A quantas rpm deve começar a encher o turbo.

Para trabalho ando com uma 6k D e um Renault comercial, tenho mais alguns mas estao parados, um dos parados é para levar um dia Santarém. Lool



O manómetro não deve estar com muita margem erro devido ao carro algumas vezes entra em safe.
O turbo foi retirado a 1 mes e esta impecável. Também foi comprado novo a 3 anos e nao deve ter 20000km.
A nível mecânico tem repro e depois coloquei bicos mas não cheguei afinar

Se faz safe podes começar por ai, que alguma coisa não esta bem.
Outra coisa faz 1.5 as 1400, e a que rotação pisas para encher ?
cumps
 
Piso a essa rotação mais ou menos e faz esse pico e algumas vezes entra em safe.
Tem jante 16 com pneus 215 40.
 
com o pico de 1.5 ás 1400rpm é obra não dá saude nenhuma ao turbo. no meu 110 tenho um VA e ás 1500 só tenho 0.5b, sinto que o pico máximo da força seja entre as 2300 e as 2800 quase 3000rpm. pressões adequadas ajudam muito na saude do turbo, isto é só a minha opinião
 
Quando a geometria fica presa, normalmente o carro pica e mantém a pressão por um bocado, o que não acontece neste caso...

Além disso, andar de Race 520 sem afinar, vai mandar-te o Vnt15 pro galheiro não tarda... É muito gasóleo para um turbo como esse.
 
Será que andas de geometria presa ?
A causa dos safes é desvio pressão positivo ?
cumps

Sim porque antes fazia picos entre 1.2 e 1.3.
E nunca entrou em safe, depois de colocar bicos ficou assim.
E os safes acontecem mais a baixa rpm, em altas não.

Quando a geometria fica presa, normalmente o carro pica e mantém a pressão por um bocado, o que não acontece neste caso...

Além disso, andar de Race 520 sem afinar, vai mandar-te o Vnt15 pro galheiro não tarda... É muito gasóleo para um turbo como esse.

Foi comprado novo e para o km que faço mensalmente, ainda vai durar mais uns anos.
Mas também não ando sempre a picar, uma vez por outra quando algum se cola a traseira leva um pouco de fumo, mas fora isso ando sempre a tentar fazer boas médias.
 
Caixa longa a pisar em 4ª às 1500rpm é normal que não saia logo, se tivesses manómetro até ias ver o manómetro a subir mas a pressão não é efetiva, o que sentes é a geometria a trancar e assim que consegue controlar o excesso de gases é quando o carro realmente sai para a frente, daí veres a bola de fumo que logo a seguir é limpa.

Quantos com turbos grandes vêm o manómetro a subir por ali acima sem que o carro esteja efetivamente a sair? Aposto que se pisares em 2ª às 1500rpm ele responde logo bem e com pressão efetiva.

Quanto à questão do binário que se fala aí, quando se coloca o pico de binário um pouco mais tarde é para que não andemos sempre a matar a embraiagem, porque como o Vasco disse e bem, não é por ter o binário máximo às 2000 ou às 3000rpm que ela não patina, a questão é que às 2000rpm andamos sempre ali e tantas vezes o cantaro vai à fonte que um dia acaba por partir, neste caso, tanto puxa ali pela embraiagem que mais cedo ela vai começar a patinar, se o binário máximo tiver mais tarde já é mais fácil controlar o seu uso.
Por exemplo uma pessoa que ande sempre fundo até pode ter o binário abusado logo ali às 2000rpm porque se andar sempre a fundo o carro anda sempre a cair em rotações elevadas e como tal a embraiagem pouco sofre, já os restantes elementos sofrem e bem. eheh

Resumindo, acho que tens o carro de saúde.
 
Caixa longa a pisar em 4ª às 1500rpm é normal que não saia logo, se tivesses manómetro até ias ver o manómetro a subir mas a pressão não é efetiva, o que sentes é a geometria a trancar e assim que consegue controlar o excesso de gases é quando o carro realmente sai para a frente, daí veres a bola de fumo que logo a seguir é limpa.

Quantos com turbos grandes vêm o manómetro a subir por ali acima sem que o carro esteja efetivamente a sair? Aposto que se pisares em 2ª às 1500rpm ele responde logo bem e com pressão efetiva.

Quanto à questão do binário que se fala aí, quando se coloca o pico de binário um pouco mais tarde é para que não andemos sempre a matar a embraiagem, porque como o Vasco disse e bem, não é por ter o binário máximo às 2000 ou às 3000rpm que ela não patina, a questão é que às 2000rpm andamos sempre ali e tantas vezes o cantaro vai à fonte que um dia acaba por partir, neste caso, tanto puxa ali pela embraiagem que mais cedo ela vai começar a patinar, se o binário máximo tiver mais tarde já é mais fácil controlar o seu uso.
Por exemplo uma pessoa que ande sempre fundo até pode ter o binário abusado logo ali às 2000rpm porque se andar sempre a fundo o carro anda sempre a cair em rotações elevadas e como tal a embraiagem pouco sofre, já os restantes elementos sofrem e bem. eheh

Resumindo, acho que tens o carro de saúde.

