Como te safas nas Operações Stop??

aqui na minha zona o que me safa é o meu ultimo nome. tenho alguns familiares bem colocados na psp e assim que vêm o nome, mandam-me seguir. ja fui perseguido algumas vezes inclusive.hahah. ja fiz arranques com carros á paisana e tudo. ahahah

com essa atitude adorava que algum superior ou um de outra zona te apanhasse, decerteza que ias piar baixinho lol
 
Realmente tem uma piada do catano.. por tua causa e de pessoas com atitudes como a tua andam aí desgraçados a ser multados e tratados como criminosos por terem material, se calhar até apenas para irem para os trackdays e na estrada não pessoas "normais".. em vez de estares aqui a rir-te havias era de ter vergonha de sequer admitires uma coisa dessas.. conheço alguns em situações como a tua e colou muito tempo mas depois andavam cagadinhos pois já estavam mais dentro que fora das grades..

"just because you can doesn't mean you should"


o meu carro esta o mais original possivel, tanto debaixo do capô como por fora, logo nao chamo a multa. alias, nunca nunca fui multado em nada. mas nas operaçoes quando nao ha escapatoria possivel, sabe bem nao me revirarem o carro.
 
Em conversa com Alguem que presumo entendido nesta coisa das leis (isto vem a proposito dos leds e xenon),

Segundo o que me explicaram é que existe coisas que para o GNR sao legais, mas na IPO nao passa.

Vamos ver o caso do xenon e dos ditos leds.

Artigo 60º do Codigo da Estrada

Utilizaçao de luzes

1- Os dispositivos de iluminaçao a utilizar pelos condutores sao os seguintes:
a) Luz de estrada (maximos), destinada a iluminar a via para a frente do veiculo numa distancia nao inferior a 100 m, de cor branca ou amarela;
b) Luz de cruzamento (medios), destinada a iluminar a via para a frente do veiculo, direcionada para o solo, numa distancia ate 30 m, de cor branca ou amarela;
c) Luz de nevoeiro da frente, detinada a melhorar a iluminaçao da estrada, numa distancia nao superior a 30 m, em caso de nevoeiro ou outras situaçoes de visibilidade reduzida, de cor branca ou amarela;
d) Luz de marcha atras, destinada a iluminar a estrada, numa distancia nao superior a 10 m, para a retaguarda do vaiculo e avisar os outros condutores que o vaiculo faz ou vai fazer marcha atras, estas so podem ser de cor branca;

2- Os dispositivos de sinalizaçao luminosa a utilizar pelos condutores sao os seguintes:
a) Luzes de presença (minimos), destinadas a assinalar a presença e a largura do veiculo, quando visto de frente (cor branca) e da retaguarda (cor vermelha), tomando as da frente a designaçao "minimos", estas tem de ser visiveis a pelo menos 150 m;
b) Luz de mudança de direcçao, destinada a indicar aos outros utentes a intençao de mudar a direcçao, estas podem ter a cor amarela ou laranja para a frente, e a cor laranja ou vermelha para a retaguarda;
c) Luzes avisadoras de perigo, destinadas a assinalar que o veiculo representa um perigo especial para os outros utentes e constituidas pelo funcionamento simultanio de todos os indicadores de mudança de direcçao;
d) Luz de travagem, destinada a indicar aos outros utentes o accionamento do travao de serviço (travao de pe), podendo ser de cor laranja ou vermelha;
e) Luz de nevoeiro da retaguarda, destinada a tornar mais visivel o veiculo em caso de nevoeiro intenso ou de outras situaçoes de reduçao significativa de visibilidade, estas so podem ter a cor vermelha (esta tornou-se obrigatoria a partir de 27 de Maio de 1990)


Ou seja desde que os leds sejam BRANCOS e o xenon de 6000K a GNR nao pode autuar porque no codigo da estrada Art:60 (acima referido) diz que as luzes têm que ser brancas ou amarelas.. (basta ter atenção para que nao seja leds Azuis)

Na IPO o caso muda de figura em relação principalmente ao Xenon porque na lei pede a nivelação automatica e os lava-farois. O carro reprova com a anotação:

410 - Luzes de cruzamento (médios), montagem não regulamentar (xenon *) .....................2

* Obrigatório a montagem do kit lava-faróis e dos sensores de auto-nivelamento (ligados à carroçaria)



e quanto as alterações da caracteristicas dos veiculos tambem tinho para aqui um documentos com as que sao legais, as que precisam homologação e as que nao sao de maneira nenhuma legais, mas nao sei dele, tenho que o procurar depois logo posto.

