* Detalhe Automóvel em casa By DSP TECH (Post #46)

Verdade :)
É muito bom o tópico, é algo que vale a pena fazer!
;-)

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André utiliza o EINSZETT GLANZ SHAMPOO. Vê como ficou o meu GTC apenas com EINSZETT GLANZ SHAMPOO e EINSZETT LACKFINISH


Não haja dúvida, que o teu carro é um excelente exemplo de detalhe. Admiro a quantidade de material que tens, e o resultado final é qualquer coisa.
Muitos parabéns ;-)
Beijinhos ;-)

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Não haja dúvida, que o teu carro é um excelente exemplo de detalhe. Admiro a quantidade de material que tens, e o resultado final é qualquer coisa.
Muitos parabéns ;-)
Beijinhos ;-)

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Ainda estou muito "verde" no mundo do detalhe. Os produtos são aquela base, é um investimento que se faz, mas que faz toda a diferença...

O próximo passo vai ser um detalhe completo aos nossos veículos :drool:, o Alex que se prepare pois vamos ter muito trabalho pela frente ;)

Beijinhos.
 
Ainda estou muito "verde" no mundo do detalhe. Os produtos são aquela base, é um investimento que se faz, mas que faz toda a diferença...

O próximo passo vai ser um detalhe completo aos nossos veículos :drool:, o Alex que se prepare pois vamos ter muito trabalho pela frente ;)

Beijinhos.

Estás verde?
Tu não!! Há quem esteja bem pior.
O detalhe já está aqui na lista!!
:)
Beijinhos :)

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How To: Mini Detalhe Automóvel em casa
By DSP TECH


DSP TECH disponibiliza este guia com dicas essenciais para que possa cuidar do seu automóvel (o seu investimento). Por etapas vai aprendendo o essencial para fazer o seu próprio Mini Detalhe Automóvel em casa. Divirta-se!

Dicas para um exterior limpo e brilhante.

Lave o seu automóvel sempre á sombra e se possível ao meio da tarde. Verifique a superfície dos painéis exteriores, devem estar frescos. Se o automóvel estiver quente o shampoo seca muito rapidamente deixando manchas na superfície necessitando outra lavagem. Se a temperatura estiver quente e não tem local á sombra deve enxaguar frequentemente o automóvel para que o shampoo não seque na viatura e não necessite de efectuar outra lavagem.

Pré-lavagem: Passe água no seu automóvel para remover a sujidade mais grossa como lama, pó de travões e residos de gasóleo. Utilize somente a água suficiente e se puder utilize um regulador de pressão de água se estiver a utilizar uma mangueira.

Utilize dois baldes de 10-15L, um com shampoo diluído com água (não utilize detergente) e outro com água limpa, uma luva de pele de ovelha genuíno ou dois ou três panos de microfibra (não utilize esponjas, escovas, toalhas ou vassouras) para não riscar no verniz.

Lave com o shampoo um painel de cada vez utilizando os dois baldes (o balde com água é utilizado somente para remover a sujidade da luva ou das microfibras antes de e passar por o balde com shampoo. Comece de cima para baixo, o tecto primeiro depois capot e a mala traseira. De seguida lave os topos das laterais das portas descendo depois para o centro e em baixo das laterais do automóvel. Esta sequencia permite lavar a sujidade uniformemente de cima para baixo do automóvel e não corre o risco de impurezas se apegarem a luva ou as microfibras e riscar o verniz.

Não se esqueça! passe sempre a luva ou as microfibras por água limpa e depois por água com shapoo. Logo de seguida depois de lavar cada painel pode passar água limpa para se manter limpo e sem residos de shampoo assim podendo verificar se limpou uniformemente todo o painel.

Quando acabar de lavar cada painel com shampoo pode enxaguar o automóvel todo completamente sem o regulador de pressão.

Deve sempre utilizar umas microfibras específicas somente para lavar e limpar os pneus e as jantes, assim não contamina as microfibras ou a luva com areia ou pó dos travões ou qualquer outra sujidade e impurezas que possa ser abrasiva na pintura do automóvel. Lavando e limpando separadamente os pneus e as jantes com panos diferentes aos utilizados para os painéis reduz a possibilidade de criar riscos o verniz.

