Ajuda - Transformação em 5 Lugares

Estado
Not open for further replies.
Eu acho é que a Seat se esqueceu de mim e do que pedi, como nunca mais disseram nada, mas...
A ver vamos como corre, primeiro vou à alfandega ver o que eles me dizem, depois é tratar com a seat, eu estou com fé que que o meu carro tenha o certificado de conformidade, se o tiver é logo meia dôr de cabeça que me tira :)

Abraço.

Pois, basicamente foi o mesmo que fizeram cmg mas eles nao se esqueceram :p eu antes do fim das 3semanas voltei a mandar um mail a perguntar se smp tinha ou não COC e disseram para esperar as 3semanas que eles enviavam logo. E foi certinho :p
 
Rui qual e o teu modelo da ibiza?
Dizm uma coisa entao quanto mais baixo for o valor acusado do co2 numa ipo menos se paga correcto?
Essa medicao do co2 e feito num centro de inspecoes tipo B correcto? se assim for nunca ve nenhum banco nesses centros de inspecao. ja fiz uma ipo B na minha ibiza e nao tinha la nada.
Por acaso era uma coisa que me intressava legalizar para 5 lugares. tenho bancos e cintos tudo completo para montar. alias ja cheguei andar com eles montados muito tempo.

Queria perguntar-te tambem qual e o processo de leglizacao mais economico. visto que da para ir pedir a seat os papeis e tambem da para seres tu a tratar das coisas.
 
Rui qual e o teu modelo da ibiza?
Dizm uma coisa entao quanto mais baixo for o valor acusado do co2 numa ipo menos se paga correcto?
Essa medicao do co2 e feito num centro de inspecoes tipo B correcto? se assim for nunca ve nenhum banco nesses centros de inspecao. ja fiz uma ipo B na minha ibiza e nao tinha la nada.
Por acaso era uma coisa que me intressava legalizar para 5 lugares. tenho bancos e cintos tudo completo para montar. alias ja cheguei andar com eles montados muito tempo.

Queria perguntar-te tambem qual e o processo de leglizacao mais economico. visto que da para ir pedir a seat os papeis e tambem da para seres tu a tratar das coisas.

Boas...

A minha é/era uma 6L.
Sim, basicamente isso tem mto a ver com o valor que vais ou não pagar. Existem outros factores mas esse é um dos que mais influência o valor a pagar na alfândega.

Caso a tua seja uma 6k ou 6k2 digo-te que no teu caso não efectuava alteração. Os valores são demasiado elevados.
Simula aqui neste site - http://www.agarrido.com.pt/?q=node/14

Nem todos os centros possuem banco de potência, posso-te dizer que em Braga existe apenas em um - banco MAHA. Nem todas as IPO B necessitam necessariamente de ir a um banco.
Podes mto bem ter que ir a uma ipo b por causa de um carro salvado e neste caso não precisa de ir a um banco, o tipo de insp a fazer nestes casos é outra mas não deixa de ser Insp B.
Para este tipo de serviço necessita, daí ter que me deslocar apenas a este centro para efectuar a medição.

Existem mtos factores que podem influenciar o processo mais económico ou não.
Basicamente precisas de tempo para tratares das coisas e quando fores à Seat e conseguires a papelada com o Co2 descriminado.

Se tiveres tempo trata tu por ti sem nenhuma agência pelo meio(poupas so neste passo cerca de 100 a 150€) e com o papel da Seat com o Co2 tb é uma ajuda pq evitas fazer IPO B para medir gases, pois sujeitas-te a acusar mais.

Caso sejas tu a tratar do processo ou uma agência qualquer, não dispensa teres que tratar tu da papelada da Seat, este é o único passo que as agências não tratam - neste processo pagas cerca de 123€.
 
Last edited:
Boas Rapaziada...

Já estive a ler aqui um bocado deste assunto e ja andava interessado em fazer a alteração ao meu comercial.
tenho um 1.4 tdi de 2004...

como nao pesco muito destes assuntos, ha alguem que tenha um 1.4tdi como o meu e que fez a alteraçao? quanto foi o total? foi pela agencia? é de confiança?
 
Boas Rapaziada...

Já estive a ler aqui um bocado deste assunto e ja andava interessado em fazer a alteração ao meu comercial.
tenho um 1.4 tdi de 2004...

como nao pesco muito destes assuntos, ha alguem que tenha um 1.4tdi como o meu e que fez a alteraçao? quanto foi o total? foi pela agencia? é de confiança?

