Como te safas nas Operações Stop??

A mim, a saida da VRI, fecharam as bombas de gasolina em direcçao à A4 e la me 'apanharam'...

Era uma agente, 'muito bem encarada e simpatica', por sinal. Pediu.me para desligar o carro e os meus documentos.

Ora, eu tinha xenon, led's, rebaixamento, manomatro atras do volante, backets, CDA, linha direta, mala desfardada, enfim... Eu ja a suar, lembro.me que nem eu nem o meu amigo, desmontamos os marcadores de paitball. Pois tinhamos acabado de sair de um treino e ainda estavamos equipados. Os maloes com o equipamento como estavam meios abertos, receamos logo que tambem fossemos 'comer' por causa daquilo.. Pois e proibido andar com eles montados.
Dou por mim, tenho tres agentes a rondar o carro. E diz ela:

- Voce nao sabe que as peliculas sao proibidas?!

- Sei que a frente, a lei determina que necessita de homolgaçao e a percentagem de cor é menor. Sendo este veiculo um comercial, nos tres vidros de traz nao necessita de homolgaçao...

- Ai sim... Quem e que lhe disso!?

Começa a discussao, eu ja enervado a sair pela janela quase, ela sempre 'a mandar vir', os outros dois agentes calados.. Nisto, vao para traz do carro conversar. A minha frente tenho um punto a ser virado do avesso, ate com caes...

A agente coloca.se ao lado da porta, da.me os docs e diz.me 'pode seguir'! Mas nem um passo da. Fica ali ao meu lado. Estou a guardar os docs no porta luvas e digo ao meu amigo baixinho, 'ja me ai *oder'...

Mas nao! Arranjou.me uma vaga e la vim embora! Foi a vez que mais suei... lol

Mas tenho montes de historias na baixa do porto, a custa do alcool.. Nunca fui multado! xD

Que marcadores de paintball tens? De recreativo? ou de Speed? é que os marcadores nao precisas de andar com eles desmontados, pois estao isentos da lei das armas
 
dia 29 ia eu pela nacional 4 e apanhei duas operaçoes...andavam a mandar parar o pessoal.a 1 tava eu parado nuns semaforos e nem olhei para eles.o amigo que ia cmg dizia me assim,o gajo ja ta a olhar bue,e ja avançou para a estrada,e eu a falar entre os dentes sem mexer a boca,deixa o estar nao olhes para ele.e ele assim tens tudo em dia nao tens ? e eu ya seguro e isso tudo.massssss tenho linha,rebaixado,barra AA e bla bla...e ele ria se xD la passamos pelo GNR que estava smpr a olhar mal passei o gajo smpr a olhar po carro e eu assim cabrao devia estar a ver se tinha a mala preta xD sorteeeee.e dps mais a frente foi o msm,passei e o gajo sempre a olhar...andam aiiiiii que nem caes
 

Nao na lei do condigo da estrada mas sim na lista de reprovações da IPO que acaba por ser lei a mesma.

410 - Luzes de cruzamento (médios), montagem não regulamentar (xenon *) .....................2

* Obrigatório a montagem do kit lava-faróis e dos sensores de auto-nivelamento (ligados à carroçaria)
 
Em conversa com Alguem que presumo entendido nesta coisa das leis (isto vem a proposito dos leds e xenon),

Segundo o que me explicaram é que existe coisas que para o GNR sao legais, mas na IPO nao passa.
Vamos ver o caso do xenon e dos ditos leds.

Artigo 60º do Codigo da Estrada

Utilizaçao de luzes

1- Os dispositivos de iluminaçao a utilizar pelos condutores sao os seguintes:
a) Luz de estrada (maximos), destinada a iluminar a via para a frente do veiculo numa distancia nao inferior a 100 m, de cor branca ou amarela;
b) Luz de cruzamento (medios), destinada a iluminar a via para a frente do veiculo, direcionada para o solo, numa distancia ate 30 m, de cor branca ou amarela;
c) Luz de nevoeiro da frente, detinada a melhorar a iluminaçao da estrada, numa distancia nao superior a 30 m, em caso de nevoeiro ou outras situaçoes de visibilidade reduzida, de cor branca ou amarela;
d) Luz de marcha atras, destinada a iluminar a estrada, numa distancia nao superior a 10 m, para a retaguarda do vaiculo e avisar os outros condutores que o vaiculo faz ou vai fazer marcha atras, estas so podem ser de cor branca;