Importante. Não utilize produtos á base de silicone para limpar os pneus, não só não são eficazes em duração como também é perigoso em certas condições de condução após a aplicação desses mesmos produtos. Deverá optar por um produto de lavagem a seco que desengordura, limpa a sujidade e seca o pneu mantendo o aspecto sem brilho como novo. Não se esqueça de limpar os pneus todos á volta por completo movimentando o automóvel tanto para traz ou para a frente para poder limpar a parte do rebordo do pneu que fica em contacto com o chão.

Procure utilizar produtos de limpeza de jantes de origem orgânica que sejam 100% biodegradáveis (de origem cítrico), não só a saúde do seu automóvel lhe agradece, como também a sua e a da natureza. Muitos do produtos de limpeza de jantes libertam vapores que contem propriedades activas e tóxicas que podem ser nocivos para a saúde se os inalar.

Utilize um shampoo automóvel 100% biodegradável de marca e de qualidade reconhecida (pode ser dos mais baratos) bem diluído com água, é o suficiente para remover toda a sujidade mais grossa como lama, pó de travões e residos de gasóleo sem danificar os plásticos ou outros materiais e será tão eficaz como um shampoo mais caro.

Seque o automóvel com microfibras sem apoiar muito no pano e sem arrasta-lo, deste modo vai absorver as gotas de água prevenindo manchas de água seca.

Existem muitos produtos no mercado. Normalmente a maioria dos mais caros são indicados para os profissionais de Detalhe Automóvel e requerem uma utilização específica. No entanto pode obter um brilho intenso utilizando um polish aplicado á mão ou pode utilizar um spray de acabamento de “Detalhe Rápido” à base de ceras naturais ou sintético e de aplicação rápida tendo a vantagem de fácil utilização e excelente resultado final. O spray de acabamento de “Detalhe Rápido” deixa o exterior protegido e com brilho volumoso e pode ser utilizado juntamente com microfibras para lavar o exterior sem a necessidade de utilizar água. (O exterior deve estar somente sujo com pó e não pode conter sujidade mais grossa como lama ou areias que possam ser abrasivas para o verniz).


Dicas para um interior limpo e fresco.

Seja o seu automóvel recente ou antigo ou mesmo um clássico deve ter atenção aos produtos que utiliza porque os materiais como os tecidos, cabedais, vinil, PVC e os componentes eléctricos ou electrónicos nos interiores dos automóveis são sensíveis a alguns produtos sintéticos ou mais concentrados.

Comece por testar cada produto numa zona escondida e fora de vista para verificar a reacção do mesmo. (Os produtos mais indicados são produtos biológicos á base de plantas e 100% biodegradáveis). Produtos de limpeza em lata de spray normalmente são todos sintéticos ou mais concentrados (se pretender utilizar produtos em lata de spray procurem os que mencionam na lata “cítrico ou citrinos”.)

Precisa de um pincel macio, uma escova pequena semi-rígida, uma escova de dentes, três panos de micofibras, um aspirador (e um mini compressor se possível).

Deverá começar por aspirar o interior todo depois limpar o tablier as portas os bancos e por fim os vidros. (Em zonas de difícil acesso para o aspirador, utilize o mini compressor para assoprar a sujidade e de seguida o aspirador, ou a escova de dentes para os cantos apertados), utilize uma escova pequena juntamente com o aspirador se a alcatifas e os tapetes estiverem muito sujos. Um aspirador de pó e água potente é o ideal mas se tiver um aspirador básico também é eficaz.

Não utilize produtos de acabamento e de brilho á base de silicone (sintético) porque atraem o pó, se aplicar esses produtos passe com um pano ligeiramente húmido para remover o excesso de silicone.

Ao limpar o plástico visor transparente do conta-quilómetros utilize bolas de algodão com produto de limpeza de vidros. Derivado ao plástico ser mole e riscar facilmente, pode optar por um produto específico para limpar plástico. Lembre-se de não pressionar muito no visor.

As zonas mais sujas no interior do seu carro são os locais onde são mais tocados como o volante o travão de mão a mánete de mudanças o cinto o painel da porta do condutor. Depois de identificados estas zonas deverão ter atenção especial, alguns minutos extra devem ser empregues a limpar estas zonas.

Utilize sabão natural diluído em água morna para limpar os cintos. O sabão vai proteger a integridade do tecido.

