Carros a oleo de fritar batatas?

Ppl não é por nada...
Não ganho nada com o que vou dizer... apesar de trabalhar no ramo, não ganho ao litro :( quem dera... 0.001% já ficava bem :drool: )

cuidado com combustiveis "alternativos" que isto tá a dar buraco...
Pode não ser nada de novo para muitos mas convem por em termos simples para todos

Mais não digo porque corro o risco de dizer asneiras pois não tenho factos concretos mas uma coisa é certa:

A Refinaria do Porto, ía construir de raiz uma unidade enorme para produção de biodiesel... ficou em águas de bacalhau...
Falo com grandes transportadores, (cargas gerais e ttes de combustivél) e todos são unanimes... O biodiesel dá-lhes cabo de tudo que seja juntas e orrigues... e não estou a dizer no só em motores dos camioes, tubagens das cisternas, as juntas desfazem-se...
Uma coisa vos posso garantir, no meu manco biodiesel... no way :redcard:

Já agora... já que anda na "moda" poupem os vossos PD´s e não inventem com gasoleo vermelho... O verde quem tiver hipotese e souber as consequencias, estejam á vontade ;)

Ps. não estou a incitar ninguem a cometer ilegalidades, só estou a avisar para "combustiveis marados" que se encontra a cada esquina ;)

Assunto encerrado de minha parte

Pois, isso das juntas e tubagens, é normal se desfazerem, pois as de origem não estão feitas para levar biodiesel que é um pouco mais corrosivo nesses materiais. Mas já há para muitas marcas material para biodiesel, como borrachinhas, tubos, juntas,etc para trocar para não teres problemas com esses combustíveis verdes.

No meu ibiza por enquanto também não meto, nem biodiesel, nem oleo.... mas se tivesse um chaço velho... uuui, era óleo com fartura, e filtrado por mim.

e estes "combustiveis marados" não sei se sabes, mas o motor a diesel foi originalmente inventado como uma solução ecológica a gasolina. para funcionar com óleo vegetal (de amendoim, penso), claro que alguém se lembrou que seria melhor (€€€€) se os mesmo trabalhassem a derivados de petróleo. então a força da produção em massa e dos ricos do petróleo lá foram fazendo que os motores produzidos então fossem para trabalhar melhor a gasóleo normal. portanto penso que com as devidas adaptações e precauções há muitos motores que podem andas com combustíveis verdes.

Mas voltando ao tema do tópico, os carros que conheço melhor são de um amigo meu. Ele tem um mercedes 190d de 1984 a andar diariamente a oleo, ele nem liga as percentagens utilizadas sem qualquer apaptador, andando as vezes com 100% de óleo, já depois de uns anos e uns milhares de km. nada a apontar.só as vezes parece que o carro anda mais consoante a qualidade do oleo...:D

Agora também tem uma ford transit dos anos 80 que não se nega ao aroma de peixe frito.:rir:
Um tio meu tem uma mitsubishi daquelas compridonas de carga. também anda a 100% óleo a uns 2 anos. sem problema.

Cumps

EDIT: Ps: não quero dizer com isto que eles estão a fazer bem aos motores, nem para vocês utilizarem, estou a dar a minha opinião e a mostrar casos que conheço. até já avisei o meu amigo para ter cuidado que pode ter uma surpresa um dia se não tiver mais cuidado com as misturas, mas ele só me diz, "naaa, isto é maquina, deixa andar....é o que tiver é o que lhe meto"
 
Last edited:
Pois, isso das juntas e tubagens, é normal se desfazerem, pois as de origem não estão feitas para levar biodiesel que é um pouco mais corrosivo nesses materiais. Mas já há para muitas marcas material para biodiesel, como borrachinhas, tubos, juntas,etc para trocar para não teres problemas com esses combustíveis verdes. "

Falas bem mas trocar as juntas todas no carro para consumir oleo vegetal? não me parece muito viável...

Ele tem um mercedes 190d de 1984 ... já depois de uns anos e uns milhares de km. nada a apontar.
... transit dos anos 80 ... Um tio meu tem uma mitsubishi daquelas compridonas de carga. também anda a 100% óleo a uns 2 anos. sem problema. "

Agora é que disses-te tudo... isso são carros de guerra... não podes meter PD´s, CDI´s,hdi´s, etc ao barulho. Velhos tempos de Mercedes, Carochas, etc com mais de 1.000.000 de km´s... carros da "velha guarda" electronica mamam tudo :)

Não vai há muitos anos, não sei se se lembram, para os lados de Lisboa os CDI´s começaram a dar barrraca e encostar ás boxes... carros novos, os 1ºs common rail... e meteram combustivél em postos perfeitamente "normais" com combustivél supostamente normais... alguns foram indemenizados, outros nem por isso mas o que é certo, foi que bastou uma "coisita" que passou despercebida nos testes de laboratório de um certo lote que veio num certo petroleiro para uma certa instalação e armou a tenda.. Os CDi´s na altura foram os 1ºs a encostar por serem os mais evoluidos... bastou um coisita...

