Pois eu como trabalho na mecanica e já perdi a conta a carters partidos/rachados e furados que já mexi estou á vontade para falar do assunto...
Como o carter é de aluminio aconselho a soldar a aluminio(o melhor, caso seja só uma rachadela) ou então como disse e muito bem o Luis Coelho usar o composto de massa enduresedora da wurth, mas aqui é pedir a especifica para ligas e não a massa conhecida por "massa ferro".
O kit da wurth consiste em 2 pomadas que em contacto conjunto endurece e forma uniões extremamente fortes(o ideal quando o furo no carter é grande) e as duas superficies têm de estar perfeitamente limpas, sem gorduras e secas...
Em qualquer dos casos, seja solda ou união por massa, aconselho a ver se não existe fugas antes de montar, utilizado gasolina, colocando dentro do carter afim de ver se aparece humidade no exterior!
O silicone é usado quando se quer unir duas peças que são unidas entre si por pressão, caso de juntas etc...logo não dá para isso!
Mas se poderes explicar melhor o sucedido agradecia, pois admira-me o tubo do IC desgastar o carter...nunca vi nem ouvi falar disso...pois parece-me impossivel o tudo de plastico com cerca de 4mm vencer o carter com quase 10mm de espessura.
E se poderes coloca fotos!