Emprego no estrangeiro

Ola a todos.
Vi este topico e tinha que comentar.

É o seguinte: eu cheguei á suiça á 2 meses e vinha com emprego garantido. Cheguei cá e o trabalho era na area da reciclagem ( trabalho de m**** mesmo e que os de cá nao querem fazer). No 1º dia de trabalho á hora de almoço fui-me logo embora porque nâo vim para cá para levar com os trabalhos de m**** que ninguèm quer fazer. Por isso chamo atenção a todos voces para este facto, vejam muito bem o emprego que vos arranjam.
O que aconteceu: como estava em casa de uma prima da minha namorada tava á vontade para continuar por cá para arranjar outra coisa. (Atenção que se vierem para cá sem alguém que vos dê alojamento e isto vos acontecer ou algo semelhante voces metem-se numa grande embrrulhada).
O que se segue: trabalhei temporariamente durante um mês e pouco numa empresa tipo a worten que fazia instalação de electrodomesticos. Ora quanto é que eu ganhei neste primeiro mês? 1550 francos sendo que em todo o mês só trabalhei 12 dias e a ser pago á hora aprox. 18,50 Fr.
Concluindo com 1500 francos nunca na vida me conseguiria sustentar com os custos de vida de cá. Por isso recomendo terem tudo muito bem pensado antes de darem um passo á frente...

Actualmente trabalho numa fabrica a fazer embalagens para a produção. Tenho um ordenado de 3200 francos e já me ia esquecendo a minha namorada arranjou agora também trabalho num restaurante a fazer apenas 4 horas diarias e vai tirar 1600 francos por mês.

Tudo isto para vos dizer que vale a pena imigrar e fazer o SACRIFICIO de só estar-mos com os nossos familiares 2 vezes por ano porque é quando as férias permitem...

Agora deixo-vos os gastos, despesas e custos mensais que terão por cá:

Meu salario: 3200 fr mês
Salario namorada: 1600 fr mês (temporariamente até arranjar emprego a tempo inteiro)
A minha renda da casa que vou começar a pagar no proximo mês: 1250 fr mês (inclui agua luz e gáz)
"Cassa malato" (uma especie de imposto OBRIGATORIO relativo á saude que garante todo o tipo de assistencia hospitalar) : Aprox. 200 fr P/pessoa mês (consoante a idade aumente este valor aumenta também até um maximo de 430 fr)
Alimentação: 1000 fr. mês (isto um valor em media para a alimentação de duas pessoas. Atenção: A comer muito bem! que é coisa indispensavel para mim. :D )
Gasoleo: 200 fr mês (em media)

Contas Feitas:
3200 + 1600 = 4800 fr (Salarios)
- 1250 fr (renda)
- 200 fr + 200 fr ( "cassa malato")
- 1000 fr (Alimentação)
- 200 fr (combustivel)
___________________________________
Sobram 2150 fr por mês

Obrigação de fazer permisso quando chegam cá que tem um custo de 70 fr. por pessoa.

Espero que vos tenha dado uma ideia clara do que é viver na suiça. sendo que do dinheiro que sobra podem mt bem sair á noite e andarem de café em café mas lhes garanto que esse 2150 fr nao vos dura para meio mês...

um abraço!

Isso traduzido para euros?

Sent from my X8 using Tapatalk
 
Ola a todos.
Vi este topico e tinha que comentar.

É o seguinte: eu cheguei á suiça á 2 meses e vinha com emprego garantido. Cheguei cá e o trabalho era na area da reciclagem ( trabalho de m**** mesmo e que os de cá nao querem fazer). No 1º dia de trabalho á hora de almoço fui-me logo embora porque nâo vim para cá para levar com os trabalhos de m**** que ninguèm quer fazer. Por isso chamo atenção a todos voces para este facto, vejam muito bem o emprego que vos arranjam.
O que aconteceu: como estava em casa de uma prima da minha namorada tava á vontade para continuar por cá para arranjar outra coisa. (Atenção que se vierem para cá sem alguém que vos dê alojamento e isto vos acontecer ou algo semelhante voces metem-se numa grande embrrulhada).
O que se segue: trabalhei temporariamente durante um mês e pouco numa empresa tipo a worten que fazia instalação de electrodomesticos. Ora quanto é que eu ganhei neste primeiro mês? 1550 francos sendo que em todo o mês só trabalhei 12 dias e a ser pago á hora aprox. 18,50 Fr.
Concluindo com 1500 francos nunca na vida me conseguiria sustentar com os custos de vida de cá. Por isso recomendo terem tudo muito bem pensado antes de darem um passo á frente...

Actualmente trabalho numa fabrica a fazer embalagens para a produção. Tenho um ordenado de 3200 francos e já me ia esquecendo a minha namorada arranjou agora também trabalho num restaurante a fazer apenas 4 horas diarias e vai tirar 1600 francos por mês.

