transmissão? É que ainda não tenho a barra estabilizadora da KW.

Podes, apenas não rebaixes o carro ao máximo permitido pela suspensão. Mede o carro com a suspensão original (da cava da roda ao centro da jante).

O batente de cor amarela é que é para ficar sempre não é?

Sim. Esse fica sempre.

Regulável em compressão e descompressão não é?

Sim. Compressão na base de cada amortecedor, e descompressão no topo. Ajustes independentes.


Dúvidas eixo traseiro:

Numa folha da autoforum diz que ao instalar o amortecedor traseiro, os batentes de suspensão originais deverão ser instalados desde que em perfeitas condições de amortecimento, caso contrário substituir por novos. Mas acho que os amortecedores traseiros da kw já trazem uns batentes amarelos! Instalo a suspensão assim ou tenho que retirar algum batente da original para a da kw?

No caso especifico das V3, não dá para usar o batente original, dado o diâmetro do veio da KW que é BIG. Usa-se o da KW.

Regulável só em descompressão não é?

Não. Compressão na base de cada amortecedor, e descompressão no topo. Ajustes independentes.

Ajuste Robound:

Este ajuste regula a descompressão não é?

Sim.

O ajuste é feito antes ou dp da suspensão estar instalada?

Eu apenas ajusto depois de andar com a suspensão, principalmente por dois motivos.
1. deixar acamar tudo.
2. ter um termo de comparação para futuros ajustes.


Para afinar este parâmetro ajusto o parafuso para Full hard e depois é que coloco na posição recomendada por fábrica que vem nos papéis não é?

Podes fazer, mas eu não o faço. Eu andava com a suspensão original para ver como se comporta. Posteriormente e se necessário é que fazes isso. Ou seja, queres colocar mais duro, colocas a suspensão no máximo e depois vens abrindo a válvula.

Ajuste Bump/compression:

Este ajuste regula a compressão não é?

Sim.

O ajuste é feito antes ou dp da suspensão estar instalada?

Eu apenas ajusto depois de andar com a suspensão, principalmente por dois motivos.
1. deixar acamar tudo.
2. ter um termo de comparação para futuros ajustes.


Para afinar este parâmetro ajusto o parafuso para Full hard e depois é que coloco na posição recomendada por fábrica que vem nos papéis não é?

Podes fazer, mas eu não o faço. Eu andava com a suspensão original para ver como se comporta. Posteriormente e se necessário é que fazes isso. Ou seja, queres colocar mais duro, colocas a suspensão no máximo e depois vens abrindo a válvula.
No eixo frontal é mais complicado de ajustar, pois tenho ideia da válvula ficar acima do veio de transmissão. Com o carro no elevador é simples, mas se estiver no chão é necessário alguma ginástica, ou então uma chave “pequenita”. No eixo traseiro é simples.


Parâmetros recomendados por fábrica para iniciar o uso da suspensão:
Que quer isto dizer? Por exemplo para o primeiro (1.50), tenho que abrir uma volta e meia? Como faço essa medição?

Eixo frontal:
Rebound: 1.50 Turns Open
Bump: 1.00 Turns Open

Eixo traseiro:
Rebound: 2.00 Turns Open
Bump: 1.00 Turns Open
Porque é que aqui falam em “turns open” e no que está escrito a seguir vem em clicks open?

Tens de ver. As primeiras Variant 3 eram por voltas, as ultimas por cliks (a tua deve ser por cliks).
Se for por voltas, tens de ver qual a amplitude de ajuste. Tenho ideia de ser 3 voltas ou 3 voltas e meia. Colocas no mais duro, e depois rodas 1,5 voltas para trás. Sempre no sentido da válvula fechada para a válvula aberta.


Parâmetros recomendados por fábrica para depois alterar:

Que quer isto dizer?

Parâmetros recomendados depois de válvulas acamadas, mas aqui, e daí teres uma V3, és tu que ajustas e ao teu gosto.
O que acontece muitas vezes, é que em função dos ajustes independentes, muitas vezes em vez de se melhorar, ainda se piora.
Esses são settings testados por assim dizer, seguros, mas não quer dizer que se adeqúem à maioria das pessoas. Eu pelo menos ajusto ao meu gosto, caso contrário tinha uma V1.
O ajuste é feito da mesma maneira, colocar no máximo e rodar para trás 9clicks por exemplo.


