és a favor das praxes? Então ouve a música que est

Não é essa a questão, apesar de também achar isso um pouco ridiculo, assim como lhes atestarem com ovos e terem de andar com a mesma roupa um mês.
Cada praxe é uma praxe, mas têm de ser reformuladas e estabelecidas normas comuns a todas. Uma vez que é uma actividade oficial da Fac, deveria ter supervisão da instituição. Estas coisas acontecem e ninguém tem culpa, é a conversa do costume.
Sinceramente, o que falta a maior parte é ter a noção de como é o mundo real. Vêm todos com mais de 12 anos metidos na escola, é normal que as ideias sejam bastante turvas. Quando chegarem cá fora e virem que não têm dinheiro para a sopa, percebem que o importante não era meter 2 ovos na cabeça do "animal", mas sim perceber se os pais desse "animal" não precisavam dos ovos para comer lá por casa.

Isso de andar com a roupa 1 mês seguido nunca ouvi falar.
Em relação ao 2º paragrafo concordo plenamente. Neste momento esta a "pagar o justo pelo pecador" como se costuma dizer.
No último acho que não tens razão.
1º porque estamos no fundo a falar de adolescentes, e a maturidade como é normal vai se adquirindo com as experiências de vida!
2º porque se algum caloiro estiver com problemas a esse nível, esses mauzões "doutores" são os primeiros a pagar-lhe um lanche ou um almoço como eu já presenciei.
e 3º porque não é por haver pobreza e fome e morrerem crianças em África que tu te vais privar de divertir ou festejar o que quer que seja. Se o vizinho está com problemas tenta-se ajudar, de uma maneira ou de outra, mas não vamos andar a choramingar por isso.
Espero que não me interpretem mal.
 
Sim, então diz a tua opinião sobre o que aconteceu... È que por aqui ate ja se falou em Fatalidade da Natureza

Claro que não foi fatalidade da Natureza...Vê lá que até já ouvi que as vitimas levavam pedras pesadas atadas aos tornozelos...Não caias na ignorância de papar tudo o que os media mandam cá pra fora!
 
Isso de andar com a roupa 1 mês seguido nunca ouvi falar.
Em relação ao 2º paragrafo concordo plenamente. Neste momento esta a "pagar o justo pelo pecador" como se costuma dizer.
No último acho que não tens razão.
1º porque estamos no fundo a falar de adolescentes, e a maturidade como é normal vai se adquirindo com as experiências de vida!
2º porque se algum caloiro estiver com problemas a esse nível, esses mauzões "doutores" são os primeiros a pagar-lhe um lanche ou um almoço como eu já presenciei.
e 3º porque não é por haver pobreza e fome e morrerem crianças em África que tu te vais privar de divertir ou festejar o que quer que seja. Se o vizinho está com problemas tenta-se ajudar, de uma maneira ou de outra, mas não vamos andar a choramingar por isso.
Espero que não me interpretem mal.

Essa situação acontece no Porto, onde têm de andar toda a duração da praxe com a mesma tshirt sem lavar.

Claro, acho bem que bebam uns canecos.
Só quis transmitir que quando se sai, quando se ganha a maturidade, há outra percepção normalmente, há outra sensibilidade para com os outros.
Não quero fazer dos doutores os mauzões, até porque nem doutores são tão pouco. Há lá boas pessoas e más pessoas, o cerne da questão é que a praxe facilita a máxima expressão do lado mau das pessoas.

Mas a meu ver, e muito triste ver a vida académica neste ponto, e a minha opinião mais uma vez é que tudo isto poderia ser feito de outra forma mais humana.
 
Só vi ***** nas praxes, integração?!?! Ahaha ya right... Gente frustrada que arranjou uma forma de mandar em alguém, de se sentirem superiores mas no fundo não valem o ar que respiram.

Nem mais, e pior ainda é que alguns deles vão liderar empresas ou acabar nalguma "J". A praxe é uma formatação para manter os caloiros submissos e dar oportunidade aos "veteranos" de se sentirem superiores. Não sei como é no resto na europa, mas pelo menos aqui onde vivo não há praxes, há uma semana de fresher's intake para o pessoal apenas se conhecer uns aos outros, bebe-se uns copos e vai-se pra noite, é uma espécie de semana do caloiro mas sem humilhações, rituais etc.
 
Esses Dux ou crl pensam que são sargentos das tropas especiais na recruta. Deviam ir lá bater com as costas para verem o que era bom pá tosse. Agora pra mim o que se passou no meco foi crime digam o que disserem, tá bem que os caloiros não foram obrigados a fazer a praxe e até acredito que muitos gostem, mas tambem acredito que muitos só o fazem porque têm medo de serem postos de parte e então sujeitam-se a certas humilhações, se bem que também haja brincadeiras que não ferem o orgulho de ninguem, mas eu sou contra praxes para integrar alguem no que quer que seja e principalmente essas praxes tipo recruta da tropa. Daqui nada tambem nos trabalhos a malta fazia praxes para serem integrados. Eu acho estúpido, mas quem gosta ou se sujeita a certas humilhações é que sabe o que é melhor para eles.
 
concordo plenamente contigo amigo.

