Choque petrolífero pode levar combustíveis...

O embargo às exportações do Irão e o bloqueio do estreito de Ormuz poderão levar a uma forte subida dos preços do petróleo.
Alguns analistas já começam a falar em subidas que, no pior dos cenários, poderão chegar aos 200 dólares por barril - actualmente o brent, petróleo de referência na Europa, está a negociar nos 114 dólares. Um cenário que o secretário-geral da Apetro admite "numa situação extrema de conflito".
Segundo as contas da Apetro, numa situação desta gravidade, "o preço da gasolina dispararia para os 2,13 euro por litro, enquanto o gasóleo passaria a valer cerca de 2,07 euros".
Para um cenário mais optimista, com o petróleo nos 150 dólares por barril, "a gasolina e o gasóleo rondariam os 1,82 euros e os 1,72 euros por litro, respectivamente", acrescenta.
"São valores conservadores, meramente indicativos e com algumas premissas. Considerámos que os produtos refinados e o brent não sofrem alterações, que as margens do retalho não registam aumentos, que não há variações de impostos e que a taxa de câmbio é a mesma", explica António Comprido.
O responsável acredita, no entanto, que a ter de se colocar este cenário, "era capaz de haver uma intervenção do Governo no sentido de tentar controlar os preços, ou então seria uma economia de guerra", conclui.
Combustíveis sobem dois dias seguidos para novo recorde
Esta semana os preços dos combustíveis registaram uma forte valorização. O preço da gasolina chegou a subir quatro cêntimos em alguns postos, enquanto o gasóleo aumentou em média três cêntimos por litro.
Em todas as gasolineiras, o preço da gasolina ficou nos 1,634 euros. Já o gasóleo varia entre os 1,484 euros na Cepsa, os 1,485 euros na BP e na Galp e os 1,489 euros na Repsol.
Com as subidas desta semana, o preço do gasóleo avançou para o valor mais elevado de sempre, enquanto a gasolina está a 1,5 cêntimos do máximo histórico registado em Maio do ano passado.
António Comprido deixa ainda o alerta: "se o clima de instabilidade se mantiver, e caso se concretize o embargo, o final do mês de Janeiro vai ser complicado para os consumidores portugueses, porque a tendência será de novas subidas [dos preços dos combustíveis]".

No Económico: http://economico.sapo.pt/noticias/choque-petrolifero-pode-levar-combustiveis-a-ultrapassar-os-2-euros_135618.html
 
Já tinha lido qq coisa mas não tinha assimilado tudo, fds é mesmo a gozar! Espero que não aconteça, mas se acontecer depois também vão baixar tanto?? não me parece, devia de haver controlo sobre isto, não é fazer o preço conforme apetece...
 
Eu ainda sou do tempo de meter Gaisol a 0,90€. Já na altura se falava que o petróleo tinha uma duração limitada. Entretanto foram descobertas algumas jazidas, que asseguraram o petróleo para mais anos que o que se estaria à espera. Com isto, acho que o normal seria os preços dos combustiveis terem-se mantido, já para não falar em descer. Pelo contrário continuaram continuamente a subir. Se esta noticia se confirmar é melhor começar a ir de bicicleta para o trabalho.
 
Se assim for.. Pode ser que daqui a uns meses compre um Cupra TDi bem mais barato xD uma vez que a diferença entre os combustiveis é quase nula.. n se justifica haver carros a gasoil mais caros que os a gasolina xD
 
Alguns 30 % do que pagamos e imposto.. Paga-se mais aqui que nas ilhas.. No minimo mantinham o valor..

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk
 
ha quase 1 mes que o preço do ptroleo anda na casa dos 113 e subiram 3 centimos pk ??

Que vao pa PKP é sempre a meter desculpas

NAO HA DESCULPA PA SUBIR O PREÇO O QUE ELES QUEREM É METER AO BOLSSO
 
Meus Amigos a dois anos foi assim o ano passado não me recordo mas penso que ainda tiveram mais e este ano vai ser a mesma coisa..

enquanto isto continuar assim os combustíveis têm de subir claro...

P.S.: ja encontrei os de final do 3º trimestre de 2011 e esta aqui a noticia
 
Last edited:
O transporte do futuro:
burro.jpg
 
Isto vai de mal a pior, mais vale contratar uma pessoa para nos empurrar na estrada sem gastar gasóleo/gasolina .
 
Back
Top