Eixo frontal:
Rebound: 9 clicks open
Bump: 1.00 Turns Open

Eixo traseiro:
Rebound: 12 clicks open
Bump: 1.00 Turns Open

Acho que não esqueci de nada #-o

Abraço
 
Nunca te falta nada!!! :clap:

Agr é que percebi uma coisa, afinal nos papéis só indica a regulação sugerida pela KW para iniciar!
Eu estava a pensar que trazia a regulação sugerida para iniciar e uma regulação para depois alterar, mas não, traz só a sugerida para iniciar caso a regulação seja por voltas e caso seja por clicks! Ainda bem que falaste nisso das voltas ou dos clicks senão não descobria isso!

Assim parece-me que a compressão é sempre por voltas! A descompressão é que pode ser por voltas ou por clicks!

Pensava que a traseira apenas era regulável em descompressão! Ainda bem que estava errado! :)
 
KW V3 instalada! Foi ontem à noite entre as 21h e as 2h da manhã!  Não foi complicado mas levou o seu tempo…e éramos três! Dp coloco umas fotos!

E como não faltavam umas dúvidas…:whistle:
- Na suspensão da frente, as molas que são finas ficam em cima não é? É que vieram assim montadas, mas já vi fotos de carros em que ficavam em baixo, isto é, as molas mais grossas é que ficavam no cimo!

- É normal as molas fininhas ficarem todas comprimidas? É que acho que elas ficaram todas encolhidas…mas aí as suspensões tb estavam abertas, isto é, posto no chão o carro estava mais alto que de origem…só depois foi mexido na regulação da altura, mas mesmo assim elas ficavam mt fechadas!

- Quantos kms devo fazer até poder mexer na regulação? Hoje já fiz 250kms! :) Não é que esteja descontente mas queria colocar mais duro e mais incisivo! Pq baixei o animal bastante e mesmo assim está muito mais confortável do que antes! Mas também agarra-se à estrada mt melhor e sem adornar nada como antes! Por isso não me importo de perder ainda mais algum conforto!

- A regulação que meti foi a que eles recomendavam nas instruções que era a que vinha de fábrica! Mas experimentei os ajustes para perceber como funcionavam pois é melhor experimentar e perceber com elas desmontadas do que montadas! O que queria saber é se com a regulação que vem de fábrica faz mta diferença para um ajuste perto dos valores máximos quer de compressão quer de descompressão!

- Não ficou mesmo certinho a altura de cada amortecedor de maneira que hoje vou ter que acertar novamente pq ontem já era mt tarde! Ontem parecia que a regulação estava igual mas dp de baixar o carro deu para ver que não…e mesmo assim ajustamos umas 3vezes e com fita métrica e nem assim… mas agora é só fazer uns pequenos ajustes!

- Vou ter que levantar um pouco de um lado e igualar do outro pq dei conta dp de andar que a barra est ficou um pouco rossada da transmissão ter batido lá, mas foi só ter-lhe tirado o pó! Dentro do carro nem dei conta de nada! Com o carro parado tem cerca de 2cm entre a transmissão e a barra! Tenho que mandar vir as barras da KW pq quero baixar ainda mais!

- A embalagem trouxe 2chaves para regular a altura, 2chaves para regular a compressão ou descompressão, mas não trouxe uma chave que servia para regular a compressão dos amortecedores da frente que é feito na zona inferior do amortecedor! Era uma simples chave exagonal que tínhamos lá, mas não veio e sem ela não podíamos afinar a compressão da susp. da frente. De resto afinava-se tudo com as chaves que vieram! Essa chave em falta devia ter vindo?

- Para afinar a descompressão dos amort de trás é preciso removê-los certo? É que como é no cimo do amort, este ajuste fica escondido! Há quem faça o recorte do interior da mala para aceder a este ajuste? É preciso cortar a alcatifa e a chapa! É normal o pessoal fazer isto?

Será que preciso de colocar espaçadores à frente? O pneu passa por uma milésima de milímetro junto ás molas! Eu qnd coloquei os dedos ia jurar que o pneu raspava mas em andamento não noto nada e o pneu dp de 250kms não parece ter nada de nada! Já virei para ambos os lados em andamento e não parece tocar, mas não sei, se for numa curva depressa tenho receio, ainda mais se apanhar algum ressalto ou buraco em curva. As jantes que tenho são as do leon cupra 18” com 225/40R18.

