Adeptos de aquariofilia por aqui?

Bem fixe :clap:

Ainda tenho de arranjar um aquário desses grandes :whistle:

Um aquário destes consome muita luz :confused:

Não sei porque há 10 anos que tenho este aquario, mas só o tenho liagdo nos horário em que a energia é mais barata, tipo manhã das 9 às 11,45 depois à noite desde as 22 até 4.
 
Bem, já agora ponho aqui o meu do quarto. É um estilo diferente. A foto já tem um bom tempo, vou remontar o aqua daqui a algum.

DSCN2287.jpg
 
Bem..

Parece que algum ppl anda a fazer algumas asneiritas..

Ppl.. nunca se lava nada, mesmo NADA que vá para dentro de um aquario a não ser com apenas agua corrente. Aquilo que para vcs são algas agarradas nas pedras, num aquario são organismos necessários. Claro que nenhum aquario fica bonito "pintado" de verde, mas apenas devem usar agua nas limpezas e a ajuda de alguma escova (uma dos dentes por exemplo).

Quanto à muda da agua, entre cada muda completa devem fazer 3 mudas parciais, ou seja apenas um terço da agua. Isto pq a agua da torneira não contém micro organismos que são necessários para um aquario saudável. Se tiverem um bom sistema de filtragem e fizerem mudas parciais vão ver que não necessitam tanto de mudar a agua.

Quanto aos cocos e a porcaria no fundo, quando fazem as mudas parciais, devem ter um aparelho daqueles de sugar a agua que ao mesmo tempo mexe as pedras e solta a bosta.

A agua que está no fundo é onde se concentra a urina dos peixes (que é toxico para eles) dai apenas ser necessario retirar 1/3 agua.

Quanto à população dos peixes para um determinado tamanho de aquario, depende do tipo de peixes, se são todos peixes iguais e do mesmo nivel, ou de niveis diferente (peixes de superficie, de fundo, etc).

Ter em atenção que quanto maior for a população, maior terão que ser os cuidados com a limpeza e com a estabilização dos parametros da agua.

Cumps a todos e espero ter ajudado alguns.
 
Last edited:
Bem..

Parece que algum ppl anda a fazer algumas asneiritas..

Ppl.. nunca se lava nada, mesmo NADA que vá para dentro de um aquario a não ser com apenas agua corrente. Aquilo que para vcs são algas agarradas nas pedras, num aquario são organismos necessários. Claro que nenhum aquario fica bonito "pintado" de verde, mas apenas devem usar agua nas limpezas e a ajuda de alguma escova (uma dos dentes por exemplo).

Quanto à muda da agua, entre cada muda completa devem fazer 3 mudas parciais, ou seja apenas um terço da agua. Isto pq a agua da torneira não contém micro organismos que são necessários para um aquario saudável. Se tiverem um bom sistema de filtragem e fizerem mudas parciais vão ver que não necessitam tanto de mudar a agua.

Quanto aos cocos e a porcaria no fundo, quando fazem as mudas parciais, devem ter um aparelho daqueles de sugar a agua que ao mesmo tempo mexe as pedras e solta a bosta.

A agua que está no fundo é onde se concentra a urina dos peixes (que é toxico para eles) dai apenas ser necessario retirar 1/3 agua.

Quanto à população dos peixes para um determinado tamanho de aquario, depende do tipo de peixes, se são todos peixes iguais e do mesmo nivel, ou de niveis diferente (peixes de superficie, de fundo, etc).

Ter em atenção que quanto maior for a população, maior terão que ser os cuidados com a limpeza e com a estabilização dos parametros da agua.

Cumps a todos e espero ter ajudado alguns.

Tens algumas noções trocadas aí pelo meio.

Uma água de um Aquário nunca se troca na totalidade. É sempre, mas sempre MESMO parcialmente. Daí a sigla TPA -Troca parcial de água. 20% semanal é o suficiente, normalmente.

Quanto aos cocos e a porcaria no fundo, quando fazem as mudas parciais, devem ter um aparelho daqueles de sugar a agua que ao mesmo tempo mexe as pedras e solta a bosta.

Nem sempre. Num aquário plantado não se aspira o fundo. As porcarias/xixis dos peixes são importantes fontes de nutrição para as plantas.

Quanto à população dos peixes para um determinado tamanho de aquario, depende do tipo de peixes, se são todos peixes iguais e do mesmo nivel, ou de niveis diferente (peixes de superficie, de fundo, etc).

Sim, mas ou menos. Normalmente aplica-se a regra 1Lt de água para 1 cm de peixe. Mas como é lógico, não se mete, por exemplo, um DIscu num aqua de 60Lt.

Abraço.
 
Last edited:
Tens algumas noções trocadas aí pelo meio.

