Verdade ou Mito

Boas ppl!

A minha questão é a seguinte e espero que me consigam confirmar a veracidade desta "afirmação".

Muito ppl ja me disse que os carros com turbo gasolina ou gasóleo (no meu carro gasóleo) depois de uma viagem sobretudo em auto-estrada antes de desligar o carro se deve esperar uns segundo (entre 30 a 60) de modo a que as pás do turbo deixem de girar com tanta velocidade e ainda com o óleo a ser bombeado para o turbo devido ao motor estar em funcionamento, e que só depois desses segundo se deve desligar o carro, para k o turbo na fique a rodar em "seco".

É verdade ou é mito?!? A mim a explicação parece-me logica!
O especialistas que se pronunciem! :D

Abraço!
 
Ya, tb li isso numa revista ha uns tempos e faz toda a logica.

O mesmo se deve fazer antes de começar a andar. Não é necessário ficar parado com ele ligado, mas até akecer n se deve puxar mt por ele, para k todos os componentes do do motor e tubro estejam devida/ oleados e n trabalharem em seco. Mas isto ja devias saber :D

Abraço
 
mas tb é uma verdade que os tdis nao gostam de estar muito tempo ao relantim nem se deve.Foi o peixe que me venderam e explicaram-me pk mas nao me lembro a razao :)
 
O meu aquece o Oleo, se tiver 5 minutos ao relantim ( com o carro quente ) do que se for 5 minutos a 200.. :cool:

Independentemente de ser Turbo ou N/A, convém sempre esperar um pouquinho se for uma viagem grande, pó Oleo arrefecer um bocado. Sempre tive esse cuidado com todos os meus carros, e até hoje... Impec :)

Abraço!
 
mas tb é uma verdade que os tdis nao gostam de estar muito tempo ao relantim nem se deve.Foi o peixe que me venderam e explicaram-me pk mas nao me lembro a razao :)

tb ja me disseram isso...... :cool:


o meu mecanico sempre me xamou atençao pa deixar o carro uns segundos no relentim depois de uma viagem grande ou entao de uma viagem á "piloto":whistle: mesmo sendo ela pekena.... felizment sempre tive esse cuidado ainda nos tempos do clio 1.1..... :D
 
Outro dia vindo de viagem em auto estrada kuando sai do carro pus a mao em cima do capot pra ver se tava quente... Nepia podia la andar um bebe a gatinhar k n lhe acontecia nada! Noutra ocasiao saí de casa e andei 10 mincom o carro se tanto voltei a fzer o mm e o capot estava quente! Alguem sabe a explicação pra isto?
Ja me disseram tambem k o carro em auto estarada por vezes ate baixa ligeiramente a temperatura do motor uma vez k vai a levar com ar frio toda hora!

ABraço
 
Outro dia vindo de viagem em auto estrada kuando sai do carro pus a mao em cima do capot pra ver se tava quente... Nepia podia la andar um bebe a gatinhar k n lhe acontecia nada! Noutra ocasiao saí de casa e andei 10 mincom o carro se tanto voltei a fzer o mm e o capot estava quente! Alguem sabe a explicação pra isto?
Ja me disseram tambem k o carro em auto estarada por vezes ate baixa ligeiramente a temperatura do motor uma vez k vai a levar com ar frio toda hora!

ABraço

a razao pra isso é k em auto estrada o fluxo de ar k entra po compartmento do motor é mt maior e a maior velocidade, espalhando-s por todo o compartimento e baixando um pouko a temperatura.... :ideia: penso eu d k......
 
nao e nenhum mito mas sim uma realidade...!
eu faço-o sempre que acabo de fazer qualquer tipo de trajecto...
independemente de ser 20m a conduzir ou 3 horas faço-o sempre, pois
nao me custa nada e so "faz bem" lol
Abraco
 
Deixa ficar sempre a trabalhar um bocado.
Deves aguardar que o turbo arrefeça um pouco com o oleo em circulaçao senao seca o veio e este começa a ficar gripado acabando com o tempo por ganhar folgas ate partir.
 
Verdade tanto ao fim da viagem como no inicio, carro com turbo (especialmente o caracol) deves deixar aquecer o carro razoavelmente ate certa temperatura para o oleo chegar ao turbo.
os bronzes com tal rotaçao e sem boa lubrificação parece um torno a tirar limalha...lol:axe:
Quanto ao capô esperimenta viajar a 100/120 em auto-estrada sereno o ponteiro baixa concerteza, (ja queimei algumas e ja evitei algumas queimadelas de culaça) tipo transito danado tudo parado carro a aquecer em pleno Verao,toca a abrir a ventilação na temperatura max. e ele la se aguentou ( fui a tempo ).
Parabens pelo vosso forum.
 
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Verdade tanto ao fim da viagem como no inicio, carro com turbo (especialmente o caracol) deves deixar aquecer o carro razoavelmente ate certa temperatura para o oleo chegar ao turbo.
os bronzes com tal rotaçao e sem boa lubrificação parece um torno a tirar limalha...lol:axe:
Quanto ao capô esperimenta viajar a 100/120 em auto-estrada sereno o ponteiro baixa concerteza, (ja queimei algumas e ja evitei algumas queimadelas de culaça) tipo transito danado tudo parado carro a aquecer em pleno Verao,toca a abrir a ventilação na temperatura max. e ele la se aguentou ( fui a tempo ).
Parabens pelo vosso forum.

nao percebi essa parte???? :confused:
 
Ja tinha ouvido tambem a soufogem ligada no maximo a quente retira ar quente ao motor aliviando um pouco a carga termica k este tem k suportar
 
Ja tinha ouvido tambem a soufogem ligada no maximo a quente retira ar quente ao motor aliviando um pouco a carga termica k este tem k suportar

ui... nunca ouvi tal coisa.... mas s o carro aquece por tar parado no transito ao sol, ligares a soufagem no maximo deves ficar com uma sauna dentro do carro k é um espectaculo....:cool:

mas s for a ver as coisas bem vistas ate tem alguma logica......:rolleyes:
 
Ja tinha ouvido tambem a soufogem ligada no maximo a quente retira ar quente ao motor aliviando um pouco a carga termica k este tem k suportar

Inverte as fases das ventoinhas do motor, metes um comutador de fase:rir::rir::rir::rir::rir:.

Agora a sério,

Isso não vai fazer nada, pois o ar não é aquecido pelo motor mas pelo radiador da Chaufage.:weedman:
 
Mas ao retirar ar ao radiador nao ira fazer com que este tenha menos ar quente com que "lidar"?

Epá ya fica calor mas viro as grelhas dos ventiladores pra fora e abro a janela!

No ibiza nunca tive de fazer isso! mas tive uma Fiat Palio 1.2 k akilo akecia e bem... keimou 2 juntas da cebeça e kuando fazia ests truque o ponteiro da temperatura descia ligeiramente!! e atenção nao tou na tanga!!! :)
 
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