- Na rosca de regulação da altura tem lá um parafuso pequeno. Isso é para apertar no fim de regular a altura não é? Para a altura não se alterar por acaso com o andamento não é?

Feedback:
- Ainda não experimentei a sério mas pelo que vi até agora, simplesmente espectacular. Mt mais conforto que de origem e mt mais seguro! :D

- Nas travagens a frente nem cede um bocadinho e está com a regulação de fábrica! :drool::drool: :D

- Em piso em mau estado, tipo paralelo o carro antes saltava e quem fosse num carro atrás de mim via que a traseira andava aos saltinhos! Disse-mo o meu colega! Eu tb dava conta disso dentro do carro e agr dou conta que a traseira vai agarradinha ao chão! O meu colega foi de carro atrás de mim e em paralelo já não vé a traseira a saltar!

- As molas vão ficar amarelas, vêm-se mas acho que fica bem na mesma! Não ficam mt visíveis e não dão mt estrondo! :)

- Os amortec de trás têm cá uma espessura à vista dos originais…!!!! :eek::drool:

- O ajuste da descompressão à frente e atrás é feito por clicks! Compressão feita por voltas!
 
Last edited:
KW V3 instalada! Foi ontem à noite entre as 21h e as 2h da manhã! foi complicado mas levou o seu tempo…e éramos três! Dp coloco umas fotos!

Um serão agradável :D. Os amortecedores originais frontais saíram bem das mangas de eixo?

E como não faltavam umas dúvidas…
- Na suspensão da frente, as molas que são finas ficam em cima não é? É que vieram assim montadas, mas já vi fotos de carros em que ficavam em baixo, isto é, as molas mais grossas é que ficavam no cimo!

Depende das suspensões, é a fábrica que determina.

- É normal as molas fininhas ficarem todas comprimidas? É que acho que elas ficaram todas encolhidas…mas aí as suspensões tb estavam abertas, isto é, posto no chão o carro estava mais alto que de origem…só depois foi mexido na regulação da altura, mas mesmo assim elas ficavam mt fechadas!

Sim, elas ficam sempre comprimidas. Essas molas (auxiliares) vão funcionar quando por exemplo é atingido o valor máximo de expansão da mola principal.

- Quantos kms devo fazer até poder mexer na regulação? Hoje já fiz 250kms! Não é que esteja descontente mas queria colocar mais duro e mais incisivo! Pq baixei o animal bastante e mesmo assim está muito mais confortável do que antes! Mas também agarra-se à estrada mt melhor e sem adornar nada como antes! Por isso não me importo de perder ainda mais algum conforto!

Bem, se já fizeste hoje 250kms, segunda-feira dás-lhe um toque :rir:.

- A regulação que meti foi a que eles recomendavam nas instruções que era a que vinha de fábrica! Mas experimentei os ajustes para perceber como funcionavam pois é melhor experimentar e perceber com elas desmontadas do que montadas! O que queria saber é se com a regulação que vem de fábrica faz mta diferença para um ajuste perto dos valores máximos quer de compressão quer de descompressão!

Faz, notas bastante a diferença.

- Não ficou mesmo certinho a altura de cada amortecedor de maneira que hoje vou ter que acertar novamente pq ontem já era mt tarde! Ontem parecia que a regulação estava igual mas dp de baixar o carro deu para ver que não…e mesmo assim ajustamos umas 3vezes e com fita métrica e nem assim… mas agora é só fazer uns pequenos ajustes!

:D

- Vou ter que levantar um pouco de um lado e igualar do outro pq dei conta dp de andar que a barra est ficou um pouco rossada da transmissão ter batido lá, mas foi só ter-lhe tirado o pó! Dentro do carro nem dei conta de nada! Com o carro parado tem cerca de 2cm entre a transmissão e a barra! Tenho que mandar vir as barras da KW pq quero baixar ainda mais!