Tudo isto para vos dizer que vale a pena imigrar e fazer o SACRIFICIO de só estar-mos com os nossos familiares 2 vezes por ano porque é quando as férias permitem...

Agora deixo-vos os gastos, despesas e custos mensais que terão por cá:

Meu salario: 3200 fr mês
Salario namorada: 1600 fr mês (temporariamente até arranjar emprego a tempo inteiro)
A minha renda da casa que vou começar a pagar no proximo mês: 1250 fr mês (inclui agua luz e gáz)
"Cassa malato" (uma especie de imposto OBRIGATORIO relativo á saude que garante todo o tipo de assistencia hospitalar) : Aprox. 200 fr P/pessoa mês (consoante a idade aumente este valor aumenta também até um maximo de 430 fr)
Alimentação: 1000 fr. mês (isto um valor em media para a alimentação de duas pessoas. Atenção: A comer muito bem! que é coisa indispensavel para mim. :D )
Gasoleo: 200 fr mês (em media)

Contas Feitas:
3200 + 1600 = 4800 fr (Salarios)
- 1250 fr (renda)
- 200 fr + 200 fr ( "cassa malato")
- 1000 fr (Alimentação)
- 200 fr (combustivel)
___________________________________
Sobram 2150 fr por mês

Obrigação de fazer permisso quando chegam cá que tem um custo de 70 fr. por pessoa.

Espero que vos tenha dado uma ideia clara do que é viver na suiça. sendo que do dinheiro que sobra podem mt bem sair á noite e andarem de café em café mas lhes garanto que esse 2150 fr nao vos dura para meio mês...

um abraço!

Bom post amigo,bastante elucidativo.

Em relação há lingua,já sabias ou adaptaste bem?
 
bboyd
"prefiro passar pela tristeza de não ver os meus entes queridos do que deixar contas e afins para as minhas gerações as pagarem"




São preferências meu caro amigo e as preferências não se discutem tal como os gostos de cada um, e se gerir-mos o nosso dinheiro duma forma cuidada nao deixarê-mos calotes para que os nossos futuros entes queridos paguem por nós....eu nao meto o dinheiro a frente da felicidade nem da familia...temos pena essa é a minha preferência, não somos todos iguais nem com os mesmos pensamentos e volto a dizer que passo pelos mesmos sacrificios que qualquer outro cidadão Português...Abraço
 
Last edited:
So tenho pena Portugal estar na ***** se nao nunca tinha saido de la!:(
Mas ca fora tambem anda mau, é complicado arranjar trabalho (pior para quem nao sabe a lingua).. Mas como ja foi dito, antes de se aventurarem tentem ter alguem que vos ajude no país para onde vao, se nao, vao andar na *****.
 
3200 + 1600 = 4800 fr (Salarios)
- 1250 fr (renda)
- 200 fr + 200 fr ( "cassa malato")
- 1000 fr (Alimentação)
- 200 fr (combustivel)
___________________________________
Sobram 2150 fr por mês

Obrigação de fazer permisso quando chegam cá que tem um custo de 70 fr. por pessoa.

Espero que vos tenha dado uma ideia clara do que é viver na suiça. sendo que do dinheiro que sobra podem mt bem sair á noite e andarem de café em café mas lhes garanto que esse 2150 fr nao vos dura para meio mês...

um abraço!

Boas, compreeendo a tua siuacao pois ainda nao estas completamente estabilizado, contudo tenho algumas pequenas correccoes a fazer.
Renda, se estas no inicio penso que deverias procurar algo mais barato, para 2 pessoas um t1 serve perfeitamente e pagas 500 a 600 chf (dependendo do cantao que estas)
Alimentacao, se estas perto da fronteira devias procurar ir as compras a franca ou alemanha, com 300 a 400 euros comes a grande sem poupar em nada.
O seguro de saude, infelizmente nao ha nada a fazer, aconselho a quem é jovem e sem problemas de saude a optar pela franquia mais alta, esqueceste de mencionar que o resultado do valor é feito atraves do sexo, idade e franquia(quanto mais alta mais barato) mas menos de 200 chf/mes, ninguem se safa.
Combustivel, a mm coisa que a alimentacao, enquanto vais as compras aproveitas para atestar, garanto-te menos 20 centimos de euro por litro.

Depois ha tambem coisas que nao mencionas que teras de ser obrigado a pagar (dependendo de cantao para cantao):
Seguro responsabilidade civil: 100 a 150 chf por ano
Seguro casa: 200 a 250 chf por ano
Imposto TV: 150 chf por ano
Selo auto estradas: 40 chf por ano

Outras situacoes:
Telefone e internet: 70 a 100 chf por mes
Matriculas de um carro: 400 a 800 chf por ano
Seguro de um carro: 700 a 2000 chf por ano, por mais 200+/- assegura-se mais um carro na mesma apolice.

