Interessante para os brutos ;) VIDEO - Pag4

Seria interessante reunir um conjunto de investidores para financiar o avançar desta tecnologia, certamente poderia ser algo viável para venda a escala global.
Poderei conhecer pessoas interessadas em investir em algo deste género, depende claro dos valores de investimento.
Isso tem patente registada?
Obrigado ABraço

Amigo já existem muitos muitos projectos idênticos no mundo, até cá no fórum já há da chip-fuse.. o que não tira em nada o valor ao Bruno pelo excelente trabalho. Nesta ideia vinga as personalizações/ajustes particulares que farão a diferença entre projectos.

Sugestão para o Bruno, neste momento, seria investir num interface bluetooth para o arduino para funcionar com os adaptadores obdII bluetooth que já existem e são baratos. Daqui resolve-se 2 problemas.. 1 será a não necessidade do cabo, facilitando a instalação, e, 2º, a possibilidade de ter os adaptadores bluetooth daqueles micro que possibilitam, por exemplo no 6l, ter isto tudo a funcionar sem ter de andar sem a gaveta, pois com os adaptadores normais, não cabe a gaveta..

Em relação ao limite de espaço do ecrã para colocar mais parâmetros, penso que o ideal será ter um pequeno botão que muda todos os parâmetros para um conjunto deles que tipicamente é usado pelo pessoal.. ou seja, pré-defines 4 ou 5 ecrãs com conjuntos de parâmetros diferentes (não obrigatoriamente todos os parâmetros diferentes, mas o conjunto diferente). Assim evita a parte complicada de permitir ao utilizador final a programação do que quer ver.

Continuação do excelente trabalho
 
Boas Pessoal,

Apresento-vos este projeto Arduino_OBD do qual desenvolvi já á algum tempo, para uso próprio. Como o próprio nome indica foi desenvolvido com a plataforma Arduino, um visor em LED, respetivos cabos de ligação entre arduino e o visor e, também, um cabo OBD que estabelece a comunicação entre a ECU do carro e o Arduino. E muita, programação.

O objetivo foi verificar constantemente as temperaturas e velocidade real no que a gente mais gosta (aço) ;) É importante verificarmos alguns parâmetros quando andamos com o acelerador em carga máxima. Juntando também para os mais experts na matéria o valor da MAF e RPM, permitindo assim fazer as famosas contas muito jeitosas ;)

Os parâmetros presentes no vídeo:
RPM (Rotações do motor);
Percentagem acelerador (Á frente das rpm);
MAF (Valor Medidor Massa Ar);
IAT (Temperatura Intake/Admissão);
ECT (Temperatura Água Motor);
SPD (Velocidade do Veículo).

Gostaria de acrescentar outros parâmetros também importantes, mas para isso precisaria de um visor maior e consequentemente necessitava de dinheiro para poder continuar a evolução, o que me é impossível neste momento.

Comentem, critiquem, dêem ideias e disfrutem pois estou cá para evoluir e seguir as vossas opiniões.

Imagens:


Videos:
1º Video apenas com as RPM:

Como está agora:


Obrigado,

Cumprimentos a Todos

Axo muito bom para colocar na parte "morta" do quadrante e dar a ideia de quadrante full fis.

Gostei bastante mais uns melhoramentos e siga para comércio ;-)

Cumprimentos

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk 2
 
O torque caseiro. Parabéns pelo tempo dedicado.
O LCD parece ser pequeno e o facto de utilizares números também limita a leitura em andamento.

Num projecto de licenciatura apresentado em setembro um grupo de alunos fez algo do género mas com um LCD com touchscreen, também usando uma base arduino e com módulo bluetooth..
A ideia deles não era leitura em tempo real, embora também o fizessem, mas antes diagnóstico de erros.
 
Amigo já existem muitos muitos projectos idênticos no mundo, até cá no fórum já há da chip-fuse.. o que não tira em nada o valor ao Bruno pelo excelente trabalho. Nesta ideia vinga as personalizações/ajustes particulares que farão a diferença entre projectos.