2- Os dispositivos de sinalizaçao luminosa a utilizar pelos condutores sao os seguintes:
a) Luzes de presença (minimos), destinadas a assinalar a presença e a largura do veiculo, quando visto de frente (cor branca) e da retaguarda (cor vermelha), tomando as da frente a designaçao "minimos", estas tem de ser visiveis a pelo menos 150 m;
b) Luz de mudança de direcçao, destinada a indicar aos outros utentes a intençao de mudar a direcçao, estas podem ter a cor amarela ou laranja para a frente, e a cor laranja ou vermelha para a retaguarda;
c) Luzes avisadoras de perigo, destinadas a assinalar que o veiculo representa um perigo especial para os outros utentes e constituidas pelo funcionamento simultanio de todos os indicadores de mudança de direcçao;
d) Luz de travagem, destinada a indicar aos outros utentes o accionamento do travao de serviço (travao de pe), podendo ser de cor laranja ou vermelha;
e) Luz de nevoeiro da retaguarda, destinada a tornar mais visivel o veiculo em caso de nevoeiro intenso ou de outras situaçoes de reduçao significativa de visibilidade, estas so podem ter a cor vermelha (esta tornou-se obrigatoria a partir de 27 de Maio de 1990)


Ou seja desde que os leds sejam BRANCOS e o xenon de 6000K a GNR nao pode autuar porque no codigo da estrada Art:60 (acima referido) diz que as luzes têm que ser brancas ou amarelas.. (basta ter atenção para que nao seja leds Azuis)

Na IPO o caso muda de figura em relação principalmente ao Xenon porque na lei pede a nivelação automatica e os lava-farois. O carro reprova com a anotação:

410 - Luzes de cruzamento (médios), montagem não regulamentar (xenon *) .....................2

* Obrigatório a montagem do kit lava-faróis e dos sensores de auto-nivelamento (ligados à carroçaria)



e quanto as alterações da caracteristicas dos veiculos tambem tinho para aqui um documentos com as que sao legais, as que precisam homologação e as que nao sao de maneira nenhuma legais, mas nao sei dele, tenho que o procurar depois logo posto.

As que me lembro assim de cabeça sao as jantes:

Podem ser trocadas desde que as medidas estejam no livrete, caso contrario necessita de homologação.

O escape/panela podem ser trocados desde que os nao saia fora do chassi (penso que seja assim) e nao aumente em muito os niveis de Db's e poluição.


espero ter ajudado :D


na IPO a barra AA passa e a GNR/PSP multa ... na IPO dou o exemplo do meu AX GTI com pneu 185/60/r13 (tavam careca) e meti as jantes do cup mk1 185/55/r14 e passou, mas a GNR/PSP multa! ... tambem tinha uma folha A4 com o que era "APROVADO" e "REPROVADO" na IPO ... e lembro-me de ver la escrito ... carros "rebaixados" REPROVADO, mas Roll-bar (desde que nao afecte a visiblidade) "APROVADO" ... andas com Roll-bar a GNR/PSP multa-te , MAS volto a repetir MAS, há carros que vem com uma especie de roll-bar de origem, porche 911 GT3 (a versao que so tras 2 backets), Megane RS (R28) ate vidros em policarbonato tinha de origem ...

há muita coisa que nao se percebe....na IPO passa e cá fora és multado e vice-versa

_____________________

Quanto ao Topic, ate agora tenho me safado com o ibiza e cup, basta sermos humildes e nao nos armarmos em espertos.... a unica vez k fui multado foi por excesso de velocidade com o Grande Punto 1.3 multiJet do trabalho e ia em serviço , fui apanhado a 181km/h na A2 pelo radar a chegar ao Algarve
 
na IPO a barra AA passa e a GNR/PSP multa ... na IPO dou o exemplo do meu AX GTI com pneu 185/60/r13 (tavam careca) e meti as jantes do cup mk1 185/55/r14 e passou, mas a GNR/PSP multa! ... tambem tinha uma folha A4 com o que era "APROVADO" e "REPROVADO" na IPO ... e lembro-me de ver la escrito ... carros "rebaixados" REPROVADO, mas Roll-bar (desde que nao afecte a visiblidade) "APROVADO" ... andas com Roll-bar a GNR/PSP multa-te , MAS volto a repetir MAS, há carros que vem com uma especie de roll-bar de origem, porche 911 GT3 (a versao que so tras 2 backets), Megane RS (R28) ate vidros em policarbonato tinha de origem ...

há muita coisa que nao se percebe....na IPO passa e cá fora és multado e vice-versa

_____________________

Quanto ao Topic, ate agora tenho me safado com o ibiza e cup, basta sermos humildes e nao nos armarmos em espertos.... a unica vez k fui multado foi por excesso de velocidade com o Grande Punto 1.3 multiJet do trabalho e ia em serviço , fui apanhado a 181km/h na A2 pelo radar a chegar ao Algarve

Exacto, deste exelente exemplos ao que me referia, no entanto a multa vem aproposito nao sei de que, pois na LEI/codigo da estrada nao diz que é obrigatorio colocar material OEM no carro, sempre podes colocar de outras marcas, por isso nao sei ate que ponto a fiabilidade dessas multas.


