turbo geo variavel para fixa

Acredito que um PD 1.9 encha um 3071r as 4k rpm...não tenho em mente o grafico de caudais desse turbo mas assim de cabeça as 4k rpm com injeção race 783 deves conseguir air flow suficiente para fazer isso andar pra frente. atenção que esse turbo funciona com wastegate separada, e o caracol quente é vendido à parte, se vais comprar usado, informa-te do caracol que vem, pode influenciar no comportamento do turbo ;)
Wastegate nem deves precisar de comprar...lol...afinal de contas, os gases que o motor vai produzir mal vão chegar para encher o turbo quanto mais desperdiçá-los :lol:

De qualquer maneira é uma má compra amigo...não te esqueças que potencia até tarde não é uma característica dos PD's ;) supõe que consegues encher o turbo razoavelmente as 4k, vais ter 1000rpm de potencia...isto em 4ª 5ªa e 6ª pq 3ª é pra esquecer q o motor não leva carga suficiente pra encher isso...resumindo vais ter uma nuvem negra atraz de ti e o andamento apesar de poder eventualmente ficar bruto não sei até que ponto a funcionalidade compensa o investimento...mas isto sou eu...
amanha já te dou informações mais detalhadas desse turbo, neste momento não tenho acesso a isso.
vai dando novidades a malta, até que tenho curiosidade nesse projecto :D
abraço
 
Last edited:
ja tens um bom turbo se keres turbo pra durar e boas potencias aplica os vklr como ja foi referido....um 30 so pra carros a gasolina k enxe bem isso
 
Estou como o Ruben_GTTDi! Há uma probabilidade +/- reduzida de isso ficar com uma boa jarda, mas uma coisa é certa: isso deve ser inédito e um projecto que ninguém tentou, se avançares terá certamente o meu acompanhamento pois estou beeeem curioso!
 
Estou como o Ruben_GTTDi! Há uma probabilidade +/- reduzida de isso ficar com uma boa jarda, mas uma coisa é certa: isso deve ser inédito e um projecto que ninguém tentou, se avançares terá certamente o meu acompanhamento pois estou beeeem curioso!

Eu também estou :D
O problema é que esse turbo é vendido com o caracol quente separado, e depois escolhe-se o que melhor se adqua, e há 9 diferentes! 6 com falange T3 sendo que são 3 com saída 4 parafusos e 3 com saída "V-Band" e 3 com falange T4 e saída "V-Band", dentro dos T3 tens A/R's de 0.63, 0.82 e 1.06! e nos T4 igual...agora se vais comprar o turbo usado Tens De Saber estas informações, senão de que te adianta estar a comprar um 3071 com escape de A/R 1.06 se nunca na vida vais encher isso com um bloco diesel de 1,9 litros? e mesmo que fosse um de 0.63, não achas melhor meter um 2260VKLR e aplicares uma compressora MFS de 71mm? e digo isto porque? ora tens rolamentos a mesma, são lubrificados por óleo e refrigerados por água a mesma, logo vais ter de inventar tanto para um como para outra, tens na mesma uma compressora de 71mm, e no 2260 (que vai passar a ser 2271) vais ter a vantagem de um caracol de escape ligeiramente mais pequeno mas que te garante a expulsão dos gases da compressora de 71mm com uma eficiencia aceitavel e tens Geometria Variável de 3ª geração ou seja por volta das 2800 tens o turbo cheio com injeçaõ race 783!
Isto é a minha opiniao, O maximo que inventava com esse turbo era para um Bi-Turbo, se fosse o de escape A/R 0.63 arranjavas um T25 ou mesmo um variavel tipo 1749V/VA/VB e inventava com isso se bem que mesmo assim é um pouco grande talvez aprovasse melhor o 2860r...penso eu de que...
Deixo aqui um grafico retirado da pagina da garret, só para verem a diferença dos caracois de escape dos 3 A/R's disponiveis:

http://www.turbobygarrett.com/turbo.../turbogroup/performance_maps/GT3071R_turb.jpg