Na minha opiniao, as coisas nao sao mais caras, sao proporcionais aos salarios que se auferem.
Qualquer produto na suica é natural que custe 3x mais, so tens que pensar que ganhas 3x mais que em PT, o meu conselho para conseguires obter uma maior liquidez, é primeiramente a tua mulher arranjar um emprego full-time, fazer uma contencao de custos, fazendo compras num pais vizinho, arranjar um apt mais barato para o teu primeiro ano e gerires as tuas saidas a cafes e discotecas, com esta receita dou-te a garantia de muito sucesso :)
 
ora bem eu posso deixar ca a minha esperiencia..

neste momento mudei de trabalho e ainda nao sei bem ao certo quanto vou receber limpo mas vou falar da esperiencia do sector hoteleiro..

para quem quer vir a primeira vez pra ca e nao tem ninguem que meta uma cunha para uma boa empresa a ganhar bem osector da hotelaria é uma boa opçao mas tem os seus pros e contras

pros:
quarto, roupa lavada e comida garantido
contras:
ordenado baixo, quanto mais fazem mais vos pedem pra fazer, a comida nem sempre é o que se espera, os quarto as vezes nao teem grandes condiçoes


eu vim pra ca e começei no hoteis a lavar pratos(fazer a ***** que ning quer por assim dizer) e vim com a minha namorada na altura.. e dava bem pra viver mas nao tinha carro..depois acabamos e passei a fazer as contas sozinho..

ordenado limpo com comida incluida

2300francos

agora vamos as despezas

500francos casa(com tudo incluido, luz, agua, aquecimento) de salientar que é um t0
300 seguro doeça
70 francos mais o menos de telefone (pre pago pk nao ha guito para abonamentos)
200 francos pra gota
500 para tabaco, cafes, cerveja e saidas
isto sem esticar muito os orçamentos porque da para gastar bem mais nas borgas..
aparece uma multa ou avaria no carro ta tudo fdd.. que é o que tem acontecido.lol.

resultado cerca de 1600 francos sao garantidos que vao a vida sobram cerca de 700 francos para os tais imprevistos e comprar sempre qualquer coisa pra comer e roupa e mods para os carros..

mas podia falar aqui de muito mais.. tipo despezas que vem uma vez por ano.. se quizer comprar ou fazer alguma coisa o preço que fica etc..

alguns preços de certas coisas no cantao Ticino:

cafe espresso: 2.20chf minimo
tabaco marlboro: 7.60chf
gasolina 95: 1.71chf/l
fino: 2.70chf
Macdonalds menu bigmac pequeno 11.90chf
pizza com bebida 20chf

mecanicos de automovis nem falo que ate assusta
 
Last edited:
Muito boa dica!! Já ouvi dizer que na Suíça a comunidade Portuguesa não se ajuda muito ao contrário da Brasileira por cá por ex, gostava que confirmasses isso se possível.

Confirmo plenamente. Cá os portugueses nao se unem muito. tenho vergonha de dizer isto mas por vezes é mais fiavel confiar num estrangeiro que esteja a viver cá do que num compatriota. Esta é a minha opinião por causa de algumas situações que ja se passaram comigo.
 
Bom post amigo,bastante elucidativo.

Em relação há lingua,já sabias ou adaptaste bem?

Em relação há lingua, estou cá á 2 meses e digo-te que compreender o italiano (que é a lingua que se fala cá no cantão Ticino) é bastante facil, em 2 ou 3 semanas ja compreendes bem, agora o falar e conseguir manter um dialogo é k é mais complicado mas nao se pode dizer que seja dificil. Uma pessoa sendo jovem (21 anos no meu caso) consegue adaptar-se plenamente ao italiano em alguns meses.
 
Last edited:
KAFIR CONFIRMO todas essas despesas adicionais ás quais eu nao me referi por ter ainda apenas 2 meses de suiça. Mas estás correcto quanto a todas elas. Penso que com o que poupas mensalmente essas despesas anuais não farão muita moça. Contudo despesas são despesas e fizes-te bem em corrigir-me Kafir para que o pessoal cá do forum fique ainda melhor informado...

Um abraço!
 
Em relação há lingua, estou cá á 2 meses e digo-te que compreender o italiano (que é a lingua que se fala cá no cantão Ticino) é bastante facil, em 2 ou 3 semanas ja compreendes bem, agora o falar e conseguir manter um dialogo é k é mais complicado mas nao se pode dizer que seja dificil. Uma pessoa sendo jovem (21 anos no meu caso) consegue adaptar-se plenamente ao italiano em alguns meses.

em que cidade tas caralh? eu tambem tou no TI..

Eu vivo em ascona mas ando muito por locarno..
 
é isso mesmo havemos de marcar... a minha namorada trabalha aqui no bar stadio em frente ao estadio do bellinzona podemos marcar lá qualquer coisa...
tenho carro tuga cá sim senhor ford focus preto...
 
ok entao por volta das 10 estou por la com o golf3 preto... matricula TI jantes bbs.. bem vou ao comes e depois arranco.. ate logo
 
Back
Top