Boas,

O user Jekas 6L fez essa alteração no manquinho dele :) tenta enviar-lh uma pm.

O processo é o mesmo, apenas difere os cc e o valor de Co2. Não sei qual é o anunciado pela marca para estes motores mas talvez 119g/km.
 
Boas,

O user Jekas 6L fez essa alteração no manquinho dele :) tenta enviar-lh uma pm.

O processo é o mesmo, apenas difere os cc e o valor de Co2. Não sei qual é o anunciado pela marca para estes motores mas talvez 119g/km.


era bom era....122 o valor para 1.4 75cv do ano 2005
442.85€ é o valor a pagar na alfandega
 
Esta segunda feira foi dia de tirar dúvidas sobre esta alteração.
Foi primeiro à alfandega, mas a pessoa que está a tratar deste assunto fez ponte (boa vida) perguntei então a uma outra funcionária se estava previsto alguma alteração da lei para o ano que vem, responde-me o que já estava à espera "só saindo em Janeiro o Orçamento de Estado é que lhe posso responder a essa pergunta", disse-me também que primeiro de tudo tenho que pedir o Certificado de conformidade à marca, e eu respondi que conheço casos em que tiveram acesso ao certificado mas outros não, ela responde dizendo que assim sendo tinha que fazer inspecção para medir gases, e eu expliquei que possívelmente o meu carro não tinha certificado, mas que a marca me passava uma declaração do valor de CO2, aí ela já não me soube dizer mais nada, disse-me que tinha de me exclarecer com o homem que fez ponte e deu-me o contacto directo dele para lhe ligar quarta feira e explicar a situação. Ela adiantou-me ainda que este assunto ainda está muito confuso, visto um senhor que estava a fazer esta alteração ter ido à marca pedir o certificado, pagou-o bem pago e depois veio um papel a dizer que não tinha certificado de conformidade, e então teve que fazer uma inspecção para medição de gases e tal inpecção não foi aceite. Enfim só em PORTUGAL.

Depois liguei para a Seat Portugal a pedir o certificado de conformidade, ele responde o seu carro sendo um veículo ligeiro de mercadorias não tem certificado de conformidade, e eu pergunto como assim não tem? ele diz que segundo lei europeia o certificado de conformidade dos veículos só são obrigatórios nos carros equipados com 5lugares de origem (fdx então nenhum carro comprado em portugal ligeiro comercial tem certificado de conformidade), mas que vão me enviar uma declaração com o valor de CO2 para pagar à alfandega e que depois tinha de me dirigir a um concessionário Seat para me passarem uma declaração de como o veículo está apto para levar 5lugares, para tratar com o IMTT. Nada disto corresponde com o que alfandega me disse lol

Por fim desloquei-me a um concessionário Seat, expliquei a situação toda e o homem diz-me tu queres o COC é isso, eu digo sim, mas já contactei a Seat e eles disseram que o meu carro não tem, ele diz tem que ter, todos têm. Ele mostrou-me um formulário que eles têm para preencher e enviar para a seat, formulário esse te tem como título "alteração de 2 lugares para 5lugares" no tal formulário até tinha a indicação se queria que a seat trata-se de tudo com alfandega, etc. Enfim com tanta confusão o homem pediu me a matricula do veículo e o meu contacto e disse que ia exclarecer este assunto com a seat e que depois me ligava.

Enfim, em vez de tirar dúvidas ainda fiquei com mais...:roll::roll::roll:
 
Last edited:
Enfim, em vez de tirar dúvidas ainda fiquei com mais...:roll::roll::roll:

Começa a ser cada vez mais frequente ca em PT, nunca sabem de nada em concreto, os que sabem estao de ferias, e quando pouco sabem (ou nada) dizem logo nao ser possivel..

Sent from my GT-I9000 using Tapatalk
 
Das pessoas que fez esta alteração, houve alguém que pediu o certificado de conformidade à marca e que tinha?
Isto é só para ver se a Seat diz a verdade do que descrevi em cima ou não:roll:
 
Boas André,

Vou tentar esclarecer-te algumas das tuas dúvidas.