Só para teres uma ideia, um GT2252 de geometria convencional atinge a eficiencia maxima com um caudal de gases de escape na ordem dos 12-13 lb/min , aí no 3071, mesmo com o caracol de escape mais pequeno a eficiencia maxima é atingida com caudais na ordem dos 20 lb/min! Não te queria desiludir, se tiveres oportunidade de experimentar, as vezes na pratica as coisas são diferentes (a maior parte das vezes são) mas com valores tão descrepantes não sei até que ponto isso vai ficar engraçado amigo...Se o caracol de escape não for o de A/R 0.63 então é melhor esqueceres mesmo amigo :(

vai dando noticias, quero ver progressos disso ;)
 
Last edited:
Bom Turbo , agora depende da rotação que o teu motor consegue fazer , se for para trabalhar entre as 4500 e as 7800 aprova bem ;)
 
Eu também estou :D
O problema é que esse turbo é vendido com o caracol quente separado, e depois escolhe-se o que melhor se adqua, e há 9 diferentes! 6 com falange T3 sendo que são 3 com saída 4 parafusos e 3 com saída "V-Band" e 3 com falange T4 e saída "V-Band", dentro dos T3 tens A/R's de 0.63, 0.82 e 1.06! e nos T4 igual...agora se vais comprar o turbo usado Tens De Saber estas informações, senão de que te adianta estar a comprar um 3071 com escape de A/R 1.06 se nunca na vida vais encher isso com um bloco diesel de 1,9 litros? e mesmo que fosse um de 0.63, não achas melhor meter um 2260VKLR e aplicares uma compressora MFS de 71mm? e digo isto porque? ora tens rolamentos a mesma, são lubrificados por óleo e refrigerados por água a mesma, logo vais ter de inventar tanto para um como para outra, tens na mesma uma compressora de 71mm, e no 2260 (que vai passar a ser 2271) vais ter a vantagem de um caracol de escape ligeiramente mais pequeno mas que te garante a expulsão dos gases da compressora de 71mm com uma eficiencia aceitavel e tens Geometria Variável de 3ª geração ou seja por volta das 2800 tens o turbo cheio com injeçaõ race 783!
Isto é a minha opiniao, O maximo que inventava com esse turbo era para um Bi-Turbo, se fosse o de escape A/R 0.63 arranjavas um T25 ou mesmo um variavel tipo 1749V/VA/VB e inventava com isso se bem que mesmo assim é um pouco grande talvez aprovasse melhor o 2860r...penso eu de que...
Deixo aqui um grafico retirado da pagina da garret, só para verem a diferença dos caracois de escape dos 3 A/R's disponiveis:

http://www.turbobygarrett.com/turbo.../turbogroup/performance_maps/GT3071R_turb.jpg

Só para teres uma ideia, um GT2252 de geometria convencional atinge a eficiencia maxima com um caudal de gases de escape na ordem dos 12-13 lb/min , aí no 3071, mesmo com o caracol de escape mais pequeno a eficiencia maxima é atingida com caudais na ordem dos 20 lb/min! Não te queria desiludir, se tiveres oportunidade de experimentar, as vezes na pratica as coisas são diferentes (a maior parte das vezes são) mas com valores tão descrepantes não sei até que ponto isso vai ficar engraçado amigo...Se o caracol de escape não for o de A/R 0.63 então é melhor esqueceres mesmo amigo :(

vai dando noticias, quero ver progressos disso ;)

A fisica e matematica sao ciencias exactas que nao falham , se existe o flowchart do turbo so o vao montar para gastar dinheiro porque nao vai funcionar ;)
 
A fisica e matematica sao ciencias exactas que nao falham , se existe o flowchart do turbo so o vao montar para gastar dinheiro porque nao vai funcionar ;)

Era precisamente aí que eu queria chegar amigo, mas acho que já entendeste isso, eu só não gosto é de deitar a baixo as ideias dos outros...limito-me a dar a minha opinião, se fosse eu não fazia isto, depois de ver o grafico e mesmo o flow chart para mim está mais que provado que não vai funcionar, mesmo com o caracol pequeno de A/R 0.63...mas até que era uma experiencia engraçada, se o dono tiver hipotese de experimentar o turbo sem ter de o "comprar" mas isso cada um sabe de si...
abraçada
 
tira essa ideia da cabeça.