Devias dar aulas disto oh Hugo eheheh

Sempre que leio um post teu, aprendo qualquer coisa :)

Abraço
 
Expliquei da forma mais simples que consegui porque termos técnicos e teóricos é para os verdadeiros experts. Uma vez na GBS (casa de embraiagens em Setúbal) ouvi o dono a entregar um carro a um cliente e foi experimentar com ele como sempre para ver se estava do agrado dele. O dono do carro saiu logo numa ginja dos diabos, ao chegarem o Sr. da GBS perguntou-lhe se aquela era a condução habitual dele, o dono respondeu que sim, o da GBS: "então esteja descansado tem embraiagem para a vida já o resto do carro é que não sei!"
 
Caixa longa a pisar em 4ª às 1500rpm é normal que não saia logo, se tivesses manómetro até ias ver o manómetro a subir mas a pressão não é efetiva, o que sentes é a geometria a trancar e assim que consegue controlar o excesso de gases é quando o carro realmente sai para a frente, daí veres a bola de fumo que logo a seguir é limpa.

Quantos com turbos grandes vêm o manómetro a subir por ali acima sem que o carro esteja efetivamente a sair? Aposto que se pisares em 2ª às 1500rpm ele responde logo bem e com pressão efetiva.

Quanto à questão do binário que se fala aí, quando se coloca o pico de binário um pouco mais tarde é para que não andemos sempre a matar a embraiagem, porque como o Vasco disse e bem, não é por ter o binário máximo às 2000 ou às 3000rpm que ela não patina, a questão é que às 2000rpm andamos sempre ali e tantas vezes o cantaro vai à fonte que um dia acaba por partir, neste caso, tanto puxa ali pela embraiagem que mais cedo ela vai começar a patinar, se o binário máximo tiver mais tarde já é mais fácil controlar o seu uso.
Por exemplo uma pessoa que ande sempre fundo até pode ter o binário abusado logo ali às 2000rpm porque se andar sempre a fundo o carro anda sempre a cair em rotações elevadas e como tal a embraiagem pouco sofre, já os restantes elementos sofrem e bem. eheh

Resumindo, acho que tens o carro de saúde.

F@st obrigado pela explicação. =D>

AB
 
Podes desenvolver um pouco mais a tua opinião José? Fiquei curioso...

Claro,por exemplo os actuais 4 cilindros sobrealimentados Merc fazem bin máx desde as 1200 e 1250rpm.Otto óbviamente.

E tenho ideia de haver mais,fixei os Merc porque foram os primeiros a disponibilizarem-no tão cedo,mas tenho toda a ideia de já haver outros motores com uma disponibilidade semelhante,como o n54 BMW que já existe há uns anos e fazia-o ás 1500 rpm.

Básicamente,actualmente a vantagem dos diesel,reporta-se única e exclusivamente ao rendimento. ;)
 
E como é que num motor a gasolina se consegue obter um pico tão cedo? Vejo que são motores bi-turbo, tal como eu desconfiava, mas ainda assim estranho como é que mencionaste logo um motor a gasolina ao invés de a diesel, ainda que bi-turbo na mesma ;)
 
Expliquei da forma mais simples que consegui porque termos técnicos e teóricos é para os verdadeiros experts. Uma vez na GBS (casa de embraiagens em Setúbal) ouvi o dono a entregar um carro a um cliente e foi experimentar com ele como sempre para ver se estava do agrado dele. O dono do carro saiu logo numa ginja dos diabos, ao chegarem o Sr. da GBS perguntou-lhe se aquela era a condução habitual dele, o dono respondeu que sim, o da GBS: "então esteja descansado tem embraiagem para a vida já o resto do carro é que não sei!"

No meio disto tudo, vê lá se quando vieres visitar o Norte, me dás uma ligadela para irmos comer uma Francesinha ;)

Abraço
 
E como é que num motor a gasolina se consegue obter um pico tão cedo? Vejo que são motores bi-turbo, tal como eu desconfiava, mas ainda assim estranho como é que mencionaste logo um motor a gasolina ao invés de a diesel, ainda que bi-turbo na mesma ;)

Não,o unico que mencionei que é twin turbo é o BMW.

Os mercs são single turbo.

Arranjaram forma de os turbos spoolarem super cedo.É meio incrível eu sei,mas depois também tiraram 360 cavalos de um 2L de produção e ainda se dão ao luxo de cumprir emissões.COmo não sei,mas não sei eu e o todo poderoso criador do FSi e dos diesel de Le Mans,também me parece com algumas dificuldades em saber como.
 
Não,o unico que mencionei que é twin turbo é o BMW.

Os mercs são single turbo.

Arranjaram forma de os turbos spoolarem super cedo.É meio incrível eu sei,mas depois também tiraram 360 cavalos de um 2L de produção e ainda se dão ao luxo de cumprir emissões.COmo não sei,mas não sei eu e o todo poderoso criador do FSi e dos diesel de Le Mans,também me parece com algumas dificuldades em saber como.

Afinal parece ser algo fora do comum, até porque baralha um bocado a razão dos motores diesel vs otto.

Obrigado pelo esclarecimento José! Tou a ver que tenho de ir mais vezes à bomba com a malta dos Carvalhos ;)

Cumprimentos
 
Back
Top