Não à ponta de duvida que a caixa longa é a melhor para o AÇO e ao contrario do que muitos dizem esta torna o carro bem mais rapido em relação à caixa FR! Sim é verdade!!!
A caixa FR é realmente boa para uma utilização citadina, tirando isso é para esquecer pois até pode fazer +/- 260 de ponta mas a longa faz isso de quinta velocidade e basicamente à mesma rotação de motor e tambem, é verdade o que o Tózé diz em relação ao motor ter de ter um bom pulmão para pegar na sexta velocidade, mas lá está, eu para mim encaro isso como um estimulo ao desenvolvimento de potencia do motor TDI que no meu caso já tenho em mente as 5XXX RPM´s!!!
Não é facil, mas tambem não é impossivel...
Another 2 cents
Cumps
A questao é que podes ir as 3000rpms a fazer consumos de caixa longa e a fazer 183kmh/henquanto na caixa FR fazes 156 km/h as 3000rpms de 6ª isto tudo de jante 16. Não sera facil nao arrastar uma caixa longa imagino que sim mas com o devido hardware a acompanhar acredito que faça bem mais ponta que uma caixa FR que pra fazer 270 tem de ir nas 5200rpms a matar o motor, uma longa pra fazer essa kilometragem basta ir as 4400 de 6ª ou entao de 5ª as 5300. vejo que é so adeptos da caixa FR ehehe... é a que usas toze??
depois digo te como isso se faz......
Longa para puxa lá só de bilha right? E a noção que eu tenho mas mesmo assim acho a caixa longa como foi dito pelo balta mais evolutiva a nível de progressão em Tdi Pd! Já agora balta que setup tens? Podes manda PM! A aj ainda te deu uma boa malha mas já se sabe que só de nitro.. Cumps
Longa para puxa lá só de bilha right? E a noção que eu tenho mas mesmo assim acho a caixa longa como foi dito pelo balta mais evolutiva a nível de progressão em Tdi Pd! Já agora balta que setup tens? Podes manda PM! A aj ainda te deu uma boa malha mas já se sabe que só de nitro.. Cumps
Não sou nenhum engenheiro, mas não consigo concordar totalmente contigo, para mim qualquer setup faz mais rápido 260 km/h com caixa FR do que com FJW..
Até agora FJW a rasgar pano foi a AJ no pico contra ti, assim justifica-se a caixa longa.![]()
Esses 120 km/h em 6 as 2000 rpm é com caixa FJW certo?
Setup do aco balta, dou te os parabens por teres la ido com a aj mesmo imaginando o desfecho, nao e segredo nenhum que anda a bilha e a fazer 3 bar mas la esta se calhar nao fazia os tais 8km a fundo. So nao ve quem nao quer, nao tirando merito ao zeze claro! Continuo na ideia da longa caixa do aco para potencias do aco claro. 4600 rpm de 6a a puxar 16 da uma modica quantia de 281km h![]()
Tenho um cliente que andava de Cxa FR a fazer +/-5XXX Rpm´s, com turbo; IC e linha e estava com o mesmo dilema que tu, aconselhei-o a montar caixa longa, mesmo sabendo que o carro possivelmente não iria ter pulmão para a 6ª.
O resultado é que o carro ficou mais rapido em todas as mudanças "a puchar a fundo como é obvio" e a 6ª como era esperado custa um pouco a pegar mas não fica estagnada e vai subindo a rotação lentamente...
Posso-te afirmar foi uma boa opção e o rapaz ficou super satisfeito, é claro que a ideia já era fazer um upgrade ao setup, mas tambêm temos que ver que à carros e carros...
o que queres quando dizes ha carros e carros amigo??