Esta segunda feira foi dia de tirar dúvidas sobre esta alteração.
Foi primeiro à alfandega, mas a pessoa que está a tratar deste assunto fez ponte (boa vida) perguntei então a uma outra funcionária se estava previsto alguma alteração da lei para o ano que vem, responde-me o que já estava à espera "só saindo em Janeiro o Orçamento de Estado é que lhe posso responder a essa pergunta", disse-me também que primeiro de tudo tenho que pedir o Certificado de conformidade à marca, e eu respondi que conheço casos em que tiveram acesso ao certificado mas outros não, ela responde dizendo que assim sendo tinha que fazer inspecção para medir gases, e eu expliquei que possívelmente o meu carro não tinha certificado, mas que a marca me passava uma declaração do valor de CO2, aí ela já não me soube dizer mais nada, disse-me que tinha de me exclarecer com o homem que fez ponte e deu-me o contacto directo dele para lhe ligar quarta feira e explicar a situação. Ela adiantou-me ainda que este assunto ainda está muito confuso, visto um senhor que estava a fazer esta alteração ter ido à marca pedir o certificado, pagou-o bem pago e depois veio um papel a dizer que não tinha certificado de conformidade, e então teve que fazer uma inspecção para medição de gases e tal inpecção não foi aceite. Enfim só em PORTUGAL.

Nesta questão eu não tive essa tal declaração, pois na altura o do concessionário disse-me que o valor do Co2 so vinha no COC senão nada feito.
No entanto já conheci casos que o mesmo valor do Co2 veio em uma declaração que eles passam tb na Seat.

Eu da ultima vez que liguei dps de ja ter feito Insp e pago na Alfandega o gajo da SDA já me disse que passavam. Mas dps de eu ter tudo feito já nao me adiantava nada :S


Depois liguei para a Seat Portugal a pedir o certificado de conformidade, ele responde o seu carro sendo um veículo ligeiro de mercadorias não tem certificado de conformidade, e eu pergunto como assim não tem? ele diz que segundo lei europeia o certificado de conformidade dos veículos só são obrigatórios nos carros equipados com 5lugares de origem (fdx então nenhum carro comprado em portugal ligeiro comercial tem certificado de conformidade), mas que vão me enviar uma declaração com o valor de CO2 para pagar à alfandega e que depois tinha de me dirigir a um concessionário Seat para me passarem uma declaração de como o veículo está apto para levar 5lugares, para tratar com o IMTT. Nada disto corresponde com o que alfandega me disse lol

A mim o que me disseram foi que nos primeiros existia certificado pois elas saiam de fabrica (Espanha) com 5lugares, estes apenas eram retirados cá para serem vendidas com Van.

Em Espanha axo que nem existem 130 carrinhas.


Por fim desloquei-me a um concessionário Seat, expliquei a situação toda e o homem diz-me tu queres o COC é isso, eu digo sim, mas já contactei a Seat e eles disseram que o meu carro não tem, ele diz tem que ter, todos têm. Ele mostrou-me um formulário que eles têm para preencher e enviar para a seat, formulário esse te tem como título "alteração de 2 lugares para 5lugares" no tal formulário até tinha a indicação se queria que a seat trata-se de tudo com alfandega, etc. Enfim com tanta confusão o homem pediu me a matricula do veículo e o meu contacto e disse que ia exclarecer este assunto com a seat e que depois me ligava.

Enfim, em vez de tirar dúvidas ainda fiquei com mais...

Eu senti-me exactamente como tu quando tive a tratar de tudo :S
Porque pelos vistos existem mil e uma maneiras de fazer isto e uns dizem uma coisa outros dizem outra. Enfim.

Quanto ao que o da Seat te disse, é mentira. O certificado não existe para todooos os carros. Como expliquei em cima esse só vem no caso do carro sair de fabrica com 5lugares e dps sofrer a tal alteração para 2. Isto dito na altura pelos da Seat Portugal e mesmo pelos do Concessionário.

Esse tal formulário que falas não é o COC, é apenas para eles enviarem para a fabrica e pedir os dados do carro. Cá usam o mesmo e eles cobram o serviço quer tenha COC ou não.
Neste momento apesar de cobrarem o serviço e não possuir COC, dizem eles que anexam à declaração que eu tive uma outra com os valores do Co2 (esta já não tive) :(

Se precisares de alguma coisa avisa.
 
Boas André,

Eu senti-me exactamente como tu quando tive a tratar de tudo :S
Porque pelos vistos existem mil e uma maneiras de fazer isto e uns dizem uma coisa outros dizem outra. Enfim.

