Filtro de particulas-FAP

Só conheço um 1.6 TDI sem FAP e não é um Ibiza, é um Golf.
O carro ficou mais solto, mais performante, mas de 500 em 500 km, o rapaz tem que ligar o VAG COM, para apagar o erro para o carro sair do safe mode...
 
Só conheço um 1.6 TDI sem FAP e não é um Ibiza, é um Golf.
O carro ficou mais solto, mais performante, mas de 500 em 500 km, o rapaz tem que ligar o VAG COM, para apagar o erro para o carro sair do safe mode...

ou seja a electronica de remoçao do FAP nao ta perfeita.. ele removeu mesmo ou ficaram lá as sondas desactivadas?
 
Boas! não entendo e gostava de perceber certo tipo de comentários, tipo: "não deviam ter sido invenados" ou "Pior merd@ ..."

Quando tiveres um vais entender lool

ou seja a electronica de remoçao do FAP nao ta perfeita.. ele removeu mesmo ou ficaram lá as sondas desactivadas?

Sei que há um ano atrás ainda não se consegui eliminar a 100% na electrónica, o que se fazia era retardar as regenerações mas agora já não estou muito dentro desse assunto

Mas afinal se tirar o FAP passa na inspecção ou não?

Legalmente não
 
Sendo assim vou ter de esperar mais uns tempos porque pelo que vocês responderam, acho sensato deixar estar por mais uns tempos apesar desta porcaria, e peço desculpa o termo mas é o eu acho que é, visto que isto apenas a meu ver serve só para normas europeias por causa da poluição, porque vantagens acho que não trás nenhuma. Já desvantagens ui...que fariam no meu lugar?
 
ou seja a electronica de remoçao do FAP nao ta perfeita.. ele removeu mesmo ou ficaram lá as sondas desactivadas?

Sei que o rapaz removeu o FAP fisicamente e colocou as sondas no respectivo supressor de FAP, no entanto não houve qualquer alteração a nivel da electrónica, devido a, segundo consta, não se conseguirem reprogramar estas unidades.
 
Sendo assim vou ter de esperar mais uns tempos porque pelo que vocês responderam, acho sensato deixar estar por mais uns tempos apesar desta porcaria, e peço desculpa o termo mas é o eu acho que é, visto que isto apenas a meu ver serve só para normas europeias por causa da poluição, porque vantagens acho que não trás nenhuma. Já desvantagens ui...que fariam no meu lugar?

Amigo, estou contigo neste barco, só me falta rezar para que se consiga reprogramar esta unidade de comando, assim que se consiga é chip, FAP off e straight pipe :)

Relativamente ao FAP em si, vantagens só mesmo a nivel ambiental, porque de resto é so desvantagens, EGT's mais altas, carro mais preso, regenerações, soluços, mais consumos, etc. tudo isto causado pela FAP.
 
Amigo, estou contigo neste barco, só me falta rezar para que se consiga reprogramar esta unidade de comando, assim que se consiga é chip, FAP off e straight pipe :)

Relativamente ao FAP em si, vantagens só mesmo a nivel ambiental, porque de resto é so desvantagens, EGT's mais altas, carro mais preso, regenerações, soluços, mais consumos, etc. tudo isto causado pela FAP.

Mesmo amigo! Se houvesse o motor 1.9 na altura que comprei o meu nem pensava 2 vezes! Mas lá quiserem inventar um novo motor e retirar o 1.9 do mercado, enfim...pior mesmo é não dar pra fazer grande coisa nestas centralinas =/ a ver se temos sorte e rezar para que apareça alguma coisa entretanto, para mexer nos nossos carros. =)
 
nao fiquei a perceber uma coisa. a regeneraçao do fap e automatica e leva alguns minutos. entao no meu caso que costumo fazer um percurso misto de cidade e auto estrada, mas de cerca de 50/70km diarios, 20 para o trabalho, 20 para casa e mais umas voltinhas em cidade. e nisto e raro demorar mais que 25min nelas. o carro vai fazer a regeneraçao automatica ou vou ter de ir ao mecanico fazer?
 
nao fiquei a perceber uma coisa. a regeneraçao do fap e automatica e leva alguns minutos. entao no meu caso que costumo fazer um percurso misto de cidade e auto estrada, mas de cerca de 50/70km diarios, 20 para o trabalho, 20 para casa e mais umas voltinhas em cidade. e nisto e raro demorar mais que 25min nelas. o carro vai fazer a regeneraçao automatica ou vou ter de ir ao mecanico fazer?

