vag-com: centralina sem comunicação

olá a todos, venho-vos contar um sucedido k aconteceu já a alguns dias.
o carro em kestão é um ibiza 1.9tdi 130cv de 2008 e o dono kiz fazer uma repro, então comprou algures na internet o galletto 1260 com softwares e maps, foi então k decidiu meter um mapa k vinha junto com o galletto e desde ai k o carro ñ traba-lha e a centralina ñ dá kalker tipo de comunicação, eu tenho o software vag-com e ao fazer o auto-scan diz-me "sem comunicação".
o k se pode fazer neste caso?
terá de levar centralina nova?
á alguma maneira de fazer reset pra repor os valores originais?

obs: ao ligar a chave a luz do anti-derrapagem fica sempre ligada
 
Last edited:
Boas man,

Eu tenho uma Galletto 1270 precisamente, e já me aconteceu parecido por incompatibilidade de mapas. Normalmente o carro não pega, mas voltando a meter o mapa original resulta.

Da vez em que não consegui voltar a meter mapa por impossibilidades de comunicação, num Focus 1.6 tddi, ele funcionava bem, mas aparecia sempre "Erro de motor". Levou-se o carro à marca, fez-se um update de software, pagou-se 50€ (essa foi a parte mais dolorosa) e ficou a funcionar impecável outra vez.

Agora conselho: nunca se deve meter mapas que não são do carro, mesmo sendo de modelos iguais há diferenças nas centralinas, e na forma como os mapas estão organizados. Já fiz esse erro umas vezes, e depois de 2 sustos grandes (um era injectores desprogramados e o carro não acelerava, o outro nem ligava), jurei para nunca mais. Portanto antes de meteres o mapa, confirma se é do carro (se quiseres manda PM e eu digo-te como) e se for, podes meter.
 
Boas man,

Eu tenho uma Galletto 1270 precisamente, e já me aconteceu parecido por incompatibilidade de mapas. Normalmente o carro não pega, mas voltando a meter o mapa original resulta.

Da vez em que não consegui voltar a meter mapa por impossibilidades de comunicação, num Focus 1.6 tddi, ele funcionava bem, mas aparecia sempre "Erro de motor". Levou-se o carro à marca, fez-se um update de software, pagou-se 50€ (essa foi a parte mais dolorosa) e ficou a funcionar impecável outra vez.

Agora conselho: nunca se deve meter mapas que não são do carro, mesmo sendo de modelos iguais há diferenças nas centralinas, e na forma como os mapas estão organizados. Já fiz esse erro umas vezes, e depois de 2 sustos grandes (um era injectores desprogramados e o carro não acelerava, o outro nem ligava), jurei para nunca mais. Portanto antes de meteres o mapa, confirma se é do carro (se quiseres manda PM e eu digo-te como) e se for, podes meter.

pois foi precisamente o k aconteu, ele meteu o mapa (ñ adequado) e agora o carro nem liga. eu tentei ligar o vag-com para apagar os erros e nada, diz-me "sem comunicação", ele tenta pôr o mapa original com galletto 1260 e o programa crash, fazendo o led do cabo mudar de cor constantemente...
 
Pronto, em principio a centralina terá bloqueado. Das duas uma: ou vais à marca e os gajos com o update de software resolvem o problema (teoricamente), ou, existe por ai malta que desbloqueia as centralinas... Penso que há software adequado para tal...

O que me aconteceu uma vez, foi num Astra se não me engano, eu experimentei um mapa diferente, mas a meio do upload ligou a ventoinha do carro (não me perguntes porquê, estava desligado) e nunca mais. Nem ligava, nem dava pa fazer upload do mapa original nem ligar a maquina de diagnostico, nada.

Já foi há muito tempo, mas acho que o que se fez na altura, foi desligar os cabos da bateria durante uma hora ou o que foi, voltou-se a ligar, na mesma. E depois acho que se desligou os cabos, fez-se curto circuito entre eles (desligados da bateria claro), voltou-se a montar... Só então já deu para ligar a máquina de diagnóstico, apagar os erros, e depois deu para fazer upload do mapa original do carro.
Penso que foi algo do estilo, ou então a máquina de diagnóstico dava para fazer reset à centralina, sinceramente não me lembro da parte da máquina de diagnóstico :S, mas sei que depois voltou tudo ao normal.
 