Se fosse num carro a gasolina tudo bem, agora a diesel nunca chegar a ter partido nenhum disso.

Passa alem da trabalheira que ira da para o meter ai, fazes muito pouca rotaçao e nao é para esse tipo de motor.
 
tira essa ideia da cabeça.

Se fosse num carro a gasolina tudo bem, agora a diesel nunca chegar a ter partido nenhum disso.

Passa alem da trabalheira que ira da para o meter ai, fazes muito pouca rotaçao e nao é para esse tipo de motor.

O problema não é o tipo de motor, o problema é mesmo que o motor dele mesmo com injecçao race 783 e suponhamos as 5k rpm não produz gases de escape suficientes para fazer com que a turbina gira a rotação passível de fazer pressão consideravel...Trocando por miúdos: É um Turbo muito Grande para este motor...Claro que num carro a gasolina da mesma cilindrada a história podia ser diferente, mas mesmo assim se falassemos por exemplo do motor VW 1.8 20v Seria mesmo assim um pouco grande, ficando com uma faixa de potencia relativamente curta, Mas dá, existem projectos de motor VW 1.8T com esse turbo, claro que convem o motor estar preparado para fazer pelo menos as 8k rpm...Penso eu de que...:rolleyes:
abraçada
 
Após a explicação detalhada do Rúben (obrigado!), percebe-se que as melhores opções que tens são: eventualmente testar o turbo se vier com a A/R 0.63 ou não avançar com esse projecto.

Ainda assim, caso tenhas hipótese de o fazer (leia-se, folga financeira para testar e, se não correr bem, mudar de setup com facilidade) era muito interessante! Até porque como já disseram, nem sempre a teoria corresponde exactamente à prática, embora aqui seja quase certo que esse turbo não há-de mostrar metade do potencial que tem...
 
Após a explicação detalhada do Rúben (obrigado!), percebe-se que as melhores opções que tens são: eventualmente testar o turbo se vier com a A/R 0.63 ou não avançar com esse projecto.

Ainda assim, caso tenhas hipótese de o fazer (leia-se, folga financeira para testar e, se não correr bem, mudar de setup com facilidade) era muito interessante! Até porque como já disseram, nem sempre a teoria corresponde exactamente à prática, embora aqui seja quase certo que esse turbo não há-de mostrar metade do potencial que tem...

Se o turbo fosse dele (tipo tivesse pra la encostado) ou lho emprestassem para experimentar, porque não? é mais uma experiencia...o meu pai tem uma ford transit toda podre e uma vez arranjaram-me um turbo de um camião IVECO, era um BorgWarner (salvo erro um 4088, de um motor diesel de 12,5 litros e 320cv) A/R 0.65 mas era enorme, ora toca a espetar com ele na transit :lol: resultado? carrinha ao corte com debito na bomba e pressão :rolleyes: ficou em casa LOOL, mas pronto, passou-se assim umas tardes de trabalho e no fim deu pa sacar uns pioes e rir até nao poder mais q o turbo mal rodava...era só fumo lool
:rir::rir::rir:

Agora um 3071 num PD 1.9? pode não aprovar e tudo mais pronto isso já se discutiu...mas se aprovasse :twisted: saiam da frente que vai canhao! hahaha
 
Num 1,8t o gt3071 funciona bem nao sei que contas fizes te :( .

abraco
O 1.8T é um motor com uma margem de evolução muito grande, eu não fiz contas amigo, ( tentei lembrar-me assim de cabeça do fluxo de saída de um 1,8l e mandei um pouco o barro à parede...) Agora eu estava era a referir-me ao 1.8T com o material stock...ora com o material stock (injecçao pelo menos) não funciona muito bem, funciona sim, muito bem não, agora podes meter injectores até sei lá 850...1000cc naquilo? mais até, é ao gosto do freguês, depende da panca :D o céu é o limite, haja €€ e Tempo para carregar aquilo, até já vi um com internos stock (e mantendo os 1,8l) com um Precision 6262 e as 5k já levava 1.4bar! falta saber é o resto do material a nível de injeção pelo menos... pressão maxima de 2.2 bar as 7k salvo erro, claro que ao fim da experiencia, com internos stock não ha milagres...bronzes e capas de bielas tudo num *******, tinha mais de 2mm de folga nalguns...lol...se fores ao youtube encontras facil o vídeo, é um Golf ;)
abraço
 
