Vantagens de tubagens do IC em aluminio

com que justificaçao?
Ele deve saber mais alguma coisa e retraçao e expansao termica que eu.. que tenha visto o coeficiente de condução termica do aluminio e do inox varia em apenas 0.6w/m^2.

visto que o aluminio apresenta 0,8 e o inox 0,2 aproximadamente e tens uma parede no inox de cerca de 1,5mm e no aluminio nao menos que 2mm e a area de tranferencia termica é exactamente igual partindo do principio que estamos a comparar o mesmo circuito. vamos ter gradientes termicos praticamente iguais...
isto é, no comprimento da tubagem e na sua exposiçao a diferença de temperatura final seria o que? 2 3 5 graus?
penso que neste capitulo e como ja foi referido, o importante mesmo sera a exposiçao do ic e a sua orientaçao de bocais.
uma vez que sendo um permutador de fluxos funciona com convexao e nao com conduçao termica. as tubagens devem ter outra razao qq. eu ate gostava de saber qual. abr

Meu amigo, nenhum carro do rally usa inox, apenas alumínio, os carros de lemans usam alumínio, o CUPRA vem com tubagens de alumínio, o Bugati Venyon com 1001 cv's tem tubagens em titânio com alumínio ... conclusão é que os carros de competição usam todos o alumínio. Vai lá explicar essa tua conta aos engenheiros... :)
Abraço.
 
[FCS]alfamax;1060364 disse:
Meu amigo, nenhum carro do rally usa inox, apenas alumínio, os carros de lemans usam alumínio, o CUPRA vem com tubagens de alumínio, o Bugati Venyon com 1001 cv's tem tubagens em titânio com alumínio ... conclusão é que os carros de competição usam todos o alumínio. Vai lá explicar essa tua conta aos engenheiros... :)
Abraço.

calma amigo alfamax e tenta perceber o david.
ele disse que o aluminio e melhor.;)
apenas nao se justifica (pra nos) meter. fica mais economico o inox.;)
convem ler bem os posts pra nao haver mal entendidos.

abraços aos 2
 
Exacto, eu leio com bastante calma o que voces escrevem e quando nao percebo procuro uma explicaçao.
Não preciso de explicar a minha teoria a nenhum eng porque eu sou Eng Mecanico e sou capaz de perceber um bocado disto tal como todos os Eng mecanicos formados no ISEL que tem cadeiras importantes tal como Transmissao de Calor.
Quanto a tua resposta a unica coisa que posso dizer é que os modelos e carros que apresentaste não tao bem na classse de um sport 130(apesar de dizerem que é um aviao).
eu ate apresentei valores mesmo para evitar mal entendidos mas nao foi suficiente. ninguem pode ler ali que o inox é melhor...porque não ta la escrito!
E peço-te mais uma vez que fales com o teu mecanico para saber ao certo o porque de nao usar inox...
 
Exacto, eu leio com bastante calma o que voces escrevem e quando nao percebo procuro uma explicaçao.
Não preciso de explicar a minha teoria a nenhum eng porque eu sou Eng Mecanico e sou capaz de perceber um bocado disto tal como todos os Eng mecanicos formados no ISEL que tem cadeiras importantes tal como Transmissao de Calor.
Quanto a tua resposta a unica coisa que posso dizer é que os modelos e carros que apresentaste não tao bem na classse de um sport 130(apesar de dizerem que é um aviao).
eu ate apresentei valores mesmo para evitar mal entendidos mas nao foi suficiente. ninguem pode ler ali que o inox é melhor...porque não ta la escrito!
E peço-te mais uma vez que fales com o teu mecanico para saber ao certo o porque de nao usar inox...

bem falado amigo....
usa-se o inox pk e bem mais facil de trabalhar.
e muito, mas muito mais barato.
e as specs sao quase as mesmas, sendo o aluminio melhor claro esta...

abraços
 
ora boas.... aluminio pa tubagens de ic n é a melhor opçao, é bom condutor termico.... tens o problema de absorver o calor ke sai do motor e afins....
ja falei cm os IAC em relaçao a isso e n aprovam.... so sao boas por causa do
peso..... inox ias melhor servido
 
ora boas.... aluminio pa tubagens de ic n é a melhor opçao, é bom condutor termico.... tens o problema de absorver o calor ke sai do motor e afins....
ja falei cm os IAC em relaçao a isso e n aprovam.... so sao boas por causa do
peso..... inox ias melhor servido



agora vai tudo aos IAC..
os mens sao mesmo bons.
e por mim falo, nao os conhecia e agora nao quero outra coisa.

abraços
 
[FCS]alfamax;1059140 disse:
O mecanico que tenho aki agora veio dos ralis e se recusa a fazer tubagens em inox...

Rali Feijó - Laranjeiro - Dakar :finga:


PS: aproveita pra trocar as tuas e dp vê a diferença.

AbraÇo, óh zuca gay :kiss:
 
calma amigo alfamax e tenta perceber o david.
ele disse que o aluminio e melhor.;)
apenas nao se justifica (pra nos) meter. fica mais economico o inox.;)
convem ler bem os posts pra nao haver mal entendidos.

abraços aos 2

Eu percebi, tava a reinar com isso dos engenheiros...
O inox não fica mais economico, é o mesmo preço, aliás, arranjo alumínio mais barato que o inox e com qualidade. Volto a dizer que se não fosse vantagem os nossos ic's de origem vinham em inox e não em alumínio... é mais leve, esfria melhor o ar e é melhor condutor.
Se o valor é igual, pq não optar pelo melhor? Vais a net e todos os Kit's de tubagens de ic's que vendem é tudo em alumínio, não encontra nada em inox. Pra acabar, arranjo um Kit completo de tubagens em alumínio já com Ic's e tubos de silicone para o 1.8t por €250,00 ;)
Grande abraço.
 
[FCS]alfamax;1061103 disse:
Eu percebi, tava a reinar com isso dos engenheiros...
O inox não fica mais economico, é o mesmo preço, aliás, arranjo alumínio mais barato que o inox e com qualidade. Volto a dizer que se não fosse vantagem os nossos ic's de origem vinham em inox e não em alumínio... é mais leve, esfria melhor o ar e é melhor condutor.
Se o valor é igual, pq não optar pelo melhor? Vais a net e todos os Kit's de tubagens de ic's que vendem é tudo em alumínio, não encontra nada em inox. Pra acabar, arranjo um Kit completo de tubagens em alumínio já com Ic's e tubos de silicone para o 1.8t por €250,00 ;)
Grande abraço.


pra isso meto em inox amigo.
eu ja com ic, tubos e mao de obra fica por 150€.
e é muito mais facil de encontrar aluem que solde e trabalhe com inox do que com aluminio.
aluminio a primeira coisa que me disseram foi, cada solda que fizeres prepara uns 15€.:eek::eek:
nao digam que e o mesmo no inox pk nao e.

abraços
 
eu comprei electrodos 1,5 pa inox e 4 curvas de 90º , um tubo de 55mm diametro com 2 metros e uma boa dose de jeito e paciencia e voila. uma tubagem decente! mas nem todos tem jeito e paciencia eu compreendo. nao sei se voltaria a afzer o mesmo...alem de ser Eng Mecanico tenhoum particular gosto por mecanica e soldadura...
o pessoal da autorace viu e nao apontou falhas e como eles fazem boas preparaçoes, se houvesse um erro grave certamente seria apontado.
mais um facto, ja la vão mais de 15mil km e 0 probs.:D
 
Back
Top