Já foi há muito tempo, mas acho que o que se fez na altura, foi desligar os cabos da bateria durante uma hora ou o que foi, voltou-se a ligar, na mesma. E depois acho que se desligou os cabos, fez-se curto circuito entre eles (desligados da bateria claro), voltou-se a montar... Só então já deu para ligar a máquina de diagnóstico, apagar os erros, e depois deu para fazer upload do mapa original do carro.
Penso que foi algo do estilo, ou então a máquina de diagnóstico dava para fazer reset à centralina, sinceramente não me lembro da parte da máquina de diagnóstico :S, mas sei que depois voltou tudo ao normal.

isso tb experimentamos fazer e o resultado foi o mesmo... nada. vou-lhe dizer pra tentar mais uma vez pra ver se resulta.
obrigado pela ajuda. obrigado Ryo ;)
 
será k este software ECUsafe 2.0.0.0 me ajudará?

já tenho o software mas ñ tenho o cabo, será k funciona com algum dos k temos?
 
isso tb experimentamos fazer e o resultado foi o mesmo... nada. vou-lhe dizer pra tentar mais uma vez pra ver se resulta.
obrigado pela ajuda. obrigado Ryo ;)

Boas!

Agora a solução é fazer o recovery da centralina, e não é a desligar os cabos da bateria que isso lá vai!
Ou tens uma ferramenta que faça recovery por obd, ou então tens de sacar a centralina fora, e gravar a flash com o software original!

Não caiam no erro de carregar ficheiros desses cd's, acredita que o menos mal foi o carro não pegar, esses ficheiros não têm nada de bem feito!

Abraços
 
Boas!

Agora a solução é fazer o recovery da centralina, e não é a desligar os cabos da bateria que isso lá vai!
Ou tens uma ferramenta que faça recovery por obd, ou então tens de sacar a centralina fora, e gravar a flash com o software original!

Não caiam no erro de carregar ficheiros desses cd's, acredita que o menos mal foi o carro não pegar, esses ficheiros não têm nada de bem feito!

Abraços

obrigado pelo conselho mas desta ele já aprendeu.
k ferramenta aconcelhas pra dazer o recovery?
ECU 2.0.0.0 este dá?

obrigado pela ajuda
 
obrigado mesmo, pela ajuda mas o carro encontra-se na suiça.

no caso KWP2000 como seria?
era só fazer downloads do ficheiro original?
com o KWP2000 as centralinas bloqueadas deixam aceder?

obrigado

eu penso que sim e so carregar o file original que ja deixa aceder
abraco
 
Boas pessoal,
então é assim, comprei o ta kwp2000 e... nada! "NO COMUNICATION"
depois de tantas tentativas, seja com o kwp, galletto e vag-com enviei o carro para a seat com o pedido pra fazem o update da centralina, a ver se é desta.

amanha já vos digo o k eles me dizem.
Obrigado a todos k me ajudaram
 
Boas pessoal,
então é assim, comprei o ta kwp2000 e... nada! "NO COMUNICATION"
depois de tantas tentativas, seja com o kwp, galletto e vag-com enviei o carro para a seat com o pedido pra fazem o update da centralina, a ver se é desta.

amanha já vos digo o k eles me dizem.
Obrigado a todos k me ajudaram

Tentaste escrever por k-line? Ou até mesmo retirar a centralina e fazer o recovery da memória?!
Na minha opinião é uma estupidez teres mandado o carro para a seat, enviavas-me a centralina para cá que eu resolvia-te isso rapidamente, e de certo bem mais barato que na Seat aí na Suiça..!!

De qualquer forma espero que se resolva pelo melhor, qualquer coisa dispõe!

Abraço
 
ficheiros marados desses dvds malucos sempre foram mt criticados,incrivel como ainda ha pessoal que nunca ouviu flr disto...
checksum incorrecto ou valores astronomicos dos mapas ou files que nd tem a ver c o hardware e software da centralina.
esperemos q la na seat te resolvam o problema ;)
 
Tentaste escrever por k-line? Ou até mesmo retirar a centralina e fazer o recovery da memória?!
Na minha opinião é uma estupidez teres mandado o carro para a seat, enviavas-me a centralina para cá que eu resolvia-te isso rapidamente, e de certo bem mais barato que na Seat aí na Suiça..!!

De qualquer forma espero que se resolva pelo melhor, qualquer coisa dispõe!

Abraço

Obrigado pela ajuda, mas o dono ñ kiz...
ele antes preferio k o carro fosse pra seat.

Obrigado
 
Back
Top