Acender farois quando se abre as portas com comando..

viva pessoal,

tenho um 6k3 com o sistema "follow me home" plo comando ao abrir acende as luzes de nevoeiro se por acaso nao abrir a porta segundos depois a luz apaga e o carro fecha automaticamente.
KUando comprei o carro ja vinha assim, tenho andado a estudar o eskema e ja pensei numas alterações. ja falei com o meu electricista e ele vai por o sistema a acender tb os minimos pa ter luz atras. Vai ser utilizado duas reles, em principio vamos vamos ligar ao interruptor da luz interior k assim fica a funcionar tb como interruptor pa deslkigar o sistema se assim me apetecer. daki a 1 semana vamos fazer .. depois digo se conseguimos ou nao.
:whistle:
 
viva pessoal,

tenho um 6k3 com o sistema "follow me home" plo comando ao abrir acende as luzes de nevoeiro se por acaso nao abrir a porta segundos depois a luz apaga e o carro fecha automaticamente.
KUando comprei o carro ja vinha assim, tenho andado a estudar o eskema e ja pensei numas alterações. ja falei com o meu electricista e ele vai por o sistema a acender tb os minimos pa ter luz atras. Vai ser utilizado duas reles, em principio vamos vamos ligar ao interruptor da luz interior k assim fica a funcionar tb como interruptor pa deslkigar o sistema se assim me apetecer. daki a 1 semana vamos fazer .. depois digo se conseguimos ou nao.
:whistle:

Aguardamos, se possivel fotos e esquema como fizeste :D
 
Não se esqueçam de uma coisa muito importante: o sinal 12V q vem do plafonier e liga do relay dos farois de nevoeiro só pode ligar num sentido isto é têm de usar um diodo para q qd acendem a luz do plafonier não acendam tambem os farois de nevoeiro.
a função do diodo é só deixar passar corrente num dos sentidos
 
fui ao electricista.. mas por demora do tipo tive k me ausentar devido a compromissos. no entanto nao deu para por como eu keria... ou seja nao deu para ligar os minimos pk akela cena ficava a apitar. entao basicamente nao deu para modificar a cena como eu keria. se alguem tiver soluçao eu agradeço k comuniquem.

abraços
 
Boas povo. Também pensei nisso porque o carro do meu pai(sportcoupé) tem esse sistema...E falei com um electricista da mercedes e ele disse que dár dá. Mas é só nos carros que tem os sensores de chuva e luzes automaticas. Tenho um amigo que tem um 320 e tem esse sistema. Mas com luzes automaticas... O teu amigo do SLK tem?

Abraço
 
Boas a todos, parece-me uma mod engraçada, quanto ao facto de se fazer sim é possivel, é preciso ver que fios ligar e onde, o ideal seria com uma placa com um pequeno circuito electronico para fazer isso e não interferir com outros circuitos do carro. Vou tentar obter mais informação técnica (diagramas eléctricos,etc) e se alguém tiver isto que diga.. Assim que tiver novidades aviso.

Abraços.
 
Boas,

Penso que para esse sistema funcionar nos farois de nevoeiro temos que:


Como um user disse e muito bem é necessário usar diodos pq a corrente so pode fluir num sentido e n queremos que , ao ligarmos este sistema, a corrente flua de volta para o switch das luzes , ou seja e necessário colocar pelo menos 2 diodos , 1 que vem do switch dos farois de nevoeiro e outro que vai do plafonier ao relé dos farois. assim qd ligamos os farois através do switch n ligue também o plafonier .Pq não convem ligar directamente um fio do plafonier aos farois? primeiro pq o principio basico do temporizador do plafonier não e nada mais nada menos que um condensador com x capacidade que armazena corrente .qd se desliga a chave as luzes do plafonier acendem pq o condensador esta carregado e demora x seg a descarregar para manter o actual sistema de luzes acesas.Ora no plafonier temos pelo meos 3 fios(negativo, positivo e positivo "temporizado" ligado a ignição).como os farois de nevoeiro consomem no minimo 55watts/lampada dariam cabo do fusivel deste sistema num instante pois as luzes de cortesia variam entre 5 a 7 watts cada. pois o de origem n esta preparado para aguentar com mais 110 watts vindo dos farois de nevoeiro que a nivel de amperagem se traduz em I=Corrente =110watts/12V AMP, +- 9 A,logo usa-se para o efeito 1 relé anexado a um novo fusivel, n vá o diabo tece-las :respect: pois o que este dispositivo faz é interligar circuitos,( usando um circuito que usa pouca corrente para alimentar um que use correntes/tensões superiores).para activar o relé é preciso uma quantidade minima de corrente para a bobine desta funcionar .do relé que instalamos este pode ser ligado directamente ao relé dos farois nevoeiro (n muito recomendado mas funciona) oiu entao podemos criar outro circuito através de uma pequena placa electronica (condensador e resistencia) que faz de mini temporizador . este circuito apenas alimenta este relé durante o tempo que pretendermos consoante a capacidade do condensador :) .Este mini circuito liga ao relé novo que po sua x liga ao relé dos farois de nevoeiro. Penso que seja tudo... e preciso e tempo e paciencia pois implica passar algum tempo debaixo da consola a procura dos fios certos e saberem onde estao a mexer :finga:.

Abraço a todos.
 
ja tenho o meu kit em casa, mal tenha um tempito monto-o e faço um DIY para a malta ;)
akilo so acende as luzes kando s tranca as portas ou quando se destranca, nao da para fazer os 2 ao mesmo tempo(nos é que escolhemos a funçao que queremos) , mas pronto ja é fix :D
ps: possibilidade d fazer um group-buy
 
Last edited:
Back
Top