Sugestão para o Bruno, neste momento, seria investir num interface bluetooth para o arduino para funcionar com os adaptadores obdII bluetooth que já existem e são baratos. Daqui resolve-se 2 problemas.. 1 será a não necessidade do cabo, facilitando a instalação, e, 2º, a possibilidade de ter os adaptadores bluetooth daqueles micro que possibilitam, por exemplo no 6l, ter isto tudo a funcionar sem ter de andar sem a gaveta, pois com os adaptadores normais, não cabe a gaveta..

Em relação ao limite de espaço do ecrã para colocar mais parâmetros, penso que o ideal será ter um pequeno botão que muda todos os parâmetros para um conjunto deles que tipicamente é usado pelo pessoal.. ou seja, pré-defines 4 ou 5 ecrãs com conjuntos de parâmetros diferentes (não obrigatoriamente todos os parâmetros diferentes, mas o conjunto diferente). Assim evita a parte complicada de permitir ao utilizador final a programação do que quer ver.

Continuação do excelente trabalho

Boas Valter,

Claro que existem muitos projectos do género pelo mundo fora, no entanto este pode evoluir e como dizes e muito bem para a programação por parte do utilizador dos parâmetros que quer, etc...

A Ideia é desenvolver e potenciar algo que possa ser acessível em termos de valor comercial e com bastante acurácia.

Se me disserem que algo deste género pode valor 20,00€ eu estaria disposto a comprar algo deste tipo. Sinceramente aquela treta de manómetros por tudo o que é lado não aprecio muito.

Agora se o preço poderá ir para estes valores não faço a mínima ideia, mas seria interessante criar um produto para massas, aqui certamente o valor comercial seria fundamental.

Penso ser dos tópicos mais interessantes aqui do fórum, pois vê-se alguém a aplicar a inteligência prática ao que faz (Neste caso o Bruno).

São coisas deste tipo que se devem valorizar o potenciar aqui no fórum e se possível para fora do mesmo, há que partilhar ideias.

Já agora Valter como moderador, porque não crias um tópico para fazermos um brainstorm colectivo de forma a criar algo inovador, certamente há gente cá com capacidades em diferentes áreas, poderíamos sim criar sinergias para desenvolver algo dentro da área auto.

Se todos contribuírem sem aquelas conversas manhosas certamente surgem ideias e podem acontecer coisas boas.

Para o Bruno, continuação de bom trabalho, se necessitares de ajuda com algo diz.

Abraços
 
Grande ideia, força nisso
Obrigado amigo ;)

Abraço
Boas grande Bruno,

Apesar de já o ter visto pessoalmente e parecer que não dei valor, deixo aqui os meus Parabéns pelo projeto, paciência, dedicação e esforço que tens tido. Esse foi o primeiro e tenho a certeza que vais conseguir fazer melhor ainda inclusive Massa de Ar em g\s :p

PARABÉNS! ;)

Grande Abraço,
Nuno Soares
E tu a dar-lhe com as gramas/segundo :D Obrigado amigo pelo apoio que tens prestado, no entanto eu vou tentar te fazer a vontade e por isto em g/s para vos facilitar a vidinha :)

Grande Abraço

melhor melhor era programar isso como deve ser e implementar pressão de turbo também por vácuo.... num painel maior, ja houve ai um projecto desses mas só com pressão

Amigo se eu puser o parametro de pressao turbo e se o teu carro com o vag com ler vacuo aqui tambem vai aparecer vacuo ;) Quanto ao painel maior tem de haver € ;)

Muito bom parabéns..
Agora é fazer updates, daqui a pouco já estas a comercializar o teu produto .. :D
Obrigado amigo pelo teu apoio ;)

Grande Abraço

excelente projeto amigo :D

continua a evoluir que estas num otimo caminho ;)

mas como já disseram , melhor ainda era um ecra maior e se conseguisses meter a pressao de turbo e esses afins importantes ainda era melhor :)

abc

Obrigado Ricardo. Esse será o próximo passo ;) a ver vamos como a vida corre.