As que me lembro assim de cabeça sao as jantes:

Podem ser trocadas desde que as medidas estejam no livrete, caso contrario necessita de homologação.

O escape/panela podem ser trocados desde que os nao saia fora do chassi (penso que seja assim) e nao aumente em muito os niveis de Db's e poluição.


espero ter ajudado :D
 
Last edited:
Os pneus que não estão averbados no livrete passam na IPO com grau 1 desde que sejam mais largos que o que está no livrete e não mais estreitos... na 2ª IPO se tiverem lá assinalados os pneus passam novamente com grau 1 mas dão multa nos olhos da polícia.
 
[FCS]alfamax;1761169 disse:
Os pneus que não estão averbados no livrete passam na IPO com grau 1 desde que sejam mais largos que o que está no livrete e não mais estreitos... na 2ª IPO se tiverem lá assinalados os pneus passam novamente com grau 1 mas dão multa nos olhos da polícia.

Exactamente, dao multa pelo facto de nao estarem homologados no livrete do carro. Mas se por exemplo trocares as jantes OEM por uma BBS,MOMO etc desde que tenham as mesmas medidas do livrete nao existe problema.
 
E ao que parece para o ano, ou para 2013, vai sair legislação para começar a ser levado em conta o ET também, ou seja, se o carro tiver que usar jantes com ET35 não pode usar outro ET, não sei é se vai haver capacidade de homologação de ET... Agora não sei como é que vai funcionar em concreto, e sinceramente não vejo como pode ser prático confirmar o ET de uma jante visto que está inscrito (quando está) na parte interior da jante :roll:
 
E ao que parece para o ano, ou para 2013, vai sair legislação para começar a ser levado em conta o ET também, ou seja, se o carro tiver que usar jantes com ET35 não pode usar outro ET, não sei é se vai haver capacidade de homologação de ET... Agora não sei como é que vai funcionar em concreto, e sinceramente não vejo como pode ser prático confirmar o ET de uma jante visto que está inscrito (quando está) na parte interior da jante :roll:

Se isso acontecer julgo que vão haver muitas raspagens para apgar o ET... Mas tou curioso porque parece que existe pessoal na essembleia muito preocupado com o TUNING ao ponto de ate ja irem ver os ETS's... :D
 
Dificuldade do caraças gravar um ET fictício em alumínio. Se isso é mesmo verdade, tenho vergonha de ser português. Pois além de leis estúpidas, somos burros.
 
Dificuldade do caraças gravar um ET fictício em alumínio. Se isso é mesmo verdade, tenho vergonha de ser português. Pois além de leis estúpidas, somos burros.

Até parece que não conheces o país em que vivemos :roll: isto foi me dito por um prof meu que trabalha no IMTT há 30 anos prai, por isso acho que é relativamente credível, mas quando souber de mais alguma coisa eu deixo a informação por aqui ;-)
 
Já fui multado por estacionamento ( a ultima mandei carta para pagar por prestações, 30€, fiquei fdd com o moina), excesso de velocidade, telemovel, jantes etc.

Já passei por varias situações, numa das ultimas queriam-me multar novamente por causa das rodas ia com a minha mulher e as miudas e ela lá começou com o choradinho a dizer que 120€ davam para muitas fraldas e mais não sei o ke e deixou-nos seguir, mas estava mesmo a ver que se não fosse ela tinha que arrotar os 120€ e ir novamente á IPO.
As mulheres teem uma lata do crl, então a minha lol, só apanha multas de execesso de velocidade lol

Uma vez já perto de casa no carro do meu cota tinha ido para os copos com um amigo meu lá na aldeola, mandaram-nos parar e nós carregadinhos de tanta mini (nem cinto levava), perguntou se tinhamos bebido e disse que sim que já tinhamos bebido umas minis valentes numa associação a 2Kms e que vivia a 50 mt dalí, só pediu os documento do carro(não tinha os meus) e mandou-nos seguir.
Conclusão fui sincero e mandou-me seguir, disse só para deixar o carro á porta que quando saissem ia confirmar a morada e se o carro lá estava.
Dessa vez ia-me burrando todo lol apesar do analgesico que levava.