Amigo Pinipon a regeneração é feita automaticamente, atingindo um certo nível de gases acumulados na FAP, ela vai começar a regenerar automaticamente. Como fazes percursos mais longos a probabilidade de acumulares muito gases já é mais baixa, do que por exemplo comigo, que faço 5km para ir para o trabalho mais 5 para vir para casa. Onde o carro mal aquece e tenho de andar nas calmas, ajudando assim na acumulação de gases, provocando mais cedo a sua regeneração, mas quando tenho oportunidade também lhe dou um aço, que é por causa dos gases xD
Quanto aos sintomas do carro, o meu fica ligeiramente acelerado, e depois tens o trabalhar da ventoinha e o cheiro tipo a "queimado" que sai quando está a fazer a regeneração. Mas não tens que te preocupar com nada, o carro faz automaticamente.
 
nao fiquei a perceber uma coisa. a regeneraçao do fap e automatica e leva alguns minutos. entao no meu caso que costumo fazer um percurso misto de cidade e auto estrada, mas de cerca de 50/70km diarios, 20 para o trabalho, 20 para casa e mais umas voltinhas em cidade. e nisto e raro demorar mais que 25min nelas. o carro vai fazer a regeneraçao automatica ou vou ter de ir ao mecanico fazer?
Automática amigo :) apenas accho que se te aparecer a luz de aviso inumeras vezes é que o melhor é fazer uma regeneração forçada na marca(acho que é assim que funciona, não sei bem). A mim nunca apareceu nenhuma luz. Normalmente quando tens o carro parado mas ao relanti, o consumo instantaneo passa dos normais 0.3L/100 para 0.2 e o relanti também aumenta um pouco para as 1000RPM. Ou então no meu caso como tenho manometro da pressao do turbo, quando vejo que está com pressão negativa é porque está a regenerar
 
Automática amigo :) apenas accho que se te aparecer a luz de aviso inumeras vezes é que o melhor é fazer uma regeneração forçada na marca(acho que é assim que funciona, não sei bem). A mim nunca apareceu nenhuma luz. Normalmente quando tens o carro parado mas ao relanti, o consumo instantaneo passa dos normais 0.3L/100 para 0.2 e o relanti também aumenta um pouco para as 1000RPM. Ou então no meu caso como tenho manometro da pressao do turbo, quando vejo que está com pressão negativa é porque está a regenerar

O teu carro quando esta a regenerar baixa o consumo instantâneo ao relantim? No meu dos habituais 0,4/0,5 passa para os 0.6/07, mais ou menos, depois tambem vai depender se tenho o carro quente ou se ainda está a frio.
 
Amigo, estou contigo neste barco, só me falta rezar para que se consiga reprogramar esta unidade de comando, assim que se consiga é chip, FAP off e straight pipe :)

Relativamente ao FAP em si, vantagens só mesmo a nivel ambiental, porque de resto é so desvantagens, EGT's mais altas, carro mais preso, regenerações, soluços, mais consumos, etc. tudo isto causado pela FAP.

x2.
 
como sei que esta a fazer a regeneraçao? por acaso ja vi o consumo ao ralentim e fica entre os 0.4 e 0.6 se tiver com o pe no travao.
a regeneraçao nao e feita so em andamento e com o carro a partir de uma certa velocidade?
 
como sei que esta a fazer a regeneraçao? por acaso ja vi o consumo ao ralentim e fica entre os 0.4 e 0.6 se tiver com o pe no travao.
a regeneraçao nao e feita so em andamento e com o carro a partir de uma certa velocidade?

No meu, percebes pelo trabalhar da ventoinha, pelo subir das rpm's em cerca de 0.2, e pelo cheiro tipo a "queimado" que sai quando está a regenerar. A regeneração inicia se quando se está em andamento (carro a trabalhar), e demora cerca de 15/20m, independentemente da velocidade a que estás a circular, ate podes tar parado. Mas quando fazem em andamento, por vezes é mais difícil de se aperceber que está a regenerar, se fores a uma velocidade constante, nem te apercebes, ou torna se mais difícil.
 
Legalmente não

Tens a certeza? Já ouvi dizer que quando eles metem a sonda no escape, como não se está a carregar no acelerador, eles não detectam nada.

Ainda por cima essa sonda acho que detecta o CO2 e não as partículas que a FAP retem, que são diferentes.
 
Tens a certeza? Já ouvi dizer que quando eles metem a sonda no escape, como não se está a carregar no acelerador, eles não detectam nada.

Ainda por cima essa sonda acho que detecta o CO2 e não as partículas que a FAP retem, que são diferentes.
na ipo a sonda no escape nao fica so ao relantim, a maquina vai mandando acelerar e aceleram bem, no meu foram ao red line, ate fiquei parvo
mas os gases que a maquina acusa nao sao so o CO2, e mais 1ou2, agora quais nao sei
 
Tens a certeza? Já ouvi dizer que quando eles metem a sonda no escape, como não se está a carregar no acelerador, eles não detectam nada.

Ainda por cima essa sonda acho que detecta o CO2 e não as partículas que a FAP retem, que são diferentes.

Pois exato...o que já ouvi a falar a respeito disso é que eles não detetavam porque medem só o CO2
 
Na IPO nos diesel é detectada a opacidade dos gases e não o CO2. Quanto ao FAP já me habituei, tem feito muito menos vezes do que quando era novo, no entanto no outro dia voltou a fazer quando cheguei a casa, fui dar uma vlta para não ficar 20min ao relantim à espera, como dei uma volta curta e quando voltei ele continuava acelerdo desliguei na mesma, pois tive a ler no manual e não vejo qualquer indicação a não ser se acender a luz do FAP.

Até agora a vantagem que vejo é a ponteira sempre limpinha, de resto e se quiser deixar terminar as regenerações visto que faço percusrsos curtos durante a semana, o consumo ia ficar completamente inflacionado.
 
Back
Top