Em relação ao seres multado na A2. deixa-me adivinhar, o radar estava na saida de messines e foste mandado encostar a seguir as portagens de paderne... :p
 
Last edited:
Tal como referi num tópico que abri relativo à legalidade das barras AA, em que um amigo meu, de um "bom grau" na GNR, me disse, que corriam circulares pelos postos dizendo que barras AA, em caso de dúvida, ipo b e, como diz na mesma circular "dá uma falsa impressão de segurança/estabilidade".............
fui à inspecção na semana passada e perguntei ao homem em relação à barra AA.. ele disse que eles nem olham para isso (mesmo não sendo da marca) até porque aquilo só trás é segurança e que no livrete nem é suposto aparecer "homologado" barras AA.. que o espaço para anotações especiais não é suposto ter coisas dessas. no entanto não falta pessoal que diz que tem homologado, etc.. penso que o maior problema é esta falta de informação entre as diversas entidades.. ninguém sabe de nada, nada é concreto e quem se fod* somos nós..
 
Bom, quando tinha aí 20 anos, capotei o carro para dentro duma vala a 10 há hora ... ia com os copos ( irresponsavel eu sei). Qdo chegaram os Gnrs agarreime a eles a chorar que o meu pai me ia matar e que se fica-se sem carta ainda ia ser pior. Foram porreiros e ainda ajudaram a tirar de lá o carro :)
 
exacto eles também vão ver vídeos ao youtube e.t.c
eu a andar de punto com mínimos amarelos e.t.c nunca foi mandado parar, e tantas vezes que passo por os bofias com ele, eles olham para o carro e nem ligam, nunca me mandam parar.
ja com outros carros...

falei cedo de mais, ontem mandaram-me parar com o punto, ou melhor vieram atras de mim com as sirenes :lol:
mas eu também estava a pedilas pelos visto ia com as luzes apagadas a noite, ia só de mínimos, eu com a iluminação da cidade nem reparei xD
depois ele implicou com os meu mínimos em led, estava a dizer que aquilo e proibido e que era azuis, eu a olhar para os mínimos e a ver que eram brancos, eram leds can-bus nem um bocadinho de toque a azul dão, deve ser uns 4000k, mas calei-me e disse que tirava.
e o melhor a fazer e uma pessoa calar-se e ser humilde, agora ando com uns minimos quase amarelos mesmo, aquilo ate deve assustar os GNR :rir:
 
Zukinha - yap LOL foi ao KM 219, larguei la 120€ LOL ja contribui para os 250 mil € diarios num total de 80M € de multas em Portugal.


Valter.VX - o meu conhado é da PSP mas nao é de esquadra, ele acompanha as "altas patentes" e ele proprio me diz, como tambem tnh um cup (e quem anda é a minha namorada) cuidado com a barra AA no cup, se te mandam parar e abrir o capot, alem da admiçao levas tabem pela barra AA e dps tambem pelo resto rebaixamento, panela... e eu disse-llhe tao mas na IPO eles nao me dixeram nada e "tu" (como agente da psp) vais-me me multar ? e ele disse que sim pois o carro nao tras de origem e bla bla bla... e ele frisou ainda! mas tudo depende do agente, se ele ker imbirrar ou nao... ele knd andava nas OP STOP ate cagava pra isso, so msm quando o pessoal se armava em esperto ai ele nao perdoava ou entao quando tinha os superiores....

ou seja, como disse na IPO passa mas a PSP/GNR multa ... e quem se lixa somos nos...pagamos o IVA da peça (caso seja nova) e dpois ainda nos lixamos com multas e/ou IPO-B ...

PORTUGAL no seu melhor ....
 
Zukinha - yap LOL foi ao KM 219, larguei la 120€ LOL ja contribui para os 250 mil € diarios num total de 80M € de multas em Portugal.


Valter.VX - o meu conhado é da PSP mas nao é de esquadra, ele acompanha as "altas patentes" e ele proprio me diz, como tambem tnh um cup (e quem anda é a minha namorada) cuidado com a barra AA no cup, se te mandam parar e abrir o capot, alem da admiçao levas tabem pela barra AA e dps tambem pelo resto rebaixamento, panela... e eu disse-llhe tao mas na IPO eles nao me dixeram nada e "tu" (como agente da psp) vais-me me multar ? e ele disse que sim pois o carro nao tras de origem e bla bla bla... e ele frisou ainda! mas tudo depende do agente, se ele ker imbirrar ou nao... ele knd andava nas OP STOP ate cagava pra isso, so msm quando o pessoal se armava em esperto ai ele nao perdoava ou entao quando tinha os superiores....

ou seja, como disse na IPO passa mas a PSP/GNR multa ... e quem se lixa somos nos...pagamos o IVA da peça (caso seja nova) e dpois ainda nos lixamos com multas e/ou IPO-B ...

