Interessante para os brutos ;) VIDEO - Pag4

É ELM/Can Bus/ISO 9141-2..dá para tudo ;)

Não, não dá! Uma coisa é o protocolo de comunicação outra é o que envias em cima do protocolo.
Com ELM só consegues ter acesso às informações genéricas do protocolo ODB: ler erros e ter acesso a sensores genéricos.
Dá é para ligar a qualquer carro!
 
Não, não dá! Uma coisa é o protocolo de comunicação outra é o que envias em cima do protocolo.
Com ELM só consegues ter acesso às informações genéricas do protocolo ODB: ler erros e ter acesso a sensores genéricos.
Dá é para ligar a qualquer carro!

Claro foi isso que quis dizer..isto de escrever pelo telemovel n da jeito..Sim can bus para os carros mais recentes e ISO para as Ibizas do aço q so têm L-K line :D
 
Conforme o wifi disse, ligar por OBD e utilizar o protocolo "genérico" suportado por elm327 tem algumas limitações, tais como: 1,55Bar de leitura máxima de boost e baixa refresh rate. De qualquer forma, já está engraçado.
 
Conforme o wifi disse, ligar por OBD e utilizar o protocolo "genérico" suportado por elm327 tem algumas limitações, tais como: 1,55Bar de leitura máxima de boost e baixa refresh rate. De qualquer forma, já está engraçado.

O que limita a leitura da pressão é o sensor/centralina e não o ELM.
 
Excelente projecto que aqui tens. Pelo que vejo ainda está na parte inicial, mas parece ter potencial.

Como já foi dito, já existem vários projectos do género à venda, o que não quer dizer que o teu não possa ter sucesso.

Eu tenho uma coisa do género no meu carro, mas não liga à tomada OBD. Deixo-te aqui o link para tirares umas ideias. Digo-te também uma limitação que tem. Não consegue ler o sinal do nível de combustível dos 6K2.

http://www.reveltronics.com/en/products/universal-trip-computer-utcomp

Boa sorte com isso.;)
 
Last edited:
Entre dar 200 euros por um manometro xpto e isso, de longe preferia isso ;)

Sim é verdade embora a leitura de pressão lida seja feita pelo sensor MAP e se ele se danificar irás obter leituras erradas. O ideal seria uma sonda em separado pois as vezes temos problemas de o carro não puxar etc e é o sensor MAP nas couves e se tivéssemos leituras independentes era óptimo para despistar problemas desses.

Cumps

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk 2
 
Boas Pessoal,

Agradeço a todos o apoio prestado, acreditem que agradeço mesmo muito todas as opiniões :) É com estes vossos post's que me têm motivado a evoluir. Tenho andado desaparecido porque estou a trabalhar nisto, em breve faço um video do novo pequeno update na programação. Irei meter o BOOST mas vou ter que tirar um dos parâmetros que lá estão! Escolham e digam aquele que acham que n faz muita falta..no meu ver é o ECT (Temp Água Motor).

Martins SDI, gostei bastante do que vi, mas penso que isso está mais virado para as cronometragens/consumos e velocidades. Embora também apresente temperaturas, mas os parâmetros que gostamos de ver isso n vai aparecer, aliás aparecer aparece mas é tudo por sondas há parte. Mas parece-me um bom investimento visto que podes controlar tudo por um simples programa. Quanto ao nível de combustível, n me parece preocupante, embora dê jeito quando um gajo anda na reserva gosta sempre de ver a quantidade combustível que nos resta lol. Mas já agora quanto te custou esse material, por curiosidade. Se quiseres podes dizer por PM, é mesmo apenas curiosidade.

Abraços a Todos,

Mais uma vez Obrigado ;)
 
Sim, o meu é mais virado para as médias, mas também faz outras leituras desde que devidamente ligado.

O preço está lá no site 64,12€.;)

Olha mandei-te uma PM com uma dúvida, a ver se me podes ajudar.
 
Sim, o meu é mais virado para as médias, mas também faz outras leituras desde que devidamente ligado.

O preço está lá no site 64,12€.;)

Olha mandei-te uma PM com uma dúvida, a ver se me podes ajudar.