Grd Abraço ;)

Seria interessante reunir um conjunto de investidores para financiar o avançar desta tecnologia, certamente poderia ser algo viável para venda a escala global.
Poderei conhecer pessoas interessadas em investir em algo deste género, depende claro dos valores de investimento.
Isso tem patente registada?
Obrigado ABraço

Amigo sinceramente isto não foi para eu comercializar como ja disse anteriormente, mas sim um projeto que me surgiu na cabeça e achei interessante em vez de andarmos com N manómetros, ter um pequeno display que apresentasse o essencial ;)

Quanto há patente, para já está em Aberto, Open Case (Freeware) para todos ;) Isto n é dificil de fazer qualquer um pode fazer com alguns conhecimentos de eletronica e programaçao.

Mas Obrigado pelo teu apoio e opinião amigo.

Grande Abraço
 
Amigo já existem muitos muitos projectos idênticos no mundo, até cá no fórum já há da chip-fuse.. o que não tira em nada o valor ao Bruno pelo excelente trabalho. Nesta ideia vinga as personalizações/ajustes particulares que farão a diferença entre projectos.

Sugestão para o Bruno, neste momento, seria investir num interface bluetooth para o arduino para funcionar com os adaptadores obdII bluetooth que já existem e são baratos. Daqui resolve-se 2 problemas.. 1 será a não necessidade do cabo, facilitando a instalação, e, 2º, a possibilidade de ter os adaptadores bluetooth daqueles micro que possibilitam, por exemplo no 6l, ter isto tudo a funcionar sem ter de andar sem a gaveta, pois com os adaptadores normais, não cabe a gaveta..

Em relação ao limite de espaço do ecrã para colocar mais parâmetros, penso que o ideal será ter um pequeno botão que muda todos os parâmetros para um conjunto deles que tipicamente é usado pelo pessoal.. ou seja, pré-defines 4 ou 5 ecrãs com conjuntos de parâmetros diferentes (não obrigatoriamente todos os parâmetros diferentes, mas o conjunto diferente). Assim evita a parte complicada de permitir ao utilizador final a programação do que quer ver.

Continuação do excelente trabalho

Boa ideia Grande Valter. O problema dos interfaces bluetooth sao q facilmente perdem a conexão por timeout com o arduino (o dos chinas claro), e também, geram um delay bem maior que por cabo, já tive oportunidade de ver (n testei, só vi) e ainda é bastante o delay que se gera, imagina: míseros toques no acelerador de meio segundo, ele n aparece no ecrã ;) n consegue registar! Mas isso era uma ideia genial, testar com um que nao fosse dos chinocas e ver o que se pode fazer.

Em relação ao botão, é uma grande ideia sem duvida alguma, até criar um Menu, inclusive com varios sub-menus: Injeçao, Temp's, Boost, Cv's Aproximados, etc..
O consequente disto é ter um LCD bem maior que este, que se caso fosse para comercializar já rondaria os 200€ (Arduino+LCD+cabo+etc etc etc). O que me parece que o pessoal já n goste da ideia, mas como disse o meu objetivo n era comercializar mas sim desenvolver para uso pessoal do qual n posso neste momento investir num LCD maior. No entanto, Valter, está uma grande ideia e sem duvida que vou por essa ideia brilhante em protótipo mal possa.

Mais uma vez Valter Obrigado pela tua opinião.

Grande Abraço
 
Axo muito bom para colocar na parte "morta" do quadrante e dar a ideia de quadrante full fis.

Gostei bastante mais uns melhoramentos e siga para comércio ;-)

Cumprimentos

Sent from my GT-I9505 using Tapatalk 2

É mesmo essa a minha ideia, por naquele espaço do quadrante em baixo do combustivel e temp de agua ;)

Obrigado pela tua opinião.

Abraço ;)
 
O torque caseiro. Parabéns pelo tempo dedicado.
O LCD parece ser pequeno e o facto de utilizares números também limita a leitura em andamento.

Num projecto de licenciatura apresentado em setembro um grupo de alunos fez algo do género mas com um LCD com touchscreen, também usando uma base arduino e com módulo bluetooth..
A ideia deles não era leitura em tempo real, embora também o fizessem, mas antes diagnóstico de erros.