Pode ser que não demorem. As novidades são assim…

- A embalagem trouxe 2chaves para regular a altura, 2chaves para regular a compressão ou descompressão, mas não trouxe uma chave que servia para regular a compressão dos amortecedores da frente que é feito na zona inferior do amortecedor! Era uma simples chave exagonal que tínhamos lá, mas não veio e sem ela não podíamos afinar a compressão da susp. da frente. De resto afinava-se tudo com as chaves que vieram! Essa chave em falta devia ter vindo?

Nos meus tb não tinha, mas como é uma vulgar chave, nem pensei mais no caso…

- Para afinar a descompressão dos amort de trás é preciso removê-los certo? É que como é no cimo do amort, este ajuste fica escondido! Há quem faça o recorte do interior da mala para aceder a este ajuste? É preciso cortar a alcatifa e a chapa! É normal o pessoal fazer isto?

Sim, tens de os tirar fora, ou fazes o corte. Conheço algumas pessoas mais “excêntricas” que o fizeram:D.

Será que preciso de colocar espaçadores à frente? O pneu passa por uma milésima de milímetro junto ás molas! Eu qnd coloquei os dedos ia jurar que o pneu raspava mas em andamento não noto nada e o pneu dp de 250kms não parece ter nada de nada! Já virei para ambos os lados em andamento e não parece tocar, mas não sei, se for numa curva depressa tenho receio, ainda mais se apanhar algum ressalto ou buraco em curva. As jantes que tenho são as do leon cupra 18” com 225/40R18.

Se apanhares algum ressalto a suspensão vai acompanhar, por isso creio que não terás problema. Anda no fim de semana e verifica.

- Na rosca de regulação da altura tem lá um parafuso pequeno. Isso é para apertar no fim de regular a altura não é? Para a altura não se alterar por acaso com o andamento não é?

Sim. É o freio.

Feedback:
- Ainda não experimentei a sério mas pelo que vi até agora, simplesmente espectacular. Mt mais conforto que de origem e mt mais seguro!

- Nas travagens a frente nem cede um bocadinho e está com a regulação de fábrica!

- Em piso em mau estado, tipo paralelo o carro antes saltava e quem fosse num carro atrás de mim via que a traseira andava aos saltinhos! Disse-mo o meu colega! Eu tb dava conta disso dentro do carro e agr dou conta que a traseira vai agarradinha ao chão! O meu colega foi de carro atrás de mim e em paralelo já não vé a traseira a saltar!

- As molas vão ficar amarelas, vêm-se mas acho que fica bem na mesma! Não ficam mt visíveis e não dão mt estrondo!

- Os amortec de trás têm cá uma espessura à vista dos originais…!!!!

- O ajuste da descompressão à frente e atrás é feito por clicks! Compressão feita por voltas!

Eu partilho a tua opinião :). É uma excelente suspensão sem dúvida. É preciso experimentar para constatar.
Eu sou fã :D.

Abraço
 
orange disse:
Um serão agradável :D. Os amortecedores originais frontais saíram bem das mangas de eixo?
E com o coração na mão às vezes...
Os amortecedores frontais saíram "muito bem"... à lei do martelo... fogo... estavam bem presos! Os KW entraram lindamente...até escorregavam! :)

Bem, se já fizeste hoje 250kms, segunda-feira dás-lhe um toque :rir:.
:rir:

Sim, tens de os tirar fora, ou fazes o corte. Conheço algumas pessoas mais “excêntricas” que o fizeram:D.

tou a ver que fazes parte de uma dessas pessoas! :rir: Dp hás-de me dizer como se faz! :)

Abraço
 
1º Alguma sugestão acerca de fazer a furacão da mala para poder afinar a descompressão dos amortecedores de trás? Será que basta tirá-los, usar um berbequim e furar no sentido do amortecedor para dentro da mala? Poderei ter algum problema de passagem de água para dentro da mala?

2º Em princípio no sábado irei ajustar os parâmetros de compressão e descompressão! Mas será conveniente fazer já isto antes de regular a altura final do carro, uma vez que ainda não tenho a barra apropriada, ou esperar por colocar a barra estabilizadora certa, depois ajustar a altura e depois afinar os parâmetros?

3º Já li uns textos sobre o que influência a descompressão e a compressão, mas mesmo assim pergunto a alguém com experiência na área sobre as diferenças que irei sentir colocando a compressão em valores mais altos e a descompressão também!