Uma água de um Aquário nunca se troca na totalidade. É sempre, mas sempre MESMO parcialmente. Daí a sigla TPA -Troca parcial de água. 20% semanal é o suficiente, normalmente.



Nem sempre. Num aquário plantado não se aspira o fundo. As porcarias/xixis dos peixes são importantes fontes de nutrição para as plantas.



Sim, mas ou menos. Normalmente aplica-se a regra 1Lt de água para 1 cm de peixe. Mas como é lógico, não se mete, por exemplo, um DIscu num aqua de 60Lt.

Abraço.

Concordo com o que dizes.. tentei colocar as coisas da forma mais acessivel e de simples compreensão sem entrar em grandes pormenores..

Já viste mais acima alguns hábitos? lavar as cenas com detergentes.. outros a mudarem a agua toda para limparem as pedras.. etc.. :redcard:

Acho que para quem não tem grandes comunidades, o meu replay deve ajudar um pouco..

Jai dar uma vista de olhos por ai, não sei como é q vcs ainda têm peixes.. :whistle:

São do açuuuu esses.. lol cumps.
 
Concordo com o que dizes.. tentei colocar as coisas da forma mais acessivel e de simples compreensão sem entrar em grandes pormenores..

Já viste mais acima alguns hábitos? lavar as cenas com detergentes.. outros a mudarem a agua toda para limparem as pedras.. etc.. :redcard:

Acho que para quem não tem grandes comunidades, o meu replay deve ajudar um pouco..

Jai dar uma vista de olhos por ai, não sei como é q vcs ainda têm peixes.. :whistle:

São do açuuuu esses.. lol cumps.

Lol... eu ja tive um aquario pequeno, e reparava que quando mudava a agua toda, morriam mais peixes do que com a agua toda badalhoca...
Na altura nao havia net, nem tanta informaçao disponivel :redcard:
 
Concordo com o que dizes.. tentei colocar as coisas da forma mais acessivel e de simples compreensão sem entrar em grandes pormenores..

Já viste mais acima alguns hábitos? lavar as cenas com detergentes.. outros a mudarem a agua toda para limparem as pedras.. etc.. :redcard:

Acho que para quem não tem grandes comunidades, o meu replay deve ajudar um pouco..

Jai dar uma vista de olhos por ai, não sei como é q vcs ainda têm peixes.. :whistle:

São do açuuuu esses.. lol cumps.


Eu sei, Amigo. :) Fizeste bem.

Epá, não lavem as coisas com detergentes!!!
 
Alguém me sabe dizer o que é isto!?

desculpem a qualidade das imagens mas não consigo melhor!







2 dias e os peixes foram-se :cryy::cryy::cryy:
 
Ninguém sabe o que possa ser aquele bixo!?

Entretanto arrumei o aquário mas não consigo resistir muito mais tempo :whistle:
Ou melhor desta vez ainda vai ser pior ou melhor :weedman:

Vou comprar outro (prenda de natal nossa, de mim da minha namorada e da minha irmã) portanto tenho de tratar dele para ver se lá para o Natal já posso meter peixinhos :D

Ora este tópico tem uma razão de ser :ideia: Preciso de ajuda :claque:

Estou a pensar num aquário de 100cm e desta vez a água quente :ideia:
Passei pela Rolizoo e andei a ver o que tinham para lá, bolas tanta coisa!
Eles têm já uns aquários completos, ou seja, já com bomba resistençia lampada e mais umas coisitas só faltava as pedras, a decoração e os peixes :weedman:
Não tenho é aqui os preços para voçês verem e dizerem se está dentro da média, quer dizer se souberem de algum sitio também com coisas fixes sou todo ouvidos :brilho:
 
Aquários maiores conseguem ser + fáceis de manter sem grandes problemas,como há + agua,as variações nos valores de ph,nitratos,nitritos e por aí fora,não são tão bruscas.
Principal,não tenhas pressa para meter os peixes.
Pelo menos uma semana a ciclar a agua com ajuda dum produto proprio para isso.eu conheco 1,Cycle da nutrafin.Mas de certeza que deverá haver outros.E na semana seguinte poes uns peixitos + acessiveis para ir ajudando à estabilizaçao da agua.
Isto tudo sao coisas que numa boa loja explicam e sabem aconselhar convenientemente.;)

Em relaçao ao aquario novo,o + importante será a filtragem e talvez a iluminaçao,consoante a altura do aquario ou o q quiseres vir a lá por em relaçao a plantas.
Em relaçao á filtragem,por iria para filtros externos e evitava aquarios que tragam os filtros colados ao vidro.Foi o caso do meu e para o tirar foi 1 trabalheira!Não te assustes é muito c o preço dos filtros externos:p
 
Back
Top