Exato é quase como o Torque ;) Mas no meu ver mais acessível e longe do delay do Torque! :)

Esse projeto seria interessante para eu ver ;) Diagnóstico de erros tambem dá para fazer neste, aliás n consigo é mostrar os erros que aparecem, só os consigo limpar! :(

Obrigado pelo apoio amigo.

Abraço
 
Boas Valter,

Claro que existem muitos projectos do género pelo mundo fora, no entanto este pode evoluir e como dizes e muito bem para a programação por parte do utilizador dos parâmetros que quer, etc...

A Ideia é desenvolver e potenciar algo que possa ser acessível em termos de valor comercial e com bastante acurácia.

Se me disserem que algo deste género pode valor 20,00€ eu estaria disposto a comprar algo deste tipo. Sinceramente aquela treta de manómetros por tudo o que é lado não aprecio muito.

Agora se o preço poderá ir para estes valores não faço a mínima ideia, mas seria interessante criar um produto para massas, aqui certamente o valor comercial seria fundamental.

Penso ser dos tópicos mais interessantes aqui do fórum, pois vê-se alguém a aplicar a inteligência prática ao que faz (Neste caso o Bruno).

São coisas deste tipo que se devem valorizar o potenciar aqui no fórum e se possível para fora do mesmo, há que partilhar ideias.

Já agora Valter como moderador, porque não crias um tópico para fazermos um brainstorm colectivo de forma a criar algo inovador, certamente há gente cá com capacidades em diferentes áreas, poderíamos sim criar sinergias para desenvolver algo dentro da área auto.

Se todos contribuírem sem aquelas conversas manhosas certamente surgem ideias e podem acontecer coisas boas.

Para o Bruno, continuação de bom trabalho, se necessitares de ajuda com algo diz.

Abraços

Foi exactamente isso que eu disse :p mencionei já haverem projectos por causa do que falaste em termos de registo de patentes..

Caso existam tópicos com coisas assim poderá ser criado tópico/secção.. para já, infelizmente, ainda não faz sentido..

Concordo contigo, o Bruno está claramente de parabéns!
 
Boa ideia Grande Valter. O problema dos interfaces bluetooth sao q facilmente perdem a conexão por timeout com o arduino (o dos chinas claro), e também, geram um delay bem maior que por cabo, já tive oportunidade de ver (n testei, só vi) e ainda é bastante o delay que se gera, imagina: míseros toques no acelerador de meio segundo, ele n aparece no ecrã ;) n consegue registar! Mas isso era uma ideia genial, testar com um que nao fosse dos chinocas e ver o que se pode fazer.

Em relação ao botão, é uma grande ideia sem duvida alguma, até criar um Menu, inclusive com varios sub-menus: Injeçao, Temp's, Boost, Cv's Aproximados, etc..
O consequente disto é ter um LCD bem maior que este, que se caso fosse para comercializar já rondaria os 200€ (Arduino+LCD+cabo+etc etc etc). O que me parece que o pessoal já n goste da ideia, mas como disse o meu objetivo n era comercializar mas sim desenvolver para uso pessoal do qual n posso neste momento investir num LCD maior. No entanto, Valter, está uma grande ideia e sem duvida que vou por essa ideia brilhante em protótipo mal possa.

Mais uma vez Valter Obrigado pela tua opinião.

Grande Abraço

É sempre complicado amigo, exigiria ao pessoal comprar o hardware e depois tu implementares.. fica sempre carote tendo em conta as alternativas já existentes.. por exemplo usando o torque e um adaptador consegue-se algo parecido por 15€, pois as pessoas já têm o hardware que substitui o arduino, os smartphones.. se fossemos pensar "vou comprar um smart para usar isto" ficaria mais caro que a tua solução, mas normalmente o pessoal para os smarts já não se importam de gastar bem mais €..

