Insonorização

Boas pessoal,

queria saber a melhor maneira de insonorizar o carro a nível de barulhos exteriores.

Noto muito o barulho do vento dentro do carro entre outras coisas.

Sugestões?
 
Last edited:
Andem dentro de um corsa cdti como o que ando da empresa todos os dias e depois já não dizem que ouvem vento :rir: :rir:

A insonorização tem muito que se possa fazer e se gastar €€, mas se a questão é mais o vento isso é essecialmente das borrachas que vedam a porta, confirmem se não estão ressequidas de maneira que deixem entrar o "vento" e daí o barulho.

Quanto a insonorização de portas, das cavas das rodas tenho de meter novas fotos no meu post do projecto do xaruto...
 
O meu está!
dsc024679xe.jpg

dsc024643vz.jpg

dsc024398gs.jpg

Nada de barulhos ou muito calor...
 
Alfa, isso nas portas é o quê? Parece aquelas telas de isolamento de telhado. Deve ser do género n?
É muito caro?
No tejadilho basta esse tipo de esponja normal certo?

Se puderes dar mais info agradecia ;)

Isto foi panca pq fui para lx no fds e para baixo fui num Focus dos novos em que não se ouvia ponta de barulho mesmo a 180, e trouxe o meu carro para cima e nota-se muito o barulho do vento. Queria acalmar o barulho vindo de fora.
 
Last edited:
troca de carro para um de gama superior ;)... ibiza e makinao mas nao passa de um utilitario.. nao podemos exigir mt hehe. desculpa o off-topic. um abraço
 
É algo que estou interessado em fazer ao meu GT tdi e ao HF turbo há já bastante tempo.

Ja no 1.9D na altura quis fazer, mas acabei por o vender entretanto.

Alfa, onde podemos sacar esse tipo de materiais?
 
No caso concreto do carro do Alfa existe uma tela da danosa que é a ref MAD 4, é de 4 mm e autocolante mt boa e relativamente barata
 
Existem vários materiais que se podem utilizar,praticamene o interesse é juntar mais massa a porta a fim de evitar a vibração desta e passagem de ruído exterior...

Telas de alcatrão existem muitas mas as utilizadas para contrução onde normalmente se tem de aplicar calor são as mais baratas mas tb mais trabalhosas de colocar e com hipotese se se não for bem aquecida e colocada de descolar com o tempo...

Eu no meu caso utilizei nas cavas atrás tela de alcatrão insonorizante extra flexivel da wurth e muita (muita mesmo:D ) lã de rocha para enxer as cavas atrás. Nas portas da frente como pretendo equipar a arrastadeira com BOM material audio para sound quality utilizei o melhor que se pode usar a meu ver no mercado a nivel de insonorização (DYNAMAT Xtreme), embora mais caro mas um bom investimento ;)

Aqui fica uma foto da primeira fase de insonorização da porta (chapa exterior) onde ainda fica a faltar tapar tb com pela todas as aberturas da porta de maneira a tornar o interior da porta "selada" dando um grave e definição extra ao woofer na porta :eek:

img0310bd.jpg
 
Como o NECA disse, usei a tela de alcatrão que quando bem colocada, faz o mesmo trabalho que o Dynamat e é 10 vezes mais batato( sem exageros). Para enchimento das cavas das rodas, pode-se optar pelo poliuretano expandível em vez da lã de vidro! Isso porque a lã pode reter alguma humidade que o poliuretano deixa passar. No tecto usei apenas as espumas e uma camada fina de alcatrão por causa do peso delas. Convém é na instalação da tela, não tapar os "buraquinhos" que existem para escoar a água que vem da chuva ou das lavagem para evitar fazer poças dentro das portas.
Abraços.
 
Alfa posso-te dizer que no que toca a fazer o mesmo efeito isso não é bem assim, o nivel de insonorização da dynamat xtreme (não tou a falar da dynamat original!) é superior as telas de alcatrão normais, e isto não é dizer por dizer, mas sim testes feito pelos malucos dos german's aficionados por caraudio publicados em revistas alemãs onde dynamat xtreme obtem um nível de insonorização (menos dB's de ruído) acima das outras telas.

Agora se o pessoal não for muito prefecionista no que toca a insonorização telas normais como danosa, whurth, etc chegam bem ;) visto dynamat ser caro-te (eu como oriento material ficou-me a preço de revenda :finga: )
 
Aí está uma modificação que gostava de ter no meu carro.. muito bem. Nem sempre se pensa exclusivamente em mais performance, o conforto é essencial.
Cumps
 
As telas de alcatrão compram-se no Intermarché. Como tenho algumas pessoas querendo fazer este tipo de trabalho, vou ver como andam os preços do material e faço um preço já com a montagem.
Abraços.
 
eu por acaso tambem tou bastante interessado em insonorizar o meu popo no entanto meter peso é coisa que nao me agrada dai que as telas de alcatrao tejam fora de questão será que se encher as portas e tijadilho de esponja tem algum efeito?
relativamente ao politereno ´que nao percebi muito bem....
alguem me pode dar mais umas dicas?
 
golfdreamer disse:
eu por acaso tambem tou bastante interessado em insonorizar o meu popo no entanto meter peso é coisa que nao me agrada dai que as telas de alcatrao tejam fora de questão será que se encher as portas e tijadilho de esponja tem algum efeito?
relativamente ao politereno ´que nao percebi muito bem....
alguem me pode dar mais umas dicas?

Tanto o Dynamat quanto a tela de alcatrão teem o mesmo peso! A espuma não é uma boa idéia de se colocar na porta pq retém a água e não faz o mesmo efeito que as telas. Quanto a espuma de poliuretano espandivel é funcional para os cantos onde não é possível chegar com a tela ou para enchimentos de certos "buracos".Mas atenção que se não souberem usa-lo, pode chegar a amolgar a chapa do carro.
Abraço.
 
Back
Top