Last edited:
BOAS MALTA, só pude vir agora aqui, esse turbo está montado num fiat coupe de um amigo meu! O negócio não é certo, eu precisava de opiniões de quem parecebe-se disto, o meu amigo tinha um 28rs e diz que com o 30 consegue ter turbo um pouco mais cedo, a diferença é no caracol frio, porque na quente pouco muda! Eu só vou para a frente com esta idéia se tiver quase a certeza quee aprova, e se dá pra por geo fixa! Falamos todos do turbo, mas falta sabr se dá pra por isto a trabalhar com geo fíxa. Abraço e obrigado
a todos =)
 
Last edited:
BOAS MALTA, só pude vir agora aqui, esse turbo está montado num fiat coupe de um amigo meu! O negócio não é certo, eu precisava de opiniões de quem parecebe-se disto, o meu amigo tinha um 28rs e diz que com o 30 consegue ter turbo um pouco mais cedo, a diferença é no caracol frio, porque na quente pouco muda! Eu só vou para a frente com esta idéia se tiver quase a certeza quee aprova, e se dá pra por geo fixa! Falamos todos do turbo, mas falta sabr se dá pra por isto a trabalhar com geo fíxa. Abraço e obrigado
a todos =)

Aconselha-te com um entendido em turbos ;)
 
O problema não é o tipo de motor, o problema é mesmo que o motor dele mesmo com injecçao race 783 e suponhamos as 5k rpm não produz gases de escape suficientes para fazer com que a turbina gira a rotação passível de fazer pressão consideravel...Trocando por miúdos: É um Turbo muito Grande para este motor...Claro que num carro a gasolina da mesma cilindrada a história podia ser diferente, mas mesmo assim se falassemos por exemplo do motor VW 1.8 20v Seria mesmo assim um pouco grande, ficando com uma faixa de potencia relativamente curta, Mas dá, existem projectos de motor VW 1.8T com esse turbo, claro que convem o motor estar preparado para fazer pelo menos as 8k rpm...Penso eu de que...:rolleyes:
abraçada

Boas amigo. por acaso tenho um colega meu que tem um a3 1.8t com um gt28rs e aprova muito bem. agora gt30 nao faço ideia..
 
Amigo para geo convencional dá sempre, basta meter o turbo e pronto, deixas a n75 lá a fazer feitio ;) atençao que esse turbo leva wastegate separada, tens de comprar uma ou ficar com a do teu amigo não sei la o teu negocio...atençao q o fiat pode ser o 2.0 de 5cyl, claro que enche bem, falta saber se quando ele trocou de turbo trocou também mais alguma coisa ;)...de qualquer maneira continuo sem entender essa tua obcessão em meter geometria convencional, se tens um motor a diesel em que as EGT's são baixas o suficiente mapa meteres geometria variável, porque não aproveitar? Não te esqueças que tens turbos de geometria variável maiores e melhores que o teu gt2359 ;)
Eu ia para um GTB2260VKLR com compressora de 71 (passa a ser um 2271) tens compressora de 71 a mesma, rolamentos a mesma, refrigeração por água a mesma, com a vantagem de um caracol de escape mais pequeno e geometria variável...para o bloco 1.9 diesel não me vem a cabeça nada mais agradável...
abraço
 
Na minha opiniao 2260vk audi ou bmw com compressor mfs grande. Para que desperdiçar binário num TDI se o engraçado é isso mesmo.
 
O caracol de escape do 30 é de 0.63, o rapaz quando mudou de turbo não meteu mais nada, e o fiat é de 20v turbo 5c. Mas vou pensar melhor, o turbo de westegate aguenta mais porrada, e são muito mais baratos que o geometria variável. Abraço
 
Back
Top