Barato, se ficou isso já com portes foi barato para as funções que isso dá ;)

Ainda n recebi amigo!
 
Breve update. Para os amigos LG-R e José Ferreira, seja feita a vossa vontade. E para os restantes, disfrutem do pequeno upgrade, MAF em gramas/segundo!

Já poderão vir as tais contas jeitosas ;)

[video=youtube;4M5zzb4ekb8]http://www.youtube.com/watch?v=4M5zzb4ekb8[/video]
 
Boas Pessoal mais uma vez,

Quem acompanhou o projeto Obrigado mais uma vez.
Bem, chegou o momento de evoluir. Devido ao facto de estar limitado pelo LCD ser tão pequeno, chegou a hora de ir mais além, sendo este o LCD de 2.8".

Quanto aos parâmetros, já á mais algumas novidades do qual mais se destaca o Sensor de Pressão de Turbo até 7 Bars (quem é o bruto que faz >3.5Bar?)
Pois é pessoal, este sensor pressão turbo será analógico, isto porquê? O sensor presente no tubo de admissão todos eles apenas lêem até 3/4 Bar Absolutos (Incluindo pressão atmosf) e visto que os BRUTOS já fazem mais que 3 ou até 4 bar, porque não um sensor que leia mais que isso??!! Assim já não limitações devido á mecânica (sensor map), basicamente foi este o meu pensamento. Agora, como o novo LCD, penso que vai dar jeito registar também o pico de pressão máxima, isto, para sabermos a máxima pressão que o turbo faz.

Outro parâmetro, EGT's, tanto me pediram que resolvi ler também as EGT's e registar a sucessiva temperatura máxima. Como é óbvio também será analógico visto maior parte dos carros (<2008 ) não terem sensor EGT's. Claro que os carros recentes, principalmente com FAP já trazem. Bem, mas penso que seja mais um parâmetro importante. Quanto á sonda ainda estou em pesquisas

Para já é tudo pessoal, o Arduino também teve que evoluir, sendo este o TOPO dos arduinos, Arduino Mega.
http://arduino.cc/en/uploads/Main/ArduinoMega2560_R3_Front_450px.jpg

Peço-vos uma opinião dos componentes acima referidos, tal como ideias, sugestões, etc. Força é com isso que isto pode evoluir, vamos inovar pessoal.

Grande Abraço a todos.
 
Last edited:
As de mais parabéns.

Os meus comentários:
- LCD de caracteres? Isso não é grande coisa para ver pressões, porque para nós é mais fácil ver um risco, que estar a ler valores escritos. Não estou à espera que o condutor deixe de olhar para a estrada para estar a ler o valor de pressão.
- O arduino MEGA não é exactamente igual a qualquer outro arduino, só que tem mais entradas e saídas? É pelo menos essa a ideia que tenho. Ou seja em termos de velocidade não ganhas absolutamente nada e como só queres 1 valor analógico, qualquer arduino chega. Claro está que assim ficas com margem de manobra para futuros add-ons.
- Não sei se o arduino tem capacidade para alimentar o sensor e LCD. Pode ser que chegue...
 
Parabéns amigo, isto é algo que também já tive curiosidade em fazer.
Uma opção seria usares o Raspberry-Pi também.
Grande trabalho, agora lindo era meteres isso no Git-hub :D
 
As de mais parabéns.

Os meus comentários:
- LCD de caracteres? Isso não é grande coisa para ver pressões, porque para nós é mais fácil ver um risco, que estar a ler valores escritos. Não estou à espera que o condutor deixe de olhar para a estrada para estar a ler o valor de pressão.
- O arduino MEGA não é exactamente igual a qualquer outro arduino, só que tem mais entradas e saídas? É pelo menos essa a ideia que tenho. Ou seja em termos de velocidade não ganhas absolutamente nada e como só queres 1 valor analógico, qualquer arduino chega. Claro está que assim ficas com margem de manobra para futuros add-ons.
- Não sei se o arduino tem capacidade para alimentar o sensor e LCD. Pode ser que chegue...