Os vidros deverão ser limpos do lado interior e exterior com líquido de limpeza para vidros e toalhitas de papel suave. Depois passe com um pano de microfibras ou de 100% algodão para secar e obter brilho. Abaixe os vidros e limpe primeiro a parte superior do vidro que entra dentro da calha da porta e assim ficará com os vidros 100% limpos.

O tablier e qualquer outro painel rígido de (vinil ou plástico) no interior do automóvel devem ser limpos com uma microfibra húmida com água. Para remover qualquer sujidade utilize um (tira gorduras) bem diluído com água. Utilize sempre uma concentração mais diluída de qualquer produto no interior do seu automóvel.

Se precisar de eliminar qualquer odor mais intenso, um dos segredos é utilizar vinagre. Funciona bem e o resultado é muito eficaz. Terá de diluir a concentração de vinagre branco com água até quase não sentir o cheiro do vinagre. Depois pode pulverizar a mistura e esfregar bem com um pano de microfibra no caso que seja nos estofos, ou com uma escova pequena nas alcatifas ou nos tapetes até desaparecer o cheiro, se o cheiro não desaparece aumente a concentração de vinagre até conseguir eliminar o cheiro por completo. Se tiver uma lavadora de estofos e alcatifas terá o benefício de após eliminado o cheiro extrair a pouca água que foi pulverizada.

Para obter um cheiro de frescura no interior pode utilizar uma essência de flores ou frutas concentrada ao seu gosto e deitar algumas pingas pela tubagem de ventilação do habitáculo ou pulverizar por baixo dos bancos.

Uma das essências principais de limpeza e lavagem de um automóvel é de ser cuidadoso, é importante devido aos materiais de alguns automóveis serem cada vez mais frágeis. Os fabricantes de automóveis estão cada vez mais a economizar em materiais devido á redução de peso contribuindo para um consumo menor do automóvel, desta forma estão a utilizar materiais menos duráveis e de menor resistência.

Se estiver a aplicar um polish, a limpar, a lavar o exterior ou o interior do seu automóvel tenha sempre atenção de ser muito cuidadoso, porque pode riscar ou danificar permanentemente o seu automóvel.


Profissionais de Detalhe Automóvel.

Existem algumas diferenças entre profissionais de Detalhe Automóvel. Uma das diferencias mais importantes é o tempo que cada um leva para fazer o seu trabalho. Um bom profissional de Detalhe Automóvel lava, limpa, descontamina e faz polimentos num automóvel cuidadosamente e está consciente que todos os pormenores são importantes para obter um acabamento de detalhe excelente, logo leva mais tempo.

A consciência ecológica de cada um dos Detalhistas é diferente. Existem Detalhistas que utilizam somente produtos 100% biológicos naturais e biodegradáveis, os que utilizam uma mistura entre os produtos naturais biodegradáveis e sintético, e os que utilizam somente produtos sintéticos.

Os pormenores contam muito para os clientes experientes. Um bom profissional de Detalhe Automóvel não deixa escapar nada num detalhe e vai ao pormenor de educar os seus clientes.

O material de detalhe automóvel de qualidade é importante mas acima de tudo o mais importante é o Detalhista que o utiliza. Os Detalhistas mais educados na matéria utilizam somente o material adequado à sua experiencia, como costumam dizer, “o material suficiente para fazer o trabalho correctamente á primeira vez”.

Se procura um bom profissional de Detalhe Automóvel deve perguntar se detalha muitos automóveis por dia. Se a resposta é sim (detalho vários) então é de ter em consideração que provavelmente esse Detalhista não lhe vai dedicar a atenção devida ao seu automóvel e provavelmente só limpa a zonas mais sujas e obvias porque o objectivo desse Detalhista é trabalhar rápido. Se a garagem ou armazém do Detalhista ter vários carros acabados peça permissão e analise para ver se os automóveis estão bem limpos e se tem aparência de terem sido lavados cuidadosamente ao pormenor.

DSP TECH deseja-lhe um bom Mini Detalhe Automóvel.
 