Quanto ao que o da Seat te disse, é mentira. O certificado não existe para todooos os carros. Como expliquei em cima esse só vem no caso do carro sair de fabrica com 5lugares e dps sofrer a tal alteração para 2. Isto dito na altura pelos da Seat Portugal e mesmo pelos do Concessionário.

Esse tal formulário que falas não é o COC, é apenas para eles enviarem para a fabrica e pedir os dados do carro. Cá usam o mesmo e eles cobram o serviço quer tenha COC ou não.
Neste momento apesar de cobrarem o serviço e não possuir COC, dizem eles que anexam à declaração que eu tive uma outra com os valores do Co2 (esta já não tive) :(

Se precisares de alguma coisa avisa.

Mas então o tal formulário de homolgação de 2 para 5 lugares não vale de nada para a alfandega?
 
Mas então o tal formulário de homolgação de 2 para 5 lugares não vale de nada para a alfandega?

Esse formulário eles preenchem para pedir ao fabricante o COC do carro. Para a alfandega aqui de braga esse formulário não é aceite caso não se faça acompanhar de uma declaração a dizer que não possui COC.

O que eles fazem agora é:
Preenchem o formulário - o carro em questão não possui COC, eles pedem a declaração a dizer que não tem COC.
E junto a esta juntam uma outra com a indicação do Co2 do carro.

Basicamente faz o serviço do COC.

Mas tens que te certificar que pagas pelo serviço e que eles pedem esta papelada toda. Senão amigo faz como eu.

Tens a declaração e fazes IPO B para medir gases. Fazer isto tem o seu senão mas ta resolvido.
 
Esse formulário eles preenchem para pedir ao fabricante o COC do carro. Para a alfandega aqui de braga esse formulário não é aceite caso não se faça acompanhar de uma declaração a dizer que não possui COC.

O que eles fazem agora é:
Preenchem o formulário - o carro em questão não possui COC, eles pedem a declaração a dizer que não tem COC.
E junto a esta juntam uma outra com a indicação do Co2 do carro.

Basicamente faz o serviço do COC.

Mas tens que te certificar que pagas pelo serviço e que eles pedem esta papelada toda. Senão amigo faz como eu.

Tens a declaração e fazes IPO B para medir gases. Fazer isto tem o seu senão mas ta resolvido.

Pois, mas eu fiquei sem perceber se pago os ditos 100€ caso tenha o coc ou não :s
A declaração de CO2 foi a única coisa que pedi à seat, mas nem sei se lá vem o valor de particulas do carro também :s

Segunda estou lá para tirar as dúvidas todas, espero eu lol

Obrigado,

Abraço.
 
So tenho uma questao a perguntar a quem ja fez a alteraçao o selo de circulaçao anual que nestes carros ronda os 30 euros tambem sofre alteraçao como se de um importado se trata-se ou fica a pagar o mesmo valor
 
So tenho uma questao a perguntar a quem ja fez a alteraçao o selo de circulaçao anual que nestes carros ronda os 30 euros tambem sofre alteraçao como se de um importado se trata-se ou fica a pagar o mesmo valor

Fica a pagar o mesmo valor que paga um carro do ano da matricula e com as mesmas características.
 
Pois, mas eu fiquei sem perceber se pago os ditos 100€ caso tenha o coc ou não :s
A declaração de CO2 foi a única coisa que pedi à seat, mas nem sei se lá vem o valor de particulas do carro também :s

Segunda estou lá para tirar as dúvidas todas, espero eu lol

Obrigado,

Abraço.

tas a complicar o que é simples ;)
qualquer duvida manda PM ;)
 
O meu acusou 87g na insp B :), mas tive de pagar de 122 como tu, mas paguei 397€ na alfandega :)

esse diferença naop tem a ver com o co2..tem a ver o o imposto que foi pago na altura que o carro foi comprado novo.

Em relação ao que te acusou na insp b...sei de um gajo que so pagou mediante o que acusou na insp b...apesar de na alfandega nao quererem aceitar ele justificou-se com o facto de que se acusa-se mais ele ia pagar mais....entao se acusou menos tem k pagar menos. fez la barulho e la conseguiu pagar sobre o que mediu.

;)

amanha manda-me sms a dizer como correu e se eles viram mais alguma coisa ;)
 
Estado
Not open for further replies.
Back
Top