Ibiza de 97, 1.9d pode levar turbo!

Não, claro que a gestão electrónica dá-lhe outra alma, mas o meu colega tinha o TD e com este AFN notou bem a diferença, lembrem-se que os componentes são algo diferentes, a diferença dos 75 cv do TD, para os 110 cv do TDI não são só electrónica.

Abraço
 
Boas pessoal.
É possivel por um TDI a funcionar sem electronica sem grandes dores de cabeça, o meu motor TD deu o berro e tive de optar entre por um igual ou tentar ir para um motor mais fiavel e com mais margem de progressão.
Eu como aproveitei algumas peças do meu antigo ainda não deu para explorar as potencialidades mas já meti uma bomba injectora de 11 mm e vou por um turbo com GV e aí vamos ver o que vale :idea:
A unica hipotese é o AFN por causa dos apoios do motor.
A bomba injectora e o turbo têm de ser trabalhados para contornar a electronica.
Nas sucatas há muito motor TDI a venda completos é uma questão de procurar :idea:
 
Sim, é bem mais facil encontrares um tdi em bom estado do k um td, pois estes já deixaram de ser fabricados à algum tempo e quando aparecem tem montes de kilometros mas sao vendidos como quase novos :?
Desde que encontres alguem para dar a volta à parte electronica, o resto é plug & play :idea:
 
bem, parece-me é que o meu 1.9d de 1994 é um jovem.. ainda so vai nos 114000km.. lol.

ja que falam tanto em avanços da bomba e n sei que penso que seria do interesse de alguma gente ter mais noçoes sobre isso.

alguem me da umas dicas para por o bixinho um pouco melhor?
 
Tunz, se fores da zona de Sesimbra ou Algés, eu posso-te ajudar com isso.

Ou então, coloca uma foto da tua bomba injectora, que digo-te como se faz.

Lembra-te é que terás que ter outros cuidados na IPO. Vai lá com ele Stock.

Claro, ganhar mais... só com um turbo ou outras alterações na admissão de ar e de escape.
Mas conta com mais força e numa faixa de rotação bem mais cedo.
Isso é certinho.

Eu já tive no maximo. Parecia que estava desenfriado :) :)
Depois , meti a meia volta do maximo e agora a uma volta completa do maximo do parafuso.
Prefiro assim, com menos debito. Fica mais progressivo :wink: E só vejo fumo (e muito muito pouco), à noite com as luzes do tipo que vem atras a apontar pro escape.
 
tiago disse:
procura....no search encontras muito sobre....
Um ibiza 1.9d por muito k mexes na bomba só irá melhorar baixas SÓ MESMO, conclusaõ, o k faz um carro a diesel andar em altas??? é simplesmente o turbo, o que aconteçe nos 1.9d é k ao aumentares o débito de gasóleo, vais ter mais gasóleo num regime entre as 1300 e 3000 a partir daí é fumo com fartura e por vezes o carro fica pior k origem, dado que se o débito for muito o injectar não injecta , mija !!
Para meteres turbo seria necessário reforçar o motor, baixar a taixa de compressão, juntas metálicas, cabeça, bloco etc....é possível fazer mas gastas muito dinheiro! Agora é contigo...
Não penses que tens de te desfazer do carro, motores existem muitos aí, e um td 75 já te divertes bastante :wink:
um abraço
tiago nao e bem assim o meu ta a faser 6500 rpm :!: mas nao foi so debito foi tambem avanço da bomba e os td,s e pra boca 8)
 
Jota...
O máximo que tinha "ouvido" falar , eram as 5600rpm do Ibiza do Augusto cá do forum.


Bolas... como é que consegues tanto? A proposito, isso do "avanço" da bomba, como fizeste? O meu é de 98, nao se isso é feito manualmente ou pela porta diagnostico que ele tem.
Sei que o debito é pelo parafuso.

Gostava de ver o teu Seat um dia destes. Não és da zona do Cacém?
 
Pois, o do augusto já nao faz mais, a nao ser que seja dentro da mala de alguem :twisted:

Novo projecto em andamento lol lol
Um 1.9TD no bom caminho, já faz 5500 rpm sem probs e ainda falta tanta coisa.
Ha, já agora tenho algum material do 1.9D para despachar, se alguem tiver interece em alguma coisa k envie PM
 
Franco disse:
Jota...
O máximo que tinha "ouvido" falar , eram as 5600rpm do Ibiza do Augusto cá do forum.


Bolas... como é que consegues tanto? A proposito, isso do "avanço" da bomba, como fizeste? O meu é de 98, nao se isso é feito manualmente ou pela porta diagnostico que ele tem.
Sei que o debito é pelo parafuso.

