turbo num D

boas estava a pensar em vitaminar o meu D, mas nao sei que turbo ei de por, falaram me no turbo do golf 1.6gtd a fazer cerca de 0.5bar, e sera' que e so colocar o turbo(com os colectores do gtd)?
ou ha turbos melhores relaçao preço/performence,

aos entididos no assunto, uma ajudinha sff

espero nao ser repost
 
primeiro tens de ver se no teu bloco diz "d/td" , caso tiver, podes meter um turbo á vontade sem te dar problemas, e esse turbo pode ser por exemplo, o do 1.9 TD
 
boas estava a pensar em vitaminar o meu D, mas nao sei que turbo ei de por, falaram me no turbo do golf 1.6gtd a fazer cerca de 0.5bar, e sera' que e so colocar o turbo(com os colectores do gtd)?
ou ha turbos melhores relaçao preço/performence,

aos entididos no assunto, uma ajudinha sff

espero nao ser repost

De momento não tenho muito tempo amigo, mas mais logo ponho-te aqui muitas informações sobre isso ;-)
 
opah es um cansado, ja te explikei como fazes e alias ja te mostrei a minha D turbinada... tao pouco vi se o bloco dizia D/TD e andava com akilo a fazer 1.2bar e ainda rola como viste
 
Vou te mostrar uma PM que enviei à pouco tempo para um user aqui do fórum e já ficas a entender tudo acho eu amigo...



qual o material que preciso numa 1ª fase?? turbo + colector (se arranjar o colector da tdi é só chegar e por ao sitio, certo? e o turbo, qualquer um dá para aplicar no colector??também não vou por um monstro, talvez um VNT15...), e um IC (aqui um universal, ou de qualquer marca dará, certo?) depois preciso de fazer o buraco no carter e está feito certo?não preciso logo de trocar a bomba injectora nem nada?

Vamos por partes, para colector de escape podes utilizar o do TDi (90 ou GTTDI) ou do TD/Golf GTD (são iguais) qualquer um destes aperta lá... Os turbos vai depender do colector que usares para apertarem directamente ou não! é assim o colector do TD/GTD tem uma falange em forma de trapézio assim:
images


E o do TDi em forma de triângulo assim:
images


Para apertar directo o turbo tem que ter o mesmo "encaixe" do colector, ou seja, se usares colector do tdi podes usar os turbos que vêm nos TDi's (GT 15 da tdi de 90 (fixo) e VNT15 da gttdi (variavel), ou o 1749V do 6k2 de 110) desde que tenha a mesma falange para apertar directo no colector, caso uses o colector GTD tens que usar os turbos da ibiza TD/Golfs GTD (kkk k03, kkk k14, kkk k24, Garrett T2, Garrett T3) em relação a estes turbos se precisares de mais informações depois falamos senão nunca mais saio daqui :D

Isto são as opções directas, depois podes cortar falanges e soldar uma falange diferente num turbo, soldar o turbo directamente ao colector, etc, etc, mas aí já é mais trabalhoso e por consequência mais dispendioso, mas para o tipo de projecto que queres (tal como o meu) não se justifica ;-)

Não te esqueças também que precisas de colector de admissão também ;-) Eu vou utilizar este:

img0266fs.jpg


Que tem a vantagem daquele bocal em cima ser amovivel, ou seja, é so desapertar dois parafusos e virá-lo para o lado que me der mais jeito ;-)

O IC podes utilizar o da GTTDI com tubagens de origem, se for com colectores TDi encaixa direitinho, se for com colectores GTD tem que levar uma pequena adaptação, mas nada de especial ;-) Podes também optar por um frontal universal, mas aí já tem que ser tudo feito à medida, desde suportes às tubagens...

Depois tens que fazer o tal buraco no cárter para escoar o óleo do turbo, mas também vais ter que fazer um furo na cena do filtro de óleo (falta-me o nome) é aquela peça que aperta ao bloco e onde se aperta o filtro de óleo tas a ver? Daí é que vai sair o óleo para alimentar o turbo! Como deves calcular portanto, além do turbo vais precisar também da linha de óleo do mesmo, ou então mandar fazer uma com os encaixes próprios para o turbo...

