Vale a pena polir condutas da cabeça tdi?

o senhor Reynolds fez uma grande obra ( e sim ja estudei isso)..

Mas tambem ja tive de estudar escoamentos de ar nas condutas de admissao! e o diametro importa? sim!!! mas tambem importa a distancia das condutas até ao motor. E se aqui alguém me conseguir explicar por A+B que polir apenas as condutas ( de 15 ou 16 cm's) surte efeito, eu vou ja a correr fazer isso. Poderá notar se diferença em quem ja o fez, mas decerteza que quem se da ao trabalho de fazer tal coisa, tambem acompanha com turbo e novo mapa!

Nao sou melhor que ninguem! sozinhos nao sabemos nada e todos juntos sabemos tudo! nao estou aqui a gozar com ninguem nem a ofender ninguem..

Amigo o polir condutas que não é o termo certo para esta questão, pois isso realmente não é nada a não ser perder tempo.
O nome dessa Mod é Port and Polish que consiste basicamente na alargamento e alisamento das condutas de escape/admissão e sede de valvulas para melhorar o fluxo devido ao maior tempo de abertura das valvulas imposto por Cam's com maior lift.Ora ao haver mais fluxo gerado quanto mais rapido a transferencia do mesmo se fizer mais ganhos e menor carga termica irá haver.

Perguntas feitas pelo pessoal :

Trabalhar a cabeça vale a pena em Tdi's?
R:claro que sim pois mesmo que os ganhos sejam poucos irá dar mais saude ao motor.

Vale a pena trabalhar a cabeça no contexto de ganhos potencia vs investimento ?R:Tudo depende do hardwear que se aplicou,pk meter bicos race e trabalhar a cabeça pouco se irá notar,agora turbo grande e êmbolos com Cam logico que devia ser uma pratica comum devido a mais valia que pode trazer e a saude do motor.

Qualquer mecanico faz isso ou ate eu mesmo na garagem com amigos?
R: Cada um faz o que entende daquilo que é seu,um trabalho bem feito numa colassa deve ser feito por quem tem know How no assunto,ou em vez de ganhos esta a contribuir para mandar a cabeça para o lixo nos primeiros km que puxe pelo motor.

O que noto depois de uma cabeça bem trabalhada num carro full hardwear?
R:Melhor subida de regime,maior velocidade de ponta,menos egt's,mais potencia, melhor disponibilidade de binario.

Cumpts
 
certo.. eu ja levei muito na cabeça por causa de condutas de admissao.

Pensa comigo..o ar esta sempre a vir do turbo certo? certo..
a valvula abre e fecha certo? certo..
se o ar esta sempre a ser 'empurrado' para a valvula, a cada ciclo (2 voltas da cambota) ha alturas em que o ar vai bater na valvula e voltar para tras certo? certo..

Trabalhar a cabeça? isso sim vale a pena.
trabalhar o comprimento da admissao? bom!

Fazer isso tudo, turbo maior, cames, bomba, repro? uii muito melhor!!
agora isso tudo, boa suspensão, travoes, e cabecinha? 5 estrelas! :D

last question, vale a pena gastar rios de dinheiro a fazer isso tudo?

Peço desculpa ao dono do tópico pelo off topic, mas acho que uma discussão onde cada um diga o que sabe é melhor para todos, pois aprendemos!
 
certo.. eu ja levei muito na cabeça por causa de condutas de admissao.

Pensa comigo..o ar esta sempre a vir do turbo certo? certo..
a valvula abre e fecha certo? certo..
se o ar esta sempre a ser 'empurrado' para a valvula, a cada ciclo (2 voltas da cambota) ha alturas em que o ar vai bater na valvula e voltar para tras certo? certo..

Trabalhar a cabeça? isso sim vale a pena.
trabalhar o comprimento da admissao? bom!

Fazer isso tudo, turbo maior, cames, bomba, repro? uii muito melhor!!
agora isso tudo, boa suspensão, travoes, e cabecinha? 5 estrelas! :D

last question, vale a pena gastar rios de dinheiro a fazer isso tudo?

Peço desculpa ao dono do tópico pelo off topic, mas acho que uma discussão onde cada um diga o que sabe é melhor para todos, pois aprendemos!

