Vantagens de tubagens do IC em aluminio

Em relaçao ao inox é mt identico...
A maior diferença esta no peso....

Acho que não é a isso que se refere na pergunta penso eu!!!:ideia:
Se a duvida são as vantagens em relação ás tubagens originais, plástico e borracha....
É uma questão de melhores pressões, um tubo de borracha dilata é flexivel e então com o calor pior ainda, se reparares quando aceleras vês os tubos de borracha dilatarem com a pressão!!!;)
Uma tubagem em inox ou aluminio elimina essas perdas de pressão, e faz com que o fluxo de ar se torne mais linear e constante!!
Mas aprova é um bom investimento na minha opinião;)
Cumpts
 
ok, estou encaminhado para o alumino....
ja agora, alguem aqui no forum que venda isso?
ou alguem que saiba dizer as medidas correctas,pode ser que consiga eu proprio fazer isso...:D
 
ok, estou encaminhado para o alumino....
ja agora, alguem aqui no forum que venda isso?
ou alguem que saiba dizer as medidas correctas,pode ser que consiga eu proprio fazer isso...:D

ha quem consiga montar um FMIC com aquelas tubagens universais que se encontram por ai a venda...;)
tudo depende da ''tola'' de quem vai meter as tubagens ao sitio.
pk sao tubos contados e nao tubos com fartura..;)

abraços
 
o aluminio é utilizado em várias situações como dissipador térmico

uma das vantagens é essa, quando aquece consegue dissipar muito melhor o calor do que muitos outros metais como o inox, que depois de quente custa a arrefecer, mas algo superior ao aluminium é mesmo o cobre, é considerado um dos melhores se nao o melhor dissipador termico, mas aí sim o valor das tubagens era algo de muito exagerado já pa nao falar no peso que aí perdia contra o aluminium e o inox
 
ha quem consiga montar um FMIC com aquelas tubagens universais que se encontram por ai a venda...;)
tudo depende da ''tola'' de quem vai meter as tubagens ao sitio.
pk sao tubos contados e nao tubos com fartura..;)

abraços

:D mas ha algum lugar onde possa saber as medidas angulos etc dos tubos?
posso estudar isso e ver se eu proprio consigo fazer, se souber os diametros, a espessura o comprimento e os angulos mais indicados...

ou nao:D
:ideia:
 
:D mas ha algum lugar onde possa saber as medidas angulos etc dos tubos?
posso estudar isso e ver se eu proprio consigo fazer, se souber os diametros, a espessura o comprimento e os angulos mais indicados...

ou nao:D
:ideia:

amigo.
nada como se inventar, os tubos mais aconselhados sao de 63mm.
a partir dai so tens de fazer o circuito com materiais identicos e depois ves os kits disponiveis no ebay por exemplo.
ve tb na secçao de trabalhos feito por patrocinadores, o user Jclaudio tem uns trabalhos impecs.
podes tirar ideias de como passar os tubos.

abraços
 
Acho que não é a isso que se refere na pergunta penso eu!!!:ideia:
Se a duvida são as vantagens em relação ás tubagens originais, plástico e borracha....
É uma questão de melhores pressões, um tubo de borracha dilata é flexivel e então com o calor pior ainda, se reparares quando aceleras vês os tubos de borracha dilatarem com a pressão!!!;)
Uma tubagem em inox ou aluminio elimina essas perdas de pressão, e faz com que o fluxo de ar se torne mais linear e constante!!
Mas aprova é um bom investimento na minha opinião;)
Cumpts


Pois, nao reparei que a comparaçao era com a tubagem original...
Mesmo assim, concordo com a tua opiniao...
O ideal é uma tubagem em aluminio pelo menor peso e melhor condutividade termica...
Em comparaçao com o inox, o aluminio ''deixa'' sair o calor do ar como tambem deixa aquecer o ar com o calor do motor... mas numa tubagem bem feita, nao ha tubos perto de fontes de calor....

Para as tais unioes que dilatam, existe o silicone que é mais resistente à deformaçao....
 
É tudo muito bonito.. Nao esquecer é que o motor treme 'que se farta'.

E tudo o que não dobra, parte.

:respect:

Quero com isto dizer que na minha opiniao convem sempre haver algo em borracha, a curva da admissao e a do turbo por exemplo para haver por onde ceder
 
o jorge sabe e ja viu, as minahs tubagens do meu FMIC foram feitas e projectadas por mim. nao tem qq tipo de problema, fiz em inox.
Eng Mecanico com alta capacidade inventiva e de projecçao ao dispor! :D
agr a serio, depois de ter estudado bem a coisa e ter visto o ic que comprei, peguei num perfil que tinha ca, fiz a curvas todas, medidas certas etc etc e escolhi o tubo de 55mm com 1.5 de parede e depois é so comprar o tubo e umas curvas de 90º, electrodos pa soldar inox e ta feito. levei 3 meses a encontrar tudo o que queria aos melhores preços mas dps disso foi rapido. montei o meu em 2 noites. e com caixinha para sensor map, nao é posto em paredes pois tangencialmente a vedaçao pode nao ser totalmente eficaz por isso fiz a caixa e acenta tal como de origem!:)
quem tiver duvidas ou precise de uma ajudinha diga que se tiver tempo terei todo o gosto em ajudar! abr
 
obrigado pessoal.....mas agora com isto tudo surge outra duvida. Qual o melhor IC para 6l 130?

A- cupra com bocais do mesmo lado

B- os que se vendem aqui no forum (que nao sei qual a medida mais indicada) com bocais em lados opostos.
 
bocais com lados opostos é mais eficaz.
cupra, é mais simples de montar.. tem menos complicaçao para passar os tubos.
em termos de eficacia nao sei se a diferença sera assim tanta uma vez que so tens reprogramaçao... acho que o do cupra seria uma boa escolha para ti.;)
 
O ideal é ele ter uma area maior possivel a apanhar o ar fresquinho e todo a mostra e com bocais opostos!! Existem os do Megane tambem!!
E com bocais opostos centrados tambem seria melhor!!

Abraço

;)
 
com que justificaçao?
Ele deve saber mais alguma coisa e retraçao e expansao termica que eu.. que tenha visto o coeficiente de condução termica do aluminio e do inox varia em apenas 0.6w/m^2.

visto que o aluminio apresenta 0,8 e o inox 0,2 aproximadamente e tens uma parede no inox de cerca de 1,5mm e no aluminio nao menos que 2mm e a area de tranferencia termica é exactamente igual partindo do principio que estamos a comparar o mesmo circuito. vamos ter gradientes termicos praticamente iguais...
isto é, no comprimento da tubagem e na sua exposiçao a diferença de temperatura final seria o que? 2 3 5 graus?
penso que neste capitulo e como ja foi referido, o importante mesmo sera a exposiçao do ic e a sua orientaçao de bocais.
uma vez que sendo um permutador de fluxos funciona com convexao e nao com conduçao termica. as tubagens devem ter outra razao qq. eu ate gostava de saber qual. abr
 
Back
Top