Vais precisar também de tratar do escape! Das duas uma, ou fazes linha completa desde o turbo com uma largura já mais apetecível com ou sem panelas à tua escolha :p ou então, para ser mais económico ao inicio, deixar estar a linha de origem, e mandas fazer só aquele bocadinho desde o flexivel de escape até ao turbo!

depois numa fase posterior é que posso trocar a bomba, e mudar bicos para ficar tudo Ok, ou ainda é preciso mais alguma coisa??

A bomba e os injectores podes deixar para mais tarde sim, se calhar não vais ter logo o rendimento total, mas já vai dando para perder o tesão :D
 
nao estou muito dentro deste assunto mas ha pessoal a por os 1749v


CUMP
esse turbo é bom para as D.
com esse turbo das vp tdi110 ainda ficas com mais power que as tdi110 stock, mas eu punha-lhe um FMIC também.
quanto ao bloco dizer D/TD isso tem a ver com os injetores de oleo apontados diagonalmente para a base e lateral dos pistons e obviamente os que têm D/TD tornam-se mais fiaveis para turbinar. isso não quer dizer que não possas turbinar os outros, até porque se pesquisares um bocado em foruns estrangeiros encontras carros a fazer mais de 200cv com bloco 1Y.
cumps
 
esse turbo é bom para as D.
com esse turbo das vp tdi110 ainda ficas com mais power que as tdi110 stock, mas eu punha-lhe um FMIC também.
quanto ao bloco dizer D/TD isso tem a ver com os injetores de oleo apontados diagonalmente para a base e lateral dos pistons e obviamente os que têm D/TD tornam-se mais fiaveis para turbinar. isso não quer dizer que não possas turbinar os outros, até porque se pesquisares um bocado em foruns estrangeiros encontras carros a fazer mais de 200cv com bloco 1Y.
cumps

fds tava a ver ke na vinhas aki dizer nada =PPP lol ganda prof abraçada
 
eu tenho um T2
e ja nao falta muito para estar no sitio:D:D
so me falta o IC gt tdi com tubagens
se alguem tiver para venda k dê uma apitadela
 
pessoal desde ja muito obrigado pelas respostas em tao pouco tempo(e por isso que gosto do nosso forum XD)
o meu motor diz 1Y, tambem da para turbinar, so que nao e' tao bom ne?, esse buracos que temos de fazer no bloco e' algo que se faz em casa ou precisa de ir a um torneiro?
mais ou menos quanto fica uma brincadeira dessas? eu a montagem fasso em casa que o meu pai percebe bem de mecanica e ja lhe dou uns toques..
 
fds tava a ver ke na vinhas aki dizer nada =PPP lol ganda prof abraçada
abraço amigo, já te enviei o contacto ;)

pessoal desde ja muito obrigado pelas respostas em tao pouco tempo(e por isso que gosto do nosso forum XD)
o meu motor diz 1Y, tambem da para turbinar, so que nao e' tao bom ne?, esse buracos que temos de fazer no bloco e' algo que se faz em casa ou precisa de ir a um torneiro?
mais ou menos quanto fica uma brincadeira dessas? eu a montagem fasso em casa que o meu pai percebe bem de mecanica e ja lhe dou uns toques..
1Y é bom para turbinar...
alguém aqui disse para fazer um buraco no bloco???
cumps
 
primeiro tens de ver se no teu bloco diz "d/td" , caso tiver, podes meter um turbo á vontade sem te dar problemas, e esse turbo pode ser por exemplo, o do 1.9 TD

Não é bem assim.
Um daqui do forum ja mandou dois motores po galheto com a brincadeira.
D é D TDi é TDi mas são escolhas.
 
Não é bem assim.
Um daqui do forum ja mandou dois motores po galheto com a brincadeira.
D é D TDi é TDi mas são escolhas.

Depende do estado do motor, depende da montagem, depende do tratamento, depende do pé, depende de muita coisa :p conheço um TD que andou com um 1749VC e deitou primeiro o turbo do que o motor :D

Mas que TDi é outro campeonato disso não há duvidas ;-)
 
Back
Top