Estava a falar de vários ecrãs, cada um com um conjunto diferente de parametros para facilitar no dev. Pois permitir algo como escolha por parte do user é já mais pesado a nivel de dev. No entanto acho que juntar a tua ideia dos menús por tipo de parametro (injecção, temp, boost, etc) e permitir ao user seleccionar os que quer, dos vários menús, como que parâmetro favorito, que ficará no ecrã principal. Tipo, "pode escolher até 6 parametros como favoritos, dos vários menús" e estes ficam concentrados no ecrã principal para uso.

Se às vezes quiseres testar com um adaptador bluetooth diz que tenho um.. foi barato mas até agora tem funcionado porreiro..
 
Como base de trabalho para desenvolvimento inicial, parece-me que o arduino é capaz.
Mas, se quiseres fazer brincadeiras com estilo, rapidamente vais verificar que isso é um brinquedo de putos. Não o arduino como hardware (é um atmel com uns headers em volta), mas a porcaria do IDE/compilador que limita em muito o uso das reais capacidades do atmel.
É claro que tudo tem o seu preço e neste caso, a utilização de bibliotecas já desenvolvidas para o IDE arduino permitem com meia dúzia de passos colocar o sistema a funcionar.
Vou falar com os alunos sobre a divulgação do relatório e em caso afirmativo, passo-te isso.
 
Exato é quase como o Torque ;) Mas no meu ver mais acessível e longe do delay do Torque! :)

Esse projeto seria interessante para eu ver ;) Diagnóstico de erros tambem dá para fazer neste, aliás n consigo é mostrar os erros que aparecem, só os consigo limpar! :(

Obrigado pelo apoio amigo.

Abraço

Subscrevo o tópico, aguardo novidades e desenvolvimentos :D.

Abraço
 
Como base de trabalho para desenvolvimento inicial, parece-me que o arduino é capaz.
Mas, se quiseres fazer brincadeiras com estilo, rapidamente vais verificar que isso é um brinquedo de putos. Não o arduino como hardware (é um atmel com uns headers em volta), mas a porcaria do IDE/compilador que limita em muito o uso das reais capacidades do atmel.
É claro que tudo tem o seu preço e neste caso, a utilização de bibliotecas já desenvolvidas para o IDE arduino permitem com meia dúzia de passos colocar o sistema a funcionar.
Vou falar com os alunos sobre a divulgação do relatório e em caso afirmativo, passo-te isso.
Agradecia amigo. Obrigado pela ajuda!

Subscrevo o tópico, aguardo novidades e desenvolvimentos :D.

Abraço

Obrigado ;)

Abraço amigo
 
Para satisfazer algumas curiosidades, gastei 103€ em material neste projeto (Arduino, Cabo, Conectores, LCD em LED, cloreto de ferro para fazer a placa circuitos, e algumas coisas mais). O problema aqui está na programação, pois eu n consigo estar em casa e a programar, para programar e estar consequentemente a testar tenho de estar no carro, a carregar o ficheiro para o arduino, ligar o carro e ver o que mudou. Isto é um ciclo, programar, carregar ficheiro no arduino, ligar o carro e ver as diferenças, mas, isto centenas de vezes. É chato, cansativo e é preciso ter muita paciência.

Neste momento estou a juntar algum dinheiro para poder evoluir! Agradeço todo o apoio prestado, é sem duvida com este apoio que me motiva a desenvolver mais este projeto.

Mais uma vez Obrigado a todos. E que surgam mais opiniões/criticas/etc... para poder melhorar!

Grande Abraço companheiros!
 
Uma ideia mt interessante... e tentadora...
No meu ponto de vista acho mais apelativo no sentido comercial se usares outros parametros que aqui foram referidos como por exemplo temperatura de intake, oleo e gasoleo, pressão de oleo, egt´s...
falando por mim é o que eu gostaria de ter... acho um projeto bastante viavel ter tanta informação de forma tao discreta, algo mt importante nos dias de hoje...
ja agora outra ideia, como o pessoal fala na dificuldade de ver os parametros devido ao tamanho e como ja falaste nos menus, criares a opção de escolher apenas um e este aparecer em grande...
Mts parabens pelo projeto e força no desenvolvimento... quem sabe daqui a uns tempos falamos para comprar um brinquedo desses
 