Gostava de ver o teu Seat um dia destes. Não és da zona do Cacém?
desculpa erro na escrita o meu so fas 6000rpm.sim so do cacem.o avanco foi manual a minha bomba ta a 55graus.
 
Oh Jota..
Eu passo todos os dias pelo cacém, porque trabalho em Sintra.
Em que zona do cacém poderiamos falar falar sobre os nossos Ds?
Se nao for incomodo, claro.
 
augusto disse:
Pois, o do augusto já nao faz mais, a nao ser que seja dentro da mala de alguem :twisted:

Novo projecto em andamento lol lol
Um 1.9TD no bom caminho, já faz 5500 rpm sem probs e ainda falta tanta coisa.
Ha, já agora tenho algum material do 1.9D para despachar, se alguem tiver interece em alguma coisa k envie PM

Augusto, se nao fizer 7000, nao serve :lol:
Bem, podemos esperar +- o que dái? Uns 130cv às 6000?

Eu gostava de ter o motor do TD. Nem digo o Tdi de 90, mas sim o Td de 75.
Acho que deve ser mais divertido de mexer :)
 
augusto disse:
Pois, o do augusto já nao faz mais, a nao ser que seja dentro da mala de alguem :twisted:

Novo projecto em andamento lol lol
Um 1.9TD no bom caminho, já faz 5500 rpm sem probs e ainda falta tanta coisa.
Ha, já agora tenho algum material do 1.9D para despachar, se alguem tiver interece em alguma coisa k envie PM

Augusto, se nao fizer 7000, nao serve :lol:
Bem, podemos esperar +- o que dái? Uns 130cv às 6000?

Eu gostava de ter o motor do TD. Nem digo o Tdi de 90, mas sim o Td de 75.
Acho que deve ser mais divertido de mexer :)
 
Puto_IbiZa disse:
boas,

mais alterações que podes fazer é, mexer no governador da bomba para não cortar tão cedo a injecção do gasoleo, por exemplo a minha quarta depois de mexer no governador dá 160 as 5000.

dá sempre para meter o motor minimamente engraçado.


Quanto a troca de motor, faz isso quando esse der as ultimas senão não compensa....

sempre disponivel.. 8) 8) 8)


boas desculp eu tenho 1 td estas a referirt ao governador da bomba isso é o k? ainda sou macarico abraço
 
seatman1 disse:
Puto_IbiZa disse:
boas,

mais alterações que podes fazer é, mexer no governador da bomba para não cortar tão cedo a injecção do gasoleo, por exemplo a minha quarta depois de mexer no governador dá 160 as 5000.

dá sempre para meter o motor minimamente engraçado.


Quanto a troca de motor, faz isso quando esse der as ultimas senão não compensa....

sempre disponivel.. 8) 8) 8)

boas desculp eu tenho 1 td estas a referirt ao governador da bomba isso é o k? ainda sou macarico abraço

isso é o que controla quando é que a bomba deixa de admitir mais ar para o sistema de combustão, ou seja é quase como um limitador de velocidade, pois como algumas pessoas sabem, os carros a gasoleo não foram desenhados para darem 6000rpm, isso o que faz é limitar a rotação no motor as 4500, que é o normal nos nossos carros.....

qualquer coisa ja sabes chateia... :wink:
 
Puto_IbiZa disse:
seatman1 disse:
Puto_IbiZa disse:
boas,

mais alterações que podes fazer é, mexer no governador da bomba para não cortar tão cedo a injecção do gasoleo, por exemplo a minha quarta depois de mexer no governador dá 160 as 5000.

dá sempre para meter o motor minimamente engraçado.


Quanto a troca de motor, faz isso quando esse der as ultimas senão não compensa....

sempre disponivel.. 8) 8) 8)

boas desculp eu tenho 1 td estas a referirt ao governador da bomba isso é o k? ainda sou macarico abraço

isso é o que controla quando é que a bomba deixa de admitir mais ar para o sistema de combustão, ou seja é quase como um limitador de velocidade, pois como algumas pessoas sabem, os carros a gasoleo não foram desenhados para darem 6000rpm, isso o que faz é limitar a rotação no motor as 4500, que é o normal nos nossos carros.....

qualquer coisa ja sabes chateia... :wink:

boas td bem esse governador fica situado onde na bomba? abraço
 
boas tb tneho um D.. curtia por akilo a andar um pouco mais !! =)

dá 170 na vasco a direito, depende mto do vento..

como faço ixo de por mais gasoleo ? =\

PS : pneu 195/45/15
 
Back
Top