Tas a vontade amigo, isto é informação que temos pouco no forum, e é sempre bom aprender, e não estas a fazer off topic, o contexto continua no mesmo, cabeça.
cumps:)
 
Meu amigo se faz sentido ou não o nome dado é dinamica de fluidos como já aqui foi dito se não sabes o que é temos pena...
Não vou perder mais tempo com isso se tens net para estares no forum tambem podes aprender existe muito material sobre o assunto na net.

Quanto ao assunto em causa aconselho vivamente o trabalhar da cabeça em motores Tdi especialmente se tiverem Cam com maior lift.

Cumpts

Não estamos a falar propriamente de dinâmica dos fluidos, é mais sobre motores térmicos. Podias ter respondido à minha pergunta porque agora fiquei na duvida.

E sei o que é dinâmica de fluidos, a cadeira está feita.
 
vou ser sincero se calhar era esse partilha de conhecimentos que faz falta a este forum sem duvidas, no meu caso lego na materia é sempre bom vir aqui ler comentários e diferentes opiniões, nao se trata de discussão mas sim troca de ideias!
gostei de ler
abraço
 
O caudal turbulento só faz sentido dentro do cilindro, onde é injectado o combustível, e o responsável por isso é o formato "arredondado" da própria válvula. Até o caudal de ar chegar à válvula, quanto mais laminar melhor.
 
Já que estamos numa analisar, aqui vão uns parametros que podem, ou nao, influenciar o rendimento.

Aquecimento do ar, perdas sónicas, a inercia do gás, o tal retorno à admissão que ja falei mais a cima, escoamento instacionário nos colectores e ainda perdas sonicas e perdas de carga.

tal como disseram em cima, se quiserem saber mais, na internet ha muita informaçao. não ha é quem a explique! lol
 
Já que estamos numa analisar, aqui vão uns parametros que podem, ou nao, influenciar o rendimento.

Aquecimento do ar, perdas sónicas, a inercia do gás, o tal retorno à admissão que ja falei mais a cima, escoamento instacionário nos colectores e ainda perdas sonicas e perdas de carga.

tal como disseram em cima, se quiserem saber mais, na internet ha muita informaçao. não ha é quem a explique! lol

Amigo de onde tiras te esses termos tambem lá tem as explicações:lol:

http://www.ufrrj.br/institutos/it/d...es_e_tratores/motores/Literatura/MotorIST.pdf

Boa leitura
 
eu tirei este termos das aulas -.-

Nao andei a pesquisar nada pela net..

Mas se quiseres posso arranjar te apontamentos de varias cadeiras so de motores. Em vez de artigos na internet ou post's em forum..
nao duvido da inteligencia de ninguem nem dos seus conhecimentos! mas se quiseres que te explique tudo o que vem nesse artigo, estas a vontade. nao so ja tive meses e meses de aulas disso como tambem tenho experiencia na area
 
eu tirei este termos das aulas -.-

Nao andei a pesquisar nada pela net..

Mas se quiseres posso arranjar te apontamentos de varias cadeiras so de motores. Em vez de artigos na internet ou post's em forum..
nao duvido da inteligencia de ninguem nem dos seus conhecimentos! mas se quiseres que te explique tudo o que vem nesse artigo, estas a vontade. nao so ja tive meses e meses de aulas disso como tambem tenho experiencia na area

Não duvido;-)
 
Um projeto de motor deve ser feito com pés e cabeça porque as as alterações complementam se umas as outras, para se atingir determinada potencia com o menor desgaste possível ,contribuindo para isso a maior redução possível de carga térmica.

Ora vejamos:
Quando se altera um turbo de origem lógico que se vai ter que rever o escape ,quando se coloca bicos PP ou Race tem que ser feita uma eletrônica,quando se necessita de mais gasoleo e a eletronica esta full mgr, tem que se colocar um êmbolo, quando já se tem isto tudo será necessário colocar uma Cam ,Ao colocar a Cam devem ser dimensionadas as condutas e sedes de válvulas assim como molas duplas e tuches mecânicas,Quando se quer fazer muita rotação com um êmbolo de 12mm tem que se colocar uma lift pump etc...etc...

O assunto deste tópico "Trabalhar a Cabeça" faz sempre sentido num seguimento das alterações de um projeto em que a ideia é fazer as coisas como deve ser,não interessa só os ganhos em CV e NM, mais sim a redução da carga térmica que é muito importante na saúde do motor.
 
boas vou tare a desenterrar isto....
o pessoal quais são o pernos que utilizam depois de trabalhar a colaça... metem os originais...
eh que ouvi falar nuns de marca arp...

cumps
 
Back
Top