Uma ideia mt interessante... e tentadora...
No meu ponto de vista acho mais apelativo no sentido comercial se usares outros parametros que aqui foram referidos como por exemplo temperatura de intake, oleo e gasoleo, pressão de oleo, egt´s...
falando por mim é o que eu gostaria de ter... acho um projeto bastante viavel ter tanta informação de forma tao discreta, algo mt importante nos dias de hoje...
ja agora outra ideia, como o pessoal fala na dificuldade de ver os parametros devido ao tamanho e como ja falaste nos menus, criares a opção de escolher apenas um e este aparecer em grande...
Mts parabens pelo projeto e força no desenvolvimento... quem sabe daqui a uns tempos falamos para comprar um brinquedo desses

Obrigado pela tua opinião ;)

Relativamente aos parâmetros que falaste, dão para por quase todos que referiste há excepção das EGT's. Para isso tinha de ter a sonda ligada ao Arduino, mas para ter ligada tinha de ter algum tipo de componente para converter o sinal. Não sei como os manómetros electrónicos funcionam, mas tinha de pesquisar e ver que tipo de comunicação estabelecem..Os outros paramentos como disse penso que se da no VAG-COM também da aqui, já agora se tiverem endereços de memória (PID's) diferentes destes http://en.wikipedia.org/wiki/OBD-II_PIDs eu agradecia ;)

Para aparecer em grande, tinha de ter um LCD maior ;) Estes parâmetros aparecem com tamanho pequeno devido ao LCD ser também pequeno. Podia aumentar no tipo de letra mas n iriam caber tantos como os que lá estão. Amanhã já andarei de volta disto outra vez a ver se consigo mais qualquer coisa ;)

Abraço amigo e mais uma vez obrigado pelo teu comentário ;)
 
Obrigado pela tua opinião ;)

Relativamente aos parâmetros que falaste, dão para por quase todos que referiste há excepção das EGT's. Para isso tinha de ter a sonda ligada ao Arduino, mas para ter ligada tinha de ter algum tipo de componente para converter o sinal. Não sei como os manómetros electrónicos funcionam, mas tinha de pesquisar e ver que tipo de comunicação estabelecem..Os outros paramentos como disse penso que se da no VAG-COM também da aqui, já agora se tiverem endereços de memória (PID's) diferentes destes http://en.wikipedia.org/wiki/OBD-II_PIDs eu agradecia ;)

Para aparecer em grande, tinha de ter um LCD maior ;) Estes parâmetros aparecem com tamanho pequeno devido ao LCD ser também pequeno. Podia aumentar no tipo de letra mas n iriam caber tantos como os que lá estão. Amanhã já andarei de volta disto outra vez a ver se consigo mais qualquer coisa ;)

Abraço amigo e mais uma vez obrigado pelo teu comentário ;)

mm sem egt´s para mim ja servia bem... ja dava para ir controlando o estado do carro sem ter uma montra de manometros no carro...
em relação a minha ideia acho que nao percebeste bem... a minha ideia seria poderes escolher apenas um dos parametros e este aparecer a ocupar todo o ecran ;)
Abraço
 
mm sem egt´s para mim ja servia bem... ja dava para ir controlando o estado do carro sem ter uma montra de manometros no carro...
em relação a minha ideia acho que nao percebeste bem... a minha ideia seria poderes escolher apenas um dos parametros e este aparecer a ocupar todo o ecran ;)
Abraço

Ah acho que já percebi. Mas então e se poderes te-los todos num só ecrã n é melhor do que só um? :D Isto depois dá um panóplia de coisas ;) O bom disto é apenas que poderei configurar ao gosto de cada um :D
 
Só uma dúvida:
O teu interface OBD é um VAG-COM ou é um ELM?

Por exemplo os interfaces bluetooth são todos ELM o que significa que apenas leem o básico do OBD. A comunicação série é através de comandos AT.
No caso do interface VAG-COM a comunicação já usa um protocolo proprietário.
 
Back
Top