Continuo a dizer, no meu manco só no 4º cilindro é que vai "combustivél alternativo" ;)

Embora ache muito bem que se procure alternativas, acho que ainda há um longo caminho a percorrer e muitos lobby´s a vencer até que os combustiveis verdes tenham realmente viabilidade para os nossos carros. há demasiados interesses em jogo e muitos €€€€€ a perder com isso. Um da mais tarde pagaremos a factura e quando esse dia chegar, vais ver que os primeiros a vender a alternativa, não vão ser estes pioneiros de hoje. Ainda vamos ver postos BP, Galp, Repsol, etc etc... a vender em 1ª mão combustivéis verdes :D ( já imagino :) galp GrennForce, BP ultimattewater... lol )
 
Já esteve mais longe de vender o ibiza e ir buscar um 323i/ci ou um 328i e meter a gás por exemplo :D

nao deixam d ter tb a vossa razao, mas um 2300 ou 2800 mesmo a gpl nao passam a ser economicos, e um gajo tb tem k ver k ter um carro com essas cilindradas depois têm algumas despesas adicionais k não é só o preço do combustivel. por exemplo os selos, os seguros e mais algumas coisitas.
 
Falas bem mas trocar as juntas todas no carro para consumir oleo vegetal? não me parece muito viável...
Acho que me expliquei mal, pelo que me disseram e já li em alguns sitios, algumas juntas para o biodiesel, já que este é mais corrosivo.
Para o óleo vegetal seria apenas as de algumas bombas injectoras que trazem juntas de plastico, e o pessoal mete uma cena mais resistente para aguentar a pressão (corrijam-me se tiver errado)

Agora é que disses-te tudo... isso são carros de guerra... não podes meter PD´s, CDI´s,hdi´s, etc ao barulho. Velhos tempos de Mercedes, Carochas, etc com mais de 1.000.000 de km´s... carros da "velha guarda" electronica mamam tudo :)
Ya, é isso mesmo. eu no meu ibiza também não me meto em aventuras que me pode sair caro.... nem aconselho na maior parte dos carros mais novos.

Já agora, para terem uma ideia do pior cenário, e de que eu conheça o pior resultado que alguém teve a colocar óleo vegetal sem se informar primeiro se o carro dele dava ou não. não me lembro que carro era, pois já li isto a algum tempo.
Os restos de óleo que não eram queimados(também devido a uma má filtragem do oleo usado), passaram para o motor, e misturou-se com o óleo do motor. resultado, aparecimento de pequenos polímeros (semelhantes a bolinhas de plastico) devido as propriedades químicas da mistura dos óleos. resultado: motor para o lixo.
Como vêm, isto é solução apenas para os que continuam com os seus "canhões de guerra", ou para os corajosos que se arriscam num carro mais novo e têm MUITA sorte.

Por mim o combustível de todos os carros era hidrogénio e pronto, agua para todos e :finga: para a ***** do petróleo.
 
pois... isso é que era.. mas para já a produção do hidrogénio aida está muito cara para justificar...
O que vai dar é estes carros da Tata movidos a Ar comprimido :D

Isso até inventarem um imposto para o consumo de oxigénio :D
 
Cara?? sabes como se produz hidrógenio? consigo-o produzir gratuitamente....

Se calhar tens razão.
Falei um bocado de cabeça por um documentário que vi na tv já há uns tempos...

Estou um bocado fora do assunto do hidrogénio...
Lembro-me de ver no documentário no discovery turbo ou assim que era preciso um investimento bastante alto para produzir hidrogénio em grande escala... como esses documentários normalmente são de á 3 ou 4 anos atrás, pode já ter alterado...não sei agora como anda isso.
 
Isto é um pouco off topic, qq dia criamos um topico só para combustiveis alternativos. :)
Para o mundo automóvel não é necessária a produção de hidrogénio a larga escala.
A agua é composta por hidrogénio e oxigénio. logo podes ter um deposito de agua no carro, e o hidrogénio é produzido apenas na quantidade que o motor precisa para rolar.
o problema é mesmo conseguir produção de hidrogénio com um gasto de energia baixo para que seja sustentável pela energia do alternador. já houve quem conseguísse (ainda nos anos 90) por um vw buggie a andar só assim, mas quando tentou vender o sistema morreu envenenado misteriosamente....
Vejam uns videos sobre Stan Meyer.

http://www.youtube.com/watch?v=8stApCmxYEM
 
Last edited:
Ppl não é por nada...
Não ganho nada com o que vou dizer... apesar de trabalhar no ramo, não ganho ao litro :( quem dera... 0.001% já ficava bem :drool: )

cuidado com combustiveis "alternativos" que isto tá a dar buraco...
Pode não ser nada de novo para muitos mas convem por em termos simples para todos