Obrigado ;)

Em relação aos teus comentários: O LCD foi o que se arranjou, com um preço/qualidade interessante, visto isto ser um projeto meu, convém ficar o mais barato possivel. Tenho visto pessoas com este LCD e até se têm safado bem. Mas com os erros e experiência é que aprendemos, quando montar tudo, verei se será bom ou nao para ler ;)
O arduino mega, é bem mais rápido que os outros arduinos, o nano é o piorzinho de todos, o uno r3 já está bastante bom em termos de processamento e o MEGA é o melhor sem duvida alguma. Perante ter melhor resposta de processamento, este refresca com menos delay o LCD ;) E é obvio que vai-me ser util nas portas analogicas, boost e egt's ocupam ainda algumas portas.

Abraço
 
Parabéns amigo, isto é algo que também já tive curiosidade em fazer.
Uma opção seria usares o Raspberry-Pi também.
Grande trabalho, agora lindo era meteres isso no Git-hub :D

Obrigado amigo ;)
O raspberry é um pouco mais complexo em termos de programação e mais carote, daí n optar pelo raspberry.
Possivelmente em breve meto isto no git-hub.

Abraço
 
Por menos de 20€ consegues qualquer coisa como isto:
http://dx.com/p/arduino-compatible-3-2-tft-lcd-touch-sensor-screen-module-145725#.UvOY5HV_tgE
Que para além de ser gráfico, possui touch-screen. E, procurando melhor ainda se deve encontrar mais barato!

Relativamente ao arduino são todos exactamente iguais em velocidade de processamento:
http://arduino.cc/en/Main/arduinoBoardMega
http://arduino.cc/en/Main/arduinoBoardUno
http://arduino.cc/en/Main/arduinoBoardNano
Funcionam todos a 16MHz!
Por isso, o mesmo código corre exactamente da mesma forma e demora o mesmo tempo em qualquer um dos arduinos.

Se precisares de ajuda relativamente a alguma coisa, é só dizer.
 
Por menos de 20€ consegues qualquer coisa como isto:
http://dx.com/p/arduino-compatible-3-2-tft-lcd-touch-sensor-screen-module-145725#.UvOY5HV_tgE
Que para além de ser gráfico, possui touch-screen. E, procurando melhor ainda se deve encontrar mais barato!

Relativamente ao arduino são todos exactamente iguais em velocidade de processamento:
http://arduino.cc/en/Main/arduinoBoardMega
http://arduino.cc/en/Main/arduinoBoardUno
http://arduino.cc/en/Main/arduinoBoardNano
Funcionam todos a 16MHz!
Por isso, o mesmo código corre exactamente da mesma forma e demora o mesmo tempo em qualquer um dos arduinos.

Se precisares de ajuda relativamente a alguma coisa, é só dizer.

Certo, esse LCD tambem tive a ver, o problema são as librarias, ainda existem alguns bugs nas librarias, posição do texto, tamanho da fonte, etc. Mas já se arranja, é preciso é perder tempo e melhorar.

Quanto aos Arduino's, não sei então mas o que é certo é que com o Arduino Nano é bem mais lento a fazer refresh ao lcd com os valores de rpm do que com o Arduino Uno. O Uno é bem mais rápido, até a fazer upload do próprio código o Uno é mais rápido.
 
Certo, esse LCD tambem tive a ver, o problema são as librarias, ainda existem alguns bugs nas librarias, posição do texto, tamanho da fonte, etc. Mas já se arranja, é preciso é perder tempo e melhorar.

Quanto aos Arduino's, não sei então mas o que é certo é que com o Arduino Nano é bem mais lento a fazer refresh ao lcd com os valores de rpm do que com o Arduino Uno. O Uno é bem mais rápido, até a fazer upload do próprio código o Uno é mais rápido.

A questão principal entre eles pode ser a memória, principalmente se fizeres contas.
A ideia para o meu é mostrar o EOI, AFR e ainda em estudo, um switch para trocar os mapas. Fazendo vários calculos em tempo real acho que é melhor comprar logo o mega.
 
Back
Top