4º Nos textos refere que a descompressão não deve andar nem no mais “soft” nem no mais “hard”! Na compressão não refere nada disso! Portanto posso colocar no mais “hard” sem problemas de danificar algo?

5º É palermice colocar tanto a compressão como a descompressão perto de valores “hard”? Em asfalto será melhor excepto se apanhar irregularidades e saltos e etc…certo? Mas com essa configuração será assim tão “perigoso” caso apanhe alguma irregularidade sem contar?

Já abusei mais um pouco nas curvas... está simplesmente expectacular...:) Nada a ver como estava...mas mesmo assim não resisto em mexer na compressão e descompressão! :rir:
 
De volta :)

1º Alguma sugestão acerca de fazer a furacão da mala para poder afinar a descompressão dos amortecedores de trás? Será que basta tirá-los, usar um berbequim e furar no sentido do amortecedor para dentro da mala? Poderei ter algum problema de passagem de água para dentro da mala?

Fura à vontade, 4 ou 5 mm chegam. A água não entra. O cabeçote impede.

2º Em princípio no sábado irei ajustar os parâmetros de compressão e descompressão! Mas será conveniente fazer já isto antes de regular a altura final do carro, uma vez que ainda não tenho a barra apropriada, ou esperar por colocar a barra estabilizadora certa, depois ajustar a altura e depois afinar os parâmetros?

Podes ajustar. Depois se não gostares, voltas a alterar.

3º Já li uns textos sobre o que influência a descompressão e a compressão, mas mesmo assim pergunto a alguém com experiência na área sobre as diferenças que irei sentir colocando a compressão em valores mais altos e a descompressão também!

A compressão em valores mais altos torna-te a direcção mais precisa por exemplo, se abusares, fica saltitão.
A descompressão, muito mole mais confortável e menos eficaz em alta velocidade, mais elevada, o contrário.


4º Nos textos refere que a descompressão não deve andar nem no mais “soft” nem no mais “hard”! Na compressão não refere nada disso! Portanto posso colocar no mais “hard” sem problemas de danificar algo?

Eu não o faria, mas isso sou eu… Nem gosto do comportamento do carro com uma valor de compressão mais elevado que o de descompressão.

5º É palermice colocar tanto a compressão como a descompressão perto de valores “hard”? Em asfalto será melhor excepto se apanhar irregularidades e saltos e etc…certo? Mas com essa configuração será assim tão “perigoso” caso apanhe alguma irregularidade sem contar?

Eu não o faria… Pode saltar. Não absorve. Uma boa suspensão não é uma suspensão exageradamente dura. Tem sempre de haver um compromisso.

Já abusei mais um pouco nas curvas... está simplesmente expectacular...:) Nada a ver como estava...mas mesmo assim não resisto em mexer na compressão e descompressão! :rir:

Mexe, para isso é que tens a suspensão que tens.

@Cebola_1, não é preciso jantar. Se der para ajudar, já fico :D.

Abraço
 
O pacote: :D


Antes


Traseira depois


Frente Depois


Mais tarde tiro fotos de mais longe e com ele lavadinho! :)
Mais tarde novas fotos com novo rebaixamento mas para já não pode ser mais do que isto por causa da barra estabilizadora
 
Last edited:
"A descompressão, muito mole mais confortável e menos eficaz em alta velocidade, mais elevada, o contrário. "

Mas tem alguma desvantagem para além do conforto, se tiver a descompressão no "hard"? Em piso irregular tb faz com que o carro salte?
Bem, por experiencia propria que regulação recomendas para uma combinação performance/conforto na ordem dos (75% / 25%). Isto é, 75% de performance e um pouco de conforto (25%)
 
"A descompressão, muito mole mais confortável e menos eficaz em alta velocidade, mais elevada, o contrário. "

Mas tem alguma desvantagem para além do conforto, se tiver a descompressão no "hard"? Em piso irregular tb faz com que o carro salte?

Faz, não é eficaz.

Bem, por experiencia propria que regulação recomendas para uma combinação performance/conforto na ordem dos (75% / 25%). Isto é, 75% de performance e um pouco de conforto (25%)

Não sei, só experimentando... o melhor ajuste, é mesmo aquele que achas ideal para o carro e tua forma de conduzir, daí a beleza desta suspensão:).

Abraço
 
Back
Top