Normalmente sou sincero ao maximo.

Já fui mandado para muitas vezes, falta de documentos já fui multado 3 ou 4 vezes, houve uma altura que sempre que havia operação stop o meu carro parava sempre fdx

Neste ultimos 2 anos já paguei uns ordenados publicos :oops:
 
Last edited:
Já fui multado por estacionamento ( a ultima mandei carta para pagar por prestações, 30€, fiquei fdd com o moina), excesso de velocidade, telemovel, jantes etc.

Já passei por varias situações, numa das ultimas queriam-me multar novamente por causa das rodas ia com a minha mulher e as miudas e ela lá começou com o choradinho a dizer que 120€ davam para muitas fraldas e mais não sei o ke e deixou-nos seguir, mas estava mesmo a ver que se não fosse ela tinha que arrotar os 120€ e ir novamente á IPO.
As mulheres teem uma lata do crl, então a minha lol, só apanha multas de execesso de velocidade lol
:oops:

O que têm as tuas rodas amigo?

Nao estou homologadas no livrete???
Vai á LTA que eles homologante isso e acabaram-se as multas.
 
os leds se forem brancos daqueles que custam 8 a 12 euros nao faz mal nenhum mesmo nao ah qualker problema , so faz mal lampadas com o vidro azul ou roxo etc isto dito por o meu primo que é da brigada de transito , ao pedirem o livrete tudo o que esta no carro alterado tem q estar no livrete , ate com um aleirom que nao seja do carro podem se ver aflitos ou uma embaladeira etc o pior é carros rebaixados e linhas directas com o xenon nao pegam muito (ja agora o meu primo disse que ibizas estao mais q batido estao vistos pela brigada como os carros do street racing uk ainda dificulta se safar numa operaçao , perguntei a um primo meu que esta na brigada de transito e foi o que ele me disse cumps
 
os leds se forem brancos daqueles que custam 8 a 12 euros nao faz mal nenhum mesmo nao ah qualker problema , so faz mal lampadas com o vidro azul ou roxo etc isto dito por o meu primo que é da brigada de transito , ao pedirem o livrete tudo o que esta no carro alterado tem q estar no livrete , ate com um aleirom que nao seja do carro podem se ver aflitos ou uma embaladeira etc o pior é carros rebaixados e linhas directas com o xenon nao pegam muito (ja agora o meu primo disse que ibizas estao mais q batido estao vistos pela brigada como os carros do street racing uk ainda dificulta se safar numa operaçao , perguntei a um primo meu que esta na brigada de transito e foi o que ele me disse cumps

quanto mais videos vc's metem mais vc's se entalam....
 
[FCS]alfamax;1762588 disse:
quanto mais videos vc's metem mais vc's se entalam....

exacto eles também vão ver vídeos ao youtube e.t.c
eu a andar de punto com mínimos amarelos e.t.c nunca foi mandado parar, e tantas vezes que passo por os bofias com ele, eles olham para o carro e nem ligam, nunca me mandam parar.
ja com outros carros...
 
exacto eles também vão ver vídeos ao youtube e.t.c
eu a andar de punto com mínimos amarelos e.t.c nunca foi mandado parar, e tantas vezes que passo por os bofias com ele, eles olham para o carro e nem ligam, nunca me mandam parar.
ja com outros carros...

o mesmo digo eu com o meu Lupo... se eu tivesse um cup certamente já o tinha vendido, aliás, muita gente já os despachou por causa dos videos da vasco...
 
O problema é exactamente esse. Os mede piças que constantemente metem videos no youtube e até aqui, como se isso fosse dar alimento às famílias. Acabam por queimar quem quer simplesmente ter o carro esteticamente a seu gosto. Miúdos de 30/40 anos, que não me importo nada que se espetem contra o poste mais próximo sem magoar inocentes. Vão para track days em recintos fechados e parem de queimar quem quer simplesmente ter o seu carro a seu gosto a nível estético.

Fazem-me lembrar os dealers do antigo HI5 a mostrarem as notas. Cromos do *******.
 
Back
Top