Ruca parabéns por tentares incentivar o pessoal a cuidar melhor dos seus automóveis.
Mas se me permites, esse texto esta bem escrito e tal, mas tem aí algumas partes que não posso concordar.
Penso que aqui podias meter o pessoal com o bichinho e depois os verdadeiros interessados em avançar seguiriam para os fóruns mais especializados.
 
boas pessoal eu gosto de detalhe mas o problema é que não tenho garagem o que faz que o meu carro nos painéis horizontais esta cheio de pintas de poluição. como é que posso tirar isso sem recorrer a um polimento mecânico?

Abç
 
Estou na mesma situação, será que um polimento daquele tipo final à mão fica bom, pelo menos quando passei poles, numa marca que deixaram de outro carro :mad: de uma porta as manchas saíram logo mal passei o pano, mas ao lavar não saiem de maneira nenhuma?

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boas pessoal eu gosto de detalhe mas o problema é que não tenho garagem o que faz que o meu carro nos painéis horizontais esta cheio de pintas de poluição. como é que posso tirar isso sem recorrer a um polimento mecânico?
Abç

Pintas de poluição??? Tipo fica meio rugoso?
Se sim, podes experimentar com acrysol ou caso n chegue uma claybar (do mais soft para o mais hard)... Mas tens de ver se realmente vale a pena... Se for coisa pouca mais vale estar quieto

Estou na mesma situação, será que um polimento daquele tipo final à mão fica bom, pelo menos quando passei poles, numa marca que deixaram de outro carro :mad: de uma porta as manchas saíram logo mal passei o pano, mas ao lavar não saiem de maneira nenhuma?

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Polimentos à mão estão longe dos polimentos com máquina... Só vendo com fotos...

acho que deve ser com aquela cena "clay bars" mas não tenho a certeza entendidos que se pronunciam...

As claybars só acrecentam riscos, não os tiram... Deixam é a pintura mais "suave" ao toque.
 
Pintas de poluição??? Tipo fica meio rugoso?
Se sim, podes experimentar com acrysol ou caso n chegue uma claybar (do mais soft para o mais hard)... Mas tens de ver se realmente vale a pena... Se for coisa pouca mais vale estar quieto

As claybars só acrecentam riscos, não os tiram... Deixam é a pintura mais "suave" ao toque.

o que eu estou a falar é umas pintas que parecem umas cagadelas de moscas ou tipo umas limalhas não sei bem como explicar depois tiro umas fotos para verem.
 
experimenta dissolver com acrysol.
Se não der só mesmo com claybars... mas a n ser que seja algo visivel deixa andar...
O pessoal as vezes é um bocado maníaco e pensa que polir e passar clays e etc é k é, mas por vezes não ha necessidade disso.
 
o que eu estou a falar é umas pintas que parecem umas cagadelas de moscas ou tipo umas limalhas não sei bem como explicar depois tiro umas fotos para verem.

Para se usar uma claybar, a superficie da pintura tem de estar bem "lubrificada", se não, é riscos pela certa, e mesmo assim à sempre alguns riscos que ficam. Não é por acaso que depois de usar a claybar, aconselha-se depois a dar um polimento à pintura.

Eu para remoção de pequenos riscos ou imperfeições, prefiro usar isto, sempre é mais seguro...

mot_scratch_lrg.jpg


Em conjunto com esta esponja:

app_triple_flexi_lrg.jpg
 
acho que deve ser com aquela cena "clay bars" mas não tenho a certeza entendidos que se pronunciam...

a clay bar só serve para descontaminar a pintura.. com água corrente e sem fazer muita pressão sobre o carro.
antes do polimento, é obrigatório descontaminar a pintura.
 
a clay bar só serve para descontaminar a pintura.. com água corrente e sem fazer muita pressão sobre o carro.
antes do polimento, é obrigatório descontaminar a pintura.

2 erros.

A clay serve para, por exemplo, tirar alcatrão das jantes (entre outras coisas)
Convem a água ter champo ou algo que ajude a lubrificar para evitar riscar mais do que já risca.
 
2 erros.

A clay serve para, por exemplo, tirar alcatrão das jantes (entre outras coisas)
Convem a água ter champo ou algo que ajude a lubrificar para evitar riscar mais do que já risca.

se serve para tirar alcatrão.. nunca tinha ouvido falar. sim, convem usar um bom shampo.. no detalhe feito aqui em casa, o detalhista começou por lavar bem o carro e depois na descontaminação usou um fio de água.. e sim, umas gotas de shampo para ir lubrificando.
 
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