caixa FJW vs caixa DRW

Tens razao jon é verdade a caixa FR é uma caixa mais bem pensada e mais linear mas para o aço a minha ideia é que a longa é a que mais de justifica pois é capaz de produzir mais ponta sem matar tanto o motor e em conduçao em AE consegue fazer melhores medias... fds que dilema LOOOL
 
Não à ponta de duvida que a caixa longa é a melhor para o AÇO e ao contrario do que muitos dizem esta torna o carro bem mais rapido em relação à caixa FR! Sim é verdade!!!

A caixa FR é realmente boa para uma utilização citadina, tirando isso é para esquecer pois até pode fazer +/- 260 de ponta mas a longa faz isso de quinta velocidade e basicamente à mesma rotação de motor e tambem, é verdade o que o Tózé diz em relação ao motor ter de ter um bom pulmão para pegar na sexta velocidade, mas lá está, eu para mim encaro isso como um estimulo ao desenvolvimento de potencia do motor TDI que no meu caso já tenho em mente as 5XXX RPM´s!!!
Não é facil, mas tambem não é impossivel...

Another 2 cents;)

Cumps
 
Last edited:
Não à ponta de duvida que a caixa longa é a melhor para o AÇO e ao contrario do que muitos dizem esta torna o carro bem mais rapido em relação à caixa FR! Sim é verdade!!!

A caixa FR é realmente boa para uma utilização citadina, tirando isso é para esquecer pois até pode fazer +/- 260 de ponta mas a longa faz isso de quinta velocidade e basicamente à mesma rotação de motor e tambem, é verdade o que o Tózé diz em relação ao motor ter de ter um bom pulmão para pegar na sexta velocidade, mas lá está, eu para mim encaro isso como um estimulo ao desenvolvimento de potencia do motor TDI que no meu caso já tenho em mente as 5XXX RPM´s!!!
Não é facil, mas tambem não é impossivel...

Another 2 cents;)

Cumps

Não sou nenhum engenheiro, mas não consigo concordar totalmente contigo, para mim qualquer setup faz mais rápido 260 km/h com caixa FR do que com FJW..
Até agora FJW a rasgar pano foi a AJ no pico contra ti, assim justifica-se a caixa longa. :D
 
A questao é que podes ir as 3000rpms a fazer consumos de caixa longa e a fazer 183kmh/h :D enquanto na caixa FR fazes 156 km/h as 3000rpms de 6ª isto tudo de jante 16. Não sera facil nao arrastar uma caixa longa imagino que sim mas com o devido hardware a acompanhar acredito que faça bem mais ponta que uma caixa FR que pra fazer 270 tem de ir nas 5200rpms a matar o motor, uma longa pra fazer essa kilometragem basta ir as 4400 de 6ª ou entao de 5ª as 5300. vejo que é so adeptos da caixa FR ehehe... é a que usas toze??

Eu uso longa pois tenho motor com potência para isso...

Em relação à teoria d dar cabo dum motor fazer 5200rpm enquanto q à mm velocidade em caixa longa só fazes 4400, é algo q é defendido por mtos, mas totalmente descabido!!!
Para provar, fazes o seguinte, afina o carro com caixa FR e vai para AE na subida acima de 5% puxar uma 4,5,6a e faz um LOG aos parâmetros d motor.... Faz o mm em estrada plana se desejares...
Após isto, troca a caixa, e exactamente nas mm condições, faz o mm uso ao carro e novamente faz um LOG....

No final, posta aqui ambos os resultados dos LOGS q tenho todo o gosto em "ajudar-te" a entender a verdadeira contradição a essa teoria q mtos defendem!!!! ;)

P.S. - convém fazeres uns kms a fundo em ambos os testes até deixares o carro mastigar o máximo possível d rotação (evidente q nao precisas d ir a moer uma sexta caso ele nao ganhe mais rotação durante algum tempo, pois só tas a matar o mtor)
 
Já agora aproveito o tópico: alguém sabe como fazer a leitura de velocidade de um Sport com caixa FR? Visto o FR ter o sensor no abs (penso eu) e os Sport na caixa.
 
Longa para puxa lá só de bilha right? E a noção que eu tenho mas mesmo assim acho a caixa longa como foi dito pelo balta mais evolutiva a nível de progressão em Tdi Pd! Já agora balta que setup tens? Podes manda PM! A aj ainda te deu uma boa malha mas já se sabe que só de nitro.. Cumps
 
Longa para puxa lá só de bilha right? E a noção que eu tenho mas mesmo assim acho a caixa longa como foi dito pelo balta mais evolutiva a nível de progressão em Tdi Pd! Já agora balta que setup tens? Podes manda PM! A aj ainda te deu uma boa malha mas já se sabe que só de nitro.. Cumps

Mais uma vez, uma afirmação de quem está menos informado... prefiro q seja assim.... :)

É um facto q seclhar em PT contam-se pelos dedos de uma mão, os carros a puxarem uma FJW em 6ª e a engolirem a mudança, mas daí a afirmar-se q andam todos de gás, tem mto q se lhe diga...