Igual, concordo em absoluto!
E faço-o com experiência de ter estado envolvido (pouco) em praxes, pois assim que começou pra mim a praxe, ficou logo clarinho que aquilo nao era pra mim!
Integração? Mundo académico? isso é fogo de vista... as associações de estudantes e a instituição é que têm o dever de integrar da melhor forma os estudantes e acompanhá-los... mas não, a instituição descarta-se e nem reconhece as praxes, as associações só sabem praxar! que lindo, humilhar pessoas pra virem a ser alguém na vida! mas quem são os DUX's pra mandar em alguém!? em casa nao mandam em mim, na minha vida faço o que quero e bem entendo e vou pra faculdade pra ser humilhado, maltratado, praxado, chamar de doutor a um artista que veste de negro mas afinal ainda nao concluiu sequer as disciplinas de 1º ano, quem é ele pra ser mais que eu eu ou qualquer outra pessoa!? ridiculo...
e sim, foi uma onda que os levou, mas nao estavam ali se nao fosse por causa de uma praxe estupida, perigosa, numa noite de inverno, alerta vermelho na costa portuguesa e foram resp a perguntas na rebentação... ponham-se no lugar dos coitados que sentiam a agua a molha-los, de costas pras ondas, atados e se calhar vendados...
é revoltante...
 
só ainda não consegui perceber porque é que as vitimas nas msgs já estavam com receio do fds que iam ser praxadas e que não queriam e não sei quê mas acabaram por ir..
tinham alguma arma apontada à cabeça para as obrigar a ir naquele fds??
na altura da minha praxe eu e mais um 4 gajos vimos que já começaram a abusar e o que é que eu e mais 3 fizemos? cagamos lá pros gajos com mania de serem REIS e fomos pra um tasco malhar finos, simples... e ao verem-nos a bazar começaram com bocas mas problema deles.. curso feito, trabalho na minha área e se for preciso ainda lá estão a chupar dinheiro aos pais...
ninguém me obriga a essas merdas e não me venham dizer que depois somo excluídos e não sei quê...
 
só ainda não consegui perceber porque é que as vitimas nas msgs já estavam com receio do fds que iam ser praxadas e que não queriam e não sei quê mas acabaram por ir..
tinham alguma arma apontada à cabeça para as obrigar a ir naquele fds??
na altura da minha praxe eu e mais um 4 gajos vimos que já começaram a abusar e o que é que eu e mais 3 fizemos? cagamos lá pros gajos com mania de serem REIS e fomos pra um tasco malhar finos, simples... e ao verem-nos a bazar começaram com bocas mas problema deles.. curso feito, trabalho na minha área e se for preciso ainda lá estão a chupar dinheiro aos pais...
ninguém me obriga a essas merdas e não me venham dizer que depois somo excluídos e não sei quê...

Pois, mas nem toda gente tem o teu discernimento. A maior parte deles acaba por realmente encarar os mais antigos como uma figura de poder, ficam submissos e confiam neles.
No caso do meco o pensamento poderá ter sido "ja tantos passaram por isto porque nao hei-de passar eu?".
 
Pois, mas nem toda gente tem o teu discernimento. A maior parte deles acaba por realmente encarar os mais antigos como uma figura de poder, ficam submissos e confiam neles.
No caso do meco o pensamento poderá ter sido "ja tantos passaram por isto porque nao hei-de passar eu?".

entao que isto sirva de exemplo pra futuros casos de quem vá pra praxes nao se deixar ir na conversa... abram os olhos! não é por ser praxado que se vai ser mais ou menos bem formado no futuro, e vou mais longe, os dux's e supostos doutores se calhar dão mais valor a praxes do que ser alguém na vida e contribuir pra o seu país com algo importante que advém da formação que andam a tirar... qualquer palhaço que faça subserviência de alguém sem fundamento, achando-se superior e humilhando essa pessoa, tem certamente alguma frustração e só se sente com poder pra mandar numa praxe...
no fim de contas, nao sao ninguém, mas eu compreendo a pressão que é feita sobre estudantes, já por lá passei, mas nao caí na teia
 
A Praxe supostamente serve uma única finalidade integração nunca humilhação/abuso fisico, mental ou de outro tipo.
Eu tentei integrar-me na praxe na minha faculdade, mas passada uma hora estive quase para partir os dentes lá a um artista e assumi que era anti praxe.
SE FUI EXCLUÍDO!? Provavelmente SIM mas de TUDO O QUE NÃO TEM INTERESSE, o que para mim foi uma mais valia.
Entrei para a faculdade e saí dentro do anos do meu curso, enquanto os "veteranos e Duxes" e tretas afim ainda lá ficaram.
Bem cada um tem o conceito que tem e faz o que quer, um dia se tiver um filho(a) vou instruir para alinhar em brincadeiras, se houver alguém que passe o limite do razoavel ele que os mande fod... seja no infantário, seja no 1º ciclo, seja na universidade, seja onde for.

Praxe deveria ser sinónimo de RESPEITO/AMIZADE/PARTILHA
 
não esquecer que os caloiros pagavam multas, eu pagava-lhes mas era com um ferro no crânio. cambada de chulos que pensam que são quem pah.
 
No vídeo que um user postou neste tópico que mostra alunos a serem praxados,na minha opinião se me fizessem aquilo sentiria-me humilhado e ridicularizado,aliás,jamais admitiria que me praxassem daquela maneira...Se há pessoas que gostam de ser praxadas daquela forma?ok tudo bem, cada um tem a sua opinião,e temos que respeitar opiniões divergentes.

Quero lá saber se sou olhado de lado na faculdade por não aderir ás praxes, o 25 de abril foi em 1974,e que eu saiba cada um tem o direito a dar a sua opinião livremente desde que seja dada com respeito!
 
Last edited:
È mais o menos isto...mas mais Soft acho eu...
[video=youtube;j6nVjsGXBoQ]http://www.youtube.com/watch?v=j6nVjsGXBoQ[/video]
 
Back
Top