PORTUGAL no seu melhor ....

Eu nao compreendo essa tanga do nao vir de origem... Nao compreendo como se processa o raio da multa...

Entao vamos la ver.
O meu carro tem jantes 195/45 R16 em ferro. Eu troco por umas MOMO/BBS/TIS com as mesmas medidas. Pela logica era para ser multado por nao ser DA MARCA.

O escape do meu civic da o berro. Mando fazer um. Pela logica tambem era para ser multado pois nao é da marca.

Quero com isto dizer que nao compreendo o raio da lei, pois pela mesma nao se pode colocar material aftermark nos carros, tendo sempre que recorrer ao original. O que nao faz a minima lógica.

Em relaçao as barras AA ai ja compreendo, pois se nao tras NENHUMA de origem, ao colocar uma esta-se a alterar as caracteristicas do veiculo.

Colocar um turbo num carro que nao traz turbo de origem tambem se compreende porque esta-se a alterar as caracteristicas do veiculo.

Agora o resto faz-me uma certa confusão. e nao sei ate que ponto podem embirrar com um escape/suspenção/IC/Turbos aftermark sendo melhores ou nao do que os OEM.
 
lá está.. as barras AA nos 6l são opção tal como o resto dos extras.. na compra dizes "quero barra AA da seat sport" e sais de lá com ela.. porque raio é que vão multar?? agora se for uma barra de outras marcas, então aí já concordo.. mas fds.. multar por ter uma que é opção é simplesmente ridículo!
 
lá está.. as barras AA nos 6l são opção tal como o resto dos extras.. na compra dizes "quero barra AA da seat sport" e sais de lá com ela.. porque raio é que vão multar?? agora se for uma barra de outras marcas, então aí já concordo.. mas fds.. multar por ter uma que é opção é simplesmente ridículo!

Se pedires de origem vem no livrete? Se nao, nao vale apena historias... Se vier no livrete tens que homologar (o que é complicado), se nao se consegue hmologar mais vale nao meter.

Eu lembro-me que na altura em que começou a birra por causa dos vidros fumados, perguntaram-me diversas vezes se os vidros da minha Sharan eram de origem. A resposta foi que sim, entao nao pediram mais nada embora nao viess nada adverbado no livrete.
 
Last edited:
o site (forum da GNR) que postaste num outro topico sobre as barras AA, tao la varios agentes da GNR a comentar...

naquele caso foi a barra AA de origem (nao extra) no honda civic VTI (tanto eg6 como eg9) e la ate houve um a comentar que percebi das marcas e peças para HONDA e vai la ver o que ele fala.
 
Se pedires de origem vem no livrete? Se nao, nao vale apena historias... Se vier no livrete tens que homologar (o que é complicado), se nao se consegue hmologar mais vale nao meter.

Eu lembro-me que na altura em que começou a birra por causa dos vidros fumados, perguntaram-me diversas vezes se os vidros da minha Sharan eram de origem. A resposta foi que sim, entao nao pediram mais nada embora nao viess nada adverbado no livrete.

Não, não vem no livrete.. tal como se pedires os travões da seat sport no cupra! falei com o eng das inspecções na semana passada que disse que coisas como barras, travoes, etc, não são de vir no livrete.. senão todos os extras tinham de estar lá nos extras.. não é suposto..
 
Não, não vem no livrete.. tal como se pedires os travões da seat sport no cupra! falei com o eng das inspecções na semana passada que disse que coisas como barras, travoes, etc, não são de vir no livrete.. senão todos os extras tinham de estar lá nos extras.. não é suposto..

Entao confrontados com uma tentativas de multa como devemos proceder? A partir do momento que o GNR manifesta intenção de multar pela Barra OEM o que devemos argumentar? A multa é legal visto ser OEM?
 
Entao confrontados com uma tentativas de multa como devemos proceder? A partir do momento que o GNR manifesta intenção de multar pela Barra OEM o que devemos argumentar? A multa é legal visto ser OEM?

Nunca tive nenhum problema com isso , e se tiver , nem sei o q ei de dizer .. :s
 
Nunca tive nenhum problema com isso , e se tiver , nem sei o q ei de dizer .. :s

Desde que digam sempre que ja vinha nao podem implicar visto ser OEM. Agora se começarem a mostrar facturas como colocaram depois é que pode dar porcaria, porque ai sim estao a alterar as caracteristicas originais do veiculo. (penso eu de que...)
 
eu acho que sim.. se for a da seat é dizer que era uma opção na compra.. tal como é o xenon, os tectos de abrir, etc etc..
 
Entao confrontados com uma tentativas de multa como devemos proceder? A partir do momento que o GNR manifesta intenção de multar pela Barra OEM o que devemos argumentar? A multa é legal visto ser OEM?

pagas e recorres para teres o €€ de volta
 
Back
Top