Mas aqui tens + q provas afirmadas por ti, q afinal 90% dos carros q usam esta caixa é só para potencializar o psicológico dos user's, dado q em 1000 carros há meia duzia a dar realmente uso a essa sexta... Parece-me q tens aqui afinal e dada por ti, a resposta ao teu próprio tópico!!!!!!!.... ;)
 
Longa para puxa lá só de bilha right? E a noção que eu tenho mas mesmo assim acho a caixa longa como foi dito pelo balta mais evolutiva a nível de progressão em Tdi Pd! Já agora balta que setup tens? Podes manda PM! A aj ainda te deu uma boa malha mas já se sabe que só de nitro.. Cumps

Boas,

O meu setup não é segredo por isso não tenho problemas em o dar a conhecer...
GT23VK AMG com MFS 69
Race 783
Cam reprofilada
IC XL
Cabeça trabalhada
Linha 63,5 inox

O meu carro com este setup faz 4600RPM´s em 6ª com pressões estaveis de 2.1/2.2
Quanto ao AJ, não me interessa se usou gas ou não, isso fica ao criterio de cada um...
O que te posso dizer é que eu levava file para fazer 8 km´s a fundo e fui puchar num sitio ecolhido pelo Zé onde se puchou +/- 3 km´s
e a "malha" que me deu não foi assim tão grande como isso pois nos videos pareçe bem maior do que realmente foi...
 
Não sou nenhum engenheiro, mas não consigo concordar totalmente contigo, para mim qualquer setup faz mais rápido 260 km/h com caixa FR do que com FJW..
Até agora FJW a rasgar pano foi a AJ no pico contra ti, assim justifica-se a caixa longa. :D

Quando digo que com caixa FJW o carro fica mais rapido é com conhecimento de causa, pois por norma não falo à toa...
Quanto à piadinha do AJ, só te posso dizer que fui lá sem medos mesmo sabendo o resultado, agora ver os OPINAS a fazer o mesmo e alinhar com o homem é que tá quieto...

Fica bem
 
Esses 120 km/h em 6 as 2000 rpm é com caixa FJW certo?

DRW. É a caixa de origem do meu PD115.

Conforme já disse, faço mta AE, e no meu caso prefiro longa. Mas temos de ter em conta vários factores como a linha de binário, potência e velocidade média.
No meu caso, e com este VB, ando até perto dos 120 em 5ª, pois existe um melhor aproveitamento do motor.....

Já aos 130/140, o ideal é meter 6ª e baixar os consumos e rotação.

Obviamente, não interessa ir a 110 em 6ª e o motor a "remoer" a pedir uma baixa, isto pq o turbo ( VB ) ainda não está a enviar o caudal correto nessa faixa......logo meto 5ª e já tenho o binário ideal....
Com o turbo de origem, isto já não acontecia, pois entrava mais cedo, logo podia ir mesmo a 100 em 6ª, que ele nao se queixava....

Há muitas variáveis a ter em conta, e uma, e outra tem as suas vantagens/desvantagens.

Afinal de contas, não todos os dias e sempre que se anda acima dos 200..
 
Setup do aco balta, dou te os parabens por teres la ido com a aj mesmo imaginando o desfecho, nao e segredo nenhum que anda a bilha e a fazer 3 bar mas la esta se calhar nao fazia os tais 8km a fundo. So nao ve quem nao quer, nao tirando merito ao zeze claro! Continuo na ideia da longa caixa do aco para potencias do aco claro. 4600 rpm de 6a a puxar 16 da uma modica quantia de 281km h ;)
 
Setup do aco balta, dou te os parabens por teres la ido com a aj mesmo imaginando o desfecho, nao e segredo nenhum que anda a bilha e a fazer 3 bar mas la esta se calhar nao fazia os tais 8km a fundo. So nao ve quem nao quer, nao tirando merito ao zeze claro! Continuo na ideia da longa caixa do aco para potencias do aco claro. 4600 rpm de 6a a puxar 16 da uma modica quantia de 281km h ;)

Tenho um cliente que andava de Cxa FR a fazer +/-5XXX Rpm´s, com turbo; IC e linha e estava com o mesmo dilema que tu, aconselhei-o a montar caixa longa, mesmo sabendo que o carro possivelmente não iria ter pulmão para a 6ª.
O resultado é que o carro ficou mais rapido em todas as mudanças "a puchar a fundo como é obvio" e a 6ª como era esperado custa um pouco a pegar mas não fica estagnada e vai subindo a rotação lentamente...
Posso-te afirmar foi uma boa opção e o rapaz ficou super satisfeito, é claro que a ideia já era fazer um upgrade ao setup, mas tambêm temos que ver que à carros e carros...
 
Tenho um cliente que andava de Cxa FR a fazer +/-5XXX Rpm´s, com turbo; IC e linha e estava com o mesmo dilema que tu, aconselhei-o a montar caixa longa, mesmo sabendo que o carro possivelmente não iria ter pulmão para a 6ª.
O resultado é que o carro ficou mais rapido em todas as mudanças "a puchar a fundo como é obvio" e a 6ª como era esperado custa um pouco a pegar mas não fica estagnada e vai subindo a rotação lentamente...
Posso-te afirmar foi uma boa opção e o rapaz ficou super satisfeito, é claro que a ideia já era fazer um upgrade ao setup, mas tambêm temos que ver que à carros e carros...

o que queres quando dizes ha carros e carros amigo??
 
Com o mesmo setup e electronica comportamentos mt diferentes nao creio balta, so se for condutores diferentes isso sim ja concordo...
 
Back
Top