Mais não digo porque corro o risco de dizer asneiras pois não tenho factos concretos mas uma coisa é certa:

A Refinaria do Porto, ía construir de raiz uma unidade enorme para produção de biodiesel... ficou em águas de bacalhau...
Falo com grandes transportadores, (cargas gerais e ttes de combustivél) e todos são unanimes... O biodiesel dá-lhes cabo de tudo que seja juntas e orrigues... e não estou a dizer no só em motores dos camioes, tubagens das cisternas, as juntas desfazem-se...
Uma coisa vos posso garantir, no meu manco biodiesel... no way :redcard:

Já agora... já que anda na "moda" poupem os vossos PD´s e não inventem com gasoleo vermelho... O verde quem tiver hipotese e souber as consequencias, estejam á vontade ;)

Ps. não estou a incitar ninguem a cometer ilegalidades, só estou a avisar para "combustiveis marados" que se encontra a cada esquina ;)

Assunto encerrado de minha parte

ohh amigo tu tens razao, tive 1 empilhador e compressores de ar de alta pressao tambem movidos com esse combustivel alternativo.

ora bem injectores, bomba injectora, juntas etc... foi td com o caneco.
resultado toca a renovar a frota de amkinaria do trabalho e banir esse combustivel..
 
A Refinaria do Porto, ía construir de raiz uma unidade enorme para produção de biodiesel... ficou em águas de bacalhau...
Falo com grandes transportadores, (cargas gerais e ttes de combustivél) e todos são unanimes... O biodiesel dá-lhes cabo de tudo que seja juntas e orrigues... e não estou a dizer no só em motores dos camioes, tubagens das cisternas, as juntas desfazem-se...
Uma coisa vos posso garantir, no meu manco biodiesel... no way :redcard:

Já agora... já que anda na "moda" poupem os vossos PD´s e não inventem com gasoleo vermelho... O verde quem tiver hipotese e souber as consequencias, estejam á vontade ;)

Ps. não estou a incitar ninguem a cometer ilegalidades, só estou a avisar para "combustiveis marados" que se encontra a cada esquina ;)

Assunto encerrado de minha parte
As grandes petroliferas não têm interesse nenhum em fazer combustiveis desses, eles "tratam" com petróleo não convinha nada isso. Eles até criação de bacalhau faziam para produzir a água para isso não ir para a frente :D :D

Trocar o material que ceder é por viton, resistente à corrosão do biodiesel.
No fórum citado em cima um produtor de biodiesel português um dos carros que utilizou biodiesel "feito no quintal" foi um Seat Ibiza 6L 1.4TDi. Ao que sei só precisou de trocar um ou outro o-ring e talvez uma ou outra tubagem, nada de especial. Inclusivé o manual do meu carro diz que pode funcionar a biodiesel sem sequer ter restrições de percentagem...
 
As grandes petroliferas não têm interesse nenhum em fazer combustiveis desses, eles "tratam" com petróleo não convinha nada isso. Eles até criação de bacalhau faziam para produzir a água para isso não ir para a frente :D :D

Trocar o material que ceder é por viton, resistente à corrosão do biodiesel.
No fórum citado em cima um produtor de biodiesel português um dos carros que utilizou biodiesel "feito no quintal" foi um Seat Ibiza 6L 1.4TDi. Ao que sei só precisou de trocar um ou outro o-ring e talvez uma ou outra tubagem, nada de especial. Inclusivé o manual do meu carro diz que pode funcionar a biodiesel sem sequer ter restrições de percentagem...

Aí é que te enganas Erbium... a eles interessa que os carros aceitem.. mas só em %... é que assim diluido, eles misturam esses Combustiveis alternativos e poupam na matéria prima (crude) mas não te preocupes que não descem ao produto final :D São finos os gajos..
Claro que ás petroliferas só interessa que a 100% não seja viável... só mesmo quando os combustiveis fosseis se esgotarem ou forem insustentaveis... e aí acredita que os 1ºs a lancar cá para fora vão ser eles...

É verdade o que dizes do manco a gasoleo, aliás se fores ao forum dos nuestros irmanos, não faltam lá... mas...
 
Aí é que te enganas Erbium... a eles interessa que os carros aceitem.. mas só em %... é que assim diluido, eles misturam esses Combustiveis alternativos e poupam na matéria prima (crude) mas não te preocupes que não descem ao produto final :D São finos os gajos..
Claro que ás petroliferas só interessa que a 100% não seja viável... só mesmo quando os combustiveis fosseis se esgotarem ou forem insustentaveis... e aí acredita que os 1ºs a lancar cá para fora vão ser eles...

É verdade o que dizes do manco a gasoleo, aliás se fores ao forum dos nuestros irmanos, não faltam lá... mas...

Mas para pequenas percentagens não precisão de uma unidade enorme como disseste!
Tá descansado que eles não têm interesse mesmo nenhum nisso e se meterem uma pequena percentagem de biodiesel é mesmo só por obrigação legal.
 
Back
Top