Sabes onde elas estão? Nesse carro não sei bem onde estão, mas o normal é estarem junto á tampa das válvulas. Para as mudares é fácil, desligas a ficha que está no topo, depois desapertas a vela e metes uma nova no mesmo sitio e voltas a colocar a ficha não tem nada que saber!
as velas do 6K 1.9D nao tem as tais fichas como o TDI, mas sim uma barra de cobre que "xanta" as quatro velas na parte de ligaçao e em uma das pontas tem dois fios com dois terminais que por sua vez faz ligaçao da barra de cobre.
A chave da cabeça das velas para desapertar a ligaçao e uma 8mm, e a chave para tirar as velas salvo erro e uma 12mm.
E prepara-te que aquilo para tirar as duas que estao por tras da bomba injectora e um bro***, :redcard: porque o espaço e muito reduzido, isso claro sem desmontar mais nada, como tubos dos injectores valvula do relentim etc.
Eu mudei as do meu a pouco tempo e devo-te dizer que domorei uma tarde toda entre tirar as velhas e por as novas mas as piores sao mesmo as que estao por de tras da bomba injectora, as outras saem bem.
vieiraborgas,sabes dizerme como se ve se as velas tem q ser mudadas?sim eu sei q sou um nabo,mas em casa de ferreiro espeto de pau(o meu pai é mecanico de buldozers,camioões e maq d lagartas)eu sei q é triste
Complicado e como digo, so as que estao por tras da bomba, mas isso com calma faz-se na boa. Eu demorei porque nao quis andar a desmontar nada, e a ferramenta que tinha tambem nao ajudava.
obrigadão,mas sabes que nos dias de hoje é raro alguem querer ajudar por isso mesmo eu dou muito valor a quem quiser ajudar a malta,seja muito ou pouco o q interresa é a intenção.obrigadão
vieiraborgas,sabes dizerme como se ve se as velas tem q ser mudadas?sim eu sei q sou um nabo,mas em casa de ferreiro espeto de pau(o meu pai é mecanico de buldozers,camioões e maq d lagartas)eu sei q é triste
vieiraborgas,sabes dizerme como se ve se as velas tem q ser mudadas?sim eu sei q sou um nabo,mas em casa de ferreiro espeto de pau(o meu pai é mecanico de buldozers,camioões e maq d lagartas)eu sei q é triste
Para evitar tirar as velas fora, desligas a tal barra de ligaçao e medir com um multimetro para ver se elas apresentam alguma resistencia ou entao com um unico fio encostas na ponta da vela (onde aperta a porca) e encostas a outra ponta do fio ao positivo (+) da bateria e ves se faz alguma faisca que e sinal que esta a consumir corrente logo deve estar boa. Podes fazer como o Joawsantos diz que e o melhor assim ves logo se elas ficam incandecentes ou nao, e nao precisas de ligar a ficha basta encostares a parte de rosca (que aperta no bloco) a um polo de bateria e com um fio apertas na ponta da vela e encostas ao outro polo da bateria.
se estiver